A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Eleonora 08/05/2022

Pode ser interessante como primeiro contato e descoberta
?"A diferença invisível", de Mademoiselle Caroline e Jullie Dachez é uma grafic novel sobre Marguerite, uma jovem de 27 anos que é diagnosticada como asperger.

?Acabei de ler, e honestamente? não gostei muito. Vejo a importância de publicações como essa, mas não gostei da narrativa, não me senti representada, achei um tanto esteriotipado demais, sem abrir espaço para tantas peculiaridades de neuroatípicos.

?Eu não tenho hiperacusia, por exemplo, mas misofonia; assim como sou muito habilidosa em contatos sociais, com limites.

?Não lido bem com questionamentos, eu posso ouvir a mesma música por uma semana, e há filmes que já vi mais de 350 vezes, e isso é recorrente na minha família. E não é uma hipérbole. Eu vi o mesmo filme por um ano, todas as noites... mais de um rsrsrs

?Também tenho "épocas de comida": eu posso comer a mesma coisa sempre, até não querer comer aquilo nunca mais. Eu só quero comer aquilo! E há coisas que eu adoraria comer, mas nunca consegui colocar na boca porque algo (cor, cheiro e/ou principalmente) textura me soa "errado". E é o que acontece com mamão rsrsrs eu nunca comi mamão.

?Mas eu sou diferente, como todo neuroatípico é, e acho que isso não fica evidente no livro, que tem um ar didático.

?Marguerite, antes de ser diagnosticada como asperger estava rodeada de gente fútil e egoísta, então, o desconforto não era por ser autista, era por estar rodeada de gente abusiva.

?Eu sei que é um relato bem pessoal, mas me deu a sensação de afunilar demais a situação.

?Mas olha, pode ser interessante para outras pessoas ? e a ilustração é uma graça ?? só detestei os balões de fala laranjas com letras em vermelho, e que mudaram a cor dos balões de fala de Marguerite no final rsrsrs (eu presto MUITA atenção a detalhes e isso me cansa, às vezes).

?Excelente edição, laminação fosca excelente, a parte interna é em vermelho vivo, tem orelhas, e o papel de miolo é offset 90 g, mas tem muita ilustração nas páginas, então não é desconfortável para ler.

?O formato é 17 cm x 24 cm e reparando bem, é uma das capas mais bonitas que já vi ??

?A tradução é excelente!!! Assinada pela Renata Silveira .
Nathy215 07/06/2022minha estante
Na minha visão o quadrinho apesar de falar no geral sobre autismo, estava sim falando de uma pessoa específica, não sei se leu até o final, mas essa é a história da autora, então é claro que não vai enquadrar todas as pessoas do espectro, é a vivência dela. Mas mesmo sendo a vivência dela, consegui entender, assim como falaram pra ela que ela não era autista porque conseguia olhar nos olhos das pessoas, não dá pra enquadrar todos do espectro em uma história, principalmente ela sendo sobre a autora.
E a protagonista não estava rodeada de gente "fútil", ela estava rodeada de gente comum, o que mais tem a nossa volta são pessoas assim, é preciso um esforço pra criar um ciclo de amizades que saiba nos acolher, talvez você ache fútil porque não faz sentido pra você, mas geralmente essas são as pessoas mais comuns na nossa vida.

Eleonora 10/06/2022minha estante
Amy, entendo sim que é específico, mas as pessoas ao redor dela eram horríveis e não comuns. Os amigos do namorado falavam dela pelas costas. Isso não é "comum", é falta de empatia e de educação. O vizinho forçar um beijo não é comum, é assédio, as cplegas de trabalho só falarem de roupas não é comum, é futilidade sim. Pessoas podem amar rouoas e ainda abrirem espaço pra quem não curte moda. Um cara tem que saber que não é não, e falar mal da namorada de um amigo é rude até com o amigo. Li até o fim, e sendo neuroatípica compreendo nossas diferenças, mas acho que ela não tava com pessoas "comuns". Eu vivo rodeada por pessoas comuns e neutotípicas e muitas dão espaço pra quem não é igual. Mas agradeço seu comentário, pq é a forma como vc viu e é sempre bom encontrar pessoas que leram os mesmos livros que a gente ??

Nathy215 10/06/2022minha estante
E infelizmente assédio, futilidade, falta de empatia e etc é COMUM. Não disse que é normal, mas é comum, se você expandir além do seu convívio, tentar ver a realidade no mundo, é comum, não é a minha opinião, é a realidade.

Eleonora 11/06/2022minha estante
entendo sim seu ponto de vista, mas são horríveis essas situações

Nathy215 11/06/2022minha estante
Tente falar com outras pessoas pra entender que o que você acha que é meu ponto de vista, só é a realidade mesmo, também pode assistir jornal, por exemplo, assim vai ver como o assédio é comum, mesmo não sendo algo normal ou legal.

SueSouza 14/04/2021

Muito Bom
Hey Pockets!!

Consegui cumprir mais um #desafioliterario202cp onde o desafio era ler um livro com personagem com Autismo, esse é bem legal porque é uma HQ onde a personagem é baseada na autora e ela é autista, no caso ela tem o grau leve Síndrome de Asperger.

Na história vamos conhecer Marguerite de 27 anos, ela tem um trabalho (que não gosta muito), um namorado, dois gatos e um cachorro. Ela gosta de rotina, senão acaba deixando ela esgotada, segue o mesmo percurso para o trabalho, sempre pede as mesmas coisas na padaria.

Marguerite é muito boa no trabalho, porém ela é chamada a atenção por não socializar com os colegas, falar a verdade mesmo que não agrade a todos e não entende ironias. Ela sempre é vista como esquisita e se sente muito mal no ambiente de trabalho por causa do barulho e até os amigos e namorado não a entendem, porque ela é "normal".

Marguerite acaba tendo um pequeno esgotamento físico e mental e é quando procura ajuda, passa por vários médicos (na verdade desde a infância), mas muito só diz que ela é tímida, até que ela mesmo pesquisa na internet e acha que se encaixa no espectro autista, e ela sai em busca de uma resposta/ laudo.

Depois de muita dificuldade ela consegue o laudo, e se sente outra pessoa por enfim compreende quem ela é. Ela conhece outras pessoas com o espectro e tudo vai fazendo sentido.

Marguerite teve um laudo tardio da síndrome de Asperger, mas conseguiu a partir daí superar alguns temores e assim até escrever um livro e contar sua história..

Essa é uma história leve, curtinha, mas que mostra muito pontos importantes sobre pessoas com o espectro do autismo, e a gente consegue sentir o desconforto e a ansiedade deles. Além disso, a HQ traz um pequeno guia sobre alguns pontos do dia a dia de quem tem autismo.

Super recomendo!!

Já conhecem a história ou outro livro que trate do tema?

#culturacpocket #books #hq #autismo #sindromedeasperger #adiferencainvisivel #juliedachez
Natália 14/04/2021minha estante
Apesar de ter a síndrome, nunca li nada que trabalhasse o tema, motivada. :]

Evy 14/04/2021minha estante
Que bom parabéns continue lendo ;)

SueSouza 15/04/2021minha estante
Leia Natália vai curtir, ela é bem fiel a muitos do sentimentos de quem tem Autismo.

SueSouza 15/04/2021minha estante
Evy vou sim, gosto bastante de Leitura que traga personagens inclusivos e que nos ensinem a ser uma pessoa melhor.

Ri :) 06/05/2021

Uma história sobre olhares
O olhar delicado e intimista do "aspie" para o mundo. E o olhar dos que o cerca, que quando revestido de empatia e compreensão, enxerga conforto, carinho e naturalidade dentro de uma vivência metódica cheia de delicadeza.
Belle 06/05/2021minha estante
Parece ótimo, Ri! Fiquei interessada em ler!

Roberto 06/05/2021minha estante
Também achei interessante o tema da síndrome de asperger, já coloquei na minha lista ?

Ri :) 06/05/2021minha estante
Belle e Roberto, certeza que vcs vão gostar. Tenho dificuldade pra ler HQ e esta fluiu super bem. O tema é tratado com seriedade, mas de forma leve.

Márcia 16/11/2022

Foda! Esse cara é foda!
Amei! Recomendo demais. Já tinha tentando ler esse livro uma vez mas acabei abandonando, até que resolvi dar mais uma chance, e sinceramente não sei o que eu tinha na cabeça pra ter abandonado essa história. É uma hq linda, rápida e emocionante. Apenas leiam!
Vinicius 16/11/2022minha estante
É boa mesmo, mas que cara? Kkkk

Márcia 16/11/2022minha estante
É aquele meme do Casimiro kkkkkkkkkkkkkkkkk aquele da elite, aí quando uma coisa é boa fica "esse cara é foda" kkkkkkkkk

Vinicius 16/11/2022minha estante
Klkkkkkkkkk ahh tá, nem imaginei que fosse o meme

Bia 20/02/2022

Não julgue um peixe porque ele não sabe voar
A HQ ilustra bem o Transtorno do Espectro Autista e suas particularidades, e tem a genialidade de mostrar como é a vida de uma pessoa adulta com autismo, uma vez que a maioria das obras falam mais sobre a experiência de crianças com autismo e seus pais, se esquecendo um pouco que essas mesmas crianças crescem e também se tornam adultas. Assim, foi bem interessante acompanhar as diversas nuances da personagem antes, durante e após o diagnóstico, e como a vida dela foi afetada ao descobrir sua própria singularidade.
Dou três estrelas não pelo fato da história ter sido ruim, mas sim pelo fato de que ela poderia ser atualizada, pois ela trata da Síndrome de Asperger como algo dentro do autismo, enquanto que uma nova nomenclatura já estabelecida pelos manuais diagnósticos deixa bem claro que não há distinção e o que antes era classificado como Asperger entra no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, essa distinção pode trazer pensamentos capacitista, já que se pensava nessa síndrome como um quadro ?mais leve? de autismo e que era mais aceitável ser Asperger do que ser Autista. E outro fato é que alguns relatos apontam (junto com um livro que fala sobre o tema) que o cientista Asperger, a qual o nome da síndrome remete, era associado ao partido nazista e fez diversas experiências com crianças deficientes.
Então, uma atualização da nomenclatura da HQ falando sim sobre o Espectro Autista seria muito mais informativo, e evitaria a propagação de um conceito que já é retrógrado e que não é mais aceito por muitas pessoas na comunidade neuroatípica.
Eicross 04/04/2022minha estante
Vim procurar nas resenhas para ver se tinha alguém falando disso. Muito necessárias as tuas pontuações! Vale relembrar também que o Hans Asperger era apoiador do partido nazista alemão...

Bia 05/05/2022minha estante
Sim, é verdade, tem um livro que fala sobre isso que se chama ?Crianças de Asperger - as origens do autismo na Viena nazista? onde é explicado esse lado que poucos sabem sobre o Asperger

Giselle 14/05/2021

HQ de utilidade pública! Livro para sensibilizar quanto ao diagnóstico da síndrome de Asperger, uma forma leve e de alto funcionamento do Autismo. O diagnóstico faz com que o paciente se reconheça e se acolha! 1 a cada 150 crianças nascem com algum grau de transtorno no espectro Autista. Serve de alerta e sensibilização da sociedade.
Julia Mendes 14/05/2021minha estante
Gi, vc tá muito leitora de quadrinhos! ?

Giselle 15/05/2021minha estante
Influenciada por vc, Ju! ?

Ambrs 26/04/2024

Para conhecer melhor as diferenças
Bacana porém eu acho que já tem muitas coisas nele desatualizadas. Usa de termos e até padrões de comportamentos para definir atípicos de típicos muito ?fechados? sendo que quando se fala de um espectro existem muitos por menores.

Em contrapartida entendo que pra se fazer entender de forma universal pode ser válido generalizar. Mas nem sei se teria sido isso a intenção das autoras, me pareceu mais ter sido porque atualmente estão tendo tantas novidades a respeito do autismo que acabou que o livro não acompanhou. O que é bem compreensível.

No geral, é um livro bom para conhecer sobre o assunto. E se colocar em um lugar de empatia com pessoas diferentes. O que não é fácil já que também significa se reestruturar, muitas vezes, para deixar o mundo minimamente habitável para essas pessoas que acabam sofrendo bastante e merecem acolhimento.
xzsatur.no 29/04/2024minha estante
É um pouco estereotipado, mas eu gosto de reler às vezes. E? reconfortante.

Ambrs 01/05/2024minha estante
@xzsatur.no pois é vale a pena

Lorena367 12/03/2022

uma história real sobre a vida, a discoberta, as dificuldades, os preconceitos da vida de uma pessoa com a síndrome de asperger (parte do transtorno do espectro autista).
Uma HQ super necessária!
Amei muito a Marguerite
Lorena367 11/05/2022minha estante
Recentemente descobri que "síndrome de Asperger" é um termo q não é mais utilizado e não é correto de se falar. Pesso perdão a qualquer pessoa q tenha se ofendido, pois é um termo pejorativo.

Lorena367 11/05/2022minha estante
hoje é substituído por Nível I do TEA ( transtorno do espectro autista).

Mariana 29/11/2023

Nunca havia ouvido falar e achei incrível...
Essa HQ vai contar a história da própria autora do quadrinho, de como era antes de ser diagnosticada com Síndrome de Asperger(estado do espectro autista) e sua vida depois do diagnóstico.

A história é incrível, do quanto o diagnóstico é necessário e como um peso foi tirado de suas costas ao descobrir do que se tratava certas atitudes dela que não condiziam com as atitudes de todas as pessoas que conviviam com ela.

Acho que uma das coisas que mais me fascinou foi como, por meio das ilustrações, a artista que realizou os desenhos para a autora conseguiu passar, pelo menos um pouco, como funciona a mente de um autista.
Quando um quadrinhos começa a ficar de um tom avermelhado é que ela estava prestes a ter uma crise por conta do barulho, como as pessoas que gostavam e entendiam ela eram coloridas e as outras pretas e brancas.

Para pessoas que não sabem muito sobre autismo é um livro super informativo, com uma seção só sobre os sintomas, como ser diagnosticado, com que médicos passar e formas de lidar com uma pessoa do espectro autista.

Um livro extremamente necessário, importante e informativo. Leiam muito.
magalubooks 29/11/2023minha estante
acabei de ler por causa da sua resenha, mto bom mesmo!

Mariana 03/12/2023minha estante
que bom que gostou!!

Tatiane554 28/01/2023

Necessário!
Que HQ lindaa *_*
Me identifiquei muito com a personagem ,várias situações em que ela se encontra no decorrer da história, muitas vezes me trouxe a mesma sensação do momento em que ela estava vivendo ,senti uma identificação em alguns momentos ,até algo bom para se pensar heinn...
achei linda !! Uma história de muito aprendizado,sobre um assunto que eu nunca tinha parado para me aprofundar,pesquisar ...quero muito conhecer mais sobre !!
Os traços são bem delicados e as cores utilizadas aqui nos faz sentir realmente o que a Marguerite estava sentindo ,a dificuldade que ela estava tendo que lidar ...sem palavras para essa obra!! Todos deveriam conhecer!!
dro-nunes27 29/01/2023minha estante
Esse é um quadrinho que inclusive poderia ser distribuído nas escolas, para acesso dos alunos nas bibliotecas!

Tatiane554 29/01/2023minha estante
Simm,concordo plenamente!

Arjuna0 13/01/2022

Um pãozinho de espelta, por favor
"A diferença invisível" é uma meiguíssima história em quadrinhos que conta um pouco sobre o que é ser autista. Uma leitura fácil, rápida, proveitosa e informativa.
Richard 13/01/2022minha estante
O CARA JÁ COMEÇA BEM O MUNDO DAS RESENHAS

Teorema Espectral 13/01/2022minha estante
Melhor resenha do site

Nicole.Souza 10/04/2023

Na prática
Muito escutamos na teoria os aspectos de uma pessoa com autismo, mas aqui vimos na prática a falta de conscientização das pessoas e preconceitos. Além de acompanhar o processo da personagem de se aceitar e a dificuldade de ter um diagnóstico. Recomendo bastante!
Isabela623 19/04/2023minha estante
Qual a classificação indicativa?

Nicole.Souza 22/05/2023minha estante
Olha, não tenho ideia, mas indicaria pra uma pessoa mais de 14 ou 16 anos

06/02/2018

HQ incrível sobre Marguerite, uma mulher de 27 anos que se sente deslocada no mundo. Ela não tem vontade de interagir com colegas de trabalho, odeia socializar com os amigos do namorado, segue uma rotina certinha todo santo dia e faz tudo no seu ritmo. Qualquer acontecimento diferente é um parto pra ela e motivo de muito desgaste emocional. Cansada de se sentir assim e desconfiada que tem alguma coisa aí, ela resolve procurar no Google – onde mais? – e acaba se deparando com a possibilidade de ser autista. Agenda então algumas visitas com psiquiatras e muitos desconsideram essa hipótese se baseando em um único “sintoma” pré-definido: autistas não olham as pessoas nos olhos, logo, se você não tem essa dificuldade, não tem autismo. Olha que simples!

Mas para a sorte dela surge um médico bom e ela é encaminhada para fazer alguns testes e descobre que possui a Síndrome de Asperger. Ao contrário do que possa parecer, Marguerite se encontra encantada com o diagnóstico, afinal, tá aí a resposta pra tudo! Apesar de não mudar em nada de fato, saber o que está se passando pode ser muito reconfortante. E isso reflete de uma forma tão linda nos desenhos, adicionando cor conforme a personagem vai se sentido a vontade em sua própria pele. Você sente com ela a leveza da nova descoberta.

Nem tudo são flores, claro, e ela vai se deparar com muito preconceito gerado pela simples ignorância dos outros. Inacreditável pensar que ainda tem gente que associa autismo a algum retardamento mental. Pensando justamente nisso, ela resolve adaptar a história dela em quadrinhos para educar o máximo possível de pessoas. Ela própria vai conhecer outros “aspies” – apelido carinhoso usado entre eles - e finalmente sentir que pertence a algum lugar. Imagina também o alcance dessa obra para quem está passando por algo parecido? O quão tranquilizador deve ser?

O mais legal da HQ, além de educar sobre essa síndrome, é que transmite a ideia de que o diferente é legal, independentemente de você ser ou não autista, e que não há nada de errado nisso. Cada um é cada um. E outra, chega de padrões, né?
leonel 06/02/2018minha estante
bom, então ela não tem MESMO autismo, mas assburgers.

08/02/2018minha estante
You're evil, dude!huahuahua

Eliza.Bedin 13/07/2021

Lindo!
Me identifiquei demais com o comportamento da personagem, parece que foi escrito por mim. Agora tô me perguntando: ?será que tenho autismo?? Isso explicaria muita coisa na minha vida kkk. Recomendo a todos!
Autista 08/10/2021minha estante
Eu tenho fui diaginosticado em 2019 faz o diagnóstico pode mudar a sua vida

Evelyn Soares 26/01/2022

É uma HQ extremamente sensível, conseguiu me deixar angustiada em diversos momentos, principalmente depois que a Marguerite finalmente consegue um diagnóstico correto, se sente super feliz por finalmente ter uma explicação pros comportamentos que antes ela não conseguia explicar e ainda assim as pessoas ao redor continuam questionando o diagnóstico dela sem nenhum conhecimento cientifico a respeito.

Vale muito a leitura, além de abordar um tema super necessário, a HQ também tem artes maravilhosas, dá pra ficar por muito tempo analisando os detalhes.
Auud Herself 09/02/2022minha estante
Biografia do grilo.