A diferença invisível

Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Heloyse 23/05/2024

Fofo
Um livro leve e informativo, para ajudar a entender que existem pessoas que funcionam em uma frequência diferente, e que o respeito é para todos.

g.enumo 14/05/2024

Inspirador.
Quando você le esse livro tem vontade em bater em todos os personagens menos na protagonista, eu quero ser amiga dela. O livro é bem educativo e explica de um jeito leve sobre autismo, a unica coisa ruim é que como esse livro é meio antigo ele usa o termo ?Síndrome de Asperger? que não se usa mais.

lavinão 13/05/2024

a diferença invisível
HQ muito informativa e de extrema importância pra quem é leigo entender um pouco sobre o autismo/síndrome de asperger.

vi alguns comentários dizendo que o livro está desatualizado com as informações dos dias atuais, porém, ainda acho que ele se faz muito valioso para um primeiro conhecimento sobre o tema.

gostei muito da forma como a autora trouxe esse assunto de forma leve e de como as ilustrações vão ficando coloridas após o diagnóstico e conforme ela vai se aceitando.

ser diferente não te faz invisível. só é preciso, com ajuda de profissionais qualificados, entender sua situação e se entender pra conseguir impor seus próprios limites, te possibilitando viver uma vida com quem realmente vai te apoiar e te dar suporte.

NinaLu 01/05/2024

Muito bom!!!
Como uma pessoa autista nível 1 de suporte posso falar que é um ótimo livro com grandes ensinamentos!! Gostei muito que o livro fica mais colorido depois que ela se entende e é muito real o sentimento de alívio depois de receber um diagnóstico, os próprio profissionais não entenderem, falarem que é uma doença, "ah, mas vc não parece autista"
e outras coisas, achei que o livro abordou questões muito relevantes do autismo de uma forma realista. A única coisa que me incomodou foi um diagnóstico que não existe mais, que é a síndrome de asperger. Eu sei que talvez o termo ainda fosse esse na época da publicação do livro, mas acho importante levar em consideração na hora de ler que "síndrome de asperger" não é mais um diagnóstico!!

Sara Marinho 01/05/2024

Leve e informativo. Devia ser leitura obrigatória nas escolas!
Amei o estilo dos desenhos, são lindos demais.

Maria 29/04/2024

Uma leitura simples, mas muito importante e que veio no momento perfeito. Fui diagnosticada final do ano passado com TEA nvl 1 de suporte, um diagnóstico tardio, assim como na história. Foi muito importante ler essa graphic novel e ver que outras pessoas passaram pelo o que eu passei e que não estou sozinha em um momento tão cheio de conflitos e questionamentos

Wacinom 26/04/2024

Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas . É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto ela é diferente.

Ambrs 26/04/2024

Para conhecer melhor as diferenças
Bacana porém eu acho que já tem muitas coisas nele desatualizadas. Usa de termos e até padrões de comportamentos para definir atípicos de típicos muito ?fechados? sendo que quando se fala de um espectro existem muitos por menores.

Em contrapartida entendo que pra se fazer entender de forma universal pode ser válido generalizar. Mas nem sei se teria sido isso a intenção das autoras, me pareceu mais ter sido porque atualmente estão tendo tantas novidades a respeito do autismo que acabou que o livro não acompanhou. O que é bem compreensível.

No geral, é um livro bom para conhecer sobre o assunto. E se colocar em um lugar de empatia com pessoas diferentes. O que não é fácil já que também significa se reestruturar, muitas vezes, para deixar o mundo minimamente habitável para essas pessoas que acabam sofrendo bastante e merecem acolhimento.
xzsatur.no 29/04/2024minha estante
É um pouco estereotipado, mas eu gosto de reler às vezes. E? reconfortante.

Ambrs 01/05/2024minha estante
@xzsatur.no pois é vale a pena

dokjstar 14/04/2024

A única coisa que me difere da Marguerite é o fato dela não gostar de café. Com certeza, uma das obras mais lindas que já li. Ao final, senti, junto com ela, o alívio de entender a si mesma e suas necessidades. Achei extremamente informativo, fácil e divertido de ler. O traço dos quadrinhos também é adorável!

Uiara.Marcossi 13/04/2024

Utilidade pública
Este livro foi leitura obrigatória do colégio do meu filho no 7º ano, mas quando li a contracapa não resisti! Deveria ser leitura obrigatória pra vida!!!!
De uma sensibilidade ímpar!
Uma pena que as letras e a diagramação não favoreçam aqueles que, como eu, precisam de óculos para leitura?
Recomendo!!!

Ana Júlia CZ 09/04/2024

Um livro que abraça a gente que é neurodivergente. Achei incrível como as cores vão mudando, trazendo as sensações da personagem pra gente. Li todinho em uma sentada só.

millietrs 07/04/2024

"O preconceito é filho da ignorância."
Confesso que eu não estava me sentindo segura sobre essa leitura, mas no fim acabei me envolvendo muito com o enredo. A HQ conta sobre uma jovem mulher chamada Marguerite que se sente deslocada em meio à sociedade e o que ela fará para superar esse problema. Ela sai em busca de si mesma e descobre ter Transtorno do Espectro Autista. A história de Marguerite nos permite refletir sobre temas como empatia, respeito às diferenças e a importância de conhecermos nossos próprios limites.

"A Diferença Invisível", aborda o tema de forma leve e descontraída. Acredito que todos deveriam ler essa HQ, ela nos permite olhar com outra perspectiva a respeitar as diferenças, não apenas com quem tem o Transtorno do Espectro Autista, o que é igualmente importante. A leitura deixa claro que "existem tantas formas de autismo quanto pessoas autistas!" A mensagem que a HQ quer passar é: deixe seus preconceitos de lado e esteja disposto a pesquisar aquilo que não tem entendimento, dessa forma deixará um pouco a ignorância e fará a diferença, mesmo que mínima.

Mary - @mundo_literario.mary 07/04/2024

Marguerite é uma jovem de 27 anos, que parece ser uma pessoa normal, tem uma vida maravilhosa, um emprego dos sonhos e um namorado incrível. Só que a vida dela não é essa perfeição, Marguerite carrega uma diferença que lhe impede de se encaixar na sociedade.

📚 Todos ao seu redor acham que ela é cheia de frescura, por não está perto das pessoas a sua volta, e por se sentir muito mal com qualquer mudança em sua rotina. Ninguém lhe compreende, nem ela mesma na verdade, até que um dia ela procura ajuda, e embarca em uma jornada de autoconhecimento e descoberta do Transtorno do Espectro Autista. O diagnostico muda a sua vida por completo.

📚 Para mim essa obra deveria ser obrigatória para todo mundo, pois o tema do autismo deveria ser mais comentado atualmente, muita gente não conhece os tipos de autismo existentes e a forma leve que a autora aborda o tema é maravilhoso. Marguerite nos leva a refletir muito e a ter empatia.

📚 Acompanhar a jornada de Marguerite e mergulhar em suas diferentes emoções é muito com e ver o crescimento dela é gratificante, recomendo muito essa leitura, tenho certeza que todos irão amar muito.

Andressa1327 02/04/2024

Que livro incrível
Aborda um tema tão importante de uma forma leve e fácil entendimento
Conta a história de Marguerite que sempre se sentiu diferente em relação a outras pessoas
Aos 27 anos, ela é diagnosticada com Síndrome de Asperguer, e relata como ela lida com isso e as pessoas ao seu redor
Essa leitura deveria ser obrigatória nas escolas e universidades, leitura rápida e necessária

Rafa.Barros 30/03/2024

Leve
E encantador.

Achei o livro super sensível, a ponto de me incomodar com os mesmos incômodos da Marguerite. Ficava me sentindo mal por vê-la tão incomodada com coisas que parecem normais pra uma pessoa neurotípica. Também consegui sentir o alívio dela quando finalmente recebeu seu diagnóstico e pôde entender que era diferente das pessoas por um motivo.

Adorei e super recomendo o livro.