Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Senhor Gama 15/08/2018

Exorcismo
Achei uma leitura no início muito boa porém depois ficou muito mais muito cansativa. Mais a história entre sim é boa. Fala da história que foi baseada do filme " O exorcista"

Vinny Britto 24/07/2018

Ruim
Leitura chata, terror praticamente nulo, parece mais uma reportagem/documentário.

Pulem direto pro final para a parte do diário do exorcista. Não estarão perdendo nada importante.
Ane Bispo 25/07/2018minha estante
Poxa até desanimei!

Lorran SM 09/08/2018minha estante
Mas é exatamente isso, uma reportagem/documentário.

Vinny Britto 11/08/2018minha estante
Sim Lorran, no fim das contas é sim, porém não é vendido como tal.

Monise Nunes 16/10/2018minha estante
Esse livro é relatando o que foi escrito em diários sobre o fato real. O livro de ficção que é baseado nesse fato é O Exorcista

Luisa 20/11/2018minha estante
Mais o intuito não e ser um documentário mesmo??

Joker 11/07/2018

Exorcismo
O livro é extremamente mal escrito, dificultando não só o envolvimento mas também descredibilizando a história.
Parece que a cada novo parágrafo o autor descobriu uma nova forma de escrita.
Fica difícil identificar se ele está apenas narrando um acontecimento, dramatizando ou citando alguma fonte de pesquisa.
A maior parte da história se torna desinteressante e repleta de informações massantes, e a partir de certo ponto se torna repetitiva, perdendo completamente a profundidade.

Mey 04/06/2018

Sou uma das milhares de pessoas que cresceu com medo de "O Exorcista", mas que ainda brincava com jogos como o do copo ou do compasso para tentar se comunicar com espíritos. Demorei muito tempo para ler o livro do William Peter Blatty, preciso confessar que por muito medo, mas quando finalmente dei a chance me deparei com um livro espetacular que se tornou um dos meus favoritos. Então chegou a vez de saber a história real por trás da história de Regan, afinal, "O Exorcista" foi inspirado em um exorcismo real de um garoto no final da década de 40. E é sobre isso que se trata "O Exorcismo" de Thomas B. Allen.

Esse livro vai ser um relato sobre o caso de possessão de Robie Mannheim, um garoto de 14 anos que após a morte de uma tia passa a conviver com ataques e eventos sobrenaturais. O livro foi escrito com base no diário do padre responsável pelo exorcismo do garoto e claro, com a pesquisa do autor de depoimentos de pessoas que presenciaram os fatos. O autor não cria nada além das informações que lhe foram passadas, o que podemos confirmar quando lemos o diário do padre, que também consta neste livro. Thomas B. Allen não dá sua opinião sobre os fatos ou romantiza tudo o que aconteceu ele narra o que lhe foi contado e ao não ser em suas notas e prefácios ele não demonstra acreditar o desacreditar que Robbie foi possuído.

Mesmo sendo um livro baseado em uma história real (o que pra mim, geralmente, causa mais impacto), "O Exorcismo" não me causou medo, mas estranhamento e até mesmo um cansaço. Os longos dias e dias que o garoto e sua família ficaram submetidos ao exorcismo são cansativos e aterrorizantes. Até mesmo para os padres tudo aquilo era muito desgastante e parecia não ter fim. Mesmo sendo uma longa repetição de orações e ataques, o livro não é cansativo, pelo contrário, fluí muito bem e não fica apegado a detalhes repetidos ou coisas do tipo. A única coisa que me deu um pouco de preguiça foi o diário estar no livro, porque a sensação que tive foi que estava relendo a história escrita de outra maneira, acredito que seja dispensável.

Ao fim da leitura, a sensação que tive foi parecida com a da leitura de "O Exorcista", inconclusivo, afinal aquele relato não prova a existência do demônio ou que ele tenha possuído aquele garoto, fica a dúvida se aquilo não era alguma doença ou distúrbio mental pelo que a criança passava. O que não transforma esse livro em algo ruim, pelo contrário, pra mim isso transforma a obra incrível, porque te deixa a chance de escolher o que acreditar.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2018/06/resenha-o-exorcismo.html

isiskarol 11/05/2018

Ótima história
O Jornalista manda bem em relatar o caso real de exorcismo de Robbie, um menino de 13 anos supostamente possuído pelo demônio. Foi esse caso que inspirou o livro e o filme “O exorcista”.O trabalho de Allen se baseia em diários, relatos e registros disponíveis sobre o evento que aconteceu em 1949. É muito bem escrito e te envolve, inclui o diário de um dos participantes do ritual e outros testemunhos que reconstroem a cena na medida de um bom thriller. Dá um medinho...

Fiquei com vontade de ler mais coisa do autor.

“Será que demônios de fato possuíram Robbie? Ou será que a crença religiosa mascarou um fenômeno psiquiátrico?” Isso fica a cargo do leitor...

Marcella 28/03/2018

Repetitivo
O autor permuta constantemente o estilo do texto. Em um parágrafo está fazendo uma revisão bibliográfica sobre algum tema específico (muitas vezes desinteressante), e no seguinte está narrando um acontecimento. Algumas vezes fica difícil saber se o que está sendo lido faz parte do material de pesquisa do autor (como o diário ou entrevistas) ou se é apenas dramatização. Além disso, depois de certo ponto a história se torna repetitiva.

prof.vinic 28/01/2018

Leitura ligeiramente maçante ... mas curiosa.
O livro é bom, porém bastante cansativo e repetitivo. Visto que a proposta era ser um relato, eu entendo o porquê disso, mas demorei mais na leitura do que o usual por não estar empolgado com o enredo. Se bem da verdade, não existe história aqui, parece mais um relatório ... embora, pelo o que entendi, esta era para ser assim mesmo. Mas não se enganem, eu gostei do livro, só que eu esperava outra coisa. Especialmente olhando para a capa (excelente) e os detalhes da edição. A melhor parte para mim foi o material inédito, isto é, o diário escrito por um dos padres exorcista e os detalhes extras no final do livro. Porém, para mim tudo isso é uma obra de ficção, logo deixou a desejar, mas talvez para quem acredite seja algo realmente único.

dayukie 24/01/2018

"Baseado em relatos e no que encontrou no diário, o autor descreve desde os primeiros momentos em que Robbie e sua tia tem contato com o tabuleiro Ouija até as crises e rituais de exorcismo, praticado na tentativa de salvar a vida do garoto.
Além do caso de Robbie, temos uma mistura de casos em um só."

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/93EfqC

Sammi 21/01/2018

O Atormentado, O Persistente e o Jornalista
O livro não se presta a causar terror, mas relatar o terror vivido por um grupo de pessoas. Para sentir o terror destas pessoas basta usar de empatia ao se colocar no papel de um dos envolvidos e não do suposto possuído.

Thomas B Allen é jornalista,e consolidou neste livro supostos documentos de um caso de exorcismo. O autor cuidou de preencher o "estudo de caso", com observações e relatos de outras fontes de forma a estruturar a narrativa de uma forma lógica, no final do livro há o indicativo das fontes e a reprodução do documento a que teve acesso.

Livro narra o episodio ocorrido em Washington D.C do final dos anos 40, onde há indícios que um adolescente sofria de uma possessão, inúmeros eventos ocorrem e levam a família ao desespero em busca de ajuda e respostas, até que um padre recebe autorização para iniciar o ritual de exorcismo.

Minhas impressões:

1. Algo pode ter acontecido, o que se pode conjecturar é a origem.
2. Como algo neste sentindo, afeta de formas diferentes as pessoas próximas e/ou envolvidas.
3. O padre em questão, realmente sabia do seu papel e o principal - as responsabilidades envolvidas na escolha de sua vocação.
4. O último capitulo denominado "O segredo" é surpreendente, Thomas B Allen o escreveu muito bem.

Vitor 23/12/2017

Exorcismo
'Exorcismo' pelo Thomas B. Allen é baseado em fatos reais e inspirou o filme 'O Exorcista' do William Friedkin. Allen conseguiu uma cópia do diário do exorcista que havia participado do caso através de um dos padres que também participara. O autor descreve detalhadamente todo o caso, desde o início onde na casa ouve-se barulhos de madeira, goteiras, até o momento que o garoto de fato apresenta um comportamento paranormal. Sim, garoto! Thomas revela logo de início que o possuído é um menino e que todos os nomes foram trocados para proteger a identidade dele e da sua família. Robert - ou Robbie - foi o nome dado pelo autor. A primeira parte do livro, onde é relatado de fato todos os acontecimentos é bastante intrigante, porém, em minha opinião, chega um momento que a leitura se torna cansativa de tanto que se repete as sessões de exorcismos. Mais cansativo ainda, torna-se o final do livro, pois o autor resolve por toda a cópia original datilografada do diário do exorcista conseguida, que só repete tudo que já havia no início do livro. Vale destacar que as cenas onde o garoto se mostra 'perturbado' são muito bem detalhadas e prende a atenção do leitor.

site: https://www.instagram.com/instartbook/

Fábbio @omeninoquele 25/10/2017

Texto Jornalistico
"A covardia não é apenas uma questão de medo ignóbil, ela encolhe a alma."

O livro relata um exorcismo acontecido a um menino de 14 anos sob o pseudônimo de Robbie Mannheim no ano de 1949 em Maryland, EUA.

Trata-se de um relato não ficcional e por isso nomes e endereços foram mantidos em segredo.

Robbie gostava muito de jogos de tabuleiro e sua tia Harriet, chega com o tabuleiro Ouija e dá para o menino. E pouco tempo depois, a tia morre e as coisas sobrenaturais começam acontecer na casa dos Mannheim.

E logo eles começaram a pensar que aqueles fenômenos poderiam estar ligados à tia, que era espírita, tentando algum tipo de contato.

O que é narrado por Thomas B. Allen nada mais é do que um relato, escrito através do diário do exorcista, que o autor conseguiu muitos anos depois.

Não chega a ser um livro de terror, porque é mais jornalístico, mas confesso que em muitas partes eu senti um certo medo.

Apesar de ter uma escrita que flui bem, eu me senti disperso e com sono a maior parte da leitura, mas no entanto, li muito rápido a parte do diário do exorcista que é uma narração cronológica dos fatos desse um mês em que o garoto esteve sob possessão. E gostei também das partes em latim, por achar esse língua bonita.

Escrito de forma imparcial, o autor não tenta te convencer a nada, ele apenas faz um estudo de caso a partir de um documento, e entrevistas que conseguiu com algumas pessoas. Cabe a você decidir a aceitar ou não de fato o que leu.

É um livro pra quem gosta de histórias de terror bem elaboradas e que desejam saber um pouco mais sobre o exorcismo. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BapffGtBMxW/?taken-by=omeninoquele