Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

@mariresenhando 09/04/2023

Pra mim foi uma leitura ok, um livro leve e que traz uma problemática em relação ao bullying que é muito importante, mas que no fim das contas achei que foi tratada de maneira um pouco superficial.

Izabele.Agra 06/04/2023

Somos um pouco ou muito a Dumplin'
Por mais que eu e Duplin' sejamos bem diferentes em certos aspectos, você se conecta com ela. Se conecta com uma garota que não tem boa relação com os pais; com uma garota que sofre por saudade de alguém que não vai mais ter presente na vida e não sabe como viver sem ela; com uma garota que as pessoas a diminuem e ela acredita; com uma garota que não ama o corpo que tem; com uma garota que não se vê digna de amor; de uma garota com tantos atrativos, mas que não se vê com interesse; com uma garota apaixonada por alguém que não te dá valor(em certo momento) e tendo outro que valoriza, mas você não o quer ... Uma pessoa que é tão forte e tão frágil ao mesmo tempo. No fim, em um momento ou outro, em maior ou menor grau, nós fomos uma Dumplin' e como ela, estamos nos conhecendo e aos pouco nos aceitando (ou deveríamos). Além disso, tem uns romances tão fofos e histórias de secundárias tão significativas que são a cereja do bolo.

nanahxis 05/04/2023

Ah, que livro fofo!
Tem partes que fiquei refletindo um tempão. Tem partes que chorei e outras me percebi sorrindo!
É aquele tipo de livro que vale a pena ser lido.

E, se você ainda não viu o filme, veja. É um pouco mais ?enxugado? que o livro mas a essência do livro está ali. Lindo!

Queilinha 31/03/2023

Dumplin'
Eu já tinha assistido o filme, muito tempo atrás, mas, adorei a leitura.

Ver com detalhes os pensamentos e toda a luta interior da Will foi maravilhoso.

O fato dela tentar descobrir quem é e o que realmente merece foi o ponto alto do livro.

Vamos_falar_delivros 30/03/2023

Amei muito
Amei a escrita da autora, a história muito bem desenvolvida vale a pena, algumas partes muito reflexivas

Roberta142 28/03/2023

Outra experiência
"Dumplin'" é um romance adolescente diferente de tudo o que eu já tinha lido, principalmente pelas referências a Dolly Parton que carrega. Cheio de representatividade e aceitação corporal - que a minha versão adolescente teria levado em consideração - e gostado bem mais da leitura.

Confesso que tive alguns imprevistos com essa leitura, porque apesar de me sentir representada pela história mesmo tendo mais de trinta anos, estou tendo dificuldades em ler alguns livros com personagens adolescentes. É gente, parece que eu simplesmente esqueci de como é ser adolescente e os problemas dessa faixa etária não são exatamente um problema para mim.

Tirando esse pequeno detalhe de personalidade leitora, o livro foi muito bom. Lento em alguns pontos, repetitivo em outros e cansativo em certas partes, por causa da rivalidade feminina. Então não é um livro para todos, mas é sempre bom reforçar que leitura é totalmente pessoal. Porém não posso culpar totalmente o livro, sendo que minha rotina essa semana estava sendo uma loucura.

Mas dê uma chance, ele é friends to lovers e tem um grupo de amigas que se juntam para revolucionar o concurso de beleza da cidade. Essa parte me ganhou muito.

readbyme 04/03/2023

Não funcionou
O primeiro contato que eu tive com essa história foi lendo o livro, mas eu achei muito chato e desisti, porém quando descobri que tinha o filme eu assisti e gostei bastante por isso decidi dar mais uma chance para o livro.
Infelizmente eu me decepcionei bastante pois esperava uma coisa e recebi outra, achava que iria ser sobre autoconfiança, aceitação, amizade, o relacionamento da Will com sua mãe e o concurso, mas acho que me deparei com mais pegação e pouquíssimo sobre o desenvolvimento do concurso que deveria ser o foco.
O problema provavelmente está na minha experiência e não na história em si, então se você deseja ler eu recomendo ir fundo e tirar suas próprias conclusões.

Taynan 26/02/2023

5 ?
Li para o desafio #leiarepresentatividade

Este livro traz uma protagonista gorda. Que livro lindo.
Que personagem apaixonante
Amei muito

@emcadacapa 13/02/2023

Que delícia de história!
Esse era um livro que eu queria muito ler, mas que ia ficando para depois e depois em meio a tantos outros lançamentos. Porém, semana passada me deparei com o Desafio Leia Representatividade das maravilhosas do @afrofuturas e resolvi participar. O primeiro desafio consiste em ler uma história com representação de pessoas gordas e então resolvi, finalmente, ler Dumplin'.

E que sabor, que história cativante, bem escrita e com personagens incríveis. A protagonista, Will, é uma garota gorda, mas acima disso é uma adolescente, com todos os seus medos, anseios, questões e força. É muito bonito ver o quanto ela vai desabrochando durante a história. Principalmente pela ambientação em uma cidade do Texas onde o ponto alto para as garotas é um concurso de miss.

Will é apaixonada por Dolly Parton, isso foi um ponto alto da história para mim, por amar música, gosto quando durante a história a autora coloca diversas referências que eu possa ouvir e me sentir mais próxima da personagem.

A narrativa é super fluída, com capítulos rápidos e momentos de romance, drama, amizade, questões familiares... e muita diversidade, escritas sem estereotipar e sem julgar.

? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Ama histórias inspiradoras e com bastante diversidade.
? Adora narrativas com amizades bonitas de se acompanhar e que não são tão perfeitas.
? Quer ler algo com protagonista gorda e que não seja estereotipado.

daday :) 01/02/2023

manda ver!
Foi um livro que não me prendeu tanto, e que de início achei um tanto chato. mas acompanhar o desenrolar da história, conhecer sobre os novos personagens foi bom. teve também o possível triângulo amoroso (fiquei bem dividida) mas não não muito certo. tratou do relacionamento com a mãe, com as novas bfs....
é um livro de aceitação e superação.
terminei com um sorriso no rosto e sentindo o coração bem aquecido

Lilies_. 31/01/2023

O livro é bem legal, mas o que me incomodou foi a escrita, não conseguir me apegar tanto assim. Fiquei enrolando demais para terminar, mas no geral o livro é bem importante, vemos a Will enfrentar diversas situações por conta do seu peso, é importante ressaltar como a sociedade enxergar pessoas gordas. No fim, a Will acaba sendo uma grande inspiração para todo mundo

Joi 30/01/2023

Delicioso como um dumplin
História clichê, mas muito envolvente, saudosa e divertida. Adorei conhecer a Will e seu amor por Jolene(que por sinal, adoro!) ???

Amanda3913 25/01/2023

Ruim, mas poderia ser pior
Ok, vamos lá!

Sei que é exigir demais da Willowdean levando em consideração que ela é uma adolescente e suas escolhas são movidas pela emoção, mas isso foi demais para mim.

Durante todo o livro ela demonstra grande aceitação com seu corpo e não liga para a opinião das outras pessoas, mas quando os outros dizem o mesmo, ela parece congelar e achar que todos estão mentindo.

O concurso, a parte mais importante do livro, teve dois capítulos apressados e quase não deu para sentir a emoção dentro deles.

As brigas foram banais (o que faz sentido por serem adolescentes), mas a reaproximação foi mais banal ainda! Nenhum personagem foi bem desenvolvido, nem mesmo a própria protagonista.

Tentaram criar um triângulo amoroso entre Will, Bo e Mitch, mas as decisões gerais dela eram tão sem noção da realidade que isso não funcionou.

O livro não é ruim de ser lido, mas a estória peca no desenvolvimento. Algumas cenas são ricas em descrição e outras são tão mal escritas que é preciso voltar o parágrafo para ver se vc leu direito.

Se o livro tivesse dado mais abertura para os acontecimentos do concurso, assim como um desenvolvimento real da Will, ele seria uma obra-prima! Mas infelizmente a autora não soube trabalhar o conteúdo que tinha em mãos