Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo Mark Millar...

Resenhas - Superman: Entre a Foice e o Martelo

Paulo 24/07/2020

Uma ótima história alternativa do Superman!
Imagine se a nave que transportava o Superman bebê tivesse caído na Rússia nos tempos da união soviética ao invés dos Estados Unidos capitalista, qual rumo a terra teria tomado?

Através dessa ideia simples o autor consegui entreter o leitor e conduzi-lo em um universo reimaginado de forma muito competente. Mesmo se tratado de um tema político o escritor não traz um material enviesado e não tenta nos vender um ideal político. Pelo contrário, de forma inteligente e concisa ele construiu uma história inteligente e imparcial que faz críticas a ambos os lados antagônicos dentro do enredo.

O que eu achei mais interessante na história foi a forma como os personagens foram apresentados (como um grande fã da DC Comics) foi maravilhoso ver o universo dos heróis que eu tenho muito carinho ser reimaginado e duelando para decidir o destino da hegemonia global. Ver por exemplo o Superman e a Mulher Maravilha comunistas, um Batman anarquista, a tropa de lanternas verdes a serviço de uma única nação e o mais icônico personagem da revista, Lex Luthor lutando pelos ideias de liberdade da América do Norte.

Devido a força descomunal e os poderes do Superman, ele instaura um regime comunista sobre quase todo o planeta, somente os Estados Unidos se mantem firmes ao seus ideais de liberdade e capitalismo ao lado do seu líder maior Lex Luthor. Um confronto entre as duas nações EUA x URSS é iminente, que repercussão esses fatos trarão para a humanidade? Isso o leitor vai ter que descobrir lendo a revista, mas de uma coisa eu que li e tenho certeza, o final desse gibi é surpreendente!

Seria melhor deixar o destino das pessoas nas mão invisíveis do estado, controlando todas as suas ações ou deixa-las livres para escolher como viveram suas vidas?

A edição da Panini é dívida em três partes e ao final do último capítulo ela nos brinda com uma galeria de material extra que aborda os esboços dos personagens e as ideias do desenhista principal da revista. Entre a foice e o martelo é um obra prima, com certeza entrou no meu hall de melhores histórias em quadrinhos, ela nos presenteia com um ótimo roteiro e uma arte magnifica, eu vibrei com os traço e cores dos artista por traz dos desenhos, tudo ficou muito bonito!

isaak_gd5 21/02/2023

Inovador e Revolucionário SIM!
Foi uma das minhas melhores leituras desse ano, com certeza, amei cada página, os arcos, gostei muito da história, como cada personagem foi imaginado e que rumo cada história tomou.

Recomendo a tudo e todos, sem exceção alguma, apenas leiam!!!

thaisquecida 14/07/2022

Gostei bastante da hq, antes de começar fiquei com um pouco de medo de não ter a essência do superman, mas teve e isso me deixou bastante feliz, o jeito como a trama anda te prende bastante além de ter vários outros personagens da liga que surpreende. A coisa que me incomodo um pouco foi o final com lutas muito rápidas, ainda mais com uma luta VS mulher maravilha que bate de frente com ele em outras obras. O plot do final me surpreendeu.
Mas no geral gostei da hq, recomendaria sim.
Moi_Ingrid 15/07/2022minha estante
O plot dela é muito show

Valesi 07/07/2023

Frutos do meio
Uma simples questão geográfica, meia volta do planeta para mais ou para menos e Kal-El aterrissou no território soviético.
Nesse universo paralelo, Mark Millar mostra como o meio influencia tanto quanto a genética, mesmo que esta seja kriptoniana. Superman continua seguindo seu código moral e princípios rígidos, só que estes princípios foram forjados, como diz o título, a foice e martelo.
Com boas subtramas e uma arte bem feita, o título serve tanto para divertir quanto para provocar.

Renan 28/04/2024

Uma ótima história alternativa do superman, a passagem do tempo foi muito bem feita e a evolução dos acontecimentos foi natural e muito crivel. Foi interessante a forma como usaram personagens conhecidos adaptados para essa nova realidade e o final foi bastante satisfatório.

diogo.s.silva.9 25/06/2022

Nunca imaginei que iria torce pelo Lex Luthur que realmente mostra ótimos princípios, outra coisa é muito triste ver o Batman morrer

Pizza Fernandes 19/12/2022

Excelente história a nivel de entretenimento. Na parte política tem uma perspectiva que acho bastante equivocada de querer colocar EUA e URSS como dois lados da mesma moeda dizendo que ambos tiveram a mesma medida de erros e acertos mas é algo que da pra engolir seco e passar por cima, diferente do filme que modifica bastante a história e torna a propaganda anti comunista muito mais explicita. O roteiro é muito bem escrito e tem uma grande sucessão de momentos de tensão que realmente te prendem e fazem você ficar se perguntando como tudo isso vai terminar e o final consegue ser satisfatório.

Guilherme.Monteiro 13/11/2021

É uma ótima ideia de recontar a história clássica do Superman sob a perspectiva do lado oposto ao EUA, que funciona muito bem por toda a criação feita aqui com uma abordagem mais política, desenvolvendo a figura messiânica que o homem de aço representa e sua áurea de liderança, representada pela União Soviética e unindo os ideais do próprio Superman com o do comunismo. Além das sensacionais representações da Mulher-Maravilha e do Batman.
Jacinta.Vieira 12/01/2022minha estante
Gostei muito quando li pela primeira vez. É interessante perceber que mesmo em um mundo utópico o ser humano nunca se dá por satisfeito ?

João 05/12/2021

??? Superman: Entre a Foice e o Martelo...
Devido a uma semana que a figura do personagem foi destaque devido a bissexualidade do novo Superman Jonathan Kent e a série da HBO Max envolvendo o Superman negro, projeto com o ator Michael B Jordan. Fui atrás de um Superman que foi muito falado em 2003-2004 e criou um burburinho enorme por trazer uma versão de um Superman ( símbolo americano) Comunista e para uma criança de 7 anos naquela época como eu, só queria fazer parte dessa grande mudança e saber oq poderia ter acontecido com o Superman, o famoso " e se"...

Superman Entre a Foice e o Martelo conta a história de um Superman que ao invés de cair em Smallville cai numa fazenda coletiva na Ucrânia e que de certa forma possui uma parceria com Josef Stalin...
O conto em si coloca em xeque o comunismo com o capitalismo com grandes referências ao xadrez , a Guerra Fria e aos momentos políticos que o Estados estava passando naquele período.
Guerra fria que esta nessa HQ é totalmente mais conflituosa devido o lado Soviético representado pelo Superman e o Capitalismo com Lex Luthor!!!
A história te prende como se fosse um grande filme e isso nos leva a um final que te deixa com um quero mais.
Em nenhum momento o Superman Soviético deixou de ser ele mesmo comparado ao que estamos habituados, salvou os pobres e os famintos e os americanos sendo eles inimigos da Rússia ou Não, ele só queria salvar as pessoas e retirar a imagem de arma alienígena soviética...
Mas coisas acontecem nessa história que te fazem Surpreender e buscar depois as versões de heróis mostrados nesse universo como o Batman Soviético!( Que é maravilhoso kkk)
A história é escrita pelo brilhante Mark Millar, que fez nada mais e nada menos que Guerra Civil da Marvel, Kick Ass e entre outras coisas...
Nota: 10/10
Independente do preço vale super a pena ter essa obra na estante e é uma das poucas coisas que as pessoas qnd olham na estante e querem levar pra casa kkkk

Ana 08/04/2020

Superman comunista: melhor Superman

Nadine Hoffmann 07/07/2020

Coloquei expectativa demais
renan fernandes 07/07/2020minha estante
Eu aí

Alexandre 05/02/2022

Superman comunista
Sem sombra de dúvidas a melhor história do Superman que já li.
Diferente e abordando muito bem a disputa do Lex com homem de aço em um história totalmente fora do padrão e mesmice conhecida

Israel145 04/02/2018

Premissa interessante porém execução fraca. Chega a se tornar uma história "elseworld" Tão comum e arrastada que poderia ter sido bem mais desenvolvida. A presença da liga da justiça sendo transformada em acéfalos a serviço do grande Luthor me causou repulsa.
Enfim, Mark Millar concebeu uma história fantástica mas não a desenvolveu bem. A arte Também não empolga muito. Bem decepcionante.

herbert.goncalves 05/03/2021

mais uma obra sensacional da dc
e mais uma vez essa grande editora acerta!! superman comunista x batman anarquista é o embate do século!!! gostei muito da forma como foi tratada essa ambiguidade de capitalismo x comunismo. hq foda!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Victor Oliveira 22/04/2022

Superman: Entre a Foice e o Martelo
Um dos maiores temores americanos pós WWII foi a ameaça comunista. Todo ideal vermelho era rechaçado das mais variadas formas. E o que pode ser mais assustador do que ver um dos maiores símbolos da cultura pop estadunidense convertido ao ideal soviético?

Acho que o grande lance aqui é que essa história alternativa não fere a essência dos personagens da DC. Superman têm seu coração nobre, sempre buscando ajudar o próximo. O Batman é um paranóico obscuro e a Mulher Maravilha segue seus ideais contra a opressão do patriarcado.

No mais, Superman com a foice e o martelo no peito e sotaque russo é muito impactante. E o final é um show a parte.

Mark Millar é um gênio e a arte do Dave Johnson casa perfeitamente com a proposta.

Vale muito a pena ler. Um dos materiais mais legais e importantes do Superman.