O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias Tim Burton

Resenhas - O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias

C. Aguiar 13/11/2012

O livro apresenta para o leitor um mundo cheio de personagens incompreendidos e desajustados. Todos eles são diferentes dos personagens que costumamos ver na grande maioria das histórias.
Os personagens não seguem o padrão de beleza, não são chamativos por algo aceitável ou legal, muito pelo contrário.

O autor nos mostra personagens estranhos, com suas formas bizarras e totalmente diferentes. Através de pequenos versos vamos acompanhando suas histórias nada felizes.
Os versos contidos nessa leitura, são um pouco do bizarro, do humor negro, e da genialidade de transformar coisas estranhas em " pequenas obras de arte" que também precisam ser admiradas.

Quem gosta do estilo do Tim deveria muito ler esse livro!
Eu sou uma mega fã assumida do autor. Gosto muito do trabalho dele, mesmo que não seja tão atrativo aos olhos de alguns leitores.
A leitura contém diversas ilustrações feitas pelo próprio autor e por ser um livro com poucas páginas e versos curtos, pode ser finalizado em poucos minutos.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

MarAlia63 04/10/2021

Eu fui surpreendida por esse livrinho.
Que delícia de poeminhas, conseguiram me fazer rir e me deixar boquiaberta.
E as gravuras? Estou completamente apaixonada.

arislover 25/07/2022

engraçadinho
eu li em uns quinze minutos ou menos, é bem legalzinho fiquei assustada com o do menino ostra KKKKKKKKKKKK
Fabrízia 25/07/2022minha estante
Que legal, não conhecia esse livro.

xoxoanalu 01/11/2021

As ilustrações invocam doçura e a tragédia da vida. Tim Burton apresenta um acervo de personagens infantis extremamente peculiares. Incompreendidos e desajustados, que lutam para encontrar amor e aceitação no mundo cruel.

São personagens desesperançados e infelizes heróis que remetem o lado ácido que existe em todos nós. E não cabem finais felizes em seus poemas.

Apesar de ser considerado um livro infantil, o livro tem cenas de violência familiar, suicido, sexo explícito e traição conjugal.

Monica Quintal 01/08/2023

"Das incríveis animações em stop motion ? como O estranho mundo de Jack e A noiva cadáver ? aos modernos e excêntricos contos de fada Edward Mãos de Tesoura e Peixe grande, o cineasta Tim Burton tornou-se conhecido por sua linguagem visual única, que equilibra perspicácia e humor ácido. O livro O triste fim do pequeno Menino Ostra, publicado pelo selo Girafinha, com poemas do autor e ilustrações de próprio punho, mostra de forma livre e intensa seu imaginário. É como se ele condensasse a essência de Tim Burton que, na complexidade de um filme de grande orçamento hollywoodiano, se revela de forma mais escamoteada.Nessa obra, em que as ilustrações evocam a doçura e a tragédia da vida, Burton apresenta uma galeria de personagens infantis muito peculiares. Incompreendidos e desajustados, eles lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel. São desesperançosos e infelizes heróis que nos lembram o lado negro que há em todos nós."

Que surpresa boa, amei esse livro!
Os personagens são MUITO peculiares, eu diria que até cativantes, do jeito único deles. As histórias vão do cômico à melancolia, com uma dose grande de surpresa, e as ilustrações são incríveis.
Apenas deixo a observação que jamais consideraria um livro infantil, tem cenas de violência, sexo e etc.

"Sua pele é de um claro tecido,
Todo costurado e refeito.
Muitos alfinetes coloridos
Despontam-lhe à altura do peito.
Olhos que giram como discos,
Ela possui dois belos pares.
Olhos de poderes hipnóticos:
Olhos de apaixonar os rapazes.
Rapazes que coloca em transe,
Como verdadeiros zumbis.
É o caso de um zumbi francês,
Que depois só dizia: "Oui, oui".
Mas ela também tem uma sina
Que jamais pode ser quebrada:
Se alguém dela se aproxima
Seu coração sente as espetadas."

Cláudia Braga 27/07/2012

O infantil para adultos
Este livro contém a essência de Tim Burton: doce e amargo. Um deleite para os fãs. Histórias surreais, ora melancólicas, ora engraçadas. Ilustrações fantásticas que remetem ao "Estranho Mundo de Jack" e "A Noiva Cadáver". Adorei!

Andreia Santana 16/10/2011

Tim Burton em versão literária
O triste fim do menino ostra é uma incursão na literatura do diretor de cinema Tim Burton, (Edward Mãos de Tesoura, Ed Wood, A Noiva Cadáver, Peixe Grande e a nova versão de Alice no País das Maravilhas). Pois quem não sabia, fique sabendo que Burton também é poeta. Os versos do livro são sombrios, belos e estranhos, se assemelham à estética dos filmes do diretor.

É um livro que, embora tenha a definição de infanto-juvenil, recomendaria para as crianças mais velhas, a partir dos 11 ou 12 anos. Os adultos vão aproveitar bem mais, assim como acredito que os adultos aproveitem bem mais as duas animações em Stop Motion criadas por Burton (A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack).

No entanto, não faltam referências a personagens que povoam o imaginário da meninada, como meninos-múmia e outras esquisitices de que as crianças sempre gostam. O humor do livro é meio ácido, irônico, mas há poesias engraçadas como a que reproduzo abaixo:

A menina de muitos olhos

Dia desses no parque

Vi uma moça de raro encanto.

Tinha tantos, tantos olhos

Que, confesso, fiquei meio tonto.

A sua beleza não era pouca

(Aliás, que tremanda gatinha!)

Quando notei que tinha boca,

Engatamos uma conversinha.

Falamos sobre ecologia,

Sobre suas aulas de poesia,

Sobre os óculos que usaria

Se um dia tivesse miopia.

Mas, de tudo, o que eu mais adoro

É seu olhar diversificado.

Se entretanto ela no cai no choro,

Não tem quem não fique molhado.

Ana Carolina 23/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
Irônico, bizarro e genial, "O triste fim do pequeno Menino Ostra & outras histórias" é um livro que ficará na sua memória por muito tempo. Composto de pequenos poemas e ilustrações do autor, nos deparamos com personagens nada convencionais e histórias cheias de criatividade.
Tim Burton é um dos maiores atores e diretores do cinema americano da atualidade. Perspicaz, de humor ácido e um tanto mórbido, nos encanta e surpreende com o enredo de seus poemas. Não podemos deixar de refletir sobre as críticas sociais por trás da trama aparentemente infantil.
Os desenhos são uma parte importantíssima do livro, já que complementam e ilustram as histórias de uma forma muito melhor do que seria com adjetivos.
Pode ser lido de acordo com a voracidade do leitor: em menos de uma hora ou aleatoriamente, saboreando os poemas pouco a pouco.

site: http://palavrasonhada.blogspot.com.br/2012/03/o-triste-fim-do-pequeno-menino-ostra.html

AriAri0 23/02/2020

null
A estranha cabeça do Tim Burton

Nesse livrinho de poesias não é diferente, temos diversos personagens com histórias incompreendidas sobre o amor, a amizade, a morte, o abandono, o caos...

Seja o que for, somos acompanhados por personagens que são rejeitados por aparência, personalidade, modo de viver.

A forma de escrita é infantil mesmo misturado com humor negro, a sutileza no sofrimento dos personagens demonstra lado de quem sofre por rejeição, preconceito, bullying.

Tony 30/12/2020

Pequenas estórias ou poemas de um cérebro completamente dark mas que tem um romantismo alucinante.

Marcelo 07/08/2022

Muito bom.
São vários contos góticos, ao pique de A Noiva Cadáver, O Estranho Mundo de Jack, Vincent e outras histórias do diretor. Eu particularmente gostei dos contos, são bem legais, a arte também é bastante única, gostaria que alguns deles tivessem adaptações em Stop Motion.

sophie.dandrea 05/02/2022

o triste fim do pequeno menino ostra
MEEEEU DEEEEUS QUE FOFO MANO!!!!!! EU ADORWI!!!! COISA MAIS FOFA ESSE LIVRO!!!! o cachorro da múmia lindinho

Coruja 04/12/2012

Fiquei muito agradavelmente surpresa quando descobri que esse livro tinha tradução aqui no Brasil. Encomendei-o na Cultura há quase um ano, e deixei-o na estante, guardando-o para o Desafio Literário 2012. Toda vez que ia tirar um outro volume da estante, olhava para a cara dele, passava o dedo na lombada e tentava não agarrá-lo de vez.

Quando estive na exposição sobre Tim Burton, na Cinemathèque Française em agosto, além de ver várias das ilustrações originais que aparecem no livro, também o folheei em edições em francês e inglês (a de capa dura azul é belíssima)... e voltei para casa ainda mais curiosa para lê-lo de uma vez.

Ao finalmente começá-lo, pus-me a pensar se não absorvera mais das folheadas que dei do que supunha a princípio. Havia tanto de familiar (e tanto de estranho) nas páginas de O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra que aquela não parecia ser a primeira vez que o lia.

Demorou um pouco para perceber que a familiaridade não vinha de uma leitura inconsciente prévia das histórias contadas em pequenos poemas nem sempre com razão, rima ou métrica.

Burton fez parte de minha infância – como provavelmente fez de muitos dos leitores do Coruja. Filmes como Edward Mãos de Tesoura e O Estranho Mundo de Jack (que eu assisto de novo todo ano em dezembro, como parte de minhas tradições natalinas), fazem parte de minha memória afetiva. A Noiva Cadáver é uma das minhas animações favoritas de todos os tempos e quantas vezes não me impedi de recitar Bettlejuice pela terceira vez?

Os desenhos, muitas vezes macabros, que acompanham os poemas, são familiares pela estética dos filmes. E os poemas em si também resgatam os temas que uma vida inteira Burton trabalhou – a idéia do estranho, do outro, de solidão, rejeição, tentar encontrar seu lugar no mundo.

Há humor negro (muito pouco politicamente correto), morbidez e, contraditoriamente (ou não, afinal, estamos falando de Burton), inocência. Por vezes assustador, por vezes encantador, Burton nunca deixa de ser fascinante – e, em O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra, ele está certamente em seu melhor fôlego.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Mayura 21/06/2021

Gosta das histórias cinematográficas do Tim Burton?
É impressionante como alguém pode ter um trabalho tão característico. Não importa em que esfera você interaja com as obras do Tim Burton, seja nos livros, filmes ou animações é fácil reconhecer o seu traço e a assinatura que qualifica suas tramas.

Apesar de não ter grandes surpresas, afinal, ele entregou exatamente o que eu esperava dele. Não se descarta que é uma obra lindíssima. Você é retirado de sua zona de conforto e começa a se questionar que tipo de pessoa escreveria e leria o tipo de material que o livro está propondo.

Sutil, belo, assustador, melancolia combinada com um humor duvidoso. Tudo isso você vai encontrar aqui. Caso goste das obras de T. Burton no cimena vai gostar do livro.