Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Leandro.Rhein 25/05/2024

Raros tesouros literários
Eu amei esse livro de uma forma que é difícil de expressar. Matilda é um daqueles raros tesouros literários que te envolvem e aquecem o coração, especialmente se você é um verdadeiro amante de livros.

Depois de uma sequência de leituras densas e complexas, mergulhar em Matilda foi como um sopro de ar fresco. Leve e encantador, o livro é perfeito para curar uma ressaca literária. A narrativa é tão envolvente que, antes que eu percebesse, tinha lido tudo em uma única sentada.

A história de Matilda, uma menina extraordinariamente inteligente e apaixonada por livros, é uma celebração pura da leitura e da magia que ela traz para nossas vidas. Ver Matilda devorar livros com tanta avidez e encontrar refúgio neles é inspirador e reconfortante. Cada página é um convite para nos perdermos em um mundo de aventuras e descobertas, exatamente como Matilda faz.

Além disso, há algo incrivelmente acolhedor em ler sobre personagens que compartilham essa mesma paixão. É como encontrar uma amiga que entende exatamente como nos sentimos em relação aos livros. As travessuras de Matilda, seu espírito indomável e a bondade de seu coração fazem deste livro uma leitura inesquecível e quentinha.

Recomendo Matilda a todos que procuram uma leitura leve, reconfortante e motivadora. É uma história que nos lembra do poder dos livros e da força que encontramos nas palavras. Embarque nessa jornada com Matilda e deixe-se encantar por essa obra-prima de Roald Dahl.

Manuzinha.Veloso 25/05/2024

Um livro conforto, muito gostosinho de ler ?
Para quem gostou do filme, vai amar o livro e se apaixonar ainda mais pela pequena Matilda.

BiancaBlanc 19/05/2024

Nostálgico
Uma pequena menina chamada Matilda cresce em uma família que sempre a deixa de lado, então acaba descobrindo nos livros mundos mágicos e conhecimentos que os pais ignorantes nunca poderiam tê-la ensinado. A trajetória fascinante de uma garotinha inteligente no meio de adultos limitantes. Exceto uma.
Faz críticas à limitação intelectual à qual a sociedade se acostumou, ao comodismo, à falta de ética e a soberba. Nos mostra que o conhecimento e a humildade são a chave para a verdadeira felicidade.

O enredo é tão aconchegante e a escrita tão leve que li em um dia. Não consegui largar. A Matilda do livro é tão carismática e humilde quanto a do filme. Além disso, o livro também tem mais de 20 figuras que são um charme. Recomendo.

Inessa 15/05/2024

Conheci Maltida através da adaptação cinematográfica quando era criança e sempre me senti representada e acolhida pela figura dessa garotinha tão única. O livro me encantou por sua simplicidade envolvente. Apesar de possuir uma escrita fácil, própria para crianças, o autor é muito assertivo na sua crítica sobre um mundo adulto que desvaloriza não somente a figura da criança, mas também o gosto pela boa literatura e pela sensibilidade, bem como à existência de escolas lideradas por verdadeiros tiranos que não se importam com a subjetividade e humanização de seus alunos. Em resumo, é uma crítica à desvalorização da educação como um todo, essa que é tão necessária para que os humanos consigam desenvolver qualidades empáticas. Recomendo a leitura para qualquer criança que já consiga ler um livro, mas também para adultos que saibam a importância de uma criança ler um livro.

Bruno Almeida 13/05/2024

Matilda
Matilda, uma menina de cinco anos e meio, sofre a rejeição de seus pais e do seu irmão desde o seu nascimento. Por serem muito negligentes com a educação da filha e por se sentir solitária, Matilda desenvolveu habilmente sua capacidade de leitura e uma grande sede pelo conhecimento excessivamente espantosos para qualquer pessoa da sua idade, inclusive muitos adultos por aí. A sua criatividade e autonomia a permitiram sentir vontade de explorar o mundo... da Biblioteca Municipal, é claro. Com isso, descobriu uma vastidão de obras literárias clássicas da cultura britânica e de outros países, “devorando” ao máximo tudo ao seu alcance, que tornaram-na uma garota tão espetacular, mas tão espetacular, que acabou surgindo poderes telecinéticos.

Quando Matilda ingressou pela primeira vez na Escola Primária de Crunchem Hall, ela conhece a sua encantável professora Mrs. Honey, que tão logo reconhece os talentos da pequena e fará de tudo para ajudá-la a crescer na escola, entretanto há uma força sombria, quase sobrenatural, que será capaz de impedi-las, a qualquer custo, a aterrorizante e diabólica Diretora Trunchbull.

Fica claro a pretensão de Roald Dahl em sua narrativa: as consequências do uso descabido da tecnologia; a rigidez; a perversidade e os comportamentos descomedidos presentes na vida de muitos adultos, que podem afetar severamente a formação psicológica das crianças.

Entre tons de comicidade e críticas sociais, Matilda possui uma história muito prazerosa de se acompanhar e traz consigo boas lições de moral. Apesar do último ato ser mais corrido e ter um desfecho simplista, a indicação de sua leitura é certa, e o leitor, de qualquer época, poderá desfrutá-la com um sorriso no rosto.

Duda.leituras 07/05/2024

Surpreendente
A vida não é fácil pra pequena Matilda além de ser negligenciada pelos pais ainda tem que suportar as maldades da diretora de sua escola mas a após uma descoberta tudo muda para Matilda
O livro e muito bom igual ao filme só que a cenas totalmente inéditas e incríveis gostei de ler essa história que foi tão marcante na sessão da tarde

Tití 04/05/2024

"Matilda sempre foi um dos meus filmes favoritos, então, quando coloquei as mãos nesta obra, fiquei muito feliz. Este livro supriu todas as minhas expectativas, os personagens são bem escritos, o ambiente é acolhedor e nostálgico, e tudo me remete a obra que adoro tanto, literalmente multiplicando meu prazer pela leitura."

Ahna Jehsk 03/05/2024

Revisitando a amiga da televisão, nas páginas.
Quem foi criança nos anos 90 e não se encantou ao assistir o filme Matilda na Sessão da Tarde, não foi criança direito!

Foi encantador conhecer o livro que deu origem ao filme que fez parte da minha infância, me fez voltar no tempo e sentir saudade da menina que fui um dia.
Acompanhar a garotinha inteligente, apaixonada por livros e com um poder especial foi tão bom... achei o livro curtinho e a história bem rapidinha, afinal é um livro infantil, mas não deixa de ser uma ótima leitura para nós, as crianças que cresceram.

Dai 03/05/2024

Conquistou o coração dela!
Li com a minha filha (7 anos) e foi uma experiência muito gostosa, ela ficou totalmente investida na história e quer levá-lo para todo lugar. Pego sempre ela lendo trechos da história sozinha. Com certeza essa leitura vai ficar marcada, o primeiro livro com capítulos que realmente prendeu a atenção dela.

morfeu_ 01/05/2024

Matilda
Eu li esse livro depois de ter assistido o filme umas 10x na vida, e na minha opinião são obras muito diferentes mas muito boas do seu jeito.
Achei bem pesado pra crianças algumas coisas aqui, mas não deixa de ser uma gracinha e muito nostálgico. Mesmo sendo infantil, é uma obra e tanto.
Nigel é um divo?

Caroline 30/04/2024

Clássico!
Minha infância todinha tá aqui, é literalmente o meu filme favorito e desde que soube que tinha livro que coloquei na listinha e ficava postergando, até que lançaram nessa capa belíssima e tive que ir ler.
Pois bem... Prefiro o filme KKKKKKKK
Tem algumas coisinhas que sinto que tem mais charme no filme, e tem coisas no livro que faltam sabe? Eu sei que o filme é uma adaptação, mas sou adepta na forma como a história é contada no filme, não que tenha tanta diferença, mas... Detalhes importam ?

Isabelly797 29/04/2024

??
Esse foi o meu primeiro livro. Foi o livro que me fez perceber que eu gosto de ler, assim como a matilda. Eu acho que, se você é uma pessoa mais nova ( 6,7,8,9,10 anos) ou gostou do filme você deveria ler, porque é um livro bom, você consegue acabar em um dia e não é pesado. Eu considero um livro pra passar o tempo, sabe? Ele é bem legal.

Arthuro_Vieira 29/04/2024

Leitura nostálgica
Uma delícia ler esse livro, pois eu assisti muito ao filme quando criança. Amava a personagem Matilda, seu amor por leitura e queria, assim como qualquer criança, ter seus poderes especiais. A fidelidade do longa para com a obra literária é muito satisfatória. Eu diria até que o filme dá um toque a mais em algumas cenas e deixa tudo mais interessante para o audiovisual.
A escrita do Roal Dahl é muito divertida, cheia de sarcasmo e boas tiradas, mas também com mensagens muito importantes.

Izabellanolann 28/04/2024

Amo muito
A minha nota pra esse livro pode estar errada de acordo com críticos, mas eu amo muito esse livro, Matilda fez grande parte da minha infância e foi o meu primeiro livro da vida (meu pai me deu quando eu era bem novinha) pode ser um livro pra criança, mas tenho muito carinho por essa historia e recomendo qualquer um a ler