Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Rebeca_Moledo 08/07/2023

Um clássico bem gostosinho de ler (ouvir), rapidinho e que traz uma história bem cativante. Admito que enquanto eu lia ia passando as cenas do filme na minha cabeça.

Adriana 05/07/2023

Eu simplesmente fiquei encantada com a história desse livro. A personagem Matilda é inteligente e apaixonante.

Natalia.Franca 05/07/2023

Perfeito
Foi uma experiência maravilhosa e divertida reviver Matilda, é uma história que carrego no coração desde bem novinha quando fiquei encantada com aquela menininha pegando livros emprestados na biblioteca e levando pra casa num lindo carrinho para ler, ficava sonhado em fazer o mesmo. O filme está bem fiel ao livro o que tornou a leitura muito nostálgica, consegui ver as cenas dos filme passando na mente. Amei demaiss!!

Lia 05/07/2023

Matilda é uma menina prodígio.
Nasceu em uma família com pais negligentes e teve que se virar desde cedo.
Desde bebê, precisou aprender a se virar desde de cedo. Fazia sua própria comida, se arrumava e etc.
E bem cedo, se tornou uma leitora ávida.

Ela é tão maravilhosa s2
Agora uma curiosidade que vou ter eternamente é como era exatamente o passado da professora. Eu fiquei com medo só com as menções superficiais, imagina se aprofundasse...

Giovana.Rovero 29/06/2023

Mais um clássico
Nota-se, mais uma vez, a criatividade de Roald. Matilda ja vive em um ambiente, por assim dizer, "pesado" na qual é insignificante perante os quais a rodeiam mas ainda assim, Roald a coloca em um lugar pior: a escola haha
É interessante ver as peculiaridades de cada personagem, a distinção de caracteristicas,maneirismos e personalidade. Um livro um pouquinho mais longo, visto por ser infantil, mas é uma incrivel e inesquecível obra.

Beatriz2510 27/06/2023

Livro devorado em menos de 2 dias
Gente... Tô sem palavras pra esse livro incrível!!!

A escrita é muito boa é fluída!
não é aql escrita q tem um monte de informação na mesma pag, e tbm não é a escrita q as coisas demoram pra acontecer, tudo acorre no tempo certo

Sério, foi tão bom conhecer a versão original da história q já conhecia, q devorei em MENOS DE DOIS DIAS!!
(Bati meu recorde)

Muito bom gente, com certeza é um dos meus livros faviritos

Lily.Lyli 27/06/2023

Sabor de infância total
Eu nunca poderia dar menos que 4 estrelas pra Matilda. Que história gostosa de ler e mesmo que em alguns momentos temas como Violência Verbal e Agressão Física contra crianças sejam tratados aqui e muitas vezes questionado pela pequena Matilda, ainda sim não deixa de ser uma história que marcou a infância de muitas pessoas e inclusive minha pequena sobrinha ama essa história e até o filme.
O autor de também um clássico como A Fantástica Fábrica de Chocolate pode mostrar o quão bom ele é escrevendo livros pra crianças e livros que envelhecem muito bem, se me dissessem que esse livro foi escrito a 5 anos atrás eu acreditaria porque é uma escrita bem atemporal e tanto crianças como adultos vão amar a vida e infância da pequena Matilda Losna e sua inteligência.

Crislane 26/06/2023

Matilda
O livro é muito fofo e rápido. O filme é muito fiel ao livro. Pessoalmente, gosto muito de Roald Dahl seus livros são muito bons.

Arieska 25/06/2023

Matilda
A adaptação de "Matilda" de 1996 com Danny DeVito e Mara Wilson marcou a minha geração e foi o maior responsável por criar em mim o hábito da leitura. Eu via aquele menininha fazendo os objetos se moverem com a força do pensamento e associava que isso só era possível porque ela lia bastante, então se eu quisesse ser como a Matilda, deveria ler muito como ela!
Hoje tenho 30 anos e finalmente li essa obra de Roald Dahl. Descobri que o musical de 2022 da Netflix deu uma bela viajada e que a versão de 1996 é de fato a melhor e mais fiel.
É uma delícia de leitura, leve, rápida e cheia de nostalgia.
Recomendo à todas as idades, mas principalmente aos meus colegas millennials que viram Matilda incontáveis vezes na Sessão da Tarde.

Rayssa.Carvalho 18/06/2023

Gostei do livro, tem bastante coisas parecidas com o filme e me deu até vontade de reassistir o filme e o musical. Tem muita coisa importante no livro que dá para usar em temas de trabalhos ou redações, exemplo essa diretora lelé que odeia crianças.

Jin 15/06/2023

Fantástico!
Matilda é uma personagem maravilhosa que marcou a infância de todo mundo. Fato inegável!
Matilda é maravilhosa porque apesar da pouca idade apresenta reflexões profundas e traz questionamentos valiosos para a vida da gente, como pautas sobre o feminismo, o capitalismo exacerbado, a corrupção, a violência psicológica, a desigualdade social e entre outros! Tudo isso sendo abordado de uma maneira gentil, leve e espontânea (assim como as crianças são). Há diversas lições que podemos aprender com Matilda. O legal é que cada um terá uma interpretação subjetiva e poderá fazer reflexões pessoais acerca desse livro, de acordo com sua vivência!

Adorei conhecer a escrita desse livro, mesmo depois de assistir ao filme infinitas vezes desde minha infância. Há diversos trechos que tiveram de ser adaptados, um exemolo breve é a casa da Senhorita Mel. No livro, a casa ressalta a pobreza e fome vivenciada pela professora; já no filme, apenas é transmitida a ideia de simplificade (sem exageros). Outro ponto também é que no filme exploraram bastante o poder de Matilda e souberam aproveitar esse aspecto. No livro, o poder é apresentado em breves momentos.

Realmente é uma leitura proveitosa (e nostálgica) que se pode ler em pouco tempo de tão boa que é!

Tutu2014 13/06/2023

Matilda, uma garota esperta
O livro conta de uma menina que não era muito querida pelos pais. Eles maltravam muito ela, a menina era muito inteligente, sempre pensava em uma vingança contra a maldade dos pais.
Na escola a Matilda tinha que usar a sua inteligência para lidar com as maldades da diretora.

Achei uma boa história porque a Matilda usava a inteligência para resolver seus problemas, e eu gosto de pessoas inteligentes.

Bruna 12/06/2023

Eu 100% achava que era a Matilda quando eu era criança lol.
Amo essa história e amo consumi-la de todas as formas possíveis. Dito isso, acho que o filme finaliza tudo de uma forma melhor, além da cena da perseguição na casa da sra. Trunchbull que é o ápice do suspense no cinema.