Moshe Dayan: uma Biografia

Moshe Dayan: uma Biografia Martin Van Creveld

Resenhas - Moshe Dayan: uma Biografia

Clara 05/10/2011

Adoro biografias, mais ainda, é claro, quando se trata de uma bem escrita e sobre um personagem fascinante como foi o general israelense Moshe Dayan.
Bem escrita porque contêm detalhes bastante interessantes não só sobre Dayan, mas também sobre personagens importantes como Golda Meir, Moshe Haim Shapira, Shimon Peres, o rei da Jordânia Abdullah, Menahem Begin, o presidente egípcio Anuar Sadat, além do lendário primeiro chefe de governo de Israel, David Ben Gurion.
De maneira rápida conhecemos também alguns detalhes da vida dos pais de Moshe Dayan, Shmuel e Dvora que, acho eu, mereceriam até um capítulo à parte na biografia do filho.
Impressiona também notar o quanto a vida e a personalidade de Moshe Dayan está entrelaçada com a criação e o desenvolvimento do Estado de Israel, uma vez que não só esteve presente mas exerceu grande influência nos principais conflitos israelenses no período que vai dos anos 1950 ao início dos anos 1970.
A biografia de Moshe Dayan foi escrita pelo especialista em história militar Martin Van Creveld, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, e que se mostra um biógrafo honesto ao nos apresentar uma das figuras mais carismáticas e emblemáticas do século XX com todas suas muitas qualidades; Moshe Dayan amava a literatura e a arquelogia, era um poeta dos bons, inspirava confiança em seus subordinados por sua coragem, conhecia e respeitava a cultura de seus antagonistas árabes.
Mas também, como todo ser humano, possuia inúmeros defeitos, era dissimulado, ardiloso, seu amor pela arqueologia levou-o muitas vezes a simplesmente saquear sítios utilizando-se do poder e da fama que possuía.
O livro ainda apresenta fotos e mapas com as táticas utilizadas por Dayan nos principais conflitos de que tomou parte.
Vale a pena a leitura, tanto para quem gosta de biografias honestas e bem escritas como (e também) por quem se interessa em saber um pouco mais sobre o Oriente Médio, em particular sobre o Estado israelense.