Moshe Dayan: uma Biografia

Moshe Dayan: uma Biografia Martin Van Creveld


Compartilhe


Moshe Dayan: uma Biografia





A Editora Globo acaba de publicar Moshe Dayan ? uma biografia, o elogiado relato da vida do general que chefiou o exército de Israel durante um dos períodos mais críticos e delicados da história desse país: os anos de fixação do território e dos conflitos de 1956 e 1967, quando o mundo assistiu a um pequenino exército vencer, em parte graças ao gênio estratégico de Dayan, uma coalizão de forças muito superior. Escrito nos moldes clássicos do gênero biográfico, o livro começa com a infância e a adolescência de Moshe Dayan, aliás em um dos primeiros kibutz levantados no século XX. Assim, além de acompanhar o surgimento e a educação de uma personagem histórica decisiva, o leitor pode lateralmente se informar sobre a trajetória do povo israelense.

A propósito, o livro percorre boa parte do século XX, sintentizando-o no Oriente Médio, uma das regiões mais problemáticas e por isso ideal para o delineamento histórico de muitas questões que nos afligem ainda hoje. Moshe Dayan esteve no centro de várias decisões, políticas e militares, que desenharam parte do cenário contemporâneo: foi ele, por exemplo, um dos principais articuladores, do lado israelense, dos acordos de Camp David, que colocaram fim ao conflito entre Israel e Egito. Não é à toa que, mesmo com a constante animosidade entre essas duas nações, no seu velório havia uma delegação egípcia.

Os pontos altos da biografia estão justamente nas situações em que o autor mostra o enorme respeito de Dayan pelo adversário árabe. Muitas vezes o general fez questão de dialogar (ele sabia árabe) e em nenhum momento da vida demonstrou qualquer rancor pelo oponente. Aliás, rancor não é um termo que caiba nesse livro: a biografia torna-se ainda mais inusitada quando aparece o militar Dayan amante da literatura, bom poeta, um arqueólogo de nível e um amante amável e gentil. Apesar de melancólica, justamente por conta da situação atual dos conflitos que envolvem o outrora glorioso exército de Israel, a conclusão do livro é exemplar do caráter do general Moshe Dayan: ele passou os últimos anos de sua vida arquitetando, de todas as maneiras, uma solução para o conflito entre Israel e os palestinos. O livro traz ainda caderno de fotografias, seis mapas que ilustram as táticas de Dayan, uma cronologia que sumariza o movimento liderado pelo Estado de Israel em prol da população judaica de todo o mundo e uma introdução do general britânico Julian Thompson.

Edições (1)

ver mais
Moshe Dayan: uma Biografia

Similares

(1) ver mais
A Guerra do Sinai

Resenhas para Moshe Dayan: uma Biografia (1)

ver mais
on 5/10/11


Adoro biografias, mais ainda, é claro, quando se trata de uma bem escrita e sobre um personagem fascinante como foi o general israelense Moshe Dayan. Bem escrita porque contêm detalhes bastante interessantes não só sobre Dayan, mas também sobre personagens importantes como Golda Meir, Moshe Haim Shapira, Shimon Peres, o rei da Jordânia Abdullah, Menahem Begin, o presidente egípcio Anuar Sadat, além do lendário primeiro chefe de governo de Israel, David Ben Gurion. De maneira rápida con... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.6 / 11
5
ranking 18
18%
4
ranking 36
36%
3
ranking 36
36%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Marco_Aurelio
cadastrou em:
14/12/2009 10:00:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR