Mindhunter

Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Monica.SimAes 03/05/2022

Bonzinho
O livro boa apresenta alguns métodos usados por agentes do FBI para prender ass4ssin0s em série. Além disso, traz tbm alguns casos nós quais eles foram responsáveis. Gostei do livro, porém esperava mais, não sei pq kkkkkk

Isa lê as vezes 17/03/2021

Incrível e assustador
Os casos são incríveis, são muito bem detalhados e tão bem pensados e desenvolvidos, que você se sente envolvido a terminar um capítulo logo após o outro. Em alguns momentos os detalhes me pareceram tão assustadores que eu tinha que parar um pouco para raciocinar, mas o mais importante, me lembrar que eram pessoas reais. Procurei alguns relatos e vídeos de vítimas, ou familiares destas, e tudo pareceu mais real, pois até o meio do livro eu me esqueci de que se tratava de pessoas vivas. Monstros foram criados para explicar as atrocidades e crimes que aconteceram em uma época onde esse tipo de crime não era explicado. Mas, no final, monstros sempre foram apenas humanos ruins.

@olivromedisse_ 21/04/2021

Recomendo para todos que querem ter um aprofundamento em modus operandis de serial killers. É bem completinho mas a leitura se torna um pouco mais lenta pela riqueza de detalhes que o livro traz.

Joicy Duarte 19/09/2020

Apaixonante
Como já imaginava, muito bom. Escrita fácil, com certeza o primeiro de muitos desse gênero que irei ler.

Brenda Hévene 21/12/2021

Incrível
O livro é bastantes detalhado e o método de análise comportamental criado por John Douglas é simplesmente incrível. Tantos assassinos foram capturados por causa da ajuda precisa dele através do estudo da ciência comportamental e de personalidade, apenas analisando a cena do crime, de como o criminoso deixava a cena, como ele provavelmente agiu, que tipo de pessoa ele poderia ser, a aparência física e as dificuldades que tinha, e até prever as atitudes futuras que esse criminoso poderia ter a partir do momento que deixou a cena do crime. Achei top demais! Muito necessário esse tipo de treinamento para os profissionais que trabalham nesse meio investigativo, bastante eficiente. Isso serve também para o nosso dia a dia. O comportamento e as atitudes de uma pessoa em diferente tipos de ambientes mostram muito sobre o a sua personalidade.

Bru 20/01/2021

eu esperava mais, mas é bom mesmo assim
esse é um livro de true crime, então é sempre bom lembrar que possui diversos gatilhos de crimes sexuais (principalmente em relação a mulheres), ainda mais por conta da riqueza de detalhes nas cenas dos crimes.

o ponto principal da história é entender a mente dos assassinos e compreender as suas personalidades por meio do seu modus operandi e pela sua motivação, criando então um perfil que possa ser utilizado pela polícia para a captura desses criminosos. assim, Douglas diz e faz diversas análises interessantes no decorrer de cada caso, além de despertar certas reflexões.

realmente foi um dos livros que mais precisei de tempo para dirigir, não só por conta do seu conteúdo em si, mas por ser uma autobiografia e muitas vezes os casos se entrelaçarem com a vida pessoal de Douglas. o fato de ser uma autobiografia tinha me desagradado um pouco, mas a partir de um momento eu me acostumei com essa diferença e percebi a relevância das conquistas pessoais dele para o aprimoramento da análise de perfil comportamental (algumas vezes era um saco, porque fica claro que ele tem um ego um pouco grande e uma personalidade que não permite estar errado, pelo menos na MINHA percepção).

enfim, é um ótimo livro, pretendo ler o próximo e finalmente assistir a série.

Cacau 10/08/2020

Modus operandi
O livro traz um relato forte e sincero de casos famosos de serial killers investigados pelo FBI. A trajetória de John Douglas na corporação é fenomenal e muito relevante para o desenvolvimento de técnicas de análise de perfis. Durante a narrativa, o autor explica diversos termos usados nas investigações (modus operandi, assinatura, periculosidade...) e narra como chega às conclusões apenas vendo uma cena de crime.
Porém, o livro não é inteiramente perfeito. Muitos aspectos me incomodaram durante a leitura. Entre eles, o fato do livro citar muitas partes operacionais do FBI e muitos nomes em uma mesma frase me fizeram sentir um pouco perdida na história. Além disso, diversas vezes o livro contava a mesma coisa, alterando apenas algumas palavras. Finalmente, achei algumas vezes a narrativa um pouco narcisista.
****Indico a obra para quem se interessa pelo assunto. Mas já alerto: é um livro pesado e feito para se digerir aos poucos.

DryBooks 11/03/2021

Interessante demais!
O único problema desse livro e que ele tende a ser un pouco repetitivo no meio. Mas a forma com a qual as informações são explicadas é ótima, detalhada e um pouco brutal.
Um ótimo livro de não ficção pro ano se vc nao se importa com varias cenas pesadas.

Fernanda2407 22/07/2022

Com certeza o assunto do livro é muito instigante, mas a forma fluida com a qual o autor escreve é essencial para que a leitura se dê de forma rápida, pois captura nossa atenção e curiosidade.
É chocante imaginar que pessoas como o autor convivam diariamente com tanto horror.
Se você se interessa por esse tipo de assunto, com certeza vai gostar do livro.

Eme Pê 23/04/2021

Pra mim foi muito mais além.
De muitas formas, eu, como estudante de psicologia, evito livros que sejam muito técnicos ou muito ligados ao que eu estudo na universidade, para ler por lazer, mas apesar disso é impossível eu separar de mim quando leio tudo que eu sei sobre ser psicóloga.

Acaba sendo muito comum pra mim durante a leitura analisar os personagens: padrões de comportamento, como os personagens descrevem seus sentimentos, fatores de trauma e enfim: tudo que eu sei sobre a constituição da subjetividade humana e como isso se reflete no sujeito. Por isso que ler Mindhunter me atingiu em um nível incrivelmente pessoal, por ser algo tão ligado a psicologia (diferente da minha distração habitual), me fez reafirmar tudo que aprendo na universidade.

O dinamismo do ser humano, a responsabilidade por cada falha na construção de um sistema psíquico e por quem, como alguém consegue lidar com os próprios impulsos e a incerteza de não poder dar nenhuma resposta concreta sobre nada, apenas analisarmos o relato e o comportamento de alguém e imaginar como a vida de cada um levou alguém a tomar a decisão que tomou.

Cada capítulo é uma lição diferente.

Emanuela Teixeira @meu_intimo 26/03/2021

Interessante
O livro narra de forma didática vários casos de crimes praticados por Serial killers. De uma forma documental e explicativa, Douglas, uma agente da FBI traça toda a criminologia dos crimes praticados pelos maiores e piores Serial killers do mundo. Desde o modus operandi à suas assinaturas.
Achei uma leitura meio arrastada, mas de certa forma não deixa de ser um livro curioso e interessante.

Nicoly 21/12/2020

Interessante, mas....
Assim como vi várias pessoas relatando, o livro é bastante cansativo em alguns aspectos. Eu tive uma sensação que nenhuma história era terminada apropriadamente como se ele começasse contar uma coisa e ja pegasse o gancho pra falar de outra coisa e tudo se misturava ficando meio bagunçado. No final das contas também não achei que foi bem explicado como eles desenvolveram as habilidades de criar o perfil de um assassino e acima de tudo senti falta de adentrar mais nos famosos casos que foram citados ao longo do livro. O excesso de nomes que nos é apresentado no decorrer da obra pra mim não funcionou muito bem, pois eu demorava pra me lembrar de quem ele estava falando, outra coisa confusa. Mas no geral vale a pena ler, é bem interessante aborda questões polêmicas, aborda casos marcantes, há partes realmente muito boas que te prendem e há partes como essas que citei, que fazem cair por terra o entusiasmo temporariamente. E sobretudo, é um livro extremamente pesado devido aos relatos, infelizmente muito reais.

yvnvitx 08/04/2022

Mindhunter, de John Douglas e Mark Olshaker
Mindhunter ganhou fama entre as pessoas depois da série da Netflix, eu nunca vi a série, mas acho histórias de serial killers muito interessantes e resolvi comprar o livro (que tava baratinho) e ver mais a fundo do que se tratava a obra.

Confesso que foi uma leitura difícil no começo, o livro é uma biografia que relata como um jovem do Brooklyn se tornou o maior especialista em serial killers do mundo, só que eu não estava tão interessado na vida do autor e agente do fbi John Douglas, pelo menos não o suficiente para ler 100 páginas dele contando a vida dele desde a infância. Meu interesse mesmo era nos assassinos.

Depois de toda essa jornada pela vida do homem, ele começou a falar dos malucos, o que foi MUITO interessante no começo quando ele começou a adentrar na mente dos caras e explicar como a cabeça de um assassino em série funciona e como eles traçam os perfis para capturar o culpado.

O que dificultou mais um pouco nessa parte, foi o fato de alguns casos serem BEM pesados (eu não me considero um cara muito sensível, mas fiquei bem perturbado com a maioria) e o fato dele passar por muitos casos, mas não se aprofundar muito na maioria deles, como se fosse uma série que tem episódios curtos e repetitivos, que acabam rápido e te levam de volta ao início muitas vezes, tipo Chaves.

No geral, o livro é um bom livro, a escrita é boa e fluída, tem tópicos interessantes e com certeza traz conhecimentos investigativos e principalmente psicológicos, vale a pena, apesar de 390 páginas ser um páreo duro de encarar.

Lady_Anna 01/11/2020

Eu apreciei muito a leitura desse livro.
As partes pessoais ficaram muito no começo enquanto tinham muitos casos no final, o que levou a uma inconsistência;
Além do que nosso autor é um tanto quanto metido mas nada que influenciasse negativamente a avaliação do livro como um todo.

O jeito que ele se coloca mais jovem no contexto do que ele viria a fazer mais tarde e como ele nos deixa a par do que aconteceu na vida dele antes e depois até chegar no que ele foi como analista de perfis é uma das coisas que eu mais gostei do livro.

Os casos em sua maioria são bem resumidos - o que é plausível já que são vários - mas você consegue ver por uma perspectiva totalmente diferente do que ao ouvir esse caso num vídeo de youtube ou um podcast, a ótica do John Douglas como um especialista.

Engraçado que conforme você vai lendo, consegue se acostumar com os padrões e já prever que tal crime feito poderia ser feito por tal tipo de pessoa.

É uma leitura em partes bem pesada, então talvez queira colocar isso na balança quando for ler mas é uma obra muito bem escrita e vale a pena ser lida.