A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

victor 22/09/2017minha estante
Então Lenise, acho que ficou bem explicito, que o Geralt só queria informações, tanto que quando ele obteve, saiu em disparada, e disse poucas e boas para a feiticeira (Fringila Tanquerville, não lembro direito se é ela, hehe). Sem contar que ele nas noites de amor sempre falava o nome da Yennefer.

Fernando 23/09/2017minha estante
Hey Lenise, como vai? Acabei de ler o livro e vim aqui em busca de outras opiniões e a primeira resenha que me apareceu foi a sua com apenas duas estrelas haha. Gostaria de debater alguns pontos (não é tentando te convencer hahaha).

1) sobre Geralt invernando. Parece ser um inverno bastante rigoroso (nada comparado ao de Westeros) mas veja que, pela preocupação de todos com o inverno não havia muito o que ele fazer, pq ele não tinha pistas de onde estava Ciri, não tinha pistas de Yennefer (e sabemos que é perda de tempo ele ir atrás dela e vice versa, pq entre eles não existe isso de um ir atrás do outro, eles deixam para o destino juntar o caminho dos dois), logo não tinha muito o que fazer.

2) Sobre o Geralt buscar justiça, eu discordo, uma vez que o Geralt é dos personagens mais neutros que eu conheço. Desde o primeiro livro, ele é um bruxo que caça monstros por dinheiro, e sempre se mostrou apartidário a política. Somente no 5 livro que ele realmente decidiu tomar um partido (veja que ele tentava proteger Ciri sem se envolver na política), mas agora ele já tem um lado assim dizendo, que é contra os Nilfgaardianos.

3) Em nenhum dos outros livros o Geralt (na minha opinião) se mostrou tão preocupado com seus amigos como nesse. Agora eles são um hansa, um grupo unido, ele ouve conselhos (vampiro Regis), ele pede desculpas (Cahir), ele acolhe pessoas (Angouleme), ele inclusive ficou na corte para a Milva se recuperar, e na primeira pista concreta que ele conseguiu, ele juntou as malas e foi embora atrás do que realmente importava.

Eu particularmente gostei bastante do livro porque ele realmente começa desconexo, mas no decorrer, a história nos mostra a real importância de Ciri pra humanidade e no fim ele consegue conectar toda a história da viajante do tempo/espaço.

Sobre a indolencia e luxúria do bruxo, eu acho que o autor manteve a personalidade do Geralt bem fiel ao que ele é, e ainda melhorou. Ele é metade humano ainda, e o lado humano dele se fez bem forte nesse livro, tanto em falhas quanto em qualidades. Acho que você devia dar uma chance para os próximos livros.
No mais é isso. Desculpa o texto haha

Lenise 08/10/2017minha estante
Gostei de teu texto Fernando!
Realmente concordo que Geralt é meio que "anti-herói". Teu texto melhorou um pouquinho minha ideia a respeito dele!
Mas ele terá que matar muitos monstros para se redimir desse último livro, rsss!

Will 20/02/2018minha estante
Mas o autor te fazer acreditar que ele tava só se divertindo faz parte da narrativa. Tanto que ele dá mais enfoque nos outros personagens do que no próprio Geralt em quase todo livro. Até pq boa parte é a bruxa conta pras outras a história, ela está narrando os fatos e por isso parece que ele caiu na dela, pq ela acreditava que era isso mesmo.

Não sei pq todos livros tem que ser preto no branco e explicar o que todos personagens sentem...

Fernando 24/10/2018minha estante
undefined

Cristiano.Almeida 21/08/2020minha estante
Resenha perfeita. Acabei de ler e achei a mesma coisa. Buscando forças pra ler o Vol 2, porque terminar este não foi fácil

Natália | @tracandolivros 16/01/2021

Uma das melhores séries de fantasia!!
Esse livro foi tudo pra mim! Ele teve emoção, paixão, vida, morte, desespero, aflição e amor. Eu sorri, eu me perdi, eu quase chorei, foi um misto de emoções incrível. Ao fechar o livro, tudo que eu queria era pegar o primeiro e embarcar tudo de novo nessa aventura.
wel - @nanquimcomleite 17/01/2021minha estante
Estou lendo o livro 1 e já estou com o mesmo sentimento hahaha

Natália | @tracandolivros 17/01/2021minha estante
Se tu tá lendo o 1 e já tá te sentindo assim, tá no caminho certo! Eu me senti encantada no universo desde o primeiro, e eu já conhecia dos jogos antes também.

wel - @nanquimcomleite 17/01/2021minha estante
???

Kácio 21/12/2021

Sensacional
Não me senti tão impactado com o final de uma saga desde a leitura de O Senhor dos Anéis e Harry Potter.

A história do Bruxo suscita muitas reflexões que poucos livros de fantasia realmente abrangem.

O que me entristece é saber que há um tico de Machado no fim dos amantes Geralt e Yen. E o que será da Senhora do Tempo e Espaço nesse novo mundo? Enfim.

Valeu muito o tempo de leitura!
Letícia 15/01/2022minha estante
você leu o volume dois?

Kácio 15/01/2022minha estante
Eu li o ebook pela Amazon e não encontrei o volume 2 lá. Esse volume já foi publicado no Brasil?

Letícia 15/01/2022minha estante
já sim, no mesmo ano que o primeiro, tem o mesmo nome e só muda a capa

@litera2023 21/02/2023

Esplêndido!
Eu acompanhei toda a série e posso dizer que favoritei pra vida! Eu li todos os livros e favoritei com 5 estrelas os 7 livros. É uma história sensacional, aqui ri, chorei horrores, fiquei triste, feliz, pulei de alegria, eu tive um milhão de sentimentos?
Dê Literatura 21/02/2023minha estante
Que bom q vc gostou do final

Gabriel 02/02/2022

O tempo é uma cobra de uroborus
O começo do livro parece meio arrastado e sem sentido, porém no final tudo faz sentido, o modo como as histórias e os destinos se entrelaçam e se relacionam é espetacular, simplismente uma obra de arte muito bem pensada e articulada
Mário Lopes 12/02/2022minha estante
Tudo faz sentido? Como aquela senhora do lago do futuro(sei que é futuro porque existia a lenda de Ciri), que vivia na torre ao lado do lago junto com o rei pescador, abriu um portal que enviou Ciri ao passado? O autor esquece de explicitar isso. Como uma simples maga tinha aquele poder de abrir um portal que enviou Ciri ao passado? Por que ela era tão obcecada com a lenda de Ciri? Ela era descendente de Ciri ? Por isso que ela pôde abrir o portal para outra época? E onde ficava aquela torre? Era a mesma torre da realidade dos elfos dos amieiros, mas em outra época no futuro? Ou seja, aquela era a torre de Tir ná Lia ? Se isso se confirmasse, como os humanos invadiram a realidade dos elfos dos amieiros? Foram os descendentes de Ciri? Mas como CARALHOS Ciri teve descendentes se ela acabou no NOSSO MUNDO na época do Rei Arthur? Ô vontade de pegar esse autor pelo pescoço e sacudir...

belligna 11/11/2021minha estante
No seu comentário tem spoiler da PARTE 2 do livro.........

olyusha 20/11/2023

Algo termina... Algo começa?
Caramba, que jornada!
Depois de terminar este livro eu só conseguia pensar que a melhor e a pior coisa que fiz foi começar a ler os livros da saga The Witcher. Melhor, porque é incrível, amei desde o primeiro e não teve um só livro que eu tenha achado ruim. O universo é interessante, muito visceral e tão distante e tão próximo do nosso que causa estranhamento e familiaridade. Pior, porque eu me apeguei tanto aos personagens que foi muito difícil chegar ao fim (ainda bem que temos os jogos e outros conteúdos além dos livros. mesmo que os jogos não sejam canon eu finjo que sim kkkk).
Acho que 'A senhora do Lago' é meu livro favorito da saga, pois foi o que mais me fisgou de jeito e me deixou num frenesi para saber o que iria acontecer, tanto que terminei super rápido. Era o tempo todo uma expectativa de finalmente ver o que eu mais queria acontecendo, mas um medo constante do final não ser o que eu esperava.
O fim não foi o que eu esperava e eu nem consigo dizer se estou feliz ou triste com isso. Acho que me sinto tranquila por não precisar me apegar tanto ao final deste livro, porque eu terminei as últimas palavras com o coração em remendos (depois de ter sido surrado ao longo de cada página lida).

Bem, é como dizem: Va'esse deireádh aep eigean, va'esse eigh faidh'ar (Algo termina, algo começa).
Isso significa que assim que terminei o livro e fechei o app do Kindle, imediatamente abri a Steam pra começar mais um save de The Witcher 3: Wild Hunt.
Pedro.Baldez 14/04/2024minha estante
Eu acabei de ler agora e tô completamente aturdido. Amei tudo. Fui ver a série na Netflix e parei na 3 temp pq não tá sendo fiel. A 1 temp amei, agora não consegui assistir a 3.

@sobreli.vros_ 31/05/2022minha estante
? amei o título da resenha, pq define muito a Ciri nesse livro rsrsrs

Fernando.Lovato 13/07/2020

Utilizar-se de viagens tempo-espaço é um faca de dois gumes: resolve alguns problemas mas cria N outros
Obs: A obra “Senhora do Lago” pode ser encontrada em 2 formatos: dividida em dois volumes ou em um volume único. Sejam espertos e não façam como eu, pois, infelizmente, comprei o volume 2 da obra julgando que era o volume único (estava 10 reais mais barato e pensei que estava fazendo um grande negócio, porém comprei metade da obra), tive que comprar posteriormente o volume 1. Enfim, paguei mais caro comprando os dois volumes separadamente do que se tivesse comprado o vol. Único. Façam as contas!

Trata-se de meia obra!

--> pontos positivos:
- a partir dos problemas representados na trama, existe a possibilidade de tirar N problemas filosóficos para se debater que ainda estão vigentes no mundo contemporâneo. Ex: justificativas acerca do ato de mentir, falta de diálogo dentro de um relacionamento, impotência sexual, zoofilia (leia-se aqui coitos entre espécies distintas), etc.
- grande quantidade de micro "plot twists".
- detalhes das descrições de personagens e ambientes

--> Pontos negativos:
- uso excessivo de sentenças em outras línguas e que infelizmente não vêm traduzidas em notas de rodapé. Ex: Injuria ter que procurar no dicionário/celular o que significa uma expressão a cada duas páginas.
- Excesso de não linearidade da história. É uma marca do autor trabalhar com rememorações, porém nessa obra ele exagerou. Ex: O capítulo 4 poderia ser no lugar no capítulo 1, que não atrapalharia em nada a história e diminuiria as rememorações,
- quando uma saga decide explorar viagens no tempo-espaço deve-se ligar o sinal de alerta, pois a chance de surgir paradoxos dentro da trama é alta. E, no caso da obra, não é diferente, uma série de questões e “furos” podem ser levantados que põe em xeque a trama como um todo. Ex: Por que a Ciri não volta no tempo e salva a própria mãe da morte? Ou a avó? Ou a Lara Dorren?
- Protagonismo POWER. O protagonismo salva os personagens de uma série de males – se a mesma situação acontecesse com uma personagem descartável o mal teria acontecido. Exemplo: um atirador tem 97% de precisão
Fernando.Lovato 13/07/2020minha estante
lol! O skoob cortou o final da resenha, irei continuar aqui:

"Se ele atira num protagonista sempre ele erra o tiro, se atira num personagem descartável sempre acerta"

Ika 16/07/2023minha estante
Essa é a PRIMEIRA resenha que eu encontrei falando sobre esse problema de envolver a Ciri adolescente em situações sexuais. A PRIMEIRA!!! Não sei como as pessoas ficam de boa com a história da Ciri, na moral

Vivi 14/04/2024

Finalmente acabou
Infelizmente a Saga The Witcher acabou sendo uma das minhas maiores decepções literárias.
Depois dos dois primeiros livros, eu estava apaixonada pelo universo e pelos personagens, ansiosa para começar a ler a grande saga. Mas depois do terceiro livro, a história foi ficando bagunçada e desinteressante, não gostei do arco de vários personagens (principalmente da Ciri a partir do quarto livro, e do Geralt a partir do quinto). Detestei várias ?tecnologias ? que o autor introduziu no universo, bem como conveniências ao plot que foram de revirar os olhos.
Só não abandonei porque o carinho pelos dois primeiros livros me davam esperança de que em algum momento a história poderia ter uma reviravolta e ficar boa? o que não aconteceu até a última página?
Pedro.Baldez 14/04/2024minha estante
Nossa comigo foi o contrário. Gostei a partir do 3 e amais o último

Alida.Ventura 07/08/2022

Ciri ta muito phod?
De início achei umas partes chatas. As vezes o escritor da muitos detalhes de coisas que não influenciam na história.

Mas eu creio que em torno de 30% começa ficar muito bom, porque vai ter um tempo com yeniffer, depois com Geralt e enfim o foco em Ciri, que a parte mais legal.

A cada livro que passa mais ela descobre sobre sua linhagem e mais poderosa fica.

Também fala um pouco sobre o sumiço de Dunny e Pavetta. Achei bem legal, a pesar de não ter sido ainda nesse livro o que realmente aconteceu com eles.
DANILÃO1505 08/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

O Crowler 03/06/2020

Muito Enrolado
Tiveram partes legais, mas tiveram outras extremamente chatas e insuportáveis.
O final foi ótimo, mas perdeu estrela pelo começo.
Gabriel Rodrigues 03/06/2020minha estante
Insuportáveis hahaha gosto assim quando fala a verdade mesmo kkkk

Zirael 27/03/2020

Desnecessariamente alongado.
O primeiro capítulo do livro começa de forma muito interessante, bem parecido com os livros outros, com algo acontecendo em algum lugar que vai preparar o leitor pra história que será contada até aquele ponto, porém, a história se perde depois disso.
Do segundo capítulo até a metade do livro, o autor parece que esqueceu de continuar a história dos livros anteriores, contando várias coisas de maneira lenta e que não acrescenta em quase nada à história original, sendo algo que poderia muito bem ser resumido e tocado em frente, dando a sensação de que a ideia era mesmo arrastar o máximo possível para dividir o livro em dois, o que me incomodou bastante... Talvez a ideia possa ter sido relembrar as aventuras de Geralt no primeiro livro também mas, mesmo que tenha sido esse o caso, me incomodou essa quebra de ritmo.
Quando a história volta aos trilhos são colocados mais coisas que não acrescentam quase nada, como um certo personagem que não tinha muita relevância ter um capítulo só pra ele, o jeito vai ser ler a parte dois pra ver se isso vai dar em alguma coisa mesmo ou não, e os momentos finais que ficam repetindo cenas desnecessárias. Algumas até que são legais, mas não vou falar pq seria spoiler, mas achei que foi outra coisa que durou tempo demais.
Tirando essa quebra de ritmo e esses desvios longos que a história tomou, foram feitas algumas descobertas bem interessantes, além de ter um foco ainda maior na minha personagem preferida que é a Ciri. Infelizmente vários outros personagens ficaram de fora desse volume, mas agora é ler o volume dois e ver como acaba essa história que conseguiu me prender por tanto tempo.
Suzi.Borges 29/05/2020minha estante
Também fiquei irritada com um capítulo inteiro e desnecessário falando sobre Jarre!! Que saco, pareceu uma grande enrolação, aquilo poderia ter sido um pedaço de capítulo resumido!!! Isso me irrita no Sapkowski, ele leva tempo demais pra falar algo que poderia ser bem resumido.
Mas, fora isso, os livros são maravilhosos!