A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

Fabio Pedreira 11/04/2020

O Multiverso é Real
Para você que achou que não veria mais a série The Witcher por aqui, sinto muito te informar que se enganou. Hoje trago a resenha da primeira parte do último volume da série.
Após o final de tirar o fôlego de qualquer um no sexto volume, Ciri retorna mostrando pra todo mundo que o multiverso é real. Agora, chamada de A Senhora do Lago, Ciri finalmente descobre o porque ela é tão importante para os elfos. O problema é que esse motivo pode não ser agradável, e as consequências de negar o que eles desejam podem ser devastadoras.
Já pelo lado do bruxo, vemos um Geralt e sua turma vivendo praticamente em um conto de fadas. Depois de quase serem mortos no livro anterior, eles agora se encontram em no conforto do castelo de Anarieta, grande paixão de Jaskier. Lá as coisas são estranhas, mas coisas importantes para o bruxo podem ser reveladas.
Apesar disso, a história e Geralt é mais uma parte figurante aqui, pois como sempre quem rouba a cena é Ciri. A garota mostra que é uma das melhores personagens que existe. E aqui conta com a ajuda de personagens vindo diretamente das histórias da távola redonda.
A Senhora do Lago P1 é mais um bom livro da série, minha versão foi dividida em duas partes, então podemos perceber como essa é algo mais revelador e a segunda será algo mais voltado para a ação quase ininterrupta. Ou assim parece.
E ainda assim, o livro consegue entregar um final emocionante, que só te deixa doido para ler o próximo volume o mais rápido possível.
Quem não começou a ler comece. Quem já está lendo continue. E quem já leu releia.

DeniseSC 26/05/2022

Uma história amarradinha
A história se encaminha para o seu fim, acompanhamos a jornada de Ciri fugindo de seus perseguidores entre mundos, a viagem de resgate de Geralt e as torturas sofridas por Yennefer.
Além disso, desde o começo vamos acompanhando a história de Polegarzinha e sua aprendiz, vemos o quanto elas são aficionadas pela lenda do Bruxo, dando a entender que estão em um futuro distante daquele, mas no mesmo mundo.
O autor como sempre, não faz ponto sem nó! Toda a história se amarrou perfeitamente e eu adoro as pistas que ele vai deixando no começo dos capítulos sobre o que iremos descobrir.

Marlos 02/03/2023

Um livro sensacional!
Nesse volume, acompanhamos a jornada de Ciri de uma forma mais aprofundada, ao passo que vamos observando o desenrolar dos eventos, que vão convergindo para o final da saga.

Achei muito interessante que alguns laços firmados entre certos personagens, no livro "Tempo do Desprezo" são retomados neste volume.

É uma leitura muito empolgante, cheia de revelações e esclarecimentos.

Leonardy.Negrini 14/02/2022

Os Três Dentes de um Forcado em Rívia?
O Sétimo Livro da Saga "The Witcher". Um livro cheio de elementos fascinantes e histórias cruzadas. A história é grandiosa como "Relíquias da Morte", da saga de Harry Potter ou mesmo "O Retorno do Rei" de Tolkien.
Ciri, Yennefer e Geralt vão se entrecruzando com os demais personagens, de tal forma, que as histórias dos demais vão se tornando meramente parte de sua narrativa, mesmo quando morrem, mesmo quando ficam até o final, como Triss Merigold ou a memória de Tissaia De Vries.
Foi quase terapêutico ver um bruxo querendo e desistindo de ser bruxo como projeto de vida, pois esta desistência remete a uma reformulação, mas que acaba cobrando um preço salgado. Porém continuar traria satisfações, traria algo a este homem, cansado de tantas lutas? Canso-me de algumas lutas também e como Geralt, guardo a espada. Desejo-lhe sorte Bruxo, sigamos ao próximo livro.
#lerévida #leitura #andrezjsapkowski #TheWitcher #asenhoradolago1

Wender.Carlos 09/12/2021

A Senhora do Lago
Temos aqui o último livro dessa saga maravilhosa, este incrível romance entre nosso bruxo e a feiticeira. Algo incrível de se ler que nos da paixão por cada pagina que viramos e ficamos ansiosos a cada capítulo.

Encontramos a conclusão dessa maravilhosa saga envolvendo o final de nossa busca por Ciri, e o reencontro maravilhoso dessa incrível família. Ao iniciarmos a leitura temos acontecimentos diretos da torre da andorinha? Yen está presa, Geralt em Toussaint e Ciri perdida entre os mundos?

Este livro possui incríveis passagens de batalhas, tendo aqui formas de contar histórias maravilhosas, temos a vitória do reino do norte contra os nilfgardianos de uma forma incrivel e detalhada? Sendo contada através de valentes guerreiros, enfermaria e até nosso querido Jarren?

O encontro com Vilgefortz também não deixa nada a desejar temos a incrível trupe do nosso bruxo auxiliando em cada etapa desta batalha, posso comentar que foram momentos de muita emoção ? Personagens que sempre vamos amar? alem disso ao fim da batalha temos grandes revelações que fazem nossa cabeça explodir.

Por fim venho comentar a trajetória final de nossos heróis repassando por locais que os marcaram e demonstrando como isso os afetou.

E como não falar deste final ? quando analisamos o bem e o mal td depende de nosso ponto de vista, nossas escolhas nem sempre são branco ou preto mas sim cinza, mtas vezes o vilão é apenas o herói de sua própria história? Estou orgulhoso de acompanhar essa incrível trajetória de evolução de cada personagem ?. Obrigado por esta incrível leitura.

Well 20/03/2024

Reta final?
Neste livro, somos levados a acompanhar as aventuras do bruxo Geralt de Rivia, a feiticeira Yennefer de Vengerberg e a princesa Cirilla, a Ciri, em um mundo repleto de seres mágicos, intrigas políticas e batalhas épicas. A trama se desenrola de forma lenta, explorando os desafios enfrentados pelos personagens, enquanto buscam seus destinos e enfrentam inimigos poderosos.
Sapkowski demonstra mais uma vez sua habilidade em criar personagens complexos e cativantes, além de construir um universo rico em detalhes e mitologias. A narrativa mescla elementos de fantasia, aventura e drama. O autor também aborda temas como poder, lealdade, destino e sacrifício, adicionando camadas de profundidade à história. Esse penúltimo volume da saga é uma adição empolgante à série e certamente irá satisfazer os fãs do mundo de Geralt e companhia.

Alida.Ventura 07/08/2022

Ciri ta muito phod?
De início achei umas partes chatas. As vezes o escritor da muitos detalhes de coisas que não influenciam na história.

Mas eu creio que em torno de 30% começa ficar muito bom, porque vai ter um tempo com yeniffer, depois com Geralt e enfim o foco em Ciri, que a parte mais legal.

A cada livro que passa mais ela descobre sobre sua linhagem e mais poderosa fica.

Também fala um pouco sobre o sumiço de Dunny e Pavetta. Achei bem legal, a pesar de não ter sido ainda nesse livro o que realmente aconteceu com eles.
DANILÃO1505 08/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Niájera 02/10/2020

Preparação pro grande final.
O livro começa meio parado, ficamos sem entender direito o que está acontecendo, até que as peças começam a se encaixar e novamente, sensacional... Quem chega até aqui já sente um aperto no coração ao saber que caminha para o final da saga de Geralt, Yennefer e Ciri... Que venha o último.

Fernando.Lovato 13/07/2020

Utilizar-se de viagens tempo-espaço é um faca de dois gumes: resolve alguns problemas mas cria N outros
Obs: A obra “Senhora do Lago” pode ser encontrada em 2 formatos: dividida em dois volumes ou em um volume único. Sejam espertos e não façam como eu, pois, infelizmente, comprei o volume 2 da obra julgando que era o volume único (estava 10 reais mais barato e pensei que estava fazendo um grande negócio, porém comprei metade da obra), tive que comprar posteriormente o volume 1. Enfim, paguei mais caro comprando os dois volumes separadamente do que se tivesse comprado o vol. Único. Façam as contas!

Trata-se de meia obra!

--> pontos positivos:
- a partir dos problemas representados na trama, existe a possibilidade de tirar N problemas filosóficos para se debater que ainda estão vigentes no mundo contemporâneo. Ex: justificativas acerca do ato de mentir, falta de diálogo dentro de um relacionamento, impotência sexual, zoofilia (leia-se aqui coitos entre espécies distintas), etc.
- grande quantidade de micro "plot twists".
- detalhes das descrições de personagens e ambientes

--> Pontos negativos:
- uso excessivo de sentenças em outras línguas e que infelizmente não vêm traduzidas em notas de rodapé. Ex: Injuria ter que procurar no dicionário/celular o que significa uma expressão a cada duas páginas.
- Excesso de não linearidade da história. É uma marca do autor trabalhar com rememorações, porém nessa obra ele exagerou. Ex: O capítulo 4 poderia ser no lugar no capítulo 1, que não atrapalharia em nada a história e diminuiria as rememorações,
- quando uma saga decide explorar viagens no tempo-espaço deve-se ligar o sinal de alerta, pois a chance de surgir paradoxos dentro da trama é alta. E, no caso da obra, não é diferente, uma série de questões e “furos” podem ser levantados que põe em xeque a trama como um todo. Ex: Por que a Ciri não volta no tempo e salva a própria mãe da morte? Ou a avó? Ou a Lara Dorren?
- Protagonismo POWER. O protagonismo salva os personagens de uma série de males – se a mesma situação acontecesse com uma personagem descartável o mal teria acontecido. Exemplo: um atirador tem 97% de precisão
Fernando.Lovato 13/07/2020minha estante
lol! O skoob cortou o final da resenha, irei continuar aqui:

"Se ele atira num protagonista sempre ele erra o tiro, se atira num personagem descartável sempre acerta"

Natália | @tracandolivros 16/01/2021

Uma das melhores séries de fantasia!!
Esse livro foi tudo pra mim! Ele teve emoção, paixão, vida, morte, desespero, aflição e amor. Eu sorri, eu me perdi, eu quase chorei, foi um misto de emoções incrível. Ao fechar o livro, tudo que eu queria era pegar o primeiro e embarcar tudo de novo nessa aventura.
wel - @nanquimcomleite 17/01/2021minha estante
Estou lendo o livro 1 e já estou com o mesmo sentimento hahaha

Natália | @tracandolivros 17/01/2021minha estante
Se tu tá lendo o 1 e já tá te sentindo assim, tá no caminho certo! Eu me senti encantada no universo desde o primeiro, e eu já conhecia dos jogos antes também.

wel - @nanquimcomleite 17/01/2021minha estante
???

Ely 18/09/2023

Mais um livro e mais uma tentativa de estu***
Ja entendemos como o universo do livro funciona, cheio de maldades. Mas foi mesmo necessário aquela cena do velho da floresta? Agregou em que?

Wagner47 13/11/2021

O destino tem caminhos imprevisíveis
Começando pelos defeitos, é um livro extraordinariamente longo com boas doses de repetição, ao meu ver sem a menor necessidade. Não apenas isso, mas a forma como parte dele é contado é cheia de firulas. Estou com a sensação de que consigo contar a história de uma forma muito breve.
E também entendo mostrar o pós guerra, mas pra mim ficou de uma forma muito mal elaborada.

Já história em si é muito bem construída, juntando os caminhos de Ciri, Yennefer e Geralt de uma forma bem orgânica, além de ser muito aflitiva e nunca abaixar o nível de ameaça.

Tenho certas ressalvas com o final (poderia ser feito de outra forma, mas com o mesmo encerramento), mas aí já é questão de gosto. Um final bem poético que ao mesmo tempo que traz dor, aquece o coração.

Josiastds 04/02/2023

Final incrível
Uma saga que vai deixar saudades, já estou na verdade, os primeiros livros são incríveis até fico sem palavras pra falar sobre eles, esse livro foi mediano pra mim e por que? Nesse livro em específico o autor não soube dá uma carga dramática nas mortes de personagens importantes até demais na estória, fiquei irritado porque não teve profundidade no decorrer das narrativas das mortes, como se naquele momento o auto tivesse presa, só que depois dos acontecimentos teve mais ou menos 200 páginas se não me engano, me corrijan se eu tiver errado, dava pra dá uma de "George R. R. Martin... Seria maravilhoso e triste ao mesmo tempo, mad no geral realmente amei a saga. Amo livros densos!!! Hahah

Filipe378 19/04/2020

Rumo ao fim
Nessa primeira parte do último livro da saga do bruxo geralt vemos que geralt e yennefer estão em apuros e continuam sua busca por Ciri. Enquanto isso descobrimos mais sobre quem é Ciri e a extensão de seus poderes.
Esse livro tem partes empolgantes e partes muito cansativas, mas depois tudo faz sentido e o fim nos deixa super curiosos sobre o que vai acontecer na segunda parte.

Mário Lopes 02/02/2022

Monstros nem sempre possuem dentes e garras
Nunca pensei que aprenderia tanto com uma história de fantasia sobre um caçador de monstros. No fim do livro é fácil ver que os monstros são também as pessoas que cometem crueldades e atrocidades sem nenhuma empatia. E alguns monstros, como um vampiro cirurgião, são mais humanos que a maioria das pessoas. Estou muito satisfeito com a leitura.