Fantasma

Fantasma Jason Reynolds
Jason Reynolds

Resenhas - Fantasmas

yomaeli 03/08/2021

Não tem a grandiosidade de "Daqui Pra Baixo", mas também é aquilo: deve ser visto com outra régua. Ele também tem uma mensagem.

Aqui tem uma pegada mais motivacional e juvenil contando a história de Ghost, um adolescente com uma vida super complicada, uma mãe trabalhadora, um pai violento que tentou assassinar ele e a mãe, mas além disso também existe seu interesse pelo basquete.

Usando da corrida como um mediador para se fortalecer e para ser mais ativo e produtivo no esporte que imaginava se encaixar - o basquete -, Fantasma prova não só sua velocidade extrema, mas a diferença e o resultado positivo em ser finalmente acolhido por uma equipe e criar laços verdadeiros.

O livro é parte de uma trilogia pelo que eu estava pesquisando e termina com um toque inacabado, mas tudo bem ler só este, até porque, como eu vi, por enquanto só tem o volume 1 por aqui mesmo.

A escrita do Jason em "Fantasma" é simples, fluída e sabe cativar, resultando numa leitura rápida. Mas no fim não me foi assim tão memorável.

vaneperola 28/07/2021

Jason sempre muito bom!
?Mostrar que você não pode fugir de quem você é, mas pode correr na direção de quem quer ser.?

Essa frase fez valer todo o livro pra mim. Não, o livro não foi ruim, foi incrível e a narrativa única do Jason fez com que se tornasse ainda mais especial. Mas no início senti que a leitura andava muito devagar, a ponto de eu demorar uns dois meses desde que comecei a ler. Mas valeu a pena voltar e ler de novo porque em vários momentos me peguei pensando como seria bom ter outros ?treinadores? para ajudar outros tantos ?fantasmas? que existem no mundo. Amei a experiência que me proporcionou e como isso foi narrado!

Luiza 18/07/2021

Sabe aqueles personagens que imediatamente se tornam parte de sua família? Esse livro é repleto deles. Tudo que eu queria era dar um abraço apertado no Fantasma, Sunny, Lu, Dre, Patty, treinador e em todos os outros anjinhos que compõe essa história. Apesar de aconselhar esse livro pra crianças e adolescentes mais novinhos, acho que qualquer um pode aproveitar a experiência que é essa leitura!

Escaliote 24/06/2021

Ele corre por diversão ou por sua vida?
É muito bom ler sobre personagens que vivem realidades totalmente diferentes da nossa, te faz refletir muito, esse foi um dos motivos que me fizeram apreciar esse livro ainda mais. Temos aqui algumas lições de vida muito importantes, além de um retrato de uma família real, não uma família "perfeita". É incrível, leiam.

Letícia 25/05/2021

Livro rápido de ler e com uma diagramação excelente! A história é legal e mesmo tendo temas pesados como fardo para o protagonista, consegue ser uma leitura leve para o público infanto-juvenil. Uma história sobre recomeços e crescimento emocional, Jason Reynolds é incrível

Mel ð¯ 03/05/2021

Para todos os que correm de si mesmo
Desde o dia em que precisou correr para salvar sua vida, Castle carrega muitos gritos dentro de si, uma raiva que ele não consegue conter. Ele é um garoto que causa problemas na escola, filho de uma cozinheira, janta comida de hospital todos os dias, ele mora em um bairro do qual ninguém sente orgulho e seu pai está preso.
Com uma vida sem muitas perspectivas, mesmo assim, Castle tem uma imensa vontade de se provar, de ser o melhor, como as pessoas em seu Livro dos Recordes. Mas ele espera do lado de fora da quadra de basquete sem nunca ser escolhido. Ele se sente um fantasma, como se as pessoas nunca o vissem realmente.
Até que um dia, matando o tempo observando a pista de corrida, Castle resolve provar para um garoto - que achou particularmente exibido - que ele não era melhor do que ninguém e que poderia correr tão rápido quanto ele. Então, quando Castle corre, alguém finalmente o vê...

Uma história que chaga como um abraço em um dia frio. Com uma escrita leve e descontraída, muito simples de ler. Embora seja um livro infanto-juvenil, é um livro que trás uma reflexão feita para todo mundo que, um dia, já tentou correr de si mesmo.

Bruna Rocha 01/05/2021

Eu amei essa leitura, bem fluída e todos os personagens muito bons! Meu primeiro do Jason Reynolds e já estou louca pra ler os outros dele e os outros dessa série, pra conhecer melhor os outros corredores. Só achei que poderia ter elaborado um pouco mais o passado do fantasma e me deixou muito curiosa o final, amei!

fredo.hach 28/03/2021

"Nunca desista dos seus sonhos"
Um livro, vários mundos. História que te prende desde o início, livro curto com críticas e realidades.

Stefânea 06/03/2021

Fluído, engraçado e tocante
"Para mim, a melhor forma de descrever é que tenho muitos gritos dentro de mim."

Fantasma é um garoto marcado por um trauma. Apesar de não notar isso de cara, esse pequeno fator afeta todas as áreas da sua vida.

A forma como o autor, em poucas páginas, e com muito humor, conseguiu desenvolver e dar vida a esse personagem foi linda demais. O livro trata de racismo, pobreza e violência de uma maneira única. É direto e incisivo, mas sem ser exageradamente pesado.

Livro delicioso pra ler numa tarde, dar bastante risada e ainda sair da história refletindo sobre a vida e nossa sociedade. Recomendo.

Day 02/03/2021

Podia ter mais páginas
Gostei muito da história, o Jason Reynolds escreve muito bem, tem uma fluidez bem boa que o livro passa super rápido, parece até roteiro de filme.
A única crítica negativa que tenho é o tamanho, que acho que poderia ser maior, com um aprofundamento nos outros pensonagens tipo a mãe do Fantasma. Nem digo os amigos e o treinador, pois sei que existem outros livros dessa série, mas queria saber mais sobre a mãe, o dono do mercado, que são pessoas que provavelmente não estarão nos outros livros.
Tirando isso, gostei de tudo, da mensagem, da lição de moral, desse final aberto característico do autor, enfim, muito bacana.

Tori 05/02/2021

Fantasma vai muito além da proposta
Eu ainda tô muito eufórica quanto a esse livro. Todos os personagens são muito mais do que a primeira impressão que o Castle e o leitor podem ter. O Jason conseguiu desenvolver a história de cada um de um jeito que atiça o leitor pra questionar o que acontece depois e a história dos outros personagens. Não vejo a hora de ler os próximos livros e descobrir mais sobre cada um ali.

Patricia 31/01/2021

Amei! Que livro adorável!! Fiquei com vontade de ler mais.

Erika Toretto 26/01/2021

Um livro para ler correndo
Não quero dizer muito e estragar, mas favoritei por ser diferente do que eu esperava. ?
Nicolle Feita de Livros 07/11/2022minha estante
Um livro que me fez refletir muito mas também me divertir. E foi esse livro que acendeu a chama da leitura em mim

Bruna2306 26/01/2021

é um livro bom, aborda vários temas importantes, mas eu esperava mais.