Heroínas negras brasileiras

Heroínas negras brasileiras Jarid Arraes

Resenhas - Heroínas Negras Brasileiras

Júlia G 06/05/2024

Que delícia de escrita, eu achei muito importante de se ler para conhecermos mais nossas figuras femininas históricas que foram de certa forma "esquecidas" na sociedade, deixando de lado suas lutas, voz e o conhecimento que deveria ser deixado para nós.
Lendo percebi que esse livro faz falta nas escolas, pouco se fala sobre essas mulheres e quando falam é de maneira breve e sem um estudo social sobre.
Me deu arrepios e muita tristeza, em pensar que elas não foram as únicas que sofreram e passaram por toda a negligência,a escravidão e o racismo.
Mais uma vez o ser humano sendo cruel desde o começo, nem me surpreendo mais.

XlilissX 28/04/2024

Li pra escola e foi a primeira vez que li cordel, não é minha forma favorita de texto mas é bem interessante! achei um jeito legal de passar adiante as histórias das heroínas

Mariah145 21/04/2024

Heroínas a seu modo
Eu já tinha ouvido falar da maioria dessas mulheres ou de trabalhos como "o quarto de despejo", mas não sabia a fundo sobre suas histórias e marcos. Esse livro nos permite conhecer um pouquinho mais sobre quem são e o porquê do título "heroínas negras". São cordéis muito bonitos que cumprem com seu propósito de relembrar mulheres tão marcantes, brilhantes, símbolos de resistência. Todo brasileiro deveria conhecer sobre Antonieta, Aqualtune, Carolina, Dandara, Esperança, Eva, Laudelina, Luísa, Felipa, Firmina, Mariana, Agontimé, Tereza, Ciata, Zacimba Gaba, e tantas outras que são fonte de inspiração.

Lore lima 20/04/2024

Corpo Desfeito
Jarid Arraes
No romance de estreia da autora cearense ela não só assina uma história tipicamente brasileira, mas ela também diz a que veio! Jarid presenteia
o leitor, a vida de uma personagem aparentemente tão comum e ao mesmo tempo tão única. A menina Amanda passa por diversos momentos de abandono físico e emocional mas encontra no amor e na amizade, a esperança de dias melhores. Jarid ao mesmo tempo que escreve com delicadeza trás uma violência e um erotismo delicioso quando o assunto é a viagem do leitor na sua história! Acompanhar o amadurecimento, os sofrimento, as descobertas amorosas de Amanda são o recheio perfeito pra uma história que só se pode mesmo passar aos pés do padre Cícero e da Santa posta a pulso no altar da vida de Amanda. Se deem a oportunidade de conhecer essa belezura!

Evelyn84 11/04/2024

Totalmente apaixonada ?
Uma leitura muito gostosa e muito rápida por sinal! Acho que todos deveriam ler e conhecer a vida e a luta de todas essas mulheres incríveis.

Rafaela 19/03/2024

Vale a pena ler!
Um livro importantíssimo para nossa história! a maioria das mulheres citadas no livro eu não conhecia nem o nome! foi muito bom conhecer a força dessas mulheres, quanta garra e coragem, que, infelizmente foram esquecidas... a autora tem uma escrita muito fluída e por ser em cordel fica mais dinâmico e dar mais vontade de ler. todo brasileiro deveria ler a história dessa mulheres (e de tantas outras que foram esquecidas no tempo e que tem tanto a nos dizer sobre resiliência mesmo em meio a tantas injustiças). foi um despertar, o quanto nós esquecemos de nossas raízes?
ótima leitura!

torinimoon 02/03/2024

Às heroínas do presente, por acreditarem num futuro possível
Nunca tinha lido um livro de cordéis antes mas acho incrível ter contato com algo tão importante para a cultura brasileira.

Antes de falar sobre os cordéis, tenho que mencionar que a arte desse livro é impecável, a xilogravura que ocupa duas páginas antecedentes de cada cordel trazem um sentimento a mais, além de serem lindos.

Cada história contada em cada cordel é tão necessária e forte, que me indigna que é mais comum uma pessoa brasileira conhecer mais nomes de portugueses da história do que de uma dessas mulheres.

Cada cordel me tocou de forma diferente, o que eu mais gostei pessoalmente foi o de Zacimba Gaba, mas literalmente todos são fortes e representam mulheres importantíssimas.

A leitura vale muito a pena, acho que todo brasileiro deveria ler esse livro para conhecer a história dessas mulheres que os livros de história tentaram apagar.

Cecilia363 24/02/2024

Heroínas Negras Brasileiras
Olha não é um livro ruim! É bem reflexivo, teve algumas histórias bem legais! Só que não deu pra mim, ele é um livro de poemas que não é meu tipo mas pq não consigo me concentrar!
Então por isso que dou esse 2,5

mia rodrigues 31/12/2023

Amo
Adorei conhecer mais nomes de figuras femininas negras importantes pro Brasil, mas o formato de cordel não me prendeu muito ao livro. As artes são lindas, e tiveram alguns trechos que marquei porque a autora conseguiu transmitir vários sentimentos ao mesmo tempo. Recomendo a leitura para todo mundo que queira conhecer mais sobre a ancestralidade que não costumam mostrar nas escolas.

Clara 31/12/2023

Livro muito forte e inspirador com histórias de mulheres que nunca deveriam ser esquecidas, mas sim lembradas e reverenciadas

Josi 23/12/2023

Belíssimo
Literatura de cordel é uma paixão de infância. Foi meu primeiro contato com a leitura e tem um grande peso afetivo. Jarid consegue contar histórias jamais faladas de uma forma poética. O livro em si é lindo ... Vale muito a pena a leitura.

Aline.Armond 05/12/2023

Excelente!! É muito importante conhecer a história de mulheres negras tão importantes e melhor ainda quando isso é feito por meio de cordel, um estilo que também merece ser exaltado na nossa cultura.

I7bela 21/11/2023

A história de heroínas negras que deveríamos conhecer na escola. Ler sobre desde sempre.

É triste saber que muito da nossa história nunca saberemos com detalhes, com afinco. Neste livro conhecemos um pedacinho.

É uma leitura emocionante, forte, lindo, lindo, lindo. As mulheres negras guerreiras que já pisaram nessas terras foram princesas, mães, esposas, curandeiras e salvaram vidas, lutaram mesmo que a história se recuse a contar sobre elas.

Nós sempre fazemos história ♥️

Ana Ramos 21/11/2023

Apesar de não ser a leitura que mais gosto de fazer, poesias/poemas/ cordéis

E impossível não gostar deste livro e se conhecer tanta pessoas incríveis, mulheres que era pra ser falada, em todos os cantos, mas que se a gente não for atrás, a gente nunca descobre quem foi elas.

Um baita livro, vários histórias incríveis, fortes, triste.

Vale muito a pena a leitura

Marina 14/11/2023

Deveria estar nas escolas
Que surpresa boa esse livro, conhecer essas heroínas de uma forma tão didática e poética. fiquei encantada, sai falando para todo mundo ler!!!! por favor leiam!!!