Sobrevivendo Entre Lobos

Sobrevivendo Entre Lobos Bruno Apitz

Resenhas - Sobrevivendo Entre Lobos

1 | 2 | 3 | 4

Carolina 11/01/2024minha estante
Sua resenha decifra muito bem o livro!

Ioná 10/01/2022

Abominável holocausto
É sempre angustiante ler sobre a vida nos campos de concentração. E essa é uma daquelas histórias que deixa nosso coração arrebentado. Quanto horror dentro daquelas cercas. Quanto psicopata se fartou de um regime cruel e desumano.
A obra é emocionante do início ao fim.
Recomendo.

Fernanda 12/07/2021

Resenha
Este livro estava na minha meta de leitura de 2021, eu li e ao mesmo tempo que reconheço que é um ótimo livro, não consigo não sentir dor nas linhas dessa narrativa.

É angustiante ler sobre os detalhes do campo de concentração, como era organizado, como funcionava, o que os homens ali presos passavam. Com o decorrer da leitura, o coração fica apertado quando uma criança chega escondida nesse terrível lugar, a sorte é que ela encontrou pessoas do bem, pessoas que sim pensavam na própria sobrevivência e em alguns momentos questionaram suas decisões de proteger tal ser tão pequeno mas, o espírito da bondade é o que prevalecia dentro deles, para sorte do garotinho.

Quantas vezes essa criança foi quase descoberta, e o que foi preciso para mantê-la em segredo, o desespero de quem a levou lá para dentro, e a revolta dos superiores quando descobriram que havia uma criança entre eles.

É chocante ler sobre tamanha crueldade de seres humanos para com seres humanos, é dolorido ver que pessoas torturavam pessoas, mas é mais desesperador pensar que, embora a gente viva num país livre e democrático, sabemos que a crueldade ainda existe, que torturas ainda acontecem e pessoas ainda são mantidas presas em muitos lugares, e isso tudo fica "camuflado" numa sociedade com mil e um atrativos.

Ao ler esse livro me deparei com reflexões a cerca do valor da liberdade para fazer coisas simples do dia a dia, com o valor de ir e vir, com o valor que muitas vezes não atribuímos às nossas "simples" vidas.

O livro é forte sim, é tenso, é triste, mas recomendo a leitura pois ele esclarece, informa, e nos tira as vendas dos olhos para uma época da história mundial que não podemos deixar que se repita.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2021/07/resenha-sobrevivendo-entre-lobos.html

Daiani.Cris 04/02/2021

Confesso que após sortear esse livro para ler eu li algumas críticas sobre ele, fiquei psicologicamente abalada com isso e comecei a patinar na leitura.
Entendo que o livro traz uma emoção dizendo que se trata da história de um garoto que foi encontrado dentro de uma mala em um campo de concentração e da luta dos concentrados em manter o garoto vivo.
Entendo em partes as críticas quando dizem que o menino sumiu ás páginas 90 e pouco e o livro passou a ficar chato, e não ser nada do que o livro disse ser.
Mas eu penso o seguinte, o menino foi sim o motivo de tudo, a vida deles estava há cinco, oito anos do mesmo jeito. É claro que eles já pensavam em se "rebelar" algum dia, mas eu acredito que tudo que fizeram na história do livro foi ainda mais concentrada pelo fato da existência do garoto, acho que tudo foi mais intenso por ter o garoto em jogo.
MINHA OPINIÃO!!!!
O final do livro eu simplesmente devorei-o.

Outra crítica que li bastante foi referente a escrita do livro, dizendo que está escrito de forma incorreta, que não atende às normas da Língua Portuguesa, mas deve-se pensar que o autor quis demonstrar que em um lugar onde há várias nacionalidades, cada um falando um idioma diferente, onde precisam se entender, acontece de uma pessoa saber se expressar porém não respeitar a norma culta, mas ele se faz entender, é isso que levei em consideração ao ler o livro, ele demonstra demais a diversidade cultural existente no Campo de concentração e a dificuldade que os homens tem de se comunicar com um idioma que não estão acostumados.
Mi.onofre 19/06/2021minha estante
Eu também li esse livro e achei muito bom .

Drielli.Caroline 27/05/2022minha estante
Pdf ou físico?

Gabriel 16/01/2021

Uma leitura que vale a pena.
* Resenha do Leitor*
Sobrevivendo entre lobos, Bruno Apitz.

O Comitê Internacional de Campo (CIC), organização comunista infiltrada no campo de concentração de Buchenwald, encontra em uma mala de um polonês trazido ao campo uma criança de três anos.
Após a descoberta eles tem que decidir se mantém a criança até o fim daquela guerra ou se enviam ela no próximo comboio para um destino desconhecido que provavelmente seria a morte.
Os prisioneiros tem que enfrentar as consequências de suas ações, enquanto tentam manter a discrição da organização, e lutam para manter suas vidas, enquanto uns são presos e torturados outros tem que trabalhar para tardar a evacuação do campo enquanto os aliados avançam no front em direção ao campo e o coração da Alemanha.
Cada decisão precisa ser tomada com muito cuidado, pois a vida de 50 mil prisioneiros dependem da organização.

* Opinião do Leitor *
Apesar de ser um livro que valeu a leitura, o livro tem um desenrolar lento, e a partir de um ponto parece que a trama sai do menino e vai para a organização comunista e o avanço dos americanos no front. Mas ainda sim vale a leitura

Rinaldo 14/03/2024

Sobrevivendo entre Lobos
Uma história de uma época onde a crueldade humana aflorou por meio de um regime, Nazismo, com seu ódio e preconceito por pessoas e ideologias.

Carlos 14/09/2022

Necessário
Uma história sensível e necessária para todos. Conta a vida dr prisioneiros de um campo de concentração que tem sua rotina abalada por causa da chegada de uma criança dentro de uma mala. Comovente e esperançosa, eu amei.

17/03/2020

Perfeito
Quando imaginava que seria uma tragédia, foi uma salvação. Ótimo livro.

Toni 20/09/2022

Não perca o fio da meada!
A pergunta é,  por que uma criança é o fio condutor de uma narrativa que aborda  uma das guerras mais sangrentas da história da humanidade? É preciso mais do que o óbvio pra perceber que um menino de apenas 3 anos que aparece subitamente de dentro de uma mala num campo de concentração é usado com muita sagacidade pelo autor como elemento que dará ornamentação ao enredo, representando tudo aquilo que contrasta com o que é abordado na obra, intolerância x aceitação,  violência x doçura,  injustiça x isenção, ódio x bem-querer, crueza x delicadeza, enfim; aquela criança simbolizava para os sem liberdade um sopro de luz, vida e esperança para aquele ambiente tão hostil, por isso a afeição despertada por ela foi imediata. Tanto que toda a cadeia de violência pela qual nossos personagens passaram foi em função da rede de proteção que construíram em torno do pequeno, às vezes mesmo de forma inconsciente.
A história retrata todas as fraquezas humanas na sua mais fria e triste versão, onde cada personagem ali inspirado trava antes uma guerra consigo mesmo e que, à flor da pele, pode revelar dois lados, um  inapropriado, sombrio e um lado mais iluminado.

"Ao lado do errado  existe o certo,  como a sombra é a luz. E, da mesma forma  que Bochow havia tomado uma decisão errada,  ele poderia ter tomado a correta. ",

essas duas faces do desejo inerentes ao homem rendeu à obra todo o mérito que compõem as grandes histórias, sobretudo quando ficção se confunde com vida real e vice-versa,  tendo em vista q o próprio autor vivenciou pessoalmente os horrores da guerra.
Demérito da obra?, alguns diriam que os inúmeros nomes esquisitos dificultam amarrar os fios do novelo, mas a obra não é alemã? E, cá entre nós, se vc se debruçar um pouquinho de verdade, não vai perder de jeito nenhum o fio da meada. Boa leitura!!

Di Morais 21/11/2023

Sobrevivendo entre lobos
Achei a leitura pesada, arrastada. Livro bom, história comovente, porém cheia de alguns detalhes que podiam ter sido excluídos e alguns fechamentos faltaram.
best-seller internacional com mais de 2 milhões de exemplares vendidos e tradução para dezenas de idiomas.

Em fins de março de 1945, a organização comunista secreta do campo de concentração de Buchenwald é abalada pela chegada de um garotinho de apenas três anos, trazido dentro da mala de um judeu polonês. Agora, Bochow, Krämer, Höfel, Pippig e seus camaradas do Comitê Internacional do Campo precisam enfrentar um dilema cruel ? e também as consequências de suas escolhas.

Qual seria, então, a opção mais sensata: esconder a criança, arriscando todo o grupo ou enviá-la no próximo comboio com destino à morte iminente?

Esse é o emocionante relato de uma história eletrizante e humana ambientada na dura realidade da Segunda Guerra Mundial.

Maick 27/05/2023

Sobrevivendo entre os lobos
Não gostei ,primeiramente porque não conta nem 1% da história do garoto e sim uma briga incontrolável entre oficiais e suboficiais .
Incontáveis nomes de personagens que nos faz desistir de continuar lendo , uma verdadeira ressaca literária . Mas cheguei ao final .
Se indico alguém a ler ?? Não

Cris 01/02/2019

Decepcionante...
Em 1945, no final da Segunda Guerra, Mundial uma organização comunista secreta em um campo de concentração na Alemanha se depara com um garotinho de 3 anos dentro de uma mala de um judeu polonês.

Um grupo de homens entra em conflito se deve denunciar a criança, ou tentar escondê-la para que ela se salve ao fim da Guerra, que ao que parece, é iminente.

A sinopse e a capa do livro me chamou muito a atenção, em primeiro lugar, por eu gostar muito de ler livros que se passam na Segunda Guerra, seja em histórias reais ou fictícias. E eu fiquei realmente curiosa pra saber o que aconteceria com a criança.

Porém, eu imaginava que a história fosse contar especialmente sobre a história de sobrevivência do garotinho, e não é isso o que acontece. A criança é coadjuvante nesta história, quase não tem participação.

O que mais é mostrado no livro é o sofrimento diário desses homens, que passam pelo inferno na Terra.

O livro tem passagens muito pesadas e apesar de o tema ser muito interessante para mim, eu não consegui gostar da história. Achei a narrativa bem enfadonha e confusa em alguns momentos e também não consegui me simpatizar pelos personagens.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Lisania.Faria 14/01/2024

Forte!
O livro tem uma riqueza de detalhes que me fizeram digerir bem devagar, absorvendo as atrocidades cometidas. Saber que o autor viveu bem pertinho tudo isso torna o livro ainda mais interessante. Leitura pesada!

Danielle 09/03/2020

Leitura tranquila...história linda.