Notícias de Bordo

Notícias de Bordo Linhares Filho

Resenhas - Notícias de Bordo

Daniel 30/12/2017

Notícias de Bordo
Pertence à geração Sin da poesia cearense da década de 60, Linhares Filho, em seus mais de quarenta anos dedicados à literatura, constrói uma poesia madura e cheia de nuances, que vão desde ao telúrico apego à cidade natal,falando sobre o rio Salgado, sua casa, seus irmãos, seus momentos de infância, até a contemplação dos estados das coisas que estão ao seu redor. O lirismo amoroso e a metapoesia também se fazem presentes na poesia do professor e poeta. Os anos de chumbo da ditadura militar também fizeram com que se sobressaissem aspectos de uma poesia insubmissa e social. Embora não muito visitado pelas pesquisas acadêmicas e pelo estudantes no país, Linhares tem uma importância grandiosa para a literatura cearense, não só porque exerceu durante anos a função de professor no curso de letras, mas também, e sobretudo, porque exerceu uma poesia de forte relevância para o cenário das letras no estado do Ceará.

Aline Memória 28/09/2009

Complexo
Estranhamente, depois que conseguimos interpretá-lo, faz sentido. A linguagem complexa precisa ser bem interprentada, porque é cheia de significados que, juntos, mostram que o autor trabalhou muitíssimo para fazer a poesia.

Dante 05/12/2009minha estante
É isso mesmo! A priori complexo, mas com um pouco de bom senso é notavel a grandiosidade da obra!

Saul 17/01/2009

Não gosto muito de poesia,
mas ainda assim gostei de várias do livro, preferindo a que da título a ele, Notícias de Bordo.