Pauliceia Desvairada

Resenhas - Pauliceia Desvairada

1 | 2 | 3 | 4

Mariana 25/09/2023

Célebre
Confesso que não sou a maior fã do modernismo, mas gostei bastante desse livro.

"Eu insulto o burguês! O burguês níquel,
O burguês-burguês!"

Paty 28/03/2020

Difícil
Achei a abertura da obra mais interessante, engraçada, inteligente e irônica do que a obra em si. Mas, é preciso dizer que a leitura de poemas me é um exercício difícil, que tende a me agradar pouco.

Carolina CM 08/12/2018

Livro Manifesto
O livro é bom, mas é bem datado. Vale como conhecimento de mundo, mas não é muito bom.

Rafael1146 07/04/2020

Ode ao burguês
Ainda tentando digerir essas 90 páginas que acabei de ler, mas de longe, ode ao burguês é o que mais gostei (O rebanho também é muito bom).

Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais
O êxtase fará sempre Sol!

frnd 23/04/2020

"Meu coração sente-se muito triste, enquanto o cinzento das ruas arrepiadas dialoga um lamento com o vento"

É belíssimo o jeito que Andrade tem com as palavras. Os que mais gostei foram: Os Cortejos, Paisagem N°1 e 4, Iniciando uma Gaivota e o famigerado Ode ao Burguês.

Gorey 23/06/2020

Mais uma do Mário
Poemas, mais uma releitura necessária.
Considero essa uma primeira leitura (já tinha começado tendo isso em mente)

Lays @la.livros 18/03/2022

Um livro de poesia, com uma pitada de sarcasmo e 2 colheres de revolta, e uma xícara bem cheia de crítica social.

Ahhh não se esqueça do prefácio interessantíssimo, inútil.

Hahah

Gostei

Gutemberg.Monteiro 02/09/2021

Um livro estranho.
Entendo que a poesia de Mário de Andrade foi algo pra romper com o tradicionalismo vigente até então na poesia nacional.
Contudo, foi algo tão revolucionário que, para mim, se tornou difícil de compreender e até mesmo pouco interessante de ler.
No entanto, reconheço a genialidade e a coragem do escritor para fundar um novo movimento literário no país.

Fran NM 30/03/2021

Gostei
Primeiro livro que leio do autor e acho que comecei bem. Gostei muito e já estou curiosa para ler o romance Macunaíma.

Bernardovsky 21/06/2021

Nós
Eu não sei se sou eu, o período no qual o livro foi lançado ou o próprio escritor, mas esse livro me laçou com um grande ( um não, vários) nó de interrogação no qual não consegui me libertar até após o término do livro. Paulicéia Desvairada é um livro de poesias ritmadas, rimada ( em partes) e metrada que carece de um conhecimento teórico musical para conseguir interpreta-lo. Um livro rústico e que talvez sejamos nós que não estejamos preparado para entender essa obra ou não. Confesso que quebrei minhas expectativas e que estou com um pouco de receio de ler outros livros dele, mas nós estamos aqui para aprendermos, e tirar - nem que seja uma tasquinha - uma coisa boa de cada livro.

1 | 2 | 3 | 4