Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Maria17758 14/01/2023

Jogou o queijo fora e enfiou a faca no c
A Naomi Novik tinha uma faca e um queijo na mão: ela jogou o queijo fora e enfiou a faca no c*.

Eu digo isso por um motivo: com a mesma história que ela criou e os mesmos personagens (sem mudar nadinha), a Naomi Novik tinha a faca e o queijo na mão pra fazer uma fantasia sobre sororidade e sobre como as mulheres só têm umas as outras, uma vez que os homens são uns LIXOS. Sim, ela conseguiria fazer isso sem mudar absolutamente nada na história, uma vez que ela já criou personagens masculinos horríveis, péssimos, maus-caráteres e egoístas. MAS NÃO! Ela fez um personagem masculino totalmente xexelento, babaca e estúpido (em resumo: ela fez um homem) e quis enfiar um romance entre ele e a protagonista na nossa goela abaixo. OBVIAMENTE NÃO FUNCIONOU. Poderia até ter funcionado se ela tivesse feito ele uns 80% menos babaca (até porque há uma ou duas cenas do romance que tinham potencial), mas ela não o fez.

Para dar um parâmetro do que eu estou dizendo, há uma cena no começo do livro em que um homem tenta estuprar a protagonista e o futuro par romântico dela simplesmente diminui a situação e ainda fica bravo com ela por ter impedido que isso acontecesse. TIPO ????????

O mundo (que, inclusive, é baseado na mitologia do leste europeu) é bem bacana e a história, apesar de arrastada, é interessante, mas nada disso consegue sustentar um livro com personagens tão sem graça e com um desenvolvimento tão confuso. Mesmo tendo passado a gostar mais da protagonista no final do livro, ela também não consegue carregar a história nas costas.

Acredito que a grande parte das minhas críticas ao livro ? que são várias ? esteja concentrada já no início e isso fez com que eu lesse o livro todo já não tendo a melhor das impressões sobre a história. Além disso, o desenvolvimento foi muito conveniente e as coisas simplesmente davam certo ou errado por motivo nenhum além da vontade da autora de assim ser.
Gabi 14/01/2023minha estante
curti só pelo tamanho dessa resenha, caralho

@virginiagraciela 14/01/2023minha estante
Melhor título ever!

Maria17758 14/01/2023minha estante
@Gabi isso é pouco perto do tanto que eu poderia reclamar desse livro ?

stormashrina 14/01/2023minha estante
KKKKKKKKK O TÍTULO

Gabi 14/01/2023minha estante
@duda! O VEIKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

gatinhapop 10/01/2023

O MELHOR NÃO DÁ
Meu livro fav com certeza! Amo a protagonista, mesmo ela sendo meio pata, amo o Dragão (uma vibe Mr. Darcy) e AMO o universo. Esse livro junta tudo que eu amo em um só e até hoje luto pra encontrar algo que me prenda tanto quanto ele.
Ele pode ser meio pesado e cansativo em alguns momentos, mas vale totalmente a pena. Nada é deixado em aberto e tudo fica muito bem explicado no final, simplesmente sem defeitos.
O romance nao é o foco principal, mesmo sendo bem desenvolvido em um estilo bem slow burn (nao sei se estou usando o termo certo relevem). Pra mim o único jeito certo de enxergar o Dragão é com ele sendo o Mr. Darcy de ?Orgulho, Preconceito e Zumbis? (n sei o nome do ator).
Resumindo, super recomendo e agradeceria de paixão se alguém me recomendasse um livro nesse estilo de magia, com um carinha que tenha a vibe do Dragão/Mr. Darcy de OPZ e com um pouco de cultura eslava!
P.S: perdão pela bagunça, ainda estou pegando o jeito em escrever resenhas aqui e escrevo achando que to no twitter

Bruna.Mezadri 09/01/2023

"Raízes... sim. Havia raízes no meu coração, tão profundas quanto qualquer corrupção."
Um livro muito bom sobre magia, seres mágicos e com um "vilão" muito bem feito. Se tornou um favorito meu, aqueceu o coração. Achei a linguagem bem fluida e fácil, vi inteligência na escrita, mas senti que algumas coisas foram perdidas na tradução (como em várias obras que são traduzidas). Tem referências de lendas antigas polonesas e fica muito interessante, mas admito que senti falta de algumas explicações da magia e como ela funciona. Não se pode dizer que não é um clichê, porém quando bem feito e na medida certa fica ótimo. A personagem principal é muito engraçada e destemida, gostei muito a forma como foi descrita a magia dela: como canções. A figura malvada também é envolta por magia, cheia de animais transformados, pessoas "amaldiçoadas", andarilhos e figuras místicas. Tenho a impressão que a justificativa da floresta ser assim podia ser um pouco mais complexa ou ser mais conectada com a magia dos personagens.
Li esperando pouca coisa e gostei muitoooo, principalmente do final! Indico para quem quer algo leve, mas mesmo assim bem construído. A autora, com certeza, me conquistou na escrita e no envolvimento que senti com a história.

Onesko 04/01/2023

Enraizados
É legal, acabei gostando mais do início, tem uma magia bem o que se espera de magia.
Não achei surpreendente, mas valeu a leitura.

Bel 03/01/2023

enraizadamente pretensioso (mas bom)
gostei do livro. a mitologia é bem diferente e eu gosto, de forma geral, da construção dos acontecimentos. fiquei bem presa na leitura apesar de algumas partes serem muito detalhadas com coisas desnecessárias.

meus problemas:

nenhum homem presta.

não entendi a construção do boa-pinta real já que ele é podre, tem atitudes desprezíveis (até tentando abusar dela no começo) e depois acontece o que acontece no final com uma passada de pano bem grande "ah, eu faria como ele"... não, ninguém faria.

outra coisa que incomoda é a quantidade excessiva de vezes que o Dragão fala alguma coisa ruim pra el: que ela é burra, inútil, suja, idiota e por aí vai. ok, TODOS entendemos e é uma chatice ficar tão repetitivo o quanto ela é desastrada e se suja com tudo e derruba tudo sem NENHUM PROPÓSITO futuro, só pra construir a personagem na preguiça. (características: desastrada), mas não há quem NO MUNDO não teria se irritado e mandado ele ir catar coquinho na p*ta que pariu.

me irrita o falso moralismo da protagonista no fim: "pobre coitada, lascou todo mundo por milênios e agora me sinto tão cruel em ter de destruir tudo" MONA, PELO AMOR, SE MANCA!

sobre a sequência de escolhas da autora:

1- me incomoda o fato de em 70%, mais ou menos, acontecer aquela anarquia generalizada pra dar ânimo pra história, mas foi demais num nível desnecessário que eu só pensava: "dá uma maneirada que não vai sobrar ninguém" e, pasme, quase acontece isso mesmo.

2- estamos acostumadas em ver nos livros a seguinte ordem: a mocinha descobre os poderes e é recrutada depois de um evento x; ela treina; ela passa por algum babado importante, mas não está 100% sabendo tudo; ela treina mais e, no fim, a desgraceira final acontece. nesse livro acontece uma sequência de babados, do começo ao fim, e ela dá conta de tudo muito fácil, "treinei por y tempo" e quando ela vai resolver o conflito tá sabendo de 1001 feitiços e artimanhas e o leitor fica: "ah, se vc sabe isso tudo então tá joia."

outro ponto positivo: conseguiu desmistificar pra melhor a expectativa de um enemies to lovers como outros romances. até gostaria de ter tido um pouco mais de amorzinho, pra ser sincera.

gostaria de ler outras coisas da autora, achei bom.

Paula 28/12/2022

Fantasia e emoção
Esse livro apareceu para mim como e-book grátis quando estávamos no auge da pandemia. Não costumo ler e-book, mas dei uma chance. Melhor decisão da vida? é um livro de magia e fantasia que te surpreende do começo ao fim. Depois até comprei o físico para poder ter ali na minha estante. ??
Bruna.Garilli 28/12/2022minha estante
por onde você conseguiu disponível o ebook? Você lembra??

Paula 28/12/2022minha estante
Foi pela Amazon mesmo. Na época tinha vários grátis sabe? E esse estava no meio.

Bruna.Garilli 28/12/2022minha estante
aaah entendi, obrigada. nao tenho amazon então perco varias oportunidades dessas, esses dias tava arlindo e quando fiquei sabendo ja tinha acabado

eva maria 26/12/2022

uma das melhores fantasias
o segundo livro de fantasia que mais adorei esse ano. esse livro é saboroso do início ao fim e por favor, a construção dos personagens são absurdas de ler, é como ver um amigo descrevendo alguém que ele conhece e quer te contar uma fofoca. tenhk no meu celular uma fanart deles dois até hj.
enfim, a fantasia do livro é maravilhosa, além do show de construção no decorrer da história.
amo as migalhas de romance oferecidas.

Yarusu 23/12/2022

um dos meus favs ?
Em Enraizados, é nos apresentado uma história cheia de mistério, aventura, fantasia e uma pitadinha ( bem "inha") de romance.
Agnieszka é uma protagonista legal, transmite bem suas motivações e sentimentos; eu ficava angustiada, feliz e triste junto dela. O único defeito dela, como personagem, é a burrice. Chegava a me irritar umas escolhas que ela fazia de tão idiotas.
A magia do livro é, pra mim, o ponto mais forte dele. É super interessante, linda e até meio trágica, talvez. A maneira que a autora descreve as cenas de luta ou simplesmente do uso da magia são perfeitas. Acho que uma das minhas favoritas é a cena que a Agnieszka usa "fulmia".
Pra compensar, um dos pontos mais fracos do livro é, com certeza, o romance. Como o livro é único, eu passo um pouquinho de pano no fato que o casal principal é meio ble. Não que eles sejam sem graça, é só que, apesar de eles terem potencial pra ser um casal, não acho que a autora conseguiu desenvolver esses dois juntos nesse sentido(nas pouquíssimas cenas que tentou).
Enfim, o livro tem pontos muito fortes que eu acho que compensam os pontos fracos. Uma história interessante e bela, em um único volume. Um dos meus favoritos, com toda a certeza.

Mel Rodrigues 23/12/2022

Em Enraizados, Naomi Novik nos apresenta um mundo curioso e uma magia intrigante ao lado de um romance confuso.

Esse livro, que aparenta ser mais do mesmo, se mostrou diferente de tudo que já li - principalmente na questão da magia desse universo. A história entrelaça reinos, magia, amizade, comunidade, tradição e nuances entre o bem e mal.

O que o livro peca é no romance - ele é estranho, uma espécie de ?enemies to lovers? onde a mudança nunca acontece, deixando os momentos fofos e românticos fora de sincronia com o resto.

Gaby 21/12/2022

Definitivamente enraizados
O livro é muito interessante e prende muito a leitura, foi muito gostoso acompanhar com calma e detalhamento todo o desenvolvimento da Nieska e como essa moça cresceu e mudou ao longo da história. Tem muitos momentos que me deixavam inquieta, sem saber o que ia acontecer, dei algumas risadas também e me surpreendi bastante. Todo esse lance com a floresta e sonhos me deixaram um pouco confusa, mas entendi a mensagem geral e gostei bastante. Enfim, simplesmente bom demais e cultivei o livro todo um grande carinho pela Kasia, Nieska e Sarkan, perfeites!

eduarda 19/12/2022

NAOMI EU TE AMO POR ESSE. meu livro de fantasia favorito em todos os sentidos!!! td td é perfeito e reconfortante e ao mesmo tempo complicado. leitura agridoce especial demais para mim.

Mirella | @readingmirella 18/12/2022

livro chato do cac*te só aproveite mesmo a parte mitológica, porque de resto não gostei de nada, temos que parar com isso de romance entre uma pobi de 17 anos e um maluco de 100 anos, coisa esquisita.