Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Pudima 17/06/2020

Adorei a escrita e a história.
Uma leitura fluída, fácil e gostosa. Apesar de algumas situações eu me sentir um pouco confusa, consegui imaginar bem as cenas e personagens, e sentir as emoções apresentadas.
Adoro livros narrados em primeira pessoa e imergi lindamente nessa história, apesar de não gostar do mau humor do Dragão. Recomendo.
Paz, amor e bem.

Elany.Silveira 25/04/2021

Meu livro de fantasia preferido!!!
Demorei bastante pra sair da primeira parte, achei lento, mas depois eu não tenho nem palavras pra descrever como me senti dentro de um conto de fadas de uma maneira totalmente acolhedora. O final é perfeito, me trouxe uma coisa tão boa, uma esperança de que finais não têm que ser dolorosos. Só queria poder reler esse livro de novo como se fosse a primeira vez.

Tori 16/09/2021

“Sempre há um preço”
Esse livro me desapontou muito. A única coisa que eu realmente gostei foi a insistência de Agnieska em fazer as coisas certas para salvar o povo e a vila em que vive. Mas, além disso, muitas coisas me irritaram, como o relacionamento entre uma garota de 17 anos com um homem de mais de 100 anos. Normalmente, isso não me irrita desde que ambos sejam maiores de dezoito, o que não é o caso desse. Eu fique extremamente desconfortável em algumas cenas deles e não acho que isso deva ser romantizado, mesmo em fantasias.

Na primeira metade do livro nada acontece, e de repente, vem um turbilhão de coisas de uma vez e ficou muito confuso. A autora não foi direto ao ponto, então muitos capítulos e descrições foram desnecessárias.

Por ser uma fantasia, esperava que ao menos a parte fantástica fosse bem contruída, mas não foi. O grande problema poderia ter sido resolvido rapidamente por aqueles feiticeiros poderosos, não levaria tantos anos para iso. Além disso, como uma garota de 17 anos, que não sabia nada sobre os próprios poderes e sobre o mundo fora da vila conseguiu rsolver um problema de milhares de anos?

Os personagens principais são chatos e muito difíceis de simpatizar e de entender as motivações. Assim como os secundários que não foram bem construídos. Eu senti que eles só estavam lá para “completar o elenco” e o único traço de personalidade deles era ser amigo ou inimigo dos personagens principais.

Eu tinha muitas expectativas e queria muito ter gostado, mas não funcionou para mim.

dalilareads 08/12/2021

Não acredito que não li antes ?
Tive uma experiência deliciosa com esse livro. Me prendeu do início ao fim. Algumas partes foram um pouco cansativas, mas isso não apaga o quão bom ele é. Passou 1 ano na minha biblioteca do Kindle (que blasfêmia). Amei, apaixonada ?

Jaque 01/10/2021

Envolvente
Gostei muito do universo que a autora criou, nunca tinha lido algo parecido. A personagem é muito bom, e a trama surpreendente.

Só achei as cenas de batalha chatas e longas, as vezes tão abstratas que foi difícil imaginar.

Tem migalhas de romance que valem a pena (confesso que queria mais).

Recomendo a leitura

Vitória 14/12/2021

Mto parecido com Tolkien pra ser só coincidência
Esse ano de 2021 ficou marcado como o meu retorno aos livros de fantasia jovem. Tive meu primeiro contato com a Leigh Bardugo e me apaixonei (mesmo que não de cara) pelos livros dela. Esse me foi recomendado durante uma conversa sobre esse tipo de livro, me animei logo pra ler por ser uma fantasia única, mas acabei quebrando a cara.
Minha primeira decepção tem a ver com os personagens. Não vou dizer que são todos chatos e mal desenvolvidos, porque não são, mas o problema é que os personagens aos quais eu mais me apeguei, como foi o caso da Kasia, acabaram não tendo tanto espaço na narrativa.
Também achei que o passado do Dragão foi pouco explorado, e o fato de ele ficar uma grande parte da história afastado da Agnieszka (a narradora do livro) acabou fazendo com que eu não me apegasse ao personagem. O romance dos dois também não me ganhou. Adoro um enemies to lovers, mas esse me pareceu mal desenvolvido.
Mas o meu maior problema com o livro foi o sistema de magia. Eu amo o fato de os feitiços serem feitos a partir de música, mas, como uma boa fã de Tolkien, não deu pra não perceber a semelhança gigantesca disso com a criação do mundo contada em O Silmarillion. Além disso, toda a mitologia envolvendo a floresta me lembrou demais os capítulos de O Senhor dos Anéis em que o Tom Bombadil aparece. No fim, foram tantas as semelhanças que eu não conseguia aceitar que elas eram apenas semelhanças, do meio pro final eu me sentia mais como se estivesse lendo uma cópia mal feita de algum livro do Tolkien.
Enfim, não é um livro péssimo, mas também não chega a ser bom. Depois dessa, acho que não vou dar outra chance pra autora.

Rôh Passos 14/11/2020

Que sono
Provavelmente fui a única pessoa que não gostou desse livro, vamos fingir que nada aconteceu e vida que segue kkkk.
Duas estrelas só pq gostei da floresta, ela era esperta e geral era feito de besta.
Jessica1248 16/12/2020minha estante
Mulher eu entendo kkkk acho que vou dar 4 estrelas pq acabei gostando, mas sim, que sono em vários partes

Rôh Passos 22/12/2020minha estante
O livro tem um ritmo bem lento, o sono reinava em cada pág.

Mands 22/01/2021minha estante
Te entendo perfeitamente agora

Rôh Passos 29/01/2021minha estante
Kkkk

Marcos 29/03/2023

Uma raiz em meu coração
Não foi um livro fácil de ser lido. Passei um mês para terminar, pois teve tantos acontecimentos que parecia que o livro possuia mais páginas. Não espere por muito romance, o livro é focado na fantasia e a temível Floresta. A protagonista era tonta, leiga, mas com um coração muito grande. Teve um final que eu não esperava e acho que eu gostei bastante disso. Algumas cenas eu precisava forçar minha imaginação ao máximo para entender o que estava acontecendo. Agnieska é uma personagem que vou guardar sempre. Para quem gosta de bruxas da floresta, monstros, feitiçaria e um toque de romance, essa é com certeza uma ótima leitura. Requer coragem para que você queira conhecer a Floresta.

Sami 23/01/2021minha estante
Nossa concordo com tudo! Fora que achei muito pouco aprofundado o fato daquele homem escroto prender varias mulheres por 10 anos na torre sendo que a personagem principal aprendeu magia em algumas semanas e ainda ficou melhor que o próprio "mizeravao". Muito confuso e chato

maria.s1 31/08/2020

Li pela capa e me surpreendi com o conteúdo
Eu amei demaisss!!! As únicas duas coisas que me incomodaram um pouco foram: as vezes ficava muito maçante-acredito que foi por causa do excesso de descrição- e achei que a protagonista poderia ter sido melhor desenvolvida e trabalhada. Entretanto,o conjunto total é maravilhoso e virou um dos meus xodózinhos! O final foi surpreendente

Dri F. @viagenscomlivros 13/09/2020

Essa foi mais uma leitura feita por causa do Kindle Unlimited. Sempre que assino o serviço, principalmente nessas promoções de 1,99, eu tento selecionar uma lista de livros que quero conhecer, e aproveito esses três meses para ler muito por ali.

Enraizados é um livro de fantasia que traz Agnieszka como protagonista. Ela mora em um vale tranquilo mas que tem uma Floresta mágica ao seu redor, de onde, de tempos em tempos, saem coisas horríveis.
Para se proteger desse poder maligno as pessoas do vale confiam em um mago misterioso, que vive em uma torre isolado de tudo, mas que a cada dez anos leva uma das moças do vale para viver com ele, e elas voltam depois desses dez anos totalmente mudadas.

Agnieszka tem certeza absoluta que vai ser Kasia, sua melhor amiga, que vai se escolhida pelo mago, mas o dia da escolha se aproxima e com isso a tensão vai aumentando. Será que tudo vai ser como o esperado?

Essa é uma história diferente de tudo que já li. O universo criado pela autora é baseado em folclore eslavo, e tem uma mitologia muito própria sobre o poder da Floresta e suas lendas.
Agnieszka é uma mocinha muito fora dos padrões, e o mago, que inicialmente é seu antagonista é extremamente chato, arrogante é grosseiro no início da história.
Conforme a história vai passando vamos começando a entender o porque das coisas.

Eu achei a narrativa um tanto cansativa. O livro é bastante descritivo, e aí tem páginas e páginas de uma mesma luta ou de uma viagem ou fuga.
Nada, pra mim, teve uma explicação muito aprofundada, mas o fim é bacana é condizente com a história. Mas ainda assim as muitas páginas descrevendo mais do mesmo me cansaram um pouco e eu não via a hora de terminar.

É uma fantasia bastante diferente de tudo que já li, então se você estiver procurando inovação, essa foi feita para você!
Você já tinha ouvido falar dessa história? Se já leu me conta o que achou, queria muito outra opinião!

Basil24 27/05/2021

Que livro bom
Ele passa uma sensação muito forte de que é uma história sendo contada por alguém que está de passagem, um viajante ou mochileiro. Acaba na mesma velocidade que começa e seu final parece se entrelaçar com a realidade.
Se fosse uma saga de 20 livros leria todos. O único ponto que eu achei um pouco negativo foi o jeito que o final se desenrolou muito rápido. O mundo estava acabando, todo mundo morrendo, e de repente as coisas começam a dar certo e tudo funciona.
Mas é uma leitura muito rápida e gostosa de ser feita. A escrita da autora parece um hidromel que aquece todo o seu corpo e te envolve no calor da história.

Hong Zhuang 20/03/2021

A história é bacana
O clímax foi muito corrido, então despencou bastante na avaliação. O final foi bom, aceitável. 4/5

kemelyn 19/01/2021

Péssimo
O livro é muito lento, a narrativa é entediante, tem parágrafos enormes descrevendo coisas que ninguém liga, tem uma protagonista insuportável, muito burra e que tem uma dificuldade enorme de entender as coisas, tonta demais. Não consegui gostar de nenhum personagem do livro, na verdade, e não estava ligando pra nada que acontecesse com eles.
A autora quis colocar um romance no meio da história, que ficou muito sem sentido, já que um dos envolvidos só sabia humilhar e diminuir o outro.
Algumas coisas tiveram uma explicação patética e com muitas pontas soltas.
A única coisa legal no livro que eu achei foi toda a questão da Floresta e da magia envolvida, pena que o desenvolvimento foi horrível.