Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Ceci 10/04/2022

Simplesmente mágico e imprevisível
O livro trás um conto de fadas extremamente maduro e realista ao mesmo tempo que se mostra mágico e deslumbrante. É diferente de qualquer fantasia que já li, é simplesmente real, imprevisível e encantador. Nieshka tem uma construção e um desenvolvimento incrível, ela é forte e corajosa diante de decisões e situações difíceis, erra muito e aprende com seus erros o que torna ela uma personagem forte e maravilhosa, enquanto Sarkan simplesmente normalizou irritação/ódio gratuito de um jeito que kkkk seria estranho se ele não estivesse irritado em qualquer momento, ele é um personagem marcante que transmite aquela vibe de ?ambientalista? cansado, mas carrega fardos e responsabilidades inimagináveis, colocando o bem maior acima de qualquer coisa. Além de outros ensinamentos dignos de contos de fadas sobre harmonia, respeito e união, o livro tem uma trama incrível, que explora questões sociais relativas a negacionismo e outros conceitos, onde pode ser feito uma apologia aos problemas ambientais atuais, e ao fato de que as pessoas sempre direcionam sua atenção aos eventos e discussões errôneos enquanto algo catastrófico acontece no plano de fundo. De como é perigoso se manter num ideal equívoco, viver dentro de uma bolha, sem prestar ouvidos a outras perspectivas ou se questionar de verdade.
Nanda 10/04/2022minha estante
Amei a resenha, agora fiquei curiosa para ler...

Ceci 10/04/2022minha estante
Man super recomendo é perfeitoo

Junin 10/04/2022minha estante
Adicionei na minha lista só pela resenha. Curiosidade foi a mil.

Laris44 10/04/2022minha estante
Qro ler agr

Damarys6 10/04/2022minha estante
Muito massaaaa. Tá na minha lista infindável ??

Antonia Ellen 09/08/2020

Atiçou minha voracidade a muito adormecida
Uma leitura um pouco mais madura do que eu esperava. Achei que seria um livro bem adolescente, mas não. Agradável no ritmo de se descobrir os mistérios com uma boa conclusão.

Acaui 24/04/2021

O começo e excelente, mas se aproximando do final...
Eu gostei bastante do livro, mas quanto mais perto do fim ficava, mais arrastada era a leitura.
Teve um momento que pensei em abandonar o livro, mas faltavam poucas páginas para acabar, então eu terminei. O final é bom, e o começo também, só parte do desenvolvimento e desnecessário e muito arrastada.

João 20/01/2021

#MLV2021
um bom livro, algumas coisas me desagradaram mas como um todo eu gostei bastante da história e dos personagens, o final pra mim foi incrível, recomendo

Michelle 24/01/2021

Um conto de fadas meio dark, com aventuras, reis, rainhas, magos, feiticeiras, magia e uma floresta como antagonista.

oiamandah 31/03/2021

Leitura pra fugir
Comecei esse livro sem expectativa nenhuma e mal sabia o que ia encontrar pela frente. A história me prendeu de uma forma maluca, queria saber o que iria acontecer, se seria bom ou ruim e qual fim teriam os personagens. Um pouco mais da metade pra frente senti que algo se perdeu...a história não fica ruim, mas pra mim, perde algo do brilho que eu estava sentindo antes.

De um modo geral gostei bassstante do livro, o conto de fadas é muito diferente do que estamos acostumados por aqui e o foco é total na força e magia da personagem, literalmente.

Em tempos de pandemia, é uma ótima leitura pra dar uma fugida de assuntos complexos, previsíveis e sérios :))

viih 02/03/2022

uma fantasia totalmente diferente de todas que eu já li, mesmo sendo um livro único acontece muitaaa coisa, quando você acha que já aconteceu muita merda, vai lá e acontece mais merda, os personagens são incríveis e você se apega muito a eles ao longo da história, eu achei incrível que aqui não tem o poder do protagonismo, porque os protagonistas raramente estão ganhando e na verdade eles só se fodem pra [*****], os personagens secundários tem tramas tão interessantes quanto os protagonistas e achei incrível a forma que autora desenvolveu cada história sem deixar ninguém de lado, tem aquele enemies to lovers perfeito também que eu amei demaais, eu queria poder ficar dentro desse universo pra sempre, eu não esperava nada desse livro mas recebi muito, com certeza superou minhas expectativas
TataNascimento 02/03/2022minha estante
Também amei, virou um dos meus favoritos. Ninguém fala muito dele, o que acho super injusto.

viih 02/03/2022minha estante
esse livro merece muito mais visibilidade

Nicole710 06/04/2021

Achei um ótimo livro
Gostei muito da trama, dos personagens principais e da história por trás de tudo, mas ainda faltou uma pitada de alguma coisa, não sei o quê, para ser favorito. De qualquer forma é um livro excelente e quero ler outros da autora.

Bruna | @bru.noslivros 21/06/2021

Não funcinou para mim...
A premissa desse livro é muito boa, fazia muito tempo que eu estava doida pra ler esse livro. Infelizmente foi uma decepção...

No começo eu estava até gostando, mas começou a me incomodar que os personagens não tiveram desenvolvimento nenhum. Eu li até 70% e acabei abandonando, em 30% da leitura eu já estava me esforçando muito pra terminar a leitura (e eu queria ter terminado), mas não consegui!

Se tem uma palavra que define esse livro pra mim é "tédio". Só teve uma cena de ação no livro que me deixou interessada e presa na história, mas de resto...

Infelizmente, essa leitura não funcionou para mim.

tomperadinha 17/01/2021

#analisando
li esse livro como uma leitura conjunta do time zeus da mlv2021. o desenvolvimento é muito bom e tem 2 plots que me deixaram chocada, mas acho que algumas coisas poderiam ser mais claras e/ou bem explicadas. de qualquer forma, me diverti lendo e foi uma leitura fluída a partir de 40% do livro.

Evambertson 15/01/2021

História impressionante que conquista o leitor!
Esse livro realmente me impressionou muito, não achei que fosse gostar tanto, mas a história é excelente. Apenas se baseando pela sinopse não dá pra imaginar como é incrível toda a história e como vai ficando cada vez mais interessante. Com personagens (especialmente os protagonistas) bem desenvolvidos, com personalidades fortes e marcantes.

Todo o desenrolar da história te surpreende com acontecimentos inesperados e novos elementos que vão sendo introduzidos na história, sem que deixe de fazer sentido e sem perder a atenção do leitor. O universo criado pela autora é simplesmente genial, baseado na cultura e folclore polonês.

Por ser um livro único e apresentar um universo inteiro repleto de detalhes e acontecimentos importantes o único ponto negativo (pelo menos pra mim) é o fato de que em alguns pontos da história não tiveram o devido destaque que merecia em contra partida que outros acabam tendo demais, mas acredito que seja decorrente ao fato de ser livro único e não poder se prolongar muito para que não fique uma história maçante.

Lids 06/04/2020

Eu estava precisando ler um livro de fantasia desse nível *-*
Finalmente, tive acesso a esse livro em uma promoção de quarentena da Editora Rocco. Ganhador do Prêmio Nebulla de Melhor Livro, e indicado ao Hugo Awards, simplesmente as duas maiores premiações de livros de fantasia e ficção científica, eu obviamente estava com uma grande expectativa.

O início parece muito qualquer livro de fantasia, a cada dez anos, o Dragão, um mago famoso, guardião da região, pede como tributo pela sua proteção uma jovem de dezesseis anos para morar com ele em seu lar e ajudá-lo nos afazeres domésticos. Essa parte com certeza lembra As Mil Noites (E.K. Johnston) e a dinâmica do Dragão com a Agnieska lembra até levemente A Bela e a Fera, no início.

É interessante como a relação deles se desenvolve, e Agnieska que está em posição de aprendiz se torna muito mais e acaba mostrando que tem muito a ensinar o Dragão também. Um dos pontos mais importantes da história, é o fato a protagonista não se dá bem com a magia que o mago tenta ensinar para ela, e como ela acaba encontrando seu próprio caminho e descobrindo seu estilo de magia sozinha.

A história, é claro, não é só sobre a relação deles, é sobre a relação deles com suas comunidades, como as pessoas criam raízes e relações aonde quer que eles vão e como isso nos molda como indivíduos e sociedade. Como toda boa história de fantasia, também tem uma parcela interessante de intrigas políticas e disputas por poder. Então se você gosta de tudo isso, não deixe de ler *-*

Recomendo para quem gostou da Trilogia Grisha (Leigh Bardugo), A Fúria e a Aurora (Renée Ahdieh) e A Rebelde do Deserto (Alwyn Hamilton).

site: https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/2020/04/06/enraizados-naomi-novik/

Jaque 01/10/2021

Envolvente
Gostei muito do universo que a autora criou, nunca tinha lido algo parecido. A personagem é muito bom, e a trama surpreendente.

Só achei as cenas de batalha chatas e longas, as vezes tão abstratas que foi difícil imaginar.

Tem migalhas de romance que valem a pena (confesso que queria mais).

Recomendo a leitura

dalilareads 08/12/2021

Não acredito que não li antes ?
Tive uma experiência deliciosa com esse livro. Me prendeu do início ao fim. Algumas partes foram um pouco cansativas, mas isso não apaga o quão bom ele é. Passou 1 ano na minha biblioteca do Kindle (que blasfêmia). Amei, apaixonada ?