Um Lugar Para Mim

Um Lugar Para Mim Melissa de la Cruz

Resenhas - Um Lugar Para Mim

Carol 04/09/2017

Bom, mas não o melhor de Melissa
Melissa De La Cruz já é figura carimbada por aqui. Não que tenha lido milhões de livros dela, mas já li uns dois em inglês, e um deles é o primeiro da série de Frozen, que é uma distopia que amo de coração. Então quando vi que a Harper ia lançar esse livro, tratei de pedir emprestado e já fui lendo. Porque, né, autor quando a gente gosta, precisa mostrar para o mundo o motivo.

Jasmine é uma adolescente padrão norte-americana: Linda, líder de torcida, popular e bastante esforçada. Só que ela não é americana. Por ter origens Filipinas, ela acredita que deve ralar mais do que os outros estudantes da escola para alcançar oportunidades semelhantes, e assim o faz. Mora numa casa simples, de um bairro simples com dois irmãos menores e os pais, um motorista e uma servente de hospital.

Quando ela é aceita numa espécie de bolsa de estudos, Jasmine vê sua oportunidade de fazer a diferença na vida dela e da família. Acontece que o sonho cai por terra quando ela descobre que não tem o Green Card, que é o cartão que libera os imigrantes a terem direitos semelhantes aos americanos. Ou seja, ela está ilegalmente no país, e não pode concorrer a uma bolsa desse jeito.

Em contrapartida a essa destruição de seus sonhos, ela conhece Royce, que é um lindo menino, filho de um congressista que é totalmente contra a invasão dos imigrantes no país. Ok, pode não ser uma coisa tão boa, né? Pois é. E agora Jasmine fica em cima de muro, sem saber o que fazer com a eminente possibilidade de ter que virar serviçal, se continuar sendo ilegal no país, ou precisar voltar para seu país de origem para conseguir estudar e fazer tudo o que ela é capaz de fazer. Sem contar qu está apaixonada pelo o que seria o filho do seu inimigo. Já viu o drama, né?

Quando o leitor acaba o livro, se vê com algumas informações da autora sobre o que ela precisou passar para conseguir o próprio Green Card. Achei isso bastante válido, visto a quantidade de pesquisa que Melissa precisou realizar para escrever esse livro, em termos políticos e sociais. Ela realmente tinha segurança quando colocava cenas de tribunal ou sobre as leis americanas quanto aos imigrantes. Em todo momento, durante a leitura, ficava pensando como nós, brasileiros, somos meio largados para esse tipo de coisa. Aqui todo mundo entra e todo mundo faz. É uma coisa positiva? Sinceramente? Não sei se acredito 100% nisso.

Eu gosto das partes mais sérias que a autora insere nesse texto. Talvez pense que seja um livro grande demais e que bem poderia ter cinquenta páginas a menos, principalmente das brigas inúteis e que não terminavam em lugar nenhum do casal. O que eu gosto dos momentos políticos e familiares desse livro, o detesto em relacionamento Jasmine e Royce. Não que ele não seja fofo, só é meio imbecil demais. Lesado, sabe? Não tenho paciência para personagens assim.

E daí a autora fica intercalando nossa atenção entre o problema da expulsão de Jasmine do país, e esse amor meio "argh" entre eles dois. Ficaria tranquila sem essa parte, ou teria criado um personagem masculino que fosse um pouco mais firme para contracenar com ela. Ele é chato!

Já a família dela compensa porque eles são uma delicinha. Curto muito os núcleos familiares bacanas nos livros que leio, ainda que seja uma escritora que tende a destruí-los. É bom ver que nem toda família é ferrada, e a de Jasmine é um amor.

Enfim, é um livro legal, mas não é a melhor coisa que li da autora. Acho que ela abordou bem as relações de imigração e o sentimento de desespero que isso gera em quem possa ser deportado. Mas falhou um pouco no relacionamento da personagem com o par romântico dela, o que é uma pena. Mas não por isso deixo de recomendar.

email: actb17@yahoo.com.br

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/2017/09/resenha-de-um-lugar-para-mim-melissa-de.html
Rafaela 12/03/2018minha estante
Meu problema com o livro foi justamente o personagem masculino e o romance, Royce não é completamente ruim, mas também não senti firmeza no garoto, achei bem sem sal, no fim entendi que a autora havia passado por algo parecido (sua cidadania foi conseguida em parte por causa do namorado/marido), então foi válido da parte dela ter inserido esse romance, mas não me conquistou.

Tamires 22/08/2017

Uma cidadã nem tão americana assim
Jasmine é uma garota filipina, que desde pequena morou nos Estados Unidos com seus pais e dois irmãos.
Uma aluna exemplar, cheerleader (como se fosse uma líder de torcida) e muito dedicada aos estudos.
No seu último ano na escola, ela se inscreve em um Prêmio Nacional de Bolsa de Estudos, como se fosse uma inscrição antecipada pra faculdade e além da redação, o aluno tem que ter recomendação dos professores e tudo mais.
Quando numa bela tarde, a secretária entrega um envelope que muda a vida dela de cabeça pra baixo.
Ela recebeu uma honra do próprio presidente, e a liberdade de escolher qualquer faculdade com tudo pago pelo governo, além de poder ajudar e melhorar a situação no país.
Mas ela é discreta e consegue se conter, e não contar pra quase ninguém.
Porém antes de contar aos pais, ela vai ajudar sua mãe (uma faz tudo) no hospital, em um projeto sobre como estão os pacientes que não tem família, e não recebem visitas.
Numa dessas visitas ela conhece Royce um rapaz muito bonito que está ali por acaso (mais ou menos) e acabam trocando telefones.
Ao contar pro seus pais, eles ficam apreensivos e jogam a bomba na cara dela.
Eles estão como imigrante ilegal durante anos e não tem direito a nada como cidadão americano.
Ela fica com muita raiva, e trata de arrumar um jeito pra mudar essa situação, e não é tão fácil como ela imaginava.
Mãe desempregada, seus irmãos sofrendo bullyng na escola, seu namorado com medo de perder não só a namorada, mas a única amiga. Sua vida exposta na mídia, entre outras coisas.
O medo, a incerteza e por que não algumas loucuras passam na sua mente, pra ser uma cidadã americana e continuar a sua vida tranquilamente.
Um livro muito bom, gostei do jeito que a autora soube levar a história.
Teve um pouco de enrolação no enredo, mas mesmo assim,gostei.
Muito bom eu recomendo!

Beta 19/03/2019

Poderia ser melhor
Um bom livro com pontos sensíveis ainda mais nos dias de hoje que falamos tanto de imigração, o começo é bom bem cativante só achei q ela prolongou muito quando ela ja podia te acabado o livro.

Anna de Arendelle 15/12/2019

Fazia tempo que eu não lia um livro que me prendesse tanto quanto "Um lugar para mim" me prendeu. Mesmo parando para pensar um pouquinho depois da leitura, ainda não sei dizer o que mais contribuiu para essa narrativa ser tão cativante — os personagens originais com suas personalidades singulares; os diversos momentos emocionantes ao longo do livro; a realidade distante da nossa (a dos imigrantes sem documentos nos Estados Unidos).

Jasmine se mostra ser uma protagonista otimista de quem seria impossível os leitores desgostarem; o romance entre Jasmine e Royce se mostra ser um relacionamento saudável que poderia vir a inspirar pessoas de todas a idades e a ensinar uma importante lição de empatia.

Tudo isso muito bem amarrado em capítulos curtos, numa linguagem fluida e coloquial — um aulão do famoso "show, don't tell" aplicado de maneira exemplar.

Bárbara Lis 23/04/2020

Uma história sobre direitos
Estava em busca de uma leitura leve e descontraída, então, finalmente, dei chance a essa história.

A história da família De los Santos constitui uma representação de outras milhares e milhões de pessoas que compartilham o desafio de ser imigrante. Esses indivíduos que, como todos os demais, apenas almejam uma vida digna, que tenha oportunidades e direitos assegurados. Entretanto, lamentavelmente essa realidade ainda está distante de ser comum a todos.

Sem mais delongas, a beleza desta história se encontra no amor, na fé e determinação de Jasmine, a protagonista, e dos vínculos com outrem. No decurso da leitura, me identifiquei bastante com a dedicação e determinação da personagem na empreitada de ingressar na melhor universidade,conforme havia planejado e se esforçado para isso.

Portanto, recomendo essa obra àqueles que acreditam no direito à cidadania, independentemente de onde você esteja e queira construir sua vida.

Feh 29/07/2020

Eu comecei a leitura com uma expectativa muito alta, uma história sobre uma menina filipina nos EUA que descobre que é ilegal, parece algo incrível para se dar uma chance e foi isso que eu pensei, e sinceramente nos primeiros capítulos, a história é fantástica, a narração sobre quem é a Jasmine, a sua família, seus irmãos pequenos, é bem interessante. A cultura das Filipinas que seus pais fizeram questão deles não abandonarem também é mega surpreendente, porque eu pude ter uma visão, mesmo que pequena, de como é esse país, que mal temos noticias.

O problema começa quando lá para metade, a história começa a se perder um pouco, muita coisa desnecessária e que não acarretaria nada para o livro começa a acontecer, personagens secundários que também não fariam a minima diferença se estivessem ali ou não. Ou seja, mais da metade do livro foi apenas encheção de linguiça, tudo poderia ter sido resumido em apenas 200 paginas.

Entretanto, não foi uma leitura difícil, eu gostei do jeito que a Melissa escreve e como ela nos apresentou a sua protagonista.

E o romance também foi bem construído, ou seja, foi uma leitura um pouco maçante pelos acontecimentos desnecessários, mas ao mesmo tempo, conhecer a escrita da autora fez valer a pena

Day 04/08/2020

É um bom livro para quem gosta de fugir dos seus padrões.
É uma história cativante que mostra uma realidade jovial americana. Para quem gosta de livros que demonstram a história da persistência de um personagem, é uma boa indicação. A leitura é tranquila e para quem quer começar a pegar gosto pela leitura, esse livro é uma ótima pedida.

Hellen.Kirsten 20/09/2020

Gostei muito
Foi um livro extremamente significativo e cheio de importância que me mostrou um pouco da vida de um(a) adolescente imigrante nos Estados Unidos. A família, o colégio, os amigos, as reponsabilidades... Tudo isso sempre foi muito para uma pessoa comum.

Ana 27/10/2020

É definitivamente um dos melhores livros que eu já li! É de longe o meu preferido. A história te prende e você simplesmente não consegue parar de ler! Super indico ??

sara.taylors 30/10/2020

Eu estou apaixonada pelo Royce
AAAAAAAAAAAA!!!!! Bom, eu comecei esse livro meio desanimada, porque as primeiras páginas são meio que só uma introdução, mas depois da página oitenta, o livro fica muito bom, e eu não conseguia mais largar.
Eu estou apaixonada pelo Royce, e ele é meu favorito, não só porque ele é o mocinho mais fofo de todos os tempos, mas porque eu me identifiquei um pouco com ele.
Os personagens são muito bem construídos, o romance tem várias reviravoltas de parar o coração, as relações da Jasmine com a família e amigos é muito legal, e eu gostei muito da relação dos pais do Royce com ela.
Esse livro é perfeito.

Camila Cruz 16/01/2021

Imigração
Nunca pensei ler um livro que envolvesse essa temática, mas é interessante a história criada em torno para mostrar como é para os imigrantes as situações de incerteza. Vale a leitura também. ?

luiza 26/01/2021

Esta a procura de uma leitura leve, - de fim de semana sabe? - e divertida? Pois então você encontrou.
O livro não começa chato mas te prende mesmo depois da página 80 por aí.
A história é boa e gostei demais, inclusive achei divertido a autora colocar um pouquinho do que realmente aconteceu na vida dela.
Foi o primeiro livro que li da Melissa De La Cruz. achei a leitura leve e fácil de ler, inclusive quero ler mais livros dela.

Simone.Felscher 07/05/2021

Historia emocionante de luta , mostrando todas as duvidas de se estar no 3 ano do ensino médio e os problemas tanto de se ser imigrante como de sempre ter que ser exemplar . Ainda retrata a necessidade de amigos verdadeiros e como pode se brigar por besteira e eles nos abrir os olhos . Tem o que acontece com relacionamentos em momentos de mudança entre outros .

Bita Vieira 09/07/2021

Um lugar pra mim...
É um clichê bom. Eu demorei um pouco pra me prender nele ( e por isso as 4 estrelas), mas ao mesmo tempo ele trouxe uma questão politica que eu achei muito importante e me fez entender um pouco mais da situação dos imigrantes ilegais nos EUA.