O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

Alex.Santos 03/02/2023

O último livro que fecha a saga O cemitério dos livros esquecidos.
Ele narra a história de Alicia Gris uma investigadora que é chamada pra resolver o sumiço do ministro Valls que sumiu misteriosamente .
Alicia tem uma ligação com o Fermín no passado. O livro em alguns momentos é um pouco cansativo porque são muitos personagens com histórias paralelas, mesmo assim gostei bastante.

Gabriel.Chiquito 08/01/2023

Zafón fechou sua saga do cemitério dos livros esquecidos muito bem, atando todos os nós e, sem deixar nenhuma ponta solta, esclareceu os pontos escuros e perguntas ainda não respondidas, além de dar um ótimo final para a saga, com tudo que tem direito e cheio de nostalgia.

O problema é que para fazer tudo isso, ele fez um livro muito longo, com histórias paralelas que se conectavam pouco, não conversavam bem entre si, além de abrir mão daquela aura sobrenatural que tinha nos 3 primeiros livros e focar apenas no estilo thriller investigativo. Mas isso não foi nada que afetasse o ritmo, cada sentada pra ler terminava um tristeza em ter que soltar o livro, e mesmo não sendo o melhor volume da saga, de forma alguma e um incentivo para não ler essa grande história que me conquistou em 2022. LEIAM CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS
Aparecida Freire 10/01/2023minha estante
Aaaaa que tudo. Amo Zafón. Falta-me ainda esse pra ler. Sou apaixonada completamente na saga dos Cemitérios dos Livros Esquecidos ?

Gabriel.Chiquito 10/01/2023minha estante
Essa saga fez Zafón virar meu autor favorito, eu só fico triste que ele já morreu e não vai mais lançar nenhum livro ?

Aparecida Freire 10/01/2023minha estante
Também. Uma grande perda ?
Eu gostaria de ler até a lista de compras dele kkkkkkk

Sérgio 24/12/2022

Uma saga épica com uma conclusão que deixa a desejar, mas acho que o mais importante não é como começa ou termina, mas a trajetória! Recomendo muito!

Fabiana 22/12/2022

Fim
Sempre fico triste quando encerro uma série, essa então não podia ser diferente. Foi incrível passear por esse labirinto e como no final tudo se encaixou. Sinto que a história poderia continuar e continuar num carrossel sem fim. Sentirei saudade desse universo.

Fernando 02/12/2022

Seus passos perdidos pra sempre na sombra do vento
O melhor livro que já li em minha vida! Me arrevesou. No formalismo russo é dito que a literatura é toda violência organizada contra a fala comum e é exatamente isso que Zafón faz. Nunca me mergulhei num livro que me marcasse e que eu marcasse tanto. Sempre fui contra marcar textos, mas basicamente destruí o livro. Me perdi com Alicia e me investiguei com ela. Quando os caminhos do labirinto se cruzam, a nostalgia que é arma de inúmera frequência na escrita do autor, nos atira e nos tira dos túneis da leitura. Após cada vírgula cada ponto cada espaço vem uma espécie de delírio quase que um martírio. O livro implora que se esmiuce. E nos obceca e observa como um demônio que não tem nome ou tem nome de editor. A Áurea mágica da narrativa enforca. Barcelona a cidade que é meio feiticeira entra na pele e não sai mais. Este livro agora tem minha alma com ele meu
espírito cresceu e tornou-se mais forte. Sinto meus passos perdidos pra sempre no labirinto dos espíritos

Dave.Christian 28/11/2022

Obra prima
O melhor dos 4 que fecha com chave de ouro toda a trama, saga, labirinto, magia do universo de zafon

Aline Guedes 25/11/2022

Já estou com saudades...
Me apaixonei por esses personagens. E esse último livro trouxe tantas coisas importantes para a história, que amarrou tudo de um jeito tão bom, que já quero reler tudo para garantir que captei todas as nuances dessa história incrível.

Aprendi muito, chorei, sofri, me vinguei e me realizei junto com esses personagens, de forma que os considero parte da minha família ??

Matheus.Ferrari1 25/11/2022

Essa série é uma preciosidade!!
Fechando essa tetralogia com chave de ouro. É uma história que nunca mais vai sair da minha cabeça e do meu coração, e que irei reler algumas vezes mais ao longo da vida. Os personagens são inesquecíveis, cada página eu me pegava com um sorriso no rosto em todos os 4 livros. Quem ainda não leu, corre pra ler agora, estão perdendo essa obra prima!

Douglas.Moreira 27/10/2022

Fechamento da saga
O livro segue a retórica de Záfon, e permitiu fechar os acontecimentos doa outros livros de forma bem consistente.
Porém, há momentos no livro que achei que a história ja teria terminado, não necessitando de mais desenrolares.
A questão é que não me decepcionei, valeu batante a pena.

Tati 21/10/2022

O Labirinto dos Espíritos
Desta vez uma investigação gigante e que acaba levando à família Sempere, e a Fermín, é conduzida por uma jovem que representa luz e sombra. Mais uma vez Barcelona nos envolve e conduz ao Cemitério dos Livros Esquecidos.

Douglas211 05/10/2022

O labirinto dos espíritos (4/4) - A história de Alicia Gris - e o fim da saga
Nesse livro nos é apresentada uma personagem nova, a qual a princípio não fazia parte do universo da família Sempere, mas pouco a pouco tudo vai se encaixando e criando conexão e fazendo sentido.

Esse livro difere um pouco dos demais, pendendo mais para o lado da literatura noir, retratando um pouco mais de violência, suspense policial e caos. Mas claro, sempre com a presença de todos os personagens que já conhecemos e fazem parte da saga.

Apesar dos inúmeros personagens e acontecimentos que tem, o livro sempre faz questão de repetir e deixar bem explicada as histórias (creio que para aqueles que não lembram tão bem dos livros anteriores).

Apesar de suas mais de 700 páginas, o livro é excelente e tem um bom ritmo, não se tornando arrastado nem fazendo com que você queira se apressar no que está acontecendo.

Assim como todas as outras obras da saga, Zafón faz questão de retratar Barcelona e fazer suas homenagens à literatura e o universo que a rodeia.

Outra característica essencial é que o autor fecha todos os pontos da trama e ainda por cima dá um desfecho para o que aconteceria após a história se encerrar.

Ao finalizar a saga confesso que bateu um vazio por saber que não teremos mais obras do autor sobre esse universo. Mas o sentimento de gratidão por se sentir presente e poder ter conhecido todo o universo do Cemitério dos livros esquecidos e a Família Sempere.

Gabriela - @livrosdegab 28/09/2022

Orfã de mais uma história, de mais tantos personagens, da barcelona que hoje vejo com muito mais interesse.
O último livro da série O Cemitério dos Livros Esquecidos é um calhamação que eu imaginei ter que fazer milagres pra acabar antes do dia 30, quando vamos começar Os Irmãos Karamazov, porém Zafon, junto com J.K., tem o dom de transformar 900 paginas em 90. A gente lê que nem sente e o número de páginas é o que menos importa.
A historia esclareceu muita coisa dos livros anteriores mas ainda senti falta de algumas explicações. No geral foi um bom desfecho, se tornando uma das minhas séries favoritas!