Harry Potter e o Cálice de Fogo

Resenhas - Harry Potter e o Cálice de Fogo

1 | 2 | 3 | 4

Carla_bheatriz 06/11/2023

Vigie, sempre.
Harry Potter e O Cálice de Fogo é o quarto livro da série escrita por J. K. Rowling.
Neste livro a história tem uma virada muito grande, principalmente na importância e ligação dos acontecimentos. A evolução narrativa também é muito perceptível, assim como a escrita da autora passa a ficar mais densa, com informações muito importantes para a condução de toda a história.
O início do livro eu achei mais lento, já que a Copa Mundial de Quadribol toma um grande espaço, mas há vários aspectos dessa parte que se interligam com o restante e são de extrema importância para o que está por vir.
Um dos pontos positivos do livro é, sem dúvida, um desenvolvimento mais aprofundado dos personagens principais. É aqui que veremos, como toma forma uma Hermione mais engajada, que se preocupa com questões além do seu próprio rendimento escolar. Adorei ver a revolta de dela com a situação de escravidão dos elfos domésticos, isso com toda certeza monstra que ela será capaz de coisas extraordinárias no futuro. E também vemos um Rony mais ciumento, que tem mais preocupações. Harry, por sua vez, mostra-se um tanto quanto orgulhoso, procrastinador e, é claro, marcado por sua “mania de herói”, perceptível na segunda tarefa do Torneio e que será decisiva futuramente. Falando nessa segunda tarefa do torneio, achei um máximo os sereianos, terem acompanhado Harry até a superfície e terem contato o que aconteceu por ele ter demorado tanto tempo, uma pena não ter aparecido nos filmes.
A construção visual das cenas merece destaque. A nossa autora explora novos cenários, o fundo do lago, um cemitério, um labirinto, isso faz com que ela crie episódios fascinantes. O labirinto, por exemplo, fica ainda mais interessante enfrentado pelos competidores na última tarefa do Torneio, proporciona cenas incríveis como a da névoa que deixa o mundo invertido, a esfinge e os explosivins e que, infelizmente, não aparece no filme.
Esse livro como os anteriores, tem o poder de nos prender e de nos envolver nas histórias narradas. A cada capítulo coisas surpreendentes acontecem tanto a Harry quanto às pessoas que estão ao seu redor. Nós como leitores nos envolvemos com os personagens, torcemos por eles e claro se emocionamos a cada desfecho.
Harry Potter e o Cálice de Fogo é o livro que eu mais descobri coisas até agora, tem muitos acontecimentos que acabaram ficando de fora dos filmes e é uma pena.
Tenho um carinho enorme por essa história, pois Harry Potter e o Cálice de Fogo foi o primeiro filme que eu ganhei dos meus pais e aonde eu descobri esse universo magico tão incrível. Ansiosa para a próxima leitura, pois com a volta de Voldemort ao final dessa história fica claro que tempos sombrios estão a caminho.
Fabio 07/11/2023minha estante
Uau, belíssima resenha!?
Adorei!

Erinaldo Santos 14/05/2021

Ele voltou!
O Lorde das Trevas retornou!
Luað 14/05/2021minha estante
Pota aviso de SPOILER

bernardobdasilva 05/04/2021minha estante
esse realmente é o mais chatinho dos livros, pra vc ter jma noção demorei 5 anos pra terminar ele kkkkkkkll, mas rlx q os proximos são os melhores, o ordem da fenix msm sendo o maior eu li em uma semana é bem fluido, o enigma do principe e reliquias da morte tbmm

@leitoradequinta 05/04/2021minha estante
Te entendo perfeitamente, mas no livro tem muuuita coisa que o filme não passa. E sou suspeita, gostei mais desse, até o momento. Os outros ainda não li, estou em uma LC da saga e esse mês é o cálice de fogo.

Rayanna 05/04/2021minha estante
amg relaxa, os próximos livros são perfeitos! realmente, tb acho esse o mais chatinho, mas não de deixou de me surpreender bastante.
Ps: Enigma do Príncipe é meu preferido!

jéssica 29/09/2022

Adorei a leitura, porém não sei se sou a única mas parece que quando começa a aparecer o voldemort os livros ficam tão cansativos kkkkkkkk

Nath 19/12/2020

eu já não lembrava da história porque vi o filme há muito tempo, então fiquei muito prendida em todos os acontecimentos, todas as provas. foi uma experiência fantástica, assim como em todos os outros livros da série.

Kassiana 23/07/2023

O filme é bom, mas o livro... TANTO detalhe, que o filme fica sem graça.
Li em pouquíssimos dias, do tanto que amei ??

Aninha 16/08/2021

Maravilhoso
Uma leitura fluida,aprendi muito com essa leitura,as provas do torneio são muito bem elaboradas!!!Eu tô louca para começar o Ordem de Fenix para continuar mandando esse trio de ouro

N A T 06/04/2022

O início de um sonho... deu tudo errado!
Esse livro, para mim, é o maior marco da saga.
Pra começar, a forma de escrita dele já é extremamente diferente do que se viu nos três primeiros livros. A escrita parece bem mais madura e melhor trabalhada, com maior desenvolvimento de personagens e descobrimento de várias camadas de personalidades que antes eram um tanto quanto apagados pelo protagonista. Além disso, a forma como o enredo foi conduzido também diferiu muito dos primeiros 3 livros, onde vemos uma história se desenvolvendo muito lentamente pra acontecer tudo nas últimas páginas de forma muito rápida. No Cálice de Fogo temos algo bem diferente: o enredo já começa nos primeiros capítulos, com diversos pontos de acontecimentos importantes em qualquer parte do livro.
Por outro lado, esse também é o último livro de ""calmaria"", antes da volta real do Voldemort, quando tudo fica mais pesado e mais sombrio. O final, mesmo sendo uma releitura, é sempre muito triste e me arrancou muitas lágrimas, não vou superar nunca.
No geral, um dos melhores, senão O melhor, livro da saga, com mais elementos criativos, desenvolvimento de personagens, volta a fatos importantes do passado e atmosferas tensas.

Rafael.Pasqualini 12/03/2024

Bom demais!
Apesar de já ter assistido aos filmes, nada tira o brilho dos livros da saga de HP.
?O Cálice de Fogo? é sem dúvida uns dos livros mais emocionantes da saga e precede ao grande final. J. K. Rowling também faz uma transição formidável de Harry criança para um Harry jovem e pronto para uma guerra iminente.
A leitura dessa série vale cada centavo!

lar 25/02/2022

impressionante
eu amei esse livro, o desenvolvimento do Harry com sirius simplesmente amei como ela escreveu, chorei com alguns acontecimentos do torneio, demorei a ler até a metade, mas da metade ao final me prendeu como nenhum livro, ansiosa pra ler o próximo

Cfleurya13 19/05/2020

Torneio Tribruxo
??
Desde seu primeiro ano em Hogwarts Harry se vê frente a frente com situações perigosas, mas em Cálice de Fogo há uma certa urgência que eu não havia sentido nos livros anteriores: além de termos vários indícios de que Lord Voldemort está prestes a voltar, dessa vez tudo nos leva a acreditar que o inimigo está novamente do lado dentro, infiltrado em Hogwarts. Ou seja, o livro inteiro é uma prévia das difíceis tarefas que Harry e o mundo bruxo terão que enfrentar nos anos seguintes, e o primeiro capítulo já nos dá um gostinho do que está por vir. Mas foi muito bom ver que o mundo bruxo não se limita a londres e nem somente a Hogwarts, na copa mundial de quadribol vemos bruxos de outro países, vemos também que existem outras escolas de magia ao redor do mundo.
Todos os livros da série narram um ano da vida de Harry, porém só nesse quarto livro eu senti, de fato, o peso do passar do tempo (comparando com a adaptação cinematográfica, é que não fica tudo em torno do Torneio Tribruxo. São grandes os prazos entre as tarefas, e por isso nos vemos focados também na rotina dos garotos em Hogwarts, trazendo a competição como apenas mais um evento pelo qual eles tem que passar ), a quantidade de páginas reflete isso, foi realmente um ano de muitos acontecimentos em Hogwarts, amadurecimento dos personagens em si e da amizade entre eles, foi bom ver o Hagrid tendo seu próprio espaço no livro.

Isadora1578 14/03/2021

Maravilhoso! A primeira metade foi a melhor,na minha opinião,apesar de as reviravoltas só acontecerem no final. Achei que a autora exagerou um pouco nas problemáticas e nos personagens que eram suspeitos de alguma coisa e isso me deixou confusa,mas a história é muito completa e surpreendente.

Sophia442 23/06/2021

Eu amo
Esse livro é tudo, li em duas noites, hp eh perfeito, atemporal; esse, pra mim, é um dos melhores

1 | 2 | 3 | 4