O livro da história

O livro da história Vários autores

Resenhas - O Livro da História

Lorenzo 26/03/2022

Livro da História
Totalmente imparcial no que diz respeito a conflitos com os Estados Unidos. Por se tratar de uma nação totalmente influente, esse tipo de livro é extremamente perigoso, ao levar uma fama bondosa aos EUA

Justifica os conflitos no oriente médio, apaga a história da escravidão nos EUA, e até mesmo na Guerra Fria, decidem escolher um lado (capitalismo).

Conceitua as invasões soviéticas como "processo de implantação do comunismo", enquanto encara as guerras e invasões americanas como "retomada de democracia" ou "impedimento de expansão comunista", como se a guerra se resumisse aos EUA desfazendo as ditaduras implantadas pela URSS.

Porém, o pior do livro, é como é encarada a ditadura militar, que recebe apenas um parágrafo, onde é justificada e diminuída como "um período de crescimento econômico".
Jardelsouzaa 27/01/2023minha estante
Muito bem observado, amigo. Não curti também isso no livro, sendo que o capitalismo é o responsável por escravidão e exploração da classe trabalhadora. Muito pertinente seu comentário.

Elk 12/02/2024minha estante
Acho que você está exagerando. Entendo que muitas coisas não são abordadas por conta de outro livro da coleção chamado de O Livro da História Negra. Não vejo sentido em se aprofundar neste tema no livro de História se há outro só sobre a história negra.

Ana 28/06/2022

Conta os períodos históricos de forma resumida.
Usei para fazer trabalhos escolares.
Só não dou 5 estrelas pelo fato de que as letras são muito pequenas, dificulta um pouco na leitura.
Jardelsouzaa 27/01/2023minha estante
E apresenta alguns erros sutis de português, mas no geral o livro é bom.

Gabriel Henrique 10/02/2020

Facilitada Pedagogia
Muitíssimas informações estão presentes, e comumente de maneira decentralizada, em livros e páginas da internet, portanto seria complicado estudar certos assuntos sem uma linha temporal organizando tais coisas. "O Livro da História", obra produzida por vários colaboradores, facilita a compreensão de resultados historiográficos, acompanhando figuras e caracterizando o escrito como um viés de uma facilitada pedagogia. Porém, ainda que tal obra contenha ditos sobres as ocorrências mais destacadas da história, faltou destacar certos eventos ocidentais que compuseram a realidade do mesmo.

Priscila 25/02/2020

Bom guia
Não é um livro de conteúdo extraordinário nem presta a uma análise profunda. Mas é um ótimo resumão da História mundial e serve para uma leitura rápida capaz de nos fornecer boa conexão entre os fatos.
Assim como os outros que já li da mesma coleção, cumpre perfeitamente seu papel

Tiago 12/04/2020

Interessante!
Uma pincelada sobre os principais acontecimentos, divididos por eras. Não se aprofunda, até porque não é essa a intenção, mais pra ter um conhecimento e se interessar e quiser mais detalhes pesquisar sobre o assunto.

Felipe.Protti 25/04/2020

Livro muito para ter uma certa informação sobre fatos históricos porém ele é resumido, então se quiser saber mais e bom pesquisar mais a fundo.

Vivi 22/05/2020

O livro da história explica resumidamente os principais acontecimentos da humanidade, desde as origens humanas até o mundo moderno. Pra quem espera, assim como eu esperava, ler todos os detalhes desses acontecimentos vai acabar se frustrando.
Ele é perfeito pra você consultar quando quiser lembrar alguns pontos principais dos acontecimentos históricos (como e porque começou, suas consequências e como terminou).

Ricardo de Andrade 06/06/2020

Uma pena que um assunto como a História Geral da humanidade seja extenso demais para esta coleção da Editora Globo. É claro que não teria como fazer um apanhado geral e total da História neste livro, mas ele tenta cumprir sua missão de qualquer forma e o faz de forma parcial e concisa. O resultado é um livro que ressalta os momentos mais importantes da história, ao mesmo tempo que acaba deixando outros de lado. No geral, para quem se interessa por história, eu acredito que vale a pena ler para se conhecer esta visão alternativa e até coerente sobre os fatos e acontecimentos que varreram o mundo desde o surgimento do Homo Sapiens. Como a maioria dos livros da coleção da Editora Globo, este exemplar, mesmo tratando de um assunto cascudo, não decepciona, ao meu ver. Recomendo aos aficionados e sedentos por história.

Enzo 25/06/2020

A história da humanidade em tópicos
Livro mais que recomendado, assim como todos os demais da coleção.

Creio ser ideal para ter como consulta rápida quando lhe falha a memória de algum acontecimento relevante do passado.

Para uma leitura direta de todos os capítulos é um pouco cansativo, mas cheio de conteúdo.

Mariana.Luiza 26/06/2020

Muito bom! Relembrando a história
O livro é ótimo para quem quer recordar determinados fatos históricos. Ele não relata tudo detalhado e sim uma "pincelada" sobre cada assunto.
Ler ele corrido é um pouco cansativo, visto que contém muitas informações diversas ao decorrer das páginas, assim como todos da coleção. Mas é muito bom para ter em casa e certo momento ver um tema específico, já que está escrito de maneira bem sucinta o que aconteceu.

Lu 08/09/2020

É um livro que conta dados importantes da História, no entanto não é minucioso. Dá apenas uma pincelada básica em cada um. É legal pra quem quer conhecer um pouco sobre os acontecimentos históricos, mas não deseja se aprofundar.

Leonardo.Brizida 27/05/2024

Um resumo geral sobre os principais acontecimentos da história, desde o início dos primeiros seres humanos até os tempos atuais. Não há um aprofundamento nos temas, e nem daria, pois o livro ficaria inviável. Achei a proposta interessante, além da praticidade, o livro é ilustrado e com uma linguagem fácil e fluída. Recomendo a leitura.

jupotter 29/12/2020

Interessante
Gosto do jeito que essa coleção é escrita.

nathkrein 12/01/2021

O livro conta de forma sucinta os principais pontos da história mundial, mas de uma forma que causa certa monotonia. Acredito que pela proposição desta linha de livros, precisaria ter uma linguage menos enfadonha, pois torna a leitura um pouco cansativa e mais extensa do que realmente é necessário.

Claro que vai do tempo de leitura, mas é uma boa forma de conduzir conceitos e fatos importante.

Barbara 23/01/2021

Excelente
Livro essencial para entender a história do mundo é assim contextualizar as leituras literárias. As divisões e linhas do tempo fazem toda diferença