Vacas Dawn O'Porter

Resenhas - Vacas

Alelorencastro 07/04/2024

Nem toda mulher quer ser princesa...
O livro narra a história de três mulheres que vivem trajetórias diferentes, mas que devido às "coincidências" da vida, acabam se esbarrando para se apoiarem nos momentos mais difíceis de suas vidas. Tara Thomas é mãe solteira de uma menina de 6 anos, Annie, e trabalha como produtora de TV em uma empresa onde o machismo está presente. Camilla Stacey é uma blogueira famosa, que aborda temas feministas em suas publicações e convicta de que não quer ter filhos, escolha que a faz conviver com a pressão familiar acostumada com ideias conservadoras. Stella Davies trabalha como assistente pessoal de um fotógrafo e, após perder a mãe e a irmã para o câncer de mamã e ovário, vive assombrada por essa doença terrível. Dessa forma, elas vão vivendo suas vidas, até que uma Tara se torna alvo de difamação na internet. Diante da situação, Camilla se solidariza com sua situação e uma amizade surge entre elas. Nesse meio tempo, Stella corre atrás do sonho de ser mãe enquanto ainda é possível de uma forma natural, usando de meios questionáveis para atingir seu objetivo. Com reviravoltas surpreendentes, acompanhamos a história de mulheres modernas que precisam encontrar a própria voz para sobreviver nos dias atuais. Um história de reflexão sobre sororidade em tempos modernos...

"Fico preocupada ao me dar conta que de que há muitas mulheres por aí que sabem a diferença entre certo e errado, mas que não têm coragem de dizer isso para as pessoas à sua volta que estão lhe causando problemas. O que impede você? Do que você tem medo? Dos homens? Por quê? De outras mulheres? Bem, isso é idiotice. Os homens só progrediram mais que nós na sociedade porque nos dominam com ações e atitudes. Simples assim. Para alcançar o equilíbrio, precisamos agir. Se sente que está sendo dominada e que isso está te impedindo de avançar, IMPEÇA isso. Se alguém está tratando você como objeto por causa da sua sexualidade, RECUSE os rótulos. Se tem alguém te impedindo de conquistar o que você quer, FALE. Se a pessoa continuar no seu caminho, SIGA EM FRENTE... Pare de se fazer de vítima, dizendo: "por eu ser mulher" e "ser mulher é difícil porque" no começo de toda frase para descrever seu sucesso ou o seu fracasso. Tire o fato de ser mulher da equação, siga em frente e conquiste. Você tem o poder de moldar o próprio destino, você tem o poder de ditar como as pessoas te tratam. Você tem o poder de não ser diminuída, rebaixada ou intimidada. Como Ghandi dizia: "seja a mudança que você quer ver no mundo". Tudo o que acontece com você está sob seu controle, porque você controla sua reação. Não se desculpe por ser quem você é e não aceite a merda dos outros. Não seja vítima. O feminismo precisa que você se posicione. Conquiste o que você quer. Siga em frente e conquiste o que você quer".

"... às vezes ser mulher faz a gente se sentir num açougue. A gente precisa se apaixonar, casar, ter filhos. Cada vez mais e mais mulheres estão indo na direção contrária. Escolhendo não ter filhos, ou arranjando um jeito de tê-los por conta própria. E acho importante promover essas alternativas de um jeito positivo. As mulheres podem fazer e ser o que quiserem, e mulheres como eu e você podem ajudá-las nisso. Não seja uma maria vai com as outras, sabe? Viva do seu jeito".

Duda Balue 22/03/2024

Nem toda mulher quer ser uma princesa?
Aos que tem nervoso de leituras com erros de digitação, deixo avisado que são diversas as falas que se confundem entre um personagem ou outro pela falta de pontuação, além de alguns erros pontuais.

Vacas foi um livro que peguei com as expectativas baixas, mas sua proposta é provocante e gosto de ter visões diferentes sobre o feminismo.
Não entendi se a proposta do livro era mostrar esse feminismo seletivo, mas gostei de como tem esse tom de crítica em todas atitudas das protagonistas, é definitivamente uma visão que eu não tinha antes de algumas pautas femininas.

Não é meu estilo de escrita, achei as personagens superficiais, a narrativa lenta e muitas cenas desnecessárias pro desenrolar.
A sinopse diz que a história fala de 3 mulheres que tentam viver suas vidas com a sociedade as contrariando.
Não foi minha visão lendo o livro, que focou mais nas críticas das protagonistas quanto a outras mulheres, principalmente nos textos do Blog, que eram descritos como revolucionários, mas eram, em sua maioria, superficiais.

MaluMariaMatos 21/02/2024

Única coisa que quero falar do livro é sobre a falta de revisão do texto, é realmente bem incômodo o tanto de erros que ele tem.

NessaCoutinho 29/01/2024

Leia
Nossa! Não consigo descrever esse livro, é um misto de sentimentos, o final realmente me surpreendeu demais! Recomendo!

Douglas | @estacaoimaginaria 31/12/2023

"Nem toda mulher quer ser princesa". Esse subtítulo define bem esse romance, no meu ponto de vista. É uma importante história de sororidade, mas também de quebra de paradigmas da sociedade atual, em especial sobre as mulheres. Surpreendente, incrível e impactante.

Renata.Tavares 06/11/2023

Amei
Comprei esse livro pela capa pq eu e uma amiga nos chamamos de vaca.
História divertida e comovente ao mesmo tempo. Senti raiva, compaixão e uma vontade incontrolável de terminar a leitura de tão boa que foi.
Me surpreendi com as histórias de vida das 3 personagens, cada uma com seu estilo de vida e que se adequa a nossa realidade, com um final que me deixou de boca aberta e que vai ficar na minha cabeça por muitos dias.

Annalisa 06/08/2023

Vacas

"Tire o fato de ser mulher da equação, siga em frente e conquiste. Você tem o poder de moldar o seu próprio destino, você temo poder de ditar como as pessoas te tratam. Você tem o poder de não ser diminuída, rebaixada ou intimidada. Como Ghandi dizia: "Seja a mudança que você quer ver no mundo."
Tudo o que acontece com você está sob seu controle, porque você controla sua reação."

Tara é mãe solteira por opção, equilibrando a vida entre cuidar da filha, trabalhar e tentar sobreviver a este mundo caótico. Tara ama o que faz no trabalho, porém odeia a forma como seus colegas e seu chefe a tratam: como um pedaço de carne. Atitude extremamente machistas, misóginas, beirando o assédio moral e psicológico. Tara só continua justamente por ter responsabilidades com sua filha. Além disso, Tara ainda tenta encontrar um momento para ela mesma e um futuro relacionamento amoroso, pulando de encontro para encontro, busca alguém que a entenda e que a ama por quem ela é. E justamente após um desses encontros, que por acaso foi um dos melhores que ele já teve, ela se deixa levar pela emoção, sentimentos e paixão e é filmada no trem fazendo algo que não deveria ser feito em público. E é aqui sua vidinha vira de cabeça para baixo e tudo realmente desanda. Exposta na interna, com milhões de visualizações, Tara simplesmente se vê em um beco sem saída, sem saber o que fazer, falar ou como conseguir seguir em frente. Atacada por tudo e por todos, Tara acaba virando o maior assunto em todos os lugares por onde ela passa. Todos julgado ela por ser mulher, por ser solteira, por ter uma filha, por não ter um vida perfeita.

Temos também Cam, uma das maiores blogueiras do país, expondo sua vida e opiniões para quem quiser ler. Defende sus convicções, apoias suas causas e não tem medo de dizer a todos o que precisa ser dito, enfrenta com garras e unhas qualquer coisa que venha a ser desafiante em sua vida, pooooorém, tudo dentro da internet. Escondida atrás de uma tela e de palavras digitas Cam pode ser quem ela quiser, menos ela mesma. Com dificuldades de socialização e interação com as pessoas reais, Cam se esconde atrás de sua personalidade na internet, porém, sozinha em sua cama, pouca interação tem com a vida real. Tem problemas de convivência com sua mãe e suas irmãs, elas se amam, porém não conseguem chegar em uma acordo sobre as preferências de Cam: não casar, não ter filhos, não ter um relacionamento sério com ninguém. Como se ela não fosse nada, sem uma família e filhos.

E temos então Stella, para mim, a mais perdida de todas. Perdeu a mãe e a irmã gêmea para o câncer e também assombrada pela estatística de 85% dela mesma também ter essa doença. Stella apenas sobrevive dia após dia, não sabendo encarar suas perdas, seus medos. Precisa aceitar a cirurgia para tirar o ovário e as mamas e ter assim uma chance de escapar dessa estatística da doença, porém sonha em constituir uma família, em ter filhos, uma marido. E ela precisa definir qual caminho seguir. E essa angústia vai aos poucos consumindo ela, e suas ideias e seus pensamentos, e levando ela a tomar atitudes drásticas e surtadas em sua vida.

Temos aqui três mulheres consideradas fora do "padrão" para sociedades, mulheres que são mães solteiras, mulheres que não querem ter filhos, mulheres que querem ter, mas não podem. Mulheres casadas, solteiras, em relacionamento, elas representam todas e nenhuma mulher. Mostrando que cada uma de nós pode ter nossas escolhas, vontades e desejos e que não precisamos seguir o rebanho para sermos validada pela sociedade. Podemos sim, escolher ser mães sem um pai, mas podemos escolher não sermos mães e tá tudo bem também. Vivemos em um mundo tão confuso e julgador que fica difícil saber o que é considerado certo ou errado, mas na verdade, na verdade, não existe certo ou errado. Cabe a cada um de nós fazer aquilo que consideramos melhor para nós. E o resto que se exploda.

O livro vai margeando essas três histórias, comuns e não comuns, e como elas aos poucos vão se interligando e constituindo uma rede infinita de pessoas e apoios, e de como nós mulheres, precisamos lidar de cabeça erguida com qualquer coisa ou qualquer um. Precisamos seguir e conquistar o que quisermos.

"Existem vários tipos de mulheres, e todo esforço é necessário para que elas não sejam vistas apenas como novilhas e vacas. Mulheres não precisam se encaixar em estereótipos. Vacas não precisam seguir o rebanho."

Fernanda 08/05/2023

Inesperado
A palavra inesperado pra mim é a que melhor descreve esse livro. Iniciei a leitura, em expectativas e sem saber nada e me surpreendeu tanto. Eu não conseguia parar de ler. Muitos acontecimentos bizarros e inesperados que te deixam de boca aberta e te fazem refletir em como as pessoas são julgadas pelos seus atos sem sabermos o que está por trás dos mesmos. Traz muitos assuntos polêmicos que estão em voga e como mulher, me fez refletir sobre aspectos da minha vida. Um livro que tem que ser divulgado e falado.

Carol L. 30/04/2023

Eu demorei bastante para entrar no clima desse livro. Mas achei incrível! Te faz questionar o teu feminismo, e principalmente traz reflexões sobre o que é sororidade. Nossa, foi muito importante para mim finalizar essa leitura.

Valéria 08/04/2023

Não gostei da jornada mas amei o final
O livro é narrado por três mulheres diferentes.
Eu particularmente tive um pouco de dificuldade de entender as motivações delas em alguns momentos, durante a leitura não senti muita empatia e não liguei muito para as consequências sofridas.
Mas ao terminar o livro percebi o quanto isso combina com o tema proposto, como nos mulheres julgamos umas as outra ao invés de fortalecer, e terminei sentindo muito mais empatia e me importando realmente com as personagens.

Lari_Santolin 05/03/2023

Eu nunca imaginei que fosse ficar tão presa a essa história. Pude me identificar e ainda tirar conselhos das próprias personagens para a vida.

Victória Silva 19/02/2023

Um conflito de sentimentos
O livro nos apresenta a história de três mulheres: Tara, Cam e Stella. Cada uma delas com seus conflitos pessoais e questões a serem resolvidas.

É uma narrativa pautada no feminismo (branco) e em entender como mulheres são julgadas.

É interessante aguardar as histórias se cruzarem. MAS, de certo modo a resolução dos problemas das personagens é meio óbvia e o livro vai ficando menos interessante do meio para o final.

Ali 12/02/2023

Uau
Esse livro mexeu com tantos sentimentos diferentes que eu ainda estou absorvendo. Foi uma mistura de raiva, indignação, tristeza e compaixão. Valeu muito a leitura.

Ioná 21/01/2023

Três universos que se cruzam
Tara, Stella e Camilla vivem histórias muito diferentes. Camilla não deseja filhos, Stella é atormentada pela possibilidade de não poder ter filhos e Tara escolheu ter e criar sozinha uma filha. Elas não se conhecem e mesmo com tudo diferente os caminhos delas irão se cruzar.
Gostei da obra, principalmente porque nos faz refletir sobre a nossa responsabilidade diante daquilo que vimos e compartilhamos nas redes.
Também é um livro com boas protagonistas femininas. Fortes, determinadas e empoderadas.
Recomendo.

Adrya.Jordanaa 19/01/2023

Vacas
Eu não sei você, mas eu adoro quando um autor consegue aproximar tanto o leitor do livro que parece que você está vivendo aqueles eventos e foi exatamente o que aconteceu aqui. Eu surtei, fiquei chocada, comentei sobre os fatos, me emocionei e vivi realmente essas páginas. A única ressalva que eu tenho pra falar é sobre o final. Particularmente eu achei que a autora quis colocar algo bombástico para dar um destaque na história e acabou por ser desnecessário e até sem sentido. Eu entendi a importância do fato para o desenrolar de todo o enredo, mas não gostei e isso me incomodou um pouco. Mas, foi tão pouco que não conseguiu estragar em nada a experiência do livro