Solitário

Solitário Chabouté

Resenhas -

Brunocom2T 13/05/2024

A CENA DO DICIONÁRIO
Muito legal. Chabouté é bão msm. Que arte. QUE FINAL. Lindo, charmoso e criativo.
Tem umas mensagens bem interessantes, e sem dúvidas vc vai querer sair do seu quarto depois de ler isso.
Preciso reler

Paulinha 22/03/2024

Solitário diferente de solidão
Muito lindo o que o autor quis dizer com os quadrinhos desse HQ. Eu gostei, mesmo não possuindo muitos diálogos ele reflete bem o que o personagem principal vive e sente. Achei perfeito o fato de todas as palavras terem um sentido só dele, a imaginação é sua companhia diária.
Um final tocante.

Mery 12/03/2024

Solitário é um livro comovente. Nos provoca a pensar sobre o sentido em sua dimensão mais profunda. Isto é, nos leva a pensar não somente sobre o que sentimos, mas como formulamos o sentido (significado) daquilo que sentimos. Traz uma doçura que nos causa mal estar, pois nos joga nus diante de nós mesmos, com nossas cicatrizes e memórias.

Anderson_Candido 10/03/2024

Solitário
Está é a primeira obra que leio do Chabouté e devo dizer que estou impressionado!

A HQ tem uma sutileza em contar e descrever sentimentos sem o uso de palavras que me deixou positivamente encantado.

A arte é belíssima, o roteiro bem escrito e a obra magnífica.

Recomendadíssimo!

Anabsilvass 10/03/2024

Emocionante
Que HQ boa! De verdade!
Enquanto acompanhava o personagem não pude deixar de ter uma sensação triste, porque tudo o que ele sabia sobre o mundo se resumia às palavras que lia no dicionário e ainda assim era de uma forma distorcida, além de conhecer apenas o farol e o mar.
Mesmo com poucas palavras o leitor consegue entender os sentimentos do personagem e entender a história. Realmente emocionante, recomendo a leitura!

KyaraG 01/03/2024

Eu gostei, mas sinto como se a história tivesse inacabada. Queria q tivesse aprofundado mais no personagem. Até pq ele passou a vida toda ali tadinho

maryelli0 26/02/2024

Chabouté, o sensível!
Ler esse cara me faz querer ver o mundo como ele vê. Sempre tão cuidadoso e carinhoso aos detalhes e com olhos tão sensíveis sobre a humanidade!

A hq conta sobre um cara que vive, desde sempre num farol, e nunca conheceu o mundo fora do mesmo.

O que me tocou nessa história, foi a relação dele com o dicionário, muito reflexivo pensar que até mesmo uma coisa tão básica (o dicionário) não é acessível e claro. Ver como ele imaginava as coisas que ele lia no dicionário me pegou por dias...

A decisão do protagonista, que teve sua vida "determinada". Por conta da sua aparência, se "prendeu" no farol, e decidir mudar essa situação determinante. Faz qualquer um olhar de uma forma mais gentil para si, e ver que nos assim como o protagonistas precisamos dessa cura em alguma área.

E isso, torna o Chabouté tão querido, não importa a sua idade, classe social, sua história, etc. Chanouté vai tocar na ferida, vai te fazer pensar nos pequenos detalhes, ter uma visão mais humana sobre si e sobre nós (como sociedade).

Não diria que é obrigatório ler, é uma escolha carinhosa tirar um tempo para sentir essa hq. E se for ler, cada detalhe é um sentimento, uma reflexão, quase que uma nova história.

Chaboute constrói sua narrativa pelos pequenos traços, detalhes num jarro qualquer, na expressão facial. Sinto que para o autor, nos leitores, fazemos a história construindo a ideia dele com os pequenos detalhes. Quase um retalho, um mosaico.

Onassis Nóbrega 25/02/2024

Poesia visual
Edição mais uma vez primorosa da Pipoca&Nanquim. Capa dura, com o nome do autor em verniz brilhoso. Papel de boa gramatura. O livro não tem introdução ou outro texto preliminar. Mas na ante-página do quadrinho temos o verbete ?Imaginação ?, com seu significado no dicionário. Pronto. Temos a síntese da obra. A história é um recorte da (ou não)vida de um morador solitário (como o título) de um farol. É um obra visual, em preto em branco, com pouquíssimos diálogos, basicamente de personagens secundários e, principalmente no início da história em que o ajudante de um barco que leva suprimentos para o farol fica intrigado com o possível morador e é informado da história pregressa do mesmo. Depois, acompanhamos alguns dias da rotina deste misterioso personagem. E, próximo ao fim, uma guinada surpreendente, pelo menos para mim. Um livro minimalista e tocante. Recomendo.

Cristiano.Cruz 24/02/2024

Lindo!!
O que dizer de uma obra que trabalha tantas camadas com tão poucos diálogos - mas que dizem tanto - e uma arte que fala por si só? Esta obra é Solitário. Chabouté é um mestre com o pincel.

betinha 22/02/2024

Amei
Uma HQ linda, que me fez refletir muito e me prendeu no inicio ao fim.

Li em 1 hora pois tem poucas falas, mas ao mesmo tempo nos traz muitos sentimentos.

Meu primeiro contato com Chabouté não poderia ter sido melhor.

Recomendo demaisss

ichi 17/02/2024

HQ muito gostosinha!
Artes belíssimas! A história é curta, não tem muitos diálogos, tem mais sentimentos.

Li rapidinho em uma hora ou menos, tô encantada.

criswest 10/02/2024

Eu simplesmente amo como o Chabouté consegue fazer uma arte incrível apenas com uma caneta preta, usando tão poucas palavras e msm assim consegue transmitir TANTO em uma única obra.

leiturasdaursula 07/02/2024

Um história para acreditar na bondade e honestidade...
Das pessoas. Um homem solitario vive isolado em um farol. O seu "barco" não o leva a lugar nenhum. Um marinheiro novato que ajuda seu patrão a levar suplementos para este homem, fica curioso sobre quem mora ali. Lindl em sua simplicidade!