O que é Sociologia

O que é Sociologia Carlos Benedito Martins

Resenhas - O que é Sociologia

Sara @desanuvie 19/04/2020

O livro trata do início da sociologia como método de pesquisa científica e do início das ciências sociais que separavam a antropologia da sociologia e da ciência política. Esclarece também as vertentes sociológicas e as diferenças formas de como está ciência foi utilizada, seja para quebrar parâmetros e regras do momento social em questão, seja para validar e fortalecer os pensamentos conservadores e capitalistas que dominavam juntamente com a burguesia na época.

LeonardoGS89 22/06/2023

Obra essencial para quem busca uma introdução clara e abrangente ao campo da sociologia, com uma abordagem didática e acessível, o autor explora os principais conceitos, teorias e temas que compõem essa disciplina fundamental.
Ao longo do livro, Martins oferece uma visão panorâmica da sociologia, começando pela sua origem e desenvolvimento como ciência social, ele aborda os principais pensadores e teorias que moldaram a disciplina, destacando sua importância para a compreensão da sociedade e das relações humanas.
No geral, "O que é Sociologia" é uma leitura indispensável para estudantes e interessados em sociologia.
O autor combina clareza conceitual, exemplos práticos e uma abordagem acessível, tornando a disciplina da sociologia compreensível e relevante para a compreensão do mundo social em que vivemos.

Giovanna1174 30/01/2024

O livro, "O que é sociologia" de Carlos Benedito Martiins, nos conta um pouco sobre como surgiu a sociologia e como ela foi se desenvolvendo em cada contexto histórico da humanidade. Também nos mostra a opinião e estudos dos principais sociólogos em suas épocas. É um livro bem interessante, porém possui uma linguagem um pouco técnica que eu, que não tive sociologia durante o ensino médio, tive dificuldades para entender e acompanhar. Mas de modo geral, gostei e tive obtive uma ideia sobre o que é a sociologia.

isabel_fmelo 12/02/2023

Leitura feita para aula de Sociologia.
Gostei do estilo de escrita, e do modo como foi seguindo o desenvolvimento histórico. Simplesmente não sabia que Durkheim era conservador, não lembro de ter estudado sobre isso na época do cursinho, mas enfim. Bem bacana.

WellingtonBSA 05/05/2023

Livro introdutório que dá um panorama geral sobre o surgimento e desenvolvimento da sociologia. Aborda os principais autores e problemáticas, com enfoque especial nas linhas políticas conservadoras ou revolucionárias que os sociólogos adotaram. Penso ser uma boa introdução, mas poderia conter mais divisões no texto, para facilitar a compreensão do leitor leigo.

Fran 18/09/2021

Contém opiniões importantes e visões sobre diversos autores que contribuíram para o sergimento do conceito de Sociologia.

mj4 12/04/2021

Didático!
Dessa vez a leitura foi pedida pela professora de socioantropologia, no início achei o livro chato e cansativo porém a forma como a contextualização histórica da sociologia é tratada no livro, como uma cronologia, indicando a situação política e econômica da época, os principais autores sociólogos e seus pensamentos, além de acontecimentos históricos também, tornam o livro dinâmico e didático, principalmente para quem gosta de história, política e claro, sociologia.

Jhé 29/09/2023

Leitura fácil
É, como diz no título, uma leitura fácil e para que gostar do assunto, prazerosa. Tenho o costume de cronometrar meu tempo de estudo e a cada pausa, eu ficava surpresa com quanto tempo que havia se passado sem eu perceber.
O livro não se aprofunda nos autores que traz e nem poderia, dado o número de páginas, mas suas introduções são o suficiente para compreender as teorias de cada um e também o contexto da época na qual se desenvolveram.
É um bom começo para quem não entende muito sobre o assunto.

Fernando.Lovato 22/02/2021

Excelente livro introdutório para a sociologia
O autor não aprofunda na teoria de nenhum sociólogo, se você quiser entender o pensamento deles terá que ler outras obras por fora. A obra funciona como um resumo do campo que se deve saber antes de começar a estudar sociologia, ou seja, um resumão didático.

--> Pontos positivos:
. A obra cumpre o proposto no título de uma maneira clara e objetiva.
. Indicações de referências para aprofundamento caso o leitor tenha interesse.
. Boa divisão de texto: trata da gênese histórica da sociologia, principais autores clássicos e como ela está o campo científico no século XX. Sendo um capítulo para cada item acima
. Linguagem amigável

--> Pontos negativos:
. Nenhum.

beca 05/03/2024

O que é sociologia?
Estou fazendo um curso de ciências humanas e sociais e durante algumas aulas de estudos avançados a professora comentou/ indicou sobre este livro, por isso ele é tão específico. Foi uma leitura importante pois consegui assimilar tudo o que aprendemos muito melhor. Não indico muito para quem não está buscando por esse conteúdo em específico, mas é ótimo!

Gardênia 08/08/2020

Elucidante
O livro mostra o surgimento da sociologia que se deu anos após a Revolução Francesa com o objetivo de ajustar a sociedade que se encontrava no "caos" e na "anarquia". Essa ciência nasceu repleta de incoerências, através do positivismo, tendo como método o estudo da sociedade, mas sem tratar o homem como sujeito da história e, assim, ignorando os conflitos sociais em nome de uma "ordem" que chegaria através de uma mudança moral dos indivíduos. O lapso de coerência surgiu apenas quando o capitalismo passou a ser estudado de forma estrutal, primeiro em Weber, ao relacioná-lo com a religião e com os outros setores da sociedade e da cultura, e teve seu ápice crítico com Marx e Engels através do materialismo histórico.
Gardênia 30/06/2021minha estante
Obs: Ganhei esse livro em 2012, no início da faculdade de filosofia, de um colega do curso do qual perdi o contato há muitos anos. Reli o livro novamente ano passado e, ao olhar a dedicatória, vi o nome do colega, fui procurá-lo no face e descobri que ele faleceu. ??

Lary 01/01/2021

Conciso e direto.
Recomendo muito a leitura da obra para os iniciantes na sociologia que buscam conhecer essa ciência humana desde sua fundação até os primeiros passos de seu desenvolvimento para começar a tomar a forma como a conhecemos hoje.