O Ego é Seu Inimigo

O Ego é Seu Inimigo Ryan Holiday

Resenhas - O ego é seu inimigo

Pedro Sucupira 29/09/2022

2022 LIVRO 22 – O Ego é o seu Inimigo: como dominar seu pior inimigo, por Ryan Holiday.
O título por si só já diz muito. Um livro que aborda sobre o ego nas várias etapas da vida e como lidar com ele.

Enquanto nos deparamos com vários livros de autoconhecimento que nos instiga ao infinito e além, nos dizendo que tudo é possível basta sonhar, querer e positividade, neste livro, Ryan Holiday, faz o papel contrário trazendo o leitor à realidade, com pés bem firmes no chão.

Resumindo, para aqueles que desejam conquistar algo só existe um caminho: trabalho, trabalho e trabalho.

Entretanto, aconselho uma leitura sem pressa e cautelosa.

Ensinamentos valiosíssimos para aqueles com o ego super inflado, porém, ao mesmo tempo, temos que tomar o cuidado para não nos deslumbrarmos e cairmos na falácia de que basta trabalhar.

Se trabalhar, trabalhar e trabalhar sozinho fosse suficiente, toda faxineira e todo pedreiro seriam ricos. Mas sabemos que na prática não é bem assim.

Vale a pena lembrar que Ryan Holiday é um ex-marqueteiro (se é que existe esse termo), especialista em manipulação midiática, e que alcançou o sucesso muito cedo na carreira; claro que devido à sua rede de contatos super influente.

Todas as lições do seu livro são acompanhadas de histórias reais de pessoas que alcançaram o sucesso em alguma etapa da vida, ilustrando muito bem as ideias que o autor quer transmitir, e facilitando a leitura tornando-a mais dinâmica e leve; contudo, as histórias de vida dessas pessoas exemplos devem ser analisadas levando em consideração o meio em que elas cresceram. Em outras palavras, nem toda trajetória de sucesso pode ser aplicada a todos, mas quando lidas com o devido filtro, podem conter algum ensinamento.

Sabemos que a realidade da maioria das pessoas é a de pobreza e miséria, por isso, O Ego é o seu Inimigo, assim como todo livro “mágico” de autoconhecimento e superação, é uma obra que requer uma leitura crítica, pois exige do leitor saber aplicar as lições ao seu contexto de vida.

#autoconhecimento #oegoéoseuinimigo #leituracritica

Luis Gustavo 08/04/2021

O ego é seu inimigo
Ryan Holiday, ensina como lidar e domesticar nosso ego para que possamos manter o foco no que realmente importa e fazer o melhor trabalho possível. Robert Greene.

Elton.Oliveira 09/01/2022

Um mal q pode atingir à todos
Adorei a leitura , me identifiquei em muito do q se foi trabalhado ! O ego é como uma doença grave q se instala em seu psicológico em diversos momentos cruciais .... Vitória , derrota , ascensão , manutenção ... Todos temos egos , o importante é deixá-lo equilibrado !
Humildade é a palavra chave !

Ótima leitura !

Luanna 10/02/2022

Muito bom!!
Foi o primeiro livro que li do autor, gostei bastante da escrita dele e do tema em si.

O livro fala sobre, como alguns comportamentos podem nos prejudicar quando deixamos nosso ego falar mais alto, em vez do bom senso e humildade.

O livro mostra vários exemplos, e tem muitas citações do estoicismo, o que torna o livro mais rico.

Gostei muito!!

marina 02/07/2021

o ego é seu inimigo
não é o tipo de livro que eu leio normalmente, e com certeza não é o tipo que eu gosto, mas mesmo assim aprendi muitas coisas com esse livro que vou levar para vida!
(achei que houveram muitos exemplos de histórias de pessoas, o que deixou a leitura cansativa)

Karina.Nishiyama 29/09/2022

O ego é o seu inimigo!
Adorei essa citação de Plutarco: obtemos tanto conhecimento das coisas pelas palavras quanto obtemos palavras pela experiência com as coisas.
FIM

Lilian 26/01/2021

Perfeito e atemporal
É o tipo de livro que eu queria ter lido logo na infância e em muitos outros momentos da vida.
A leitura flui e conforta tanto na auto análise do passado como proposta para os dias que virão.
Excelente livro, recomendo a todos independente dos gostos literários.

Aline Vilela 12/07/2022

Um livro sobre auto conhecimento
Se você é uma pessoa que curte reflexões sobre auto conhecimento esta obra é para você.

O autor faz menção de histórias reais de pessoas que foram afundadas pelo ego, e outras que teriam de tudo para ter um ego exacerbado, mas mantiveram seus pés no chão.

É uma leitura que trás muita reflexão e nos mostra, onde as nuances do ego, podem estar escondidas em nós.

JoAo.Padilha 25/09/2022

Surpresa total
Fui pego de surpresa com essa leitura maravilhosa que nos coloca dentro de um estudo sobre o ego. Fazia tempo que eu não marcava o livro quase inteiro devido a grande quantidade de reflexoes e ideias legais. "Você deve varrer o chão a cada minuto, todos os dias. Depois deve varrer outra vez"... Aspiração, sucesso e fracasso, o ego está em todo lugar.
Italo F 27/09/2022minha estante
Leitura empolgante! Percebi que o ego é algo que dificilmente alguém não irá de ter em algum momento, porém você consegue equilibrar suas ações. "Varrer todos os dias" ??

Carla.Zuqueti 28/04/2019

Excelente
?Crença doentia na própria importância.?
?Arrogância e ambição egocêntrica.?
?Senso de superioridade e de certeza que ultrapassa os limites da autoconfiança e do talento.?
?A noção de nós mesmos se torna tão inflada que começa a distorcer a realidade que nos cerca.?

Essas frases marcaram a leitura do livro ?O Ego é seu inimigo ?. Todos nós já encontramos pessoas em nossos caminhos com o ego tão inflado que são incapazes de enxergar a realidade que os cerca, de aprender com os erros. Pessoas que resistem a assumir as responsabilidades por seus erros e culpam o subordinado, o chefe, o colega, o clima, o cosmos por suas falhas e dificuldades.

Mas e quando nós somos essa pessoa? Quando queremos tanto manter o poder e status que adquirimos que somos resistentes a mudanças e ao aprendizado que assumir as falhas pode nos trazer?

O livro é um convite ao autoexame, autoavaliação. A manter-se humilde nas realizações e nos fracassos. Todos fracassam em algum momento da vida. O que você faz a partir disso e como se mantém fiel aos seus valores é o que realmente vai te fazer melhor, mais feliz, mais realizado na vida.

Leonardo.Brizida 29/12/2022

Aspiração, sucesso e fracasso
A leitura deste livro é um desconforto. Um desconforto necessário, eu diria. É difícil "digerir" e até mesmo aceitar alguns preceitos descritos neste livro. Não é uma leitura fácil, não pela escrita do autor que achei excelente com capitulos curtos e objetivos, mas pelo conteúdo extremamente incisivo que vai de encontro a nossa vaidade.

Não queremos aceitar que a culpa dos nossos maiores males encontra-se dentro de nós. Na falta de humildade e propósito, no descontrole da nossa raiva em momentos cruciais. É o não trabalhar duro mesmo quando as coisas não vão tão bem.

O ego age quando buscamos os elogios, a fama e os louros das vitorias. É quando queremos "abraçar o mundo" em projetos que não tem nada a ver com a gente, só porque alguém que admiramos esta fazendo também.

É preciso dominar o nosso pior adversário. Aprender a aprender com a derrotas, insistir na humildade mesmo quando estamos contemplando as vitórias em se grau superior.

É ter propósito de vida, para que possamos ignorar e refutar aquilo que não é nossa meta. Só aí já nos livrarmos de boa parte da sobrecarga de querer fazer tudo, e também da frustração de fazer mal feito pelo excesso de demanda.

Um excelente livro, sem dúvidas. Desejo fazer várias releituras dele ao longo da vida. Nos momentos de aspirações, sucesso e fracasso.

Mari 28/08/2020

Eu amei o outro livro que li do Ryan Holiday e quando peguei esse estava com muitas expectativas, que no final ele conseguiu alcançar com esse livro.
Esse é um livro que me fez pensar muito no que quero e como alcanço o que quero sem que meu ego grite mais alto. Amo essa forma de usar um exemplo real para mostrar o ensinamento por trás daquilo que o Ryan usa. Essa exemplificação ajuda muito a realmente entender o que ele quer dizer.

Camila 01/11/2022

Para consultar quando preciso
O livro é muito dinâmico e aborda aspectos relevantes sobre a ascensão, o sucesso e o fracasso. É extremamente importante para começar a refletir em que momentos deixamos nosso Ego nos dominar, e então, equilibrar nossas ações e atitudes. É um livro que eu vou ter na minha cabeceira, para sempre relembrar alguns pontos importantes da leitura.

Alessandra.Pinheiro 26/07/2021

Sem dúvida o melhor livro de 2021. Foram tantas provocações feitas. Um livro que mostra o lado obscuro que escondemos e como combater de forma simples e reais para inspirar. Como pessoas comuns dominaram o Ego e chegaram aos mais altos níveis de poder e sucesso

Ana Caroline 26/08/2022

Essencial para de auto-analisar
Gostei muito desse livro. Para quem evita fazer uma autoanálise com certeza levou grandes tapas na cara com essa leitura. Por vezes reli algumas frases para entender porque por mais que tenha uma linguagem fácil, acredito que nosso inconsciente evita compreender facilmente algumas partes . Por fim, recomendo e sigo me analisando para evitar cair ao máximo nessa armadilha que é o EGO