Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer Leandro Karnal
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Patrícia 09/08/2020

Um conversar com muito conhecimento, um livro curto, achei que ia lê ele bem mas rápido mas.

Patty 18/09/2020

Crer ou Não Crer apresenta um debate saudável, onde um Padre católico e um ateu não brigam, não desmerecem e nem tentam converter um ao outro, pelo contrário, buscam o que os unem, o interesse pela humanidade, e não o que os diferenciam.
O livro é escrito como um bate-papo, que nos faz sentir como se estivéssemos ali sentados juntos só acompanhando a conversa entre eles.
Leandro Karnal, mostra as visões de um ateu que estudou muito sobre religiões, enquanto o Padre Fábio traz o seu ponto de vista sobre a igreja a qual dedica a sua vida.
Com certeza é o tipo de leitura que agrada a todos, seja você católico ou não, e confesso que no meu caso me ajudou a fazer uma boa reflexão sobre as minhas crenças.
E como diz o Padre Fábio de Melo, que resume bem o livro: "Quem dera nós tivéssemos mais debates que não pretendessem desqualificar a razão alheia, mas conhecê-la. A diferença como um ponto de encontro, e não de divisão."
Enfim, um livro que não é uma aula sobre ter ou não religião, é acima de tudo sobre o ser humano.

Eduardo1304 05/01/2022

Um bom debate entre um ateu e um padre.
Um debate respeitoso entre um ateu e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes.
Vele muito a leitura por ser um diálogo de fácil compreensão.

Pri Ruppenthal 07/09/2021

Se não, o melhor...
Estou pra dizer que este seja um dos melhores, se não o melhor livro que eu li em 2021. A leitura dele veio 3 meses após morte do meu pai, que tem me feito questionar muito a existência de um Deus. Me fez refletir muito, muitas partes. Com certeza um dos únicos livros que eu talvez lenha duas ou mais vezes. O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe?  O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes. Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Dois homens dotados de uma inteligência invejável, de um respeito num debate que falta a conversas simples em mesa de almoço. Uma verdadeira aula.

Dansd1 03/07/2022

Esperava mais.
Me pareceu uma conversa entre um teólogo liberal e um ateu. A conversa é bem desenvolvida. Porém, eu esperava que fosse mais profunda.

thabooks 10/08/2019

Crer ou não crer?
Crer ou não crer,
Por Padre Fabio de Melo e Prof. Leandro Karnal.

Bem, fato é que, este livro foi um grande achado na minha vida. É um diálogo intenso e sem reservas entre duas das pessoas mais inteligentes que já tive o prazer de ler sobre. Sem enfatizar ou escolher um lado, a gente pode ver de perto como funciona o entendimento de crer ou não num Ser Supremo que rege o mundo e está a par da vida de todos e sabe tudo o tempo todo.
O Padre Fábio de Melo nos apresenta a um Deus tão diferente, devo dizer que me senti mais perto da cristandade vendo que o Deus que ele crê se assemelha muito ao Deus em que eu particularmente acredito. E é bom ver que existe pessoas com o mesmo discernimento que você em relação a alguns detalhes da vida social. Ele nos mostra um Deus amigo, não vingativo, um Deus que se mostra nos pequenos acontecimentos e detalhes da vida simples, que a gente tem que estar atento e buscando para perceber. Eu acredito Nesse Deus.
O professor Leandro diz como foi simples e natural descobrir que os símbolos e valores de sua então religião não tinham o significado que deveria ter para um cristão. E como foi esclarecedor e gradativo entender que não acreditava. Um conhecedor de religião, dos ritos, da história conta de modo explicativo como entende o mundo sem a existência de uma divindade.
Ambos mostram seu lado e questionam o outro com sinceridade, abertos ao conhecimento de uma vivência diferente e sem ofensas, sem desrespeito. O que torna o diálogo lindo, cativante e surpreendente.
Nesse livro a gente percebe um significado para religiosidade e cristandade, pelo menos eu tive essa sensação. A gente tira a lição que tem tudo é extremo, que ouvir o outro lado pode gerar conhecimento e te desprende de tabus. Certo, que para cada leitor, um livro age de modo diferente. Para mim, esse mudou muito alguns conceitos e preconceitos que eu tinha sobre a vida.
Recomendo.

Bruna.Cristina 28/03/2021

Cordial
Karnal e o Padre Fábio usam uma cordialidade no diálogo sobre diversos temas permeia a vida cristã. Mesmo divergindo em alguns pontos os mesmos não agridem um a outro mostrando, citando nomes que reforcem seu ponto de vista.

marialuizagama 25/01/2021

Um bom diálogo com diferentes pontos de vista. Como li em algum lugar, é um debate. Não há formas de discussão ou de querer colocar o outro como errado. Uma simples conversa sobre humanismo, como eles dizem, e sobre diferentes formas de acreditar

Marcelo Duarte 02/11/2020

Diálogo sincero, respeitoso e de alto nível
Conversa em alto nível e muito respeitosa. Foi muito interessante conhecer um pouco mais a história dos dois. Os dois proporcionam um diálogo muito inteligente e sincero, inclusive com algumas alfinetadas reflexivas sobre suas convicções (ou falta delas). É um diálogo que nos faz pensar na dimensão do sagrado e do secular. E mais ainda, nos faz ver como é necessário a tolerância, a humanidade, o diálogo, em um mundo cada vez mais os indivíduos estão fechados ao diálogo.

Barbara.Borba 29/06/2020

O que achei bastante interessante nesse livro é que apesar de terem crenças ou não crenças divergentes, em nenhum momento um tenta convencer o outro que está certo, é uma conversa saudável que só agrega conhecimento!

Rafael Flores 22/02/2022

Religião se discute? A proposta do livro é fomentar a discussão por meio de um bom diálogo sustentado pelo respeito do lugar de fala entre o historiador, embasado na sabedoria da ciência, e do padre, sustentado pelo conhecimento da fé. A leitura é muito produtiva porque fomenta o pensamento a partir de cada ponto de vista,oferecendo subsídios em concordar com o ceticismo ou ainda a reforçar a fé individual.

Brnoliver 25/05/2018

Karnal e Fábio de Melo
Ao saber do livro fiquei ansioso por ler ao mesmo tempo preocupado com o que poderia encontrar nele. A proposta parecia com a do Livro "Deus existe?" em que o filósofo ateu Paolo Flores d'Arcais debate religião com o Papa Bento XVI (que ainda não era papa), porém o livro crer ou não crer não exige do leitor uma compreensão muito profunda em filosofia ou teologia, o que não deixa os diálogos menos inteligentes, só é para um público mais geral e ambos os lados (Karnal e Fábio de Melo) parecem ser amigáveis um com o outro, por isso a discussão parece mais entre dois amigos em um barzinho (do ponto de vista positivo) do que uma guerra catedrática. Inclusive não há ofensas em nenhum instante, o Padre parece amigável aos ateus aristotélicos (mesmo que a crença condene ateus ao inferno) e Karnal se limite a dar algumas alfinetadas sarcásticas, inclusive apontando que o padre beira a heresia por ser mais complacente que a Igreja espera...
Como debate eu acho que acrescenta pouco ao conhecimento do leitor, não acho que sirva para alguém mudar sua posição religiosa ou se decidir entre crer ou não crer, porém traz diversas lições de tolerância, alguns raciocínios interessantes, algumas curiosidades do ponto de vista de um ateu e de um religioso, além de ambos contarem parte de seus histórias, às vezes contam algo inesperadamente pessoal.
No geral, Leandro Karnal cativa mais o leitor pelo bom humor e sagacidade, Fabio de Melo é mais sério e suas falas sofrem a limitação de ter que tomar cuidado para não desagradar a instituição católica, ao mesmo tempo torna seus exemplos mais palpáveis e talvez seja muito mais compreensível a todos os públicos. Algo interessante é o fato do Padre beirar a heresia, coml diz o próprio Karnal, e apontar um Deus mais humanista e menos mítico e institucional, enquanto o Leandro Karnal mostra que tem um conhecimento vasto na crença católica por ter vivido intensamente o catolicismo na juventude, alguns pontos do livro parecem que eles trocaram de lado.
Então acho uma boa leitura para quem gosta de ouvir algum dos dois (ou os dois). Vários temas transcendem a discussão principal e isso torna o livro melhor.

Citação: "Osíris existiu por mais tempo que Jesus na crença dos egípcios. Deuses também morrem quando seus adoradores morrem." Leandro Karnal

"De vem em quando alguém me pergunta: 'como é o céu, padre?'. Honestamente, eu respondo: 'Não sei, querido, porque ainda não morri. Estou na mesma situação que você, sem saber como é'." Pe. Fábio de Melo

Ane 20/08/2022

Fé com Sabedoria
Falar de fé e de não crer pode ser bastante conflituoso, mas não para esses dois maravilhosos. Karnal e Fábio são responsáveis, traz reflexões importantes e humanas, necessárias ao crescimento intelectual e espiritual. Como diz Fábio 'Karnal, você é muito mais católico do que muitos que se dizem ser' ... a prática é muito mais importante do que a fala e é essa reflexão que fica em mim ao concluir esse diálogo entre gigantes!

Maíra Marques 22/06/2020

Crenças
Leitura leve, com ótimas reflexões sobre fé e espiritualidade. O glossário ajuda muito a leitura. Outro aspecto positivo é abordar outros autores, livros, passagens bíblicas e a história de alguns santos católico. Ao longo da leitura você fica com vontade de ler sobre tudo isso, e acaba lendo muita coisa e saindo com uma listinha de novas leituras. Essas "pausas" foram fundamentais para o aproveitamento desse livro. As reflexões sobre a morte, cultura e religião são bem interessante. Recomendo.

Vitoria Caroline 18/07/2022

Por mais que a narrativa da forma apresentada não ser a das minhas mais favoritas, gostei de todo conteúdo apresentado, não sei se por o assunto em si ser algo bastante interessante e questionador ou simplesmente por ter despertado algo que me interessasse.
Karnal consegue sempre ser fenomenal e ao ler é como se estivesse o ouvindo debater e apresentar suas ideias.
Indico a leitura com toda certeza.