Lugar Nenhum

Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Mirian 16/09/2020

Mundos paralelos
Esta leitura dá impressão de que realmente existe o mundo de cima e de baixa. Que podemos segurar a maçaneta de qualquer porta e imaginar uma outra realidade, com incontáveis formas de vida.

E que as vezes é bom deixarmos de ser 'normais'

Que existe um lado fabuloso de viver, mesmo com as peripécias.
Leitura e . 16/09/2020minha estante
Oii... Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... tem sorteio rolando lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto

Jjjkjs9717 29/08/2021

Foi meu primeiro livro do Neil Gaiman, mas acredito que não será o último. Apesar de não ser um livro com muita "tensão" se possível dizer, não me deixou ansiosa em momento algum, é um mundo muito gostoso de fantasia.

Narry 26/12/2020

Esperava mais...
Sendo um livro do Neil Gaiman, que normalmente escreve livros maravilhosos de fantasia contemporânea, eu esperava mais. Achei a leitura bem arrastada, pois não é fácil se identificar com o protagonista nem com o universo apresentado, visto que o primeiro muda de pensamento a cada capítulo e no final parece que não desenvolveu nada, voltando ao ponto inicial, e o último não tem detalhes que permitam entender como ele surgiu, como as coisas funcionam, etc. Simplesmente não é um livro que eu voltaria a ler, e me esforcei muito a finalizar, mas a edição da intrinseca é linda, verde com detalhes em dourado, além de ter um mapa na contracapa de passagens da história.

Gabriel.Grilo 18/10/2022

Ótima história e ótimos personagens
A história é ótima, um clássico Neil Gaiman (para quem quer entender um pouco de como funciona a mente fantástica do autor), não é sua melhor obra, mas ainda sim um ótimo livro. Ótimos personagens (De Carabás é realmente um de seus melhores personagens), e um mundo cheio de mistérios a serem explorados. Espero que ele ainda volte a esse mundo em possíveis sequências.
laysleobet 18/10/2022minha estante
minha primeiro conexão com Neil Gaiman foi em Sandman!! Gostei do autor e como ele caminha no mundo literário.

Caio 18/11/2022

Foi muito bom.
Ah! Que pena que acabou. Quando você fica com esse sentimento ao fechar um livro pela última vez significa que ele é bom. A escrita é gostosa e os personagens são tão diferentes e imersivos. Adorei tudo que li. É o tipo de livro que qualquer coisa pode acontecer e não te causa desconforto. Pelo contrário é muito divertido. Queria mais. Recomendo!
Regis 24/11/2022minha estante
Também gostei muito desse livro. Foi meu primeiro contato com a escrita de Neil Gaiman e ele me ganhou. ?

Caio 24/11/2022minha estante
Já coloquei outro dele na lista.

Regis 24/11/2022minha estante
Pretendo reler Sandman do início. Vou começar Prelúdios e Noturnos ainda esse ano. A obra completa são de 2218 páginas. Vou ler aos poucos. ?

Ana | @heydourado 14/12/2021

Um bom livro
Senti que algumas coisas ficaram muito longas e outras muito curtas, mas em seu todo foi uma boa leitura.
O livro [e be legal, mas esperava um pouco mais dessa leitura.

Nedina 09/12/2012

Quando você lê Neil Gaiman sente que: a) O autor fuma pó; ou b) Você está usando alucinógenos e não apenas lendo um livro; Mas esse é apenas um dos encantos desse autor.

'Talvez eu ainda esteja um pouco de ressaca. Quase vi sentido no que você falou - suspirou Richard."

Em Lugar Nenhum, você não encontrará respostas. Tá bom, algumas talvez. Em geral é tudo muito louco, mas não tão confuso. Se você puder aceitar que a lógica não tem lógica e que a personagem principal se chama Door, e pode abrir qualquer tipo de coisa. Que ela está sendo perseguida por 2 assassinos lunáticos e virtualmente imortais. Se você aceitar tudo isso, então você vai se divertir. Claro que Richard não achou divertido não existir depois de ajudar Door. Ele não sabia que ao se misturar com o Mundo de Baixo (ou Submundo) você deixa de existir no Mundo de Cima. Até porque, ele sequer sabia que existia um Mundo de Baixo!

Eu adoro a forma como Gaiman leva a história. Richard é nosso elemento de ligação. Quando explicam as coisas para ele, sentimos como se estivessem explicando também para nós.

Oh! Não posso deixar de mencionar o Marques de Carabas. Personagem estranho. Todos sabem que não se pode confiar nele, mas as vezes é necessário usar seus serviços. E o pagamento é sempre em forma de favores. Isso me lembra o Grimalkin da série Os Encantados de Ferro. Adoro esses personagens porque são sempre muito complexos e não tem posição definida. Não são 'mocinhos' mas tabém não são 'bandidos'. Apenas são. É claro que isso só funciona quando o autor tem talento.

Enfim, não posso dizer que passei bons momentos na Londres de Baixo, seria o mesmo que dizer que me diverti na Arena de Jogos Vorazes rsrsrs Digo apenas que adorei ler o livro ;P

Mais resenhas em: http://blogmundodetinta.blogspot.com/
Flávia 04/01/2013minha estante
É exatamente isso. É importante ler destituído de qq razão ou lógica, e se o fizer, encontrará um mundo maravilhoso.

Nedina 05/01/2013minha estante
Saudade, quero ler de novo ^^

Nedina 05/01/2013minha estante
Saudade, quero ler de novo ^^

Gárgula 05/01/2022

Lugar Nenhum, de Neil Gaiman
Uma nova experiência de leitura
Posso resumir que ler Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, foi certamente uma nova experiência de leitura, pois a história ganhou uma outra proporção em minha cabeça. Já tinha lido a história quando saiu adaptada para quadrinhos. Esta publicação no Brasil aconteceu em capítulos, na Revista Vertigo (se não estou enganado, mas se estiver me conta ai).

Li em formato digital, que infelizmente não traz qualquer informação sobre o tradutor. A publicação é da Editora Intrínseca. Para quem gosta de uma excelente fantasia urbana, não perca a oportunidade de conhecer este livro.

[Atualização em 04/11/2021 10:20] Conversando com o Fábio M. Barreto, descobri que ele foi o tradutor da obra.

Um mundo à parte daquele que conhecemos
O autor nos apresenta a vida bem pacata e apagada de Richard Mayhew. Em Londres, ele vive à sombra de sua noiva que dita os rumos de sua vida sem que ele possa ou sequer pensem em querer fazer algo para mudar essa situação.

Quando uma menina de pele muito branca e cabelos ruivos aparece para machucada em seu caminho, tudo muda de uma forma um tanto quanto maluca.

Neil Gaiman trabalha o argumento da invisibilidade social para nos mostrar a Londres debaixo. Eleria desta maneira dois locais distintos, onde os habitantes de cima ignoram por completo a existência dos seres do subterrâneo.

Através do enredo fantástico, ele trabalha toda uma sociedade que vive dos restos que são esquecidos da Londres de cima. Não existe dinheiro ali e o escambo é a forma que rege o comércio de tudo: comida, itens, serviços e favores.

Mas quem é esta menina? Como pode existir todo um mundo à parte do que conhecemos? Qual o real valor das coisas em nossas vidas? Qual o sentido de nossas vidas afinal? Estas perguntas e muitas outras vão surgindo em uma história incrível.

Considerações finais
Em resumo, acredito que dos poucos livros que li de Neil Gaiman, Lugar Nenhum sem dúvida alguma é um dos melhores. A proposta do livro de usar um sintoma de nossa sociedade capitalista como fator gerador do fantástico é brilhante, para falar no mínimo.

A segregação social está ali e podemos olhar com atenção ou não. O livro certamente agradará independente da preocupação social embutida. Fica minha indicação reforçada para sua leitura.

Devo dizer que através dele percebi que gosto muito de fantasias urbanas. Talvez pelo fato de elas serem próximas a mim enquanto indivíduo e enquanto sonhador.

Conhecia este livro? Me conte nos comentários!

site: https://cantodogargula.com.br/2021/11/04/lugar-nenhum-de-neil-gaiman/

Portela.Filho 28/05/2021

Bom, somente bom!
É um bom livro somente, não recomendo para quem nunca leu o autor.
Trata-se de uma história de dois mundos distintos na mesma cidade, o livro é uma viagem então se vc não gosta desses livros muito ?viajados? não leia.

Tamires 13/01/2021

Sobre Lugar nenhum
Segundo livro do autor que eu leio (já li Coraline) e começo a notar sua assinatura.
Achava que ia ver aqui um estilo mais sério e, embora o tom seja diferente, ainda é engraçado, com tiradas sensacionais!
Me lembrou a pandeguice do guia do mochileiro das galáxias.
Livro de fantasia feito dum jeito leve pra gente dar umas risadas!
Leia Deuses Americanos

Fabiano 21/01/2021minha estante
E se gosta de quadrinhos, leia Sandman

Tamires 21/01/2021minha estante
Ah Fabiano! Acho que me apaixonei por esse autor! Vou ler sim!

Ele é espetacular

Georjane 13/07/2021

Nem tudo que reluz é ouro.
Nesta fantasia urbana, Neil Gaiman nos leva a refletir sobre a vida, sua finitude, a forma como a vivemos e as escolhas que fazemos todos os dias. Também nos leva a refletir sobre a vida em sociedade, principalmente sobre os que vivem à margem dela, e "invisibilidade" destes. O autor consegue fazer isso de forma muito sábia, inclusive. A "Londres de baixo" é mais comum do que imaginamos... Com seus personagens pitorescos, "Lugar Nenhum" foi a minha obra de apresentação do autor, e indico a quem deseje conhecê-lo. Confesso que Door, Marquês de Carabás e Richard são o meu trio de personagens favorito do momento.

Bia 12/06/2020

Gostei do livro, sem grande entusiasmo. É um ótimo passatempo, leitura de fantasia leve (e até tem umas críticas à sociedade moderna, mas nada que seja aprofundado). Não amei o livro porque eu queria saber mais sobre o mundo criado, esse submundo chamado Londres-de-baixo, sobre os lugares e os povos de lá.
Mas bom, o livro é legal sim. Quando eu acabei de ler, dei uma nota 6 (3 estrelas). Só que conforme o tempo foi passando, me vi pensando na história e nos personagens com saudade deles e agora daria uma nota 8 (4 estrelas).

Lorayne.Stinguel 06/04/2022

Acho que nunca tinha um livro com essa pegada de fantasia. Teve horas que dava vontade vomitar de tão nojento kkk mas o que esperar de um livro que se passa nos esgotos? Gostei muito! Super envolvente e não dá vontade parar de ler. Também é muito bem descrito cada personagem, e o desenrolar é tão bacana que você não consegue prever.

Letschmitz 18/12/2022

Simplesmente o piorzinho do Neil
¡ALERTA!: esse livro possui gatilho fortíssimo de suicídio

A sinopse chamou minha atenção de primeira e, como uma grande fã do autor, comecei com bastante expectativa. Mas jesus, os personagens são um saco (salve exceção Sr. Croup e Vandemar que quando apareciam era um alívio), o enredo é chato e torto, além das excruciantes descrições que não acrescentam em absolutamente nada (algo que infelizmente também está presente em Belas Maldições).
Entretanto é compreensível, já que se trata de uma das primeiras obras do Gaiman. É aquela coisa: Lugar Nenhum rastejou para que Coraline e O Mistério da Estrela pudessem correr kkkkk
Apesar da decepção, continuo animada para ler outras obras do autor.