Lugar Nenhum

Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Luan Simões 17/11/2012

Meu primeiro livro do Gaiman
Não sei qual adjetivo melhor classificaria este título. Mas na tentativa de enfeitar demais deixaria passando o que seria mais óbvio para mim: diferente.

Com um enredo que narra a história de um homem "sem graça" que não sabe bem o que quer e porque faz, Lugar Nenhum me cativou por mostrar personagens que fogem do perfil ambicionado pela grande mídia.

Muitos são mesquinhos, repulsivos ou até loucos de fato. Mas em nenhum momento os adjetivos citados inibem a afeição que viremos sentir por seus predicados.

A história nos leva para outro mundo dentro do nosso mundo. Digo no nosso microambiente, no meio e vagando pelos mesmos lugares que nós, mortais reles, vagamos. Nossas ruas, casas, esgotos; ponto! Paro aqui.

São coisas tão óbvias as que ocorrem no livro que se tornam únicas e tão diferentes justamente porque Neil Gaiman abusa da simplicidade em sua narrativa.

Ao final, me deparei com a repulsa de viver do modo que nossas personagens inusitadas vivem mas me vendo vivendo em tal adequação.

Percebi que o livro usa metaforicamente a imagem de mendigos e sem-tetos para retratar a forma quase invisível que você, eu, nós tratamos essas pessoas na maioria das vezes.

E os vilões? Eles existem e são tudo o que há de pior. Angustiantes.
Gaiman sincretiza o belo e o repulsivo o tempo todo.

Para quem pretende lê-lo deixo a dica: Faça de coração aberto e sem julgamentos. Apenas leie e pare para pensar após o fim.

Vale a pena.

Lucianalg 14/08/2021

Londres
O livro se passa em Londres mas não na Londres que conhecemos e sim na Londres subterrânea com personagens fantásticos.

Lucasslima 03/05/2012

Um lugar nada seguro, mas muito acolhedor
Você já ficou de saco cheio da sua vida e derrepente ficou olhando para o horizonte imaginando se haveria um lugar mais emocionante? Basicamente lugar nenhum nasce desse sentimento.
A narrativa é simples, bom para aqueles leitores mais distraídos, porém consegue com êxito mostrar ao leitor um mundo de sonho.
Ótimo livro, na minha opinião o melhor de Gaiman (sim melhor até que Deuses Americanos) recomendo a todos aqueles que se sentem entediados.

Marlon.Abel 18/11/2022

É sempre sobre classes
Tem uma alegoria bem legal que mostra a relação das pessoas com aqueles que são excluídos socialmente e de como o simples ato de você enxergar e interagir ou ter empatia com um alguém nessa situação, te coloca ao olhar alheio no mesmo julgo e patamar, podendo então sofrer das mesmas consequências, afinal, empatia é da sua classe para com a sua classe, e por mais que você não saiba, a sua classe é a dos excluídos e uma hora você vai saber, mesmo que não queira.

"? Se você faz parte da Londres-de-Baixo ? disse Door para Richard, em tom de voz normal, enquanto caminhavam lado a lado para entrar na próxima sala ?, eles geralmente nem percebem que você existe, a não ser que fale com eles. E, mesmo assim, eles se esquecem de você bem rápido."

Rodrigo.Monteiro 21/11/2021

Lugar nenhum
Uma fantasia urbana, acho a trama da história pouco cativante, sei que tem gente que gosta, mas não me impressionou.

Guilherme.Lefort 26/06/2022

Excelente!
Este foi o primeiro livro que eu li do Neil Gaiman e consegui entender o porque o autor é uma referência no gênero da fantasia, pois o modo como ele consegue contar a história é realmente único, apesar de ser algo Fantástico ele consegue deixar a história muito simples de se entender e a mescla de realidade e fantasia que ele traz é muito rica para o avanço da história.

O livro tem uma história que consegue ser empolgante e intrigante, pois a motivação nunca fica totalmente clara e acaba tendo um mistério de porque tudo aquilo está acontecendo, ao mesmo tempo que a história vai se desenrolando em eventos surpreendentes e épicos e todos eles vão aumentando a sua curiosidade pra saber o que vai acontecer.

Uma característica do autor que eu adorei é o humor ácido e rápido e que sempre tem o timing certo, pois nunca as piadas ficam jogadas, elas sempre tem sentido e acrescentam muito para entender a personalidade de cada personagem e da atmosfera daquele universo.

Realmente pra que ama fantasia como eu vai adorar esse livro, pois apesar de ter uma jornada bem parecida com outros livros do gênero, com missões, batalhas e monstros, o livro não é apenas isso e tem também diálogos muito interessantes e que fogem do padrão que se espera para esse gênero.

Eu realmente adorei a jornada de Richard pela aventura, leveza e também pelo desfecho e com certeza irei ler mais livros de Neil Gaiman, pois sua forma de escrita me conquistou e adorei esse frescor e novidade que ele trouxe para dentro da fantasia!

MelodyHoly 22/05/2021

Lugar Nenhum é um livro de narrativa ok, plot previsível e até meio fraco, e construção de mundo fantástica.

Foi a minha segunda leitura de Neil Gaiman (a primeira foi Coraline, que eu amei), e é realmente um livro bom. Não MUITO bom, mas é uma leitura que vale a pena e nem sequer pode ser considerado perda de tempo.

A história segue Richard Mayhew, um homem que tem uma vida bem ok, com emprego, casa e uma noiva, ele entende ter tudo o que poderia querer (embora não esteja exatamente feliz). Em um momento, enquanto está indo a um jantar com sua noiva, Jessica, eles se encontram com uma garota jogada na rua, claramente machucada e ensanguentada; enquanto Jessica quer ignorar a garota e seguir para o compromisso, Richard decide ajudar e, quando a menina pede para não ir ao hospital, ele a leva para casa e cuida de seus ferimentos.

A garota, Door (sim, literalmente porta, e sim, isso faz sentido), está sendo perseguida por dois homens, o Senhor Croup e o Senhor Vandemar, que deixam bem claro tanto para o leitor quanto para Richard as intenções que têm com ela (lê-se: assassinato).

Depois que Richard consegue ajudar Door a fugir, procurando por um conhecido da garota e lidando com estranhezas como ter que se desculpar com um rato, ela vai embora de sua casa e ele se prepara para continuar com sua vida comum.

Porém, entretanto, todavia, Richard se vê em uma situação onde é como se ele simplesmente não existisse em sua vida em Londres. Ninguém o vê ou o ouve, seu apartamento não é seu nem seu trabalho está lá, seus amigos e até Jessica não o conhecem e Richard não vê outra opção a não ser procurar ajuda a partir de uma pessoa que consegue vê-lo.

Richard consegue se reencontrar com Door e Marquês de Carabas, o homem que havia ajudado Door a ir embora, e a partir daí a aventura de Richard pela Londres-de-Baixo segue.

O livro traz reflexões interessantes sobre a relação coisas-que-a-gente-acha-que-quer-mas-na-verdade-não-quer e sobre a situação de moradores de rua também. A fantasia, toda a parte da Londres de Baixo e como as coisas funcionam por lá e tudo muito interessante e quase que visível enquanto se lê. Foi a minha parte favorita.

Sobre o enredo, eu pessoalmente achei um pouco fraco e corrido demais, além de várias partes serem confusas ou deixadas de lado. Confesso que desanimei quando vi que uma informação que eu estava super ansiosa pra saber não ia ser trabalhada no livro.

Eu gostei da construção dos Senhor Croup e Senhor Vandemar. Apesar de não mudarem em nada da primeira aparição até a última, eu gosto como eles são consistentes; o nível de sinistro deles é muito bom ?

De modo geral, ainda é Gaiman e eu não me decepcionei do que esperava para uma fantasia adulta. É sinistro e divertido ao mesmo tempo, com passagens esquisitas, algumas nojentas e algumas esquisitas.

Coral 01/07/2022

Se eu tivesse um real pra cada livro que acabei de ler esse mês em que um personagem morto/quase morto atravessasse o esgoto de uma capital de um país da Europa, eu teria dois reais, o que não é muito mas é uma coincidência enorme

Eduardo 12/08/2014

Digo por mim
Lugar Nenhum é um romance escrito por Neil Gaiman baseado em uma série produzida e escrita pelo mesmo. Nele, é criado uma “Londres subterrânea” na qual o mundo acontece de uma forma diferente. Gaiman apresenta, em Lugar Nenhum, sua filosofia posta em Sandman e Deuses Americanos, que diz que a magia existe apenas para aqueles que acreditam, para os que não acreditam na possibilidade de monstros ou deuses, a “Londres de Baixo” é sequer visível.
O enredo gira em torno de Richard Mayhew, um jovem escocês que se muda para Londres a trabalho. Após três anos vivendo na capital, ele encontra uma garota machucada no meio da rua que surge praticamente de uma parede e a leva para a casa para cuidar dela. A principio, ele pensa que apenas prejudicou seu noivado com tal ação, mas depois, Richard descobre que os danos são um pouco mais complexos. O protagonista se vê ao lado de Door (a menina machucada) e um Marquês em um mundo totalmente novo, onde magia é real e os habitates da “Londres de Cima” não conseguem perceber sua presença. Tentando ajudar Door a descobrir o que aconteceu com a sua família e fugindo de dois assassinos sanguinários, o trio viaja pela Londres de Baixo em busca de soluções.
Neil Gaiman mostra, nesta obra, uma habilidade pouco vista antes em suas histórias: o Plot Twist. Em Sandman e outras Grafic Novels, Gaiman apresenta um enredo redondo, no qual o final é previsível, mas vários pontos climax, não dando muita importância para a cena final. Já em Lugar Nenhum, ele abre inúmeros arcos, com os assassinos, o arco principal de Door, Richard e sua vida antiga, o Marquês, Hunter e muitos outros que são fechados ao decorrer da história e que convergem a um só ponto, os últimos quatro capítulos do livro.
Não posso dizer que o livro possua um único estilo. Hora o livro apresenta cenas de suspense, hora de terror, hora de aventura ou comedia e até algumas cenas água com açúcar, mas com certeza, cada capitulo me fazia querer ler o próximo e saber o que de fato ia acontecer.
Simplesmente sensacional! É tudo que posso falar sobre a obra. Colocando as dúvidas certas nos momentos certos, acrescentando um “gostinho de quero-mais” e fazendo com que o leitor vire a página a qualquer custo, o livro se torna um Must Read para qualquer tipo de leitor.

Alini10 20/08/2021

A história é bem desenvolvida, com personagens muito interessantes, tanto que acabam não evoluindo na história. De toda forma o livro é um prato cheio para quem curte fantasia. O livro também trás nas entrelinhas uma certa crítica social.

Gleyson 14/12/2022

Encantador, Emocionante e Surpreendente
Lugar Nenhum é o tipo de livro que te transporta. Pra muitos lugares e para "Lugar Nenhuum", um mundo oculto e cheio de aventuras.
Acompanhar todo o processo de autoconhecimento do Personagem nos dá uma visão de vida fora da casinha.
É mais que um romance, é uma fonte de aprendizado da natureza humana e suas interrelações.
Recomendo a leitura desse livro maravilhoso.

Frank 15/09/2021

Lugar nenhum surgiu inicialmente como roteiro para uma série de tv. O autor adptou e transformou nesta obra. Se passa em Londres, para onde o personagem Richard Mayhew se muda em busca de opprtunidade de emprego. Ele possui uma vida normal, até se deparar com uma menina maltrapilha ferida chamada Dooe (porta) e decidir ajudá-la.
A partir deste encontro a fantasia começa a se desenrolar e ele descobre que existe uma Londres de cima e uma Londres de baixo, invisível, mas presente.
A premissa da cidade invisível é interessante ao se analisar que ela nada mais é que a cidade dos miseráveis, mendigos, doentes, que são "invisíveis" para as pessoas ao redor. Quantas vezes não passamos por pessoas em situação de rua que fingimos não existir, ou no máximo damos um trocado.
Toda a história de fantasia se passa nesse mundo, onde Gaiman cria uma mitologia complexa e original.
A obra é divertida e lembra um pouco o humor inglês do Guia do Mochileiro. A Leitura é fluída e rápida, dá pra terminar em um dia inteiro.
Vale a leitura.

Marcelo 13/06/2020

O livro conta a história de Richard Mayhew, um rapaz escocês que se muda para Londres, onde tem uma vida absolutamente normal até que uma porta (tanto no sentido literal, quanto figurado) para uma outra cidade/mundo - a "Londres de Baixo" - surge em sua vida através da personagem Door.
O enredo mistura aventura, fantasia e história, passando por lugares importantes da famosa cidade. Diversas realidades e tempo não linear, juntamente com personagens que misturam pessoas comuns aos mais diversos tipos de seres mitológicos, são elementos típicos do universo de Neil Gaiman e bastante familiares para quem já leu Sandman.
Uma leitura muito agradável. Para ser devorado sem piedade...rs

Fadinha 04/09/2020

Lugar nenhum
Qual lugar é o nosso? Você está onde gostaria de estar?

O que eu absorvi desse livro foi isso. Obviamente todo livro não funciona da mesma forma para todas as pessoas.
Esse livro vai contar a história de Richard. Um rapaz que, ao decidir ajudar uma moça, para de existir - ninguém se lembra dele, ninguém sabe quem ele é, ninguém o ouve e, quando o enxergam, o ignoram rapidamente.
Ele vai para a Londres de baixo e, ali, passará por situações que fará com que ele repense se o lugar que estava era realmente o lugar que deveria estar.

@handsandbooks

Aline 29/11/2022minha estante
Muito interessante a sua resenha Bia! Gostei muito como você descreveu o livro e a sua jornada ao decorrer das páginas, causando-me até uma vontade de conhecer mais sobre o escritor, pois só tive contato com as obras cinematográficas do Neil Gaiman. Além disso, diante da sua leitura, gostaria de saber se você achou o livro muito parecido com os filmes dele e se recomenda para alguém que só teve contato com as séries.

Bia_who 01/12/2022minha estante
Olá, Aline!! Bem... A respeito de Lugar Nenhum, eu nunca vi a adaptação televisiva, mas posse dizer por outras obras do autor, que as adaptações em sua grande maioria são adaptadas de uma forma original mas sem perder a essência. Em entrevista, Neil Gaiman, sempre diz que suas obras são para o mundo e que as pessoas podem modificar e adaptar para outras mídias da forma que acharem melhor, normalmente as adaptações em que ele está presente ficam melhores (na minha opinião), mas nas vezes que ele dá liberdade total para outros autores e roteiristas lidarem com suas obras o resultado também é bom, como por exemplo no filme Coraline. Eu recomendo Neil Gaiman fortemente, os livros, quadrinhos, séries e filmes.

Rebeca 09/12/2022minha estante
Muito legal Bia!!!! Tanto sua escrita e a forma detalhada que você comentou sobre o livro me surpreendeu muito, parabéns.