Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Macartiney 16/06/2020minha estante
Durante a leitura acabei tendo raiva de Mordred desde criança por ser descrito como um muleque petulante, mas agora lendo seu comentário percebi que realmente tem todo o sentido uma criação ineficaz por parte de seus cuidadores Nabur e posteriormente Derfel (c/ Ceinwyn).
Concordo sobre Artur e sua relação com seus filhos Ambar e Loholt. Não foi um pai.

Com relação a Guinevere só acho que ao enxergar Lancelot mais ambicioso por glórias que Artur ela podia tê-lo deixado ao invés de traí-lo. No mais se mostrou realmente uma mulher de personalidade.e guerreira.

Estou agora seguindo minha trajetoria com as historias de Uhtred (Cronicas Saxonicas) que acho tão boas quanto. Abraço

Dani 13/06/2023

De longe o melhor da trilogia. A história foi melhorando a cada livro, conforme você vai se ambientando e conhecendo as personagens, vai criando um apego e despertando uma curiosidade pra saber o que está por vir. Foi incrível acompanhar essa lenda de Artur pelos olhos de Derfel. Muita ação e personagens incríveis e muito bem construídos. Simplesmente sensacional!

Virginia Barros 23/07/2020

Final perfeito
Enfim terminei essa série maravilhosa sobre o rei Artur. Esse livro é tão bom quanto os anteriores, cheio de batalhas sangrentas, feitiços e bruxarias.

Merlin e Nimue finalmente conseguem reunir os 13 tesouros britânicos para o ritual que pode trazer os deuses de volta para a terra, mas o resultado não sai como o esperado.

Os reis saxões Aelle e Cerdic unem forças para invadir novamente. Os guerreiros de Artur conseguem expulsar os saxões por um bom tempo, mas o terrível rei Mordred volta ao governo, ameaçando a paz conquistada depois de um verdadeiro massacre.

Enfim, essa série deixa ótimas impressões e lembranças, só senti falta de saber mais sobre o passado de Merlin e do próprio Artur, que Derfel conta muito rapidamente. Mas é uma ótima série, recomendo!

Flávia HBS 25/07/2020

Releitura!! Como foi bom reler essa trilogia fantástica. Até breve pq com certeza daqui a alguns anos irei recordar novamente as aventuras de Artur

Matheus.Felipe 03/09/2020

Uma trilogia lendária
Esse livro é a conclusão das crônicas de Artur, de Bernard Cornwell. É um final completamente digno pra uma trilogia que mantém a qualidade lá em cima, da primeira até a última página. Sentirei muita falta das intrigas, das batalhas e principalmente dos personagens, que tornaram esses 3 livros tão marcantes e imprevisíveis.
A vontade agora é começar a ler mais livros do Cornwell.

Jojoba 01/11/2023

Épico.
O final dessa trilogia faz justiça a toda saga. Um desfecho excepcional para uma jornada incrível. Toda as reviravoltas, personagens complexos, politicagem vão ficar muito tempo na minha mente. E para mim
Arthur existiu e FÉ.

Paulo 03/08/2020

Emocionante!
A conclusão da saga épica de um dos guerreiros mais lendários de todos os tempos não poderia ser ruim. Neste livro, Derfel e seus companheiros lutam para livrar a Bretanha dos terríveis saxões, enquanto têm que lidar com as próprias disputas internas. Cornwell aproveita para elevar o tom fantástico e insere elementos sobrenaturais que somente deixam a narrativa melhor. A conclusão da batalha pela Bretanha não poderia ser melhor. Um livrasso pra quem curte ficção histórica e fantasia!

Nathalia 19/10/2021

O que dizer desse último livro... Ele é incrível, batalhas épicas, artimanhas, confiança quebrada e dá-lhe mais batalhas épicas.
Espadas, armaduras e escudos defendem a honra de homens, eu amei o modo como foi contada a história de Artur, mais uma das muitas versões, mas confesso que essa foi a que ganhou meu coração, o Rei que nunca foi Rei!

Recomendo a leitura à todos aqueles que são apaixonados pelas histórias medievais.

Gabriel Capelin 27/07/2021

Meu Deus, que final bom.
Esse livro se encarregou em fechar a história das crônicas de Artur escrito pelo Bernard Cornwell, e que história incrível foi essa, santo Deus. Esse foi sem dúvida o melhor entre os 3 livros, e olha que os outros dois foram até favoritados de tanto que eu gostei.
Extremamente recomendado a todos que gostam de tramas políticas bem elaboradas e de uma boa história envolvendo guerras e feitiçaria.

Tefis 10/10/2021

Um herói não deve ser esquecido
As mulheres nesse terceiro livro novamente apressentam um protagonismo excepcional, o escritor te encanta com Guinevere, e te faz temer a loucura de Nimue. Arthur é uma figura, que por ser narrada pela visão de Defel, torna-se quase um Deus pelas suas convicções.
Creio que além de um grande narrador de batalhas, Cornwell é um escritor que te faz sentir apego aos personagens, e suas mortes são difíceis de ler, e como tem mortes nesse livro.
É uma excelente obra, a leitura extremamente prazerosa.

Rubens.Ricardo 08/02/2023

O tipo de livro que lhe faz buscar mais fontes e pedir mais, excelente livro para quem gosta do gênero.

Morgs 23/08/2021

" O destino é inexorável [...] e tudo termina em lágrimas"
Não sei nem por onde começar,  esse livro se tornou o meu favorito. Teve partes eletrizantes, românticas, tristes, divertidas, místicas... enfim, de tudo um pouco.
Foi um final épico para o nosso rei, que nunca foi rei, e para todos aqueles que marcaram a sua história.

Gerson 11/03/2014

O fim do hoje e eterno rei
O livro final narra o reinado de fato de Arthur.
Um livro com uma atmosfera bem mais sombria, onde velhos amigos se tornam inimigos, ou estão já velhos demais para pegar em armas e prestar auxilio e onde velhos inimigos merecem lágrimas por seu fim, deixando saudades nos que ficam.

Enquanto no primeiro livro Arthur era um exemplo, no segundo apenas um homem bom, agora ele é uma pessoa que o leitor francamente deseja estrangular.

Por outro lado, desgosta-se de Guinivere no primeiro livro, odeia-se no segundo, e admira-se do fundo da alma no terceiro, onde ela finalmente expõe seu verdadeiro eu e mostra seu valor. (Ela também se torna bem mais disposta a cooperar, o que muda tudo.)

Seria o final perfeito para a narrativa definitiva sobre Artur. Não fosse um detalhe:

Cornwell nos livros anteriores deixa o leitor o tempo todo se questionando se quando a magia é usada, se aquilo realmente possui uma ponta de sobrenatural, ou se é apenas a manipulação dos eventos por pessoas muito mais inteligentes e observadoras do que a massa que as cerca.
Mas no terceiro livro, ele abandona esse aspecto, apresentando eventos sobrenaturais as escancaras. O que ao meu ver tira um pouco da verossimilhança na qual a narrativa era o tempo todo banhada.

Ainda assim, um dos melhores livros que já li, que compõe uma das melhores series. E que traz ao meu ver, a leitura definitiva de Artur... ao menos por um longo tempo.

Bruno 24/07/2021

"O destino é inexorável"
Que trilogia incrível. Desde o primeiro até o último volume sem perder a qualidade. Foi uma jornada que para sempre vou lembrar e recomendar.

Jamerson.Alves 28/01/2023

O destino é inexorável
No decorrer da leitura eu havia prometido a eu mesmo não usar esse título em uma resenha sobre a série, no entanto, o destino é inexorável.