Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Thiarles 05/12/2020

Como encerrar bem uma história!
O livro é incrível e emocionante do início ao fim. Agora que já estamos tão afeiçoados aos personagens, pesa muito qualquer coisa que acontece a eles, e acontece muita coisa nesse livro. Ele tem uma das batalhas mais incríveis que já li, e que se estende por uma parte considerável mas nunca perdendo o ritmo, no fim, tu sais emocionado com o quanto pesou a jornada de cada um e se sente feliz por ter lindo uma história maravilhosa. A trilogia merece ser relida!

Virginia Barros 23/07/2020

Final perfeito
Enfim terminei essa série maravilhosa sobre o rei Artur. Esse livro é tão bom quanto os anteriores, cheio de batalhas sangrentas, feitiços e bruxarias.

Merlin e Nimue finalmente conseguem reunir os 13 tesouros britânicos para o ritual que pode trazer os deuses de volta para a terra, mas o resultado não sai como o esperado.

Os reis saxões Aelle e Cerdic unem forças para invadir novamente. Os guerreiros de Artur conseguem expulsar os saxões por um bom tempo, mas o terrível rei Mordred volta ao governo, ameaçando a paz conquistada depois de um verdadeiro massacre.

Enfim, essa série deixa ótimas impressões e lembranças, só senti falta de saber mais sobre o passado de Merlin e do próprio Artur, que Derfel conta muito rapidamente. Mas é uma ótima série, recomendo!

Neto.Menezes 03/04/2021

O fim da jornada...
Bernard Cornwell finaliza de forma gratificante a trilogia dAs Crônicas de Arthur! Excalibur é um excelente livro, entrega o que esperamos e conta uma história sobre Arthur bem diferente da que estamos acostumados a ver, principalmente nos filmes.
O livro é separado em partes (como os outros dois), mas aqui cada parte é destinada a resolver uma ponta solta... A guerra contra os Saxões, Merlin e Nimue, Mordred e Arthur e Derfel.
Todas as cenas de lutas são bem escritas e você fica tenso ao acompanhar as paredes de escudos sem saber quem vai sobreviver ao final da batalha. E Cornwell é magistral construindo a tensão da guerra, ninguém está a salvo e você teme pela vida de todos os lanceiros.
Os desfechos que menos gostei foram os de Lancelot e Merlin, enquanto que os de Arthur e Derfel foram construídos ao longo dos três livros de forma justa e coesa, e quando finalizei a leitura me senti satisfeito com a jornada deles!
A trilogia me deixou com vontade de ler mais obras de Bernard Cornwell, pois são narrativas ágeis que prendem o leitor e com roteiros sem previsões fácies. Tentar adivinhar o que ou como vai acontecer é um exercício que eu não recomendo. Recomendo a leitura da trilogia e a embarcar nessa história de Arthur, contada por Derfel, um excelente co-protagonista!
Sem mais: 5 estrelas e favorito.

Denise 14/03/2021

O destino é inexorável
Excalibur, o último da série de Bernad Cornwell sobre as Crônicas de Artur, se mostra bastante satisfatório! Nos remete a várias emoções: alegria, tristeza, medo...estava constantemente tensa, torcendo pelos britânicos, especialmente pelo exército de Artur. O personagem Derfel é super cativante, acredito que a história é sobretudo acerca do amor e amizade. Além de tantas lições maravilhosas, ainda aprendi mais sobre lendas e crenças dos povos de lá. Uma super leitura.

Lucas 09/04/2022

"Only a fool wants war, but once a war starts then it cannot be fought half-heartedly. It cannot even be fought with regret, but must be waged with a savage joy in defeating the enemy, and it is that savage joy that inspires our bards to write their greatest songs about love and war."

Luiz Miranda 18/07/2022minha estante
O final é de dar um nó na garganta. Cornwell abraça a lenda de Avalon, ilha encantada onde Artur foi depois da última batalha, no entanto, sempre mantendo a pegada realista, faz Derfel pensar que pode ter sido apenas efeito das lágrimas em contraste com a luz. Genial.

Thali 03/09/2023

Caraca! Haja fôlego! Adorei a história inteira, e mais ainda esse livro. O primeiro é muito bom, o segundo é bom, mas perde um pouquinho o ritmo, mas o terceiro é de tirar o fôlego. Não conseguia parar de ler.
Adorei os personagens.
Senti falta de um final explicadinho para alguns personagens, mas entendo que a história de Artur é cheia de mistérios.

Super recomendo!

Matheus.Felipe 03/09/2020

Uma trilogia lendária
Esse livro é a conclusão das crônicas de Artur, de Bernard Cornwell. É um final completamente digno pra uma trilogia que mantém a qualidade lá em cima, da primeira até a última página. Sentirei muita falta das intrigas, das batalhas e principalmente dos personagens, que tornaram esses 3 livros tão marcantes e imprevisíveis.
A vontade agora é começar a ler mais livros do Cornwell.

Paulo 24/08/2021

Um memorável desfecho
Um fim de trilogia memorável, uma história cheia de reviravoltas que só poderia acabar do modo que acabou, as crônicas de Artur me apresentaram esse autor que já virei fã. Personagens difíceis de esquecer como Artur, Derfel, Ceinwyn, Merlin, Sagramor, Galahad e tantos outros que não sabemos se amamos ou odiamos como Guinevere, Nimue, Morgana, rei Aelle e também os [*****] como Lancelot, Mordred, Meurig, Samsum, etc...
Salve mestre Bernard Cornwell por essa obra prima e viva as paredes de escudos ????????
Ana Paula 24/08/2021minha estante
Show ????

Mimi 15/10/2020

Arrebatadora
Esse é o último volume da trilogia e me surpreendeu de uma forma maravilhosa.

Valeu a leitura dessa trilogia.
O autor faz com que nos apaixonamos pelos personagens e quando chegamos perto do fim do livro ficamos com uma dor no coração pq temos que nos despedir dos personagens.

Recomendo muito a leitura.

Silvana 29/12/2022

Encerramento de tirar o fôlego
De longe uma das melhores histórias que já li. O autor é perfeito, despertar vários sentimentos ao longo da leitura. Dor, culpa, perdão e uma amizade que transcende. Respeita a trajetória dos personagens, e a descrição dos locais é tão vivida que parece que estamos assistindo um filme.
Magnífico, super indico??

Macartiney 16/06/2020minha estante
Durante a leitura acabei tendo raiva de Mordred desde criança por ser descrito como um muleque petulante, mas agora lendo seu comentário percebi que realmente tem todo o sentido uma criação ineficaz por parte de seus cuidadores Nabur e posteriormente Derfel (c/ Ceinwyn).
Concordo sobre Artur e sua relação com seus filhos Ambar e Loholt. Não foi um pai.

Com relação a Guinevere só acho que ao enxergar Lancelot mais ambicioso por glórias que Artur ela podia tê-lo deixado ao invés de traí-lo. No mais se mostrou realmente uma mulher de personalidade.e guerreira.

Estou agora seguindo minha trajetoria com as historias de Uhtred (Cronicas Saxonicas) que acho tão boas quanto. Abraço

jackpveras 10/08/2022

Uma obra de arte esplêndida, fabulosa, fantástica e incrivelmente inesquecível. Senti-me vazio e abandonado quando cheguei à conclusão da história.
Sem sombra de dúvidas, a melhor parte da trilogia. Narrativa insana, intensa e emocionante.

Arlan 14/05/2020

Absurdamente excepcional....!!!!! Que trilogia espetacular....