Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Paulo 03/08/2020

Emocionante!
A conclusão da saga épica de um dos guerreiros mais lendários de todos os tempos não poderia ser ruim. Neste livro, Derfel e seus companheiros lutam para livrar a Bretanha dos terríveis saxões, enquanto têm que lidar com as próprias disputas internas. Cornwell aproveita para elevar o tom fantástico e insere elementos sobrenaturais que somente deixam a narrativa melhor. A conclusão da batalha pela Bretanha não poderia ser melhor. Um livrasso pra quem curte ficção histórica e fantasia!

Marci 02/12/2020

"Não seja absurdo, Derfel!"
Deixei para escrever essa resenha depois que terminasse de ler os três livros.. E, é impressionante! A gente termina querendo mais, ler o último livro é difícil porque ao mesmo tempo em que você quer ver o desenrolar da história, não quer de fato terminá-la.

Confesso que procurei ler a trilogia para conhecer mais o Artur, porque vi que o Cornwell buscou escrever a história sob um viés histórico. Mas acho que isso não aconteceu só comigo e eu acabei gostando mais do Derfel do que do próprio Artur. Foi muito interessante acompanhar toda a trajetória de vida de Derfel, desde um serviçal de druida, filho de Merlin, até um comandante guerreiro de Artur e depois monge.

O livro que mais gostei foi o Inimigo de Deus, mas Excalibur é arrepiante do início ao fim, a gente se apega aos personagens e quando cada um se vai.. É um pesar enorme. O final é de partir o coração, mas é muito lindo.

Certamente virou minha trilogia preferida e irei buscar mais livros do Cornwell pra ler, a narrativa dele é impecável e os personagens são MUITO bem construídos! Deixo aqui um até mais para Derfel Cadarn e Artur, em breve quero reler essa obra prima!

"Arturus Rex Quondam, Fexque Futurus: Artur, Nosso Rei Antigo e Futuro."

Mimi 15/10/2020

Arrebatadora
Esse é o último volume da trilogia e me surpreendeu de uma forma maravilhosa.

Valeu a leitura dessa trilogia.
O autor faz com que nos apaixonamos pelos personagens e quando chegamos perto do fim do livro ficamos com uma dor no coração pq temos que nos despedir dos personagens.

Recomendo muito a leitura.

Thiarles 05/12/2020

Como encerrar bem uma história!
O livro é incrível e emocionante do início ao fim. Agora que já estamos tão afeiçoados aos personagens, pesa muito qualquer coisa que acontece a eles, e acontece muita coisa nesse livro. Ele tem uma das batalhas mais incríveis que já li, e que se estende por uma parte considerável mas nunca perdendo o ritmo, no fim, tu sais emocionado com o quanto pesou a jornada de cada um e se sente feliz por ter lindo uma história maravilhosa. A trilogia merece ser relida!

Morais20 20/11/2021

Final da trilogia de Artur. Narrativa cheia de situações imprevisíveis, mudanças de rumo e surpresas. Artur é ainda mais admirável do que na lenda.

Alessandro.Aguilera 14/10/2020

Final da trilogia
Uma excelente história contada por Cornwell e que chegou ao final empolgante e arrebatador. Aqui me despeço de Derfel, o corajoso, o leal, o destemido. De Galahad, o cristão, o amigo. De Merlin, o sarcástico, o sábio. E de Arthur, o estrategista, o honrado, a lenda. E de todos os outros personagens que me fizeram rir, chorar e se emocionar nessa incrível trilogia.

Simone 18/04/2023

Sem palavras
Terminei a trilogia.
Amei a leitura.
Já tinha lido "A Busca do Graal".
Fico muito satisfeita com a escrita de Bernard Cornwell.

Gabriel 22/01/2021

Fechou com chave de ouro
Estou até hoje pensando se poderia haver um final melhor para a trilogia e... não achei, talvez realmente não haja.

Denise 14/03/2021

O destino é inexorável
Excalibur, o último da série de Bernad Cornwell sobre as Crônicas de Artur, se mostra bastante satisfatório! Nos remete a várias emoções: alegria, tristeza, medo...estava constantemente tensa, torcendo pelos britânicos, especialmente pelo exército de Artur. O personagem Derfel é super cativante, acredito que a história é sobretudo acerca do amor e amizade. Além de tantas lições maravilhosas, ainda aprendi mais sobre lendas e crenças dos povos de lá. Uma super leitura.

Paulo.Cesar 16/01/2022

Uma trilogia épica
Dificilmente encontramos uma trilogia na qual a qualidade de todos os livros se mantém constante. O que é o caso das crônicas de Artur.

O desenvolvimento chega ao fim com mais uma obra épica, bem escrita e deslumbrante.

Conspirações políticas, traições, juramentos e "magia", conduzem a narrativa dessa série, na qual é contada uma das mais reconhecidas adaptações da suposta vida de Artur, aquele que sempre colocou sua honra em primeiro lugar. Aquele cuja integridade surpreendeu até mesmo a seus inimigos, além de conseguir ter um controle emocional em uma situação que homem nenhum conseguiria lidar com lucidez.

Derfel é o outro pilar dessa história, e que assim como Artur era íntegro, justo e fiel. Mas não posso deixar de mencionar personagens marcantes como Merlin e suas aparições de impor respeito até mesmo em reis, Morgana e Nimue.

Uma obra de fantasia de impor respeito.... simplesmente memorável.

Marcos Wlrich 18/01/2021

Melhor saga de Bernard Cornwell
Leitura viciante do começo ao fim. Pra mim a melhor saga do Cornwell. Quem gosta do gênero vai ser esbaldar!

Anderson.Machado 14/06/2023

"Não seja absurdo, Derfel."
Acredito que seja uma das sagas mais bem escritas e empolgantes já criadas. A ambientação e a construção de personagens impecáveis desenvolvidas por Bernard Cornwell são retratadas de forma brilhante nos três livros da série. Este terceiro livro conseguiu um desfecho ainda melhor do que eu esperava, sem deixar nenhuma ponta solta, e o autor se lembra de cada detalhe da história. Lamentamos cada morte, comemoramos cada vitória nas guerras e sentimos medo de um futuro inexorável. Essa obra desperta esses sentimentos intensamente.

Dani 13/06/2023

De longe o melhor da trilogia. A história foi melhorando a cada livro, conforme você vai se ambientando e conhecendo as personagens, vai criando um apego e despertando uma curiosidade pra saber o que está por vir. Foi incrível acompanhar essa lenda de Artur pelos olhos de Derfel. Muita ação e personagens incríveis e muito bem construídos. Simplesmente sensacional!