A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

nicarddoso 09/03/2022

para dizer uma mentira é necessário ser um homem de verdade
em uma discussão bem parecida com frankenstein, esse livro discute diversas questões relacionadas a ética na ciência, moral, política, o que é ser civilizado, humano e o que é sociedade... tudo isso por meio de uma história divertida e cheia de aventuras, mas também tensa e um pouco macabra. o áudiolivro do youtube é bem bom, e acho que deixou a leitura um pouco mais divertida. é um livro bom, apesar de eu ter achado um pouco desconfortável por conta das coisas estranhas que acontecem na ilha, o livro todo tem um tom meio bizarro.
a discussão dos limites do homem na ciência, da moralidade, e do conceito de ser humano e civilizado é bem interessante e você consegue identificá-la de um jeito fácil na história, mesmo que o livro seja todo uma grande metáfora. a leitura não é nada cansativa e nada parada, o que deixou tudo ainda melhor.

Manuh 05/03/2022

Essa é a lei!
Um livro atemporal, lançado ainda no século XIX, foi inovador para a época.
Traz como tema central a vivissecção e transformações em animais quase ?humanos?.
Os animais que inicialmente são considerados bestas, tornam-se vítimas ao longo da trama.
Traz uma reflexão sobre a ética, religião, comportamento social.
Imperdível!

Jissica 23/02/2022

"E no entanto eu sabia que, se toda aquela dor estivesse sendo experimentada no aposento ao lado por alguém sem voz, acredito (e tenho pensado nisto desde então) que eu poderia conviver com ela. É somente quando a dor alheia é dotada de voz e põe os nossos nervos à flor da pele que a piedade brota dentro de nós."

perrydelgay 22/02/2022

Livro que me tirou de uma ressaca literária de alguns dias e simplesmente me pegou desde a primeira página. Nao podia ser diferente H.G Wells mestre quando o assunto é ficção científica não pecou em nada nesse livro, história que para alguns pode ser algo distante da realidade e para outros algo possível de acontecer. O livro me fez refletir muito sobre várias questões, O que nós torna humanos? A fala? andar ereto? ter 5 dedos? Na minha percepção a empatia, os sentimentos e o nosso livre arbítrio nós torna humanos, diferente dos animais retratados na ilha a maioria de nós (não digo todos pois existem N questões e situações distintas em todo planeta) não vivem com medo de um chicote ou de uma sala de tortura, não temos algum superior observando nossa forma de beber água entre outras ações que eram proibidas pela Lei retratada no livro. É um livro para refletir, se divertir e para amantes de ficção científica até agora a melhor leitura de 2022 para minha pessoa.

Aldemir2 17/02/2022

Humanos que agem como animais e vice versa (não, não estou falando do presidente)
Enfim cheguei no último das quatro grande obras de H. G. Wells: *Guerra dos Mundos, A Máquina do Tempo, O Homem Invisível* e *A Ilha do Doutor Moreau.* Assim como os outros três, este último é um daqueles clássicos que por mais que não se tenha lido ele, a pessoa sabe do que se trata por cima. Um homem chega em uma ilha estranha, comandada pelo Dr. Moreau, e lá encontra seres metade humanas metade animais e precisa lutar para sobreviver. Portanto, o prazer da leitura deste livro não se encontra na história em si, pelo contrário, ela se encontra na verdade nas discussões que os experimentos feitos por Moreau traz, a filosofia por trás deles além da sensação de suspense e mistério que ronda o personagem.

Não falando muito da história pois, como já disse, ela é bastante conhecida e seu plot é aparentemente até bastante simples, mas ao ler o livro percebi que por mais simples que o *plot* seja, as nuances por trás são extremamente complexas, assim como as outras obras de Wells. Das quatro, essa foi a que achei mais bem escrita e construída, além de bem trabalhada em suas questões humanas, por mais que para mim a leitura tenha sido lenta e um pouco densa. Primeiramente, acerca da questão ética dos experimentos, eles não foram feitos com humanos, mas sim com animais, num processo que Moreau chamará de vivissecção. Ele altera o corpo e a mente dos animais para torná-los mais “humanos”, mas afinal, o que é ser humano? Essa é a primeira questão que a leitura irá trazer ao leitor enquanto o protagonista, Edward Prendick, tenta conviver no meio daquela comunidade estranha, enquanto os seres que Moreau tenta transformar em humanos voltam às suas origem animalescas. E é aqui que se encontra a segunda questão: é a negação dos instintos naturais que nos separa dos animais? É isso que nos torna humanos? A abordagem de que o ser humano tem o seu lado sombrio e escondido dentro de si, o lado animal, é um dos pontos mais importantes do livro e que traz mais reflexão, sendo com certeza um dos motivos para dar nota máxima a ele. Além disso, também há a questão de criador e criatura, o se tornar um deus daqueles seres que ele criou e as questões de até onde a ciência pode ir, o quão ético realmente foram aqueles experimentos.

Essa é uma leitura que não deixa o leitor sair ileso dela e com certeza a que eu considero a melhor das quatro grandes obras do autor, por mais que ela não tenha sido fácil para mim. Por vezes sentia sono enquanto lia, era meio densa e não muito fluída, mas é uma coisa que vai de cada um. Se eu pudesse recomendar somente um dos livros do autor (o que não é fácil visto que os quatro que li são muito bons) esse é o primeiro que vem na minha mente, seguido de *O Homem Invisível.*

Bia 07/02/2022

Muito bom.

Senti que demorou muito pra engatar e terminei há uns dias e esqueci completamente o final já. Kkkk

Mas o plot daqui é muito HG, leitura quase que obrigatória pra estudantes da área das biológicas. O tema ética é abordado de uma forma inesquecível.

Senti muito nojo em alguns momentos, a vontade do homem de ser ?Deus? é nojenta. Tudo gira em torno de poder e conhecimento e isso supera o limites e fica horripilante.

Luca.Lopes 30/01/2022

Dr. Moreau
Nunca tinha ouvido falar deste livro e me surpreendi muito positivamente! A história é bem trabalhada e cria um suspense no ar!

Vity 27/01/2022

Excelente!
Eu resolvi ler o livro porque ele é citado em Orphan Black e eu sou completamente viciada nessa série...

Em resumo, o livro se trata de um cientista que tenta transformar animais em humanos, porém, ao longo da história é possível perceber que os próprios humanos também tem seu "lado animal".

É excelente, uma leitura rápida e sem detalhes desnecessários!

Dri 18/01/2022

Monstruoso
O ser humano é um bicho horrível, né credo.
A monstruosidade que acontece aqui nesse livro não tem tamanho, o Dr. Moreau modifica os animais para ficar como humanos e nessa parada acaba mostrando o seu lado mais animalesco.
O cara que vê essas atrocidades dele também acaba por não fazer nada. É bizarro.

Renninhor 04/01/2022

Orphan Black
Busquei o livro por conta da série, e fiquei encantado como o mesmo serviu de inspiração. Na minha opinião o final deixa em aberto para o leitor pensar o que quiser.

Lurdes 01/01/2022

H. G. Wells novamente me surpreendeu e entregou um romance de ficção que beira o terror.
A humanidade e os instintos animais postos à prova.
Qual dos dois, afinal, é mais primitivo e cruel?
Esta ilha, perdida no Pacífico, esconde segredos que vão sendo desvendados aos poucos e nos deixando em estado de suspense até o final.
Quero mais H. G. Wells.

Caren Gabriele 30/12/2021

A ilha do Dr. Moreau | H. G. Wells | 1896
É quando o sofrimento encontra uma voz e faz nossos nervos estremecerem que a piedade vem nos perturbar. (p. 40)

Essa não foi a minha experiência com H.G. Wells. O primeiro livro que li do autor foi O Homem Invisível, lá em 2017, e pelo que me lembro, a experiência de leitura não foi nem um pouco agradável: o texto não fluía e o enredo não me cativou nem um pouco. Então por que raios resolvi embarcar nessa nova aventura?

Estava explorando o catálogo do aplicativo de audiobooks Storytel em dezembro de 2021 quando me deparei com o título. Ele tinha uma quantidade até pequena de horas e, para ser sincera, no dia não me lembrei da minha experiência anterior com o autor. E, afinal, A Ilha do Dr. Moreau é um daqueles clássicos que todo mundo que está no meio literário já ouviu falar. Então, não deu outra, apertei o play e embarquei nessa história. E sou muito grata por essa série de pequenos eventos que me fizeram ouvir o audiobook.

A história começa com um naufrágio que, por si só, já nos deixa agitados desde as primeiras cenas. É aí que conhecemos Charles Prendik, nosso personagem principal. A deriva com ele, sentimos a sede e o desespero do homem enquanto imaginamos o que poderá salva-lo ou como ele encontrará a ilha a que o título se refere. E preciso ser honesta: Como eu não conhecia nada do enredo, apenas a fama do livro, cada nova cena era algo inédito pra mim.

Ao ser resgatado por figuras misteriosas, nunca poderia imaginar o que eles eram, e ao longo da trama, cada confusão do personagem era também a minha confusão. Por isso mesmo, vou me ater a não contar mais do enredo do que já mencionei aqui, gostaria que mais pessoas tivessem uma experiência similar a minha.

Mas vale ressaltar que este não é só um livro de mistério e aventura. Ele também é um recorte crítico sobre a ciência, os limites da natureza humana e nosso comportamento. Afinal, qual é a linha que nos separa verdadeiramente dos outros animais?

Uma mente verdadeiramente aberta ao que a ciência tem a ensinar deve reconhecer que é uma coisa pequena. Pode ser que, exceto neste pequeno planeta, esta pitada de poeira cósmica, invisível muito antes que se possa alcançar a estrela mais próxima… pode ser, repito, que em nenhum outro lugar exista essa coisa chamada dor. (p. 78)

Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells, foi um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana. Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e a Ética na manipulação de animais.

site: https://blog.carengabriele.com.br/2022/01/a-ilha-do-dr-moreau-h-g-wells-1896.html

Mychel 28/12/2021

Sensacional.
Eu simplesmente sou apaixonado por essa capacidade de Wells de, com poucas páginas e escrita simples, construir uma trama tão rica e atemporal. Toda a mensagem nas entrelinhas do pano de fundo é arrebatadora, com momentos de muita tensão e frenesi.
Amo dms!

Thiago.Moretti 26/12/2021

Uma das características que mais admiro em um escritor é a capacidade de utilizar sua história fantástica, como pano de fundo para expressar o que pensa sobre certos assuntos.
Assim vejo a obra escrita em 1896 por H. G Wells, em que ele se utiliza da ficção científica de uma ilha habitadas por homens-animais para discutir sobre humanidade, ritos, hierarquias e solidão. Um dos melhores livros que tive o prazer de ler.