A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Rodrigo 22/12/2021

Eu não sei pq ainda tento dar atenção pra esse estilo de livro. Particularmente achei o livro fraco e chato, " ain o autor traz a humanização dos animais enquanto ele mesmo se torna um animal" chato do mesmo jeito. Não chegar a ser um livro podre, mas simplesmente não prende, sabe aqueles livros q você ler chega e no final e não lembra de nada ? Pois esse é exatamente assim.

Milena.Saleh 21/12/2021

É impressão minha ou vários filmes já usaram esse livro como referência de enredo??? Adorei a leitura, conseguiu prender minha atenção do início ao fim. Infelizmente mais uma vez caí na armadilha de ler o prefácio e receber spoilers!!! Não façam isso! É muito legal ver o desenvolvimento da trama de forma natural e inesperada. O livro foi muito bem elaborado, assim como os personagens desenvolvidos, com um amadurecimento da história notável ao longo do livro. Recomendo a leitura desse clássico de H. G. Wells!

Conta o livro 02/12/2021

Resenha provisória
Esse livro me impactou muito e eu ainda não estou pronta para falar sobre ele. Terei que reler para refletir mais e voltar com uma resenha à altura.

Matheus 27/10/2021

O livro trás uma discussão muito boa sobre ética, biologia e sociologia, através do relato do personagem principal somos levados a ilha do Dr Moreau, que faz experiências transformando bichos em seres "antropomorfos", o livro tem ritmo rápido e HG Wells sabe descrever as cenas muito bem.

Alberto 20/10/2021

Uma ilha de críticas
Eu conhecia a história do livro e imagina que seria algo puxado para o terror ou suspense, mas foca mais em um aspecto crítico à sociedade, e nem tanto na tensão da situação, que não é nada demais. Achei melhor dessa forma, pois ainda é atual.

Mika.Chan 09/10/2021

Ótimo livro para colocar a imaginação em dia
A narrativa foi impecável, eu só me perdi um pouco na história por causa de alguns detalhes, mas nada que atrapalhou a experiência.
Que situação a do protagonista,caiu de paraquedas e presenciou coisas terríveis...
Dr. Moreau se achava um Deus da ciência. ?
Um ótimo livro pra aflorar a imaginação

akasaori 03/10/2021

Não sei porque ainda insisto nesses clássicos antigos de terror/sci-fi, sei la como esse se classifica. O protagonista é sempre um homem lerdo e a trama em si não me prendeu mais por conta da minha expectativa em cima do livro do que da escrita em si. Ambientação bem bacana e o audiobook do Scribd está bem legal também.

Rodrigo 27/09/2021

Segunda obra do precursor da Ficção
O autor conta sobre um médico chamado Dr. Moreau que vive numa ilha criando criaturas monstruosas, semihumanas. A obra traz a tona questões sobre ética, religião e evolução. Vale muito a pena a leitura!

jotaefesanchez 27/09/2021

Quem são os animais?
Uma obra interessante em toda sua extensão, traz criatividade e uma discussão pertinente à época em que foi escrita, sem deixar de ter relevância nos dias atuais.

Por se tratar de um romance curto, em nenhum momento a história apresenta uma "barriga" que poderia cansar o leitor. Nem mesmo durante a especulação científica que justifica os principais elementos fantasiosos da trama.

Incrível notar a desumanização de determinados personagens ao longo da narrativa, ao conviver com a tentativa de humanização dos animais presentes na ilha. Talvez nem tanto na época de H.G. Wells, mas algo presente em nossos dias atuais, onde pets passeiam em carros de bebê pelos shoppings, empurrados por preocupados "pais" que procuram por roupinhas novas.

Alguns escritores puderam imaginar além de seu tempo.

brenin 04/09/2021

imagine?
Por mais clichê que possa ser falar que esse livro fala da natureza humana, é a mais pura verdade! Mas queria ressaltar um outro ponto, essa história eh um desafio para a imaginação. Imaginar as indescritíveis figuras do livro é uma atividade quase impossível, mas é isso que mais me atraiu e me fez mais refletir.

Francisco 27/08/2021

Regressão total do Povo Animal
O navio Lady Vain naufragou em fevereiro de 1887 no Oceano Pacífico e Edward Prendick, um inglês com formação científica voltada para história natural, sobreviveu ao naufrágio e foi recolhido e tratado pelo navio Ipecacuanha, cuja tripulação é liderada por Montgomery. No entanto, o Ipecacuanha era uma embarcação incomum por ter o encargo de levar vários animais selvagens a uma ilha desconhecida em meio ao Oceano Pacífico.

Montgomery é um ex-aluno de medicina londrino que mora nessa ilha desconhecida e desempenha a função de assistente de pesquisas científicas misteriosas do Dr. Moreau, que recebe e instala de forma hospitaleira Prendick em sua residência. Contudo, Moreau e Montgomery utilizam-se de todos os artifícios possíveis para evitar que Prendick tome conhecimento sobre a natureza de suas pesquisas realizadas em um laboratório na ilha.

Quando Prendick toma conhecimento de que Moreau e Montgomery estão realizando a vivisecção em animais selvagens em suas pesquisas científicas, vindo a transformar-lhes em criaturas monstruosas com algumas atitudes antrópicas (como a fala e o modo de portar-se quando se locomove), o denominado Povo Animal, passa a ser perseguido por toda a ilha. Logo, Prendick deverá encontrar uma forma de sobreviver e por um fim às pesquisas execráveis de Moreau e seu assistente Montgomery.

No que concerne ao desfecho, é irrefutável que o fim de Edwards foi inspirado em Viagens de Gulliver, de Swift, muito semelhante em muitos aspectos com esse livro (inclusive o estilo narrativo).

H. G. Wells é considerado o pai da ficção científica que deu origem a grandes nomes como Ray Bradbury, Arthur Clarke e Isaac Asimov. Esse foi o primeiro livro do autor que li e posso afirmar que a escrita de Wells é incrível, com muitos detalhes (mas que não tornam a leitura enfadonha) e com uma capacidade de captar a atenção do leitor a cada página, com críticas à dogmatização de religiões ou correntes ideológicas e até mesmo no que diz respeito ao preconceitos e à ética científica. Consequentemente, em minha concepção não poderia avaliar esse livro com menos de quatro estrelas e deixo aqui a minha recomendação.

Mateus 26/08/2021

entre o homem e o animal
o romance científico descreve uma linha tênue entre o que é homem e o que não é. por vezes, essas configurações confundem-se e são nada mais que a nossa prática e convivência. o homem então seria nada mais que um animal prestes a regredir a seu estado gutural, ou os animais seriam o ápice e trazer a eles a humanidade é nada mais do que uma prática cruel de desnaturalização e tortura? são questionamentos que vem a tona na curta porem grandiosa obra de wells.