O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Caroles2 30/04/2024

Que leitura! Esse é meu primeiro contato com Asimov e foi uma experiência ótima! No começo a leitura foi difícil, em razão sós termos, porém, com o passar da narrativa a leitura foi fluindo. Além do tema central do livro ser muito interessante, achei a história bem desenvolvida e a narrativa envolvente.

Super recomendo leitura!

Natan124 30/04/2024

FINAL SENSACIONAL

Esse livro simplesmente mexeu com a minha cabeça, com a tamanha complexidade que é a viagem no tempo e sobre as suas consequências. Esse livro, a priori, tem um começo um pouco confuso pq estamos lidando com viagens temporais, que chega a ser um pouco entediante, mas aos poucos vamos entendendo a complexidade do livro. Esse livro deixa muitas perguntas que são respondidas ao longo da história e isso deixa tudo sensacional, principalmente no final quando entendemos tudo o que está acontecendo, sobre como essas pequenas modificações no tempo podem ser prejudiciais a longo prazo.

Esse livro nos faz entender que existe o mal necessário e que não podemos interferir nisso.

Levovitch 28/04/2024

Uma proposta de enredo interessantíssima, e executada de uma maneira genial por Isaac Asimov. Os conceitos futuristas pensados por Asimov em 1955 e transpostos para essa historia conseguem nos enfeitiçar logo de inicio, confundindo-nos com conceitos e temas que nunca havíamos pensado antes. Tudo isso misturado com personagens muito humanos e relações muito bem feitas, somos convidados a refletir sobre inveja, poder, amor, tempo, possibilidades e a eternidade.

nat394 28/04/2024

Sem palavras
Tinha um tempo que eu não me sentia assim com um livro. sem pretensão nenhuma, comecei a ler O Fim da Eternidade e foi o início de um interesse muito grande na minha vida. fiquei um pouco confusa nos primeiros capítulos, por terem muitos termos, mas, aos poucos, você vai entender. foi uma leitura incrível. não vou comentar nada sobre, apenas te dizer pra ler e se surpreender a cada página. já quero ler mais do Asimov!

Davi1253 26/04/2024

Tudo o que gostaria e um pouco mais.
O livro preenche com excelencia todos os requisitos de uma boa historia sci-fi. Apesar de um inicio que pode ser um pouco confuso, afinal trabalhar com viagens no tempo não é nada facil, personagens excelentes e uma trama pouco previsivel vão engajar o leitor e com certeza deixa-lo ansioso pelas proximas paginas. Recomendo muito!

andre96g 24/04/2024

Um dos melhores livros de viagem no tempo
Conforme o título com certeza é um dos melhores livros d eviagem no tempo mas não achei o melhor, inclusive não achei a melhor obra do autor tambem. Gostei e é excelente mas ainda assim achei a motivação do personagem principal fraca se babando e algo q parece misticismo não sei.
Mas a ideia é o mundo criado sao excelentes. Só não me deixou muito animado durante a leitura.
Mas é bom

Fabio.Nunes 16/04/2024

Leitura que fazia parte da minha meta anual. Primeiro contato com Asimov ? e agora entendo por que ele é tão elogiado.

Quanto à obra, trata-se basicamente da Eternidade: um campo temporal que cria atalhos para o tempo comum, sem as limitações do tempo comum, onde toda uma casta de burocratas (mormente homens) trabalham com o intuito de aprimorar a realidade, aperfeiçoando a felicidade humana geral. E o fazem realizando pequenas intervenções na linha do tempo, alterando a todo momento a realidade, afetando diretamente milhões de pessoas em todos os milhares de séculos da linha temporal.
Um desses burocratas é o técnico Harlan. Um homem frio, de invejável intelecto, que aprendeu a reprimir toda demonstração de emoções, e que é convidado pelo computador Twissell a trabalhar num projeto especial, responsável por manter viva a própria Eternidade.
O problema é que Harlan quer tacar fogo no parquinho e destruir a Eternidade. Tudo por amor.
Ou talvez por que seja um ?virjão? nerdola que nunca viu uma mulher na vida ? há controvérsias.
A história é um tanto complexa, pois se trata de viagens no tempo que alteram a única linha temporal que existe. Então, aviso: evitem ler muito cansados ou com a cognição afetada.

Mas mesmo com as interrogações que este livro me deixou, o que vi foram excelentes discussões sobre a ideia de controle: o direito do ser humano ao seu tempo; o direito de os seres humanos (dentro do tempo) serem capazes de resolver seus próprios desafios, em busca de uma felicidade que não pode ser determinada por ninguém, e de escrever sua própria história sem intervenções.

Aliás, qual seria a natureza jurídica do tempo, num mundo em que a realidade pode ser alterada a qualquer momento?

Uma ótima dica de ficção científica.

"Existem muitas felicidades, muitos bens, uma variedade infinita. Esse é o Estado Básico da humanidade."
Craotchky 16/04/2024minha estante
A ideia trabalhada e as implicações dela parecem interessantíssimas. Obrigado pela dica.

Fabio.Nunes 16/04/2024minha estante
Eu que agradeço Filipe. Forte abraço.

Regis 16/04/2024minha estante
Vou deixar para ler sua resenha assim que eu ler o livro, Fábio, mas já sei que sua resenha deve estar maravilhosa. ??

Fabio.Nunes 17/04/2024minha estante
Obrigado Régis. Leia sim (o livro rsrs)

Regis 17/04/2024minha estante
Rsrsr...

Leandro 16/04/2024

Primeira experiência com FC
No começo, na ambientação, me pareceu um pouco entediante. Porém com o desenrolar da história ocorreu uma crescente de tensão, suspense e para onde aquilo iria levar. Vários plot twist no último quarto do livro e o final muito satisfatório. Gostei e pretendo continuar na FC.

Livia M. 15/04/2024

Impactada com tamanha genialidade
Curiosa com a dinâmica do tempo
Com o fim da eternidade deu-se o início da infinidade
E viveram felizes para sempre?

#coleçãoscifi
#contagemregressiva
4 DEIXANDO A ATMOSFERA

Guilherme.Luky 12/04/2024

Uma viagem no tempo como nenhuma outrs
Simplesmente a forma como Isaac Asimov trabalhou a questão da viagem no tempo, amarrando cada ponta solta no final e não deixando nada pra trás, foi simplesmente lindo. E é simplesmente mágico todo o contexto em que tudo é trabalhado a chegar num clímax cheio de reviravoltas, revelações um fim digno com referências a outras obras do autor. Muito bom.

Lívia 07/04/2024

E não é que a Eternidade realmente é um lugar?
Meu primeiro contato com Azimov. Gostei da leitura, como tudo de encaixa mesmo com mudanças no tempo e espaço e um cenário mais complexo do que eu normalmente estou acostumada. Fora que a arte da capa é mt boa hehehe (julguei o livro pela capa e deu certo)

lua 06/04/2024

Início da Infinidade
Ler este livro foi uma completa montanha russa. Houve momentos de calmaria e momentos em que devorei páginas avidamente. O início foi a parte mais difícil; levei um tempo pra engrenar a leitura. Quando finalmente consegui me envolver, surgiam partes que prolongavam a experiência, partes eternas, um misto de emoções. No entanto, gostei do livro, ao contrário do que inicialmente pensei, imaginando que o odiaria. Entre os livros que li este ano, acredito que tenha sido o que menos me agradou. Harlan é um personagem interessante, inteligente e curioso, mas às vezes irritante. Noys aparece e reaparece de maneiras diferentes, mas seu enredo de fato fica intrigante quando o livro está chegando ao fim. Esperava que o plot fosse mais surpreendente, mas ele é revelado antes do esperado, talvez seja justamente isso que fez o plot não ser tão chocante. Muitos fisiotempos se passam e sinto que ficamos num ciclo eterno e acho que é isso mesmo, afinal estamos na eternidade com eternos kkkkkk.
Talvez o livro não seja exatamente o meu estilo, então recomendo a leitura para aqueles que apreciam ficção científica. Amei a edição, e este foi um livro que inicialmente me chamou a atenção pela capa, que é lindíssima e intrigante. Meio vibes Doctor Who, haha!

Tango Fox 04/04/2024

Asimov é brabo
Primeiramente, quanta entrega em tão poucas páginas. Mesmo lendo a versão traduzida, quanta perfeição nas palavras empregadas para definir exatamente a descrição da situação pede.
Demorei um pouco para me apegar a leitura, mas a persistência na leitura valeu muito a pena.
Em minha opinião, um dos maiores triunfos do autor é em como ele consegue apresentar dois personagens, cada um com sua verdade e o seu senso de certo ou errado. Ambos os caminhos que o protagonista possa optar em seguir, se mostram completamente coerentes e, estar na pele do protagonista acompanhado a escolha é incrível.