O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Ana 01/02/2024

Não é pra mim
A escrita do Azimov não é pra mim, achei bem chatinha a história pra ser bem sincera hahahaha parece alguém querendo fazer algo ?inteligente demais?

GuiStadler 29/01/2024

Não é um bom livro, e nem de perto é ilustrativo do excelente trabalho do Asimov. Parece que a literatura em si serviu só de pretexto para desenvolver uma boa ideia especulativa sobre o tempo - mas é um romance, não um ensaio. Mesmo assim, a leitura distrai, e o final é interessante.

Viniciusz 27/01/2024

Foi uma leitura muito boa. Um primeiro contato incrível com Asimov. O texto, de fácil compreensão e dinâmico, evita que a experiência se torne monótona, sendo um ponto de partida ideal para quem não está familiarizado com ficção científica.

Harlan, encarregado de alterar sutilmente a realidade em prol da humanidade, questiona e se rebela contra o sistema após se apaixonar. Suas ações egocêntricas refletem sua certeza no papel que desempenha em toda a trama, criando uma falsa noção de sua superioridade em relação à interferência daqueles que estão no comando. O tempo investido na eternidade distorce a compreensão e a relação dos eternos com suas emoções. Quando confrontado com mudanças em sua vida, Harlan revela sua incapacidade de lidar com elas.

Imagine privar alguém de explorar sua psique e, de repente, abrir as comportas para novas experiências. O técnico, apesar da idade, exibe atitudes quase infantis, justificáveis pela novidade desses eventos. A narrativa rápida limita o desenvolvimento dos personagens, tornando-os praticamente unilaterais, enquanto a linguagem dura e seca de Asimov levanta a questão se é característica do autor ou um reflexo do universo criado.

Impressiona como "O Fim da Eternidade" se conecta com a atualidade, influenciando a produção de ficção científica contemporânea. No entanto, embora o foco esteja nas reflexões desencadeadas pelos eventos do livro, em alguns momentos, gostaria que o autor tivesse explorado mais, diretamente, alguns dos aspectos filosóficos e sociológicos propostos na obra.

thais.ponciano 26/01/2024

Uma ótima leitura
Como em todos os seus livro Isaac consegue prender a atenção do leitor e levar o pensamento para diversos cenários possíveis.

Suzana 24/01/2024

É bom saber o futuro?
No meu entendimento do livro, pareceu que não... Andrew Harlan trabalha modificando realidades para impedir que coisas ruins aconteçam. Até o dia em que sua realidade não é mais satisfatória, porque não inclui a mulher por quem se apaixonou. Aí começa toda uma luta para mudar as coisas.
Vejam que as mudanças só começam a partir do incômodo. Se não há incômodo, não há mudança e não há progresso...
Achei interessante a discussão de como uma realidade fácil demais impede o crescimento. Mas ainda acho que podia ser um pouco mais fácil para nós aqui e agora...

Irving Bruno 22/01/2024

ASIMOV É UM GÊNIO!!!
Como pode um livro ser tão bom assim?
Como pode um autor me fazer voltar a ter fé na humanidade?
Como pode um homem me falar de amor de forma tão profunda no meio de uma SCI-FI?
Como pode uma mente misturar ciência, tecnologia, viagem no tempo, filosofia, sociologia e romance e obter como resultado um livro perfeito?

Pois este foi e é simplesmente ISAAC ASIMOV!

Eu li este livro em 8 dias! Ele me prendeu tanto que eu ficava ansioso em voltar e ler mais, pois a trama é extremamente inteligente, se encaixa perfeitamente após deixar dicas e move seus sentimentos mesmo sendo extremamente lógico e racional. QUE SAUDADES EU TAVA DE LER UM LIVRO BOM ASSIM!

Eu tenho tanta coisa para falar sobre esse livro, mas deixarei aqui duas passagens:

"É enfrentando as grandes dificuldades que a humanidade consegue alcançar com mais êxito os grandes objetivos. É do perigo e da insegurança que surge a força que impulsiona a humanidade para novas e grandiosas conquistas."

"Qualquer sistema parecido com a eternidade, que permite o homem escolher seu próprio futuro, terminará optando pela segurança e pela mediocridade, e numa realidade como essas as estrelas estão fora do alcance. "

E sobre o final do livro? Explodiu minha mente, ao ponto que querer reler várias vezes o final e de tempos em tempos este livro perfeito. OBRIGADO, ASIMOV ?
Bruna Gomes 22/01/2024minha estante
eu tive a mesma sensação sobre a fé na humanidade qnd li. ainda há tempo, no contexto universal nao faz muito tempo que estamos aqui e a evolução nao para.

Renato Marcos 18/01/2024

Primitivos
Achei um absurdo esse tal de Asimov nos chamar de primitivos, eu se pudesse entrar em uma cápsula do tempo e chamar ele de bobo faria sem pensar duas vezes.
Khai zr 20/01/2024minha estante
você se ofende com pouca coisa, para uma pessoa de hoje um medieval é primitivo, sem edeucação, idiota. realmente se você leu essa obra, com temas tão interessantes e se incomodou com isso a ponto de vir aqui comentar, Asimov não é pra você cara.

macielbarros 18/01/2024

Genial! Absurdamente apaixonado por esse livro!
Quando comecei a ler vi certa familiaridade com o Loki e conceito da TVA, e depois pesquisando na internet vi que o livro serviu de base pro enredo da série e com certeza deve ter inspirado os quadrinhos antigos também que falavam sobre o TVA (ou AVT). Estou completamente apaixonado. É plot twist atrás de plot twist, você não sabe no que acreditar. Mas no fim, concordo que o próprio tempo deve ser o senhor de si mesmo, ninguém, nem mesmos os Eternos, devem o controlar.

Bcvc 16/01/2024

Instigante
Muito inteligente, como tudo do Asimov que eu já li. Um autor que definitivamente entrou no meu radar, pretendo ler muito mais obras!

Danii 16/01/2024

Perfeitooo demaais
Esse livro acabou virando minha obsessão. Quando estava lendo não queria largar e quando não estava, não conseguia parar de pensar nele. E acredito que vai ficar marcado por muito tempo ainda. A forma como o autor coloca teorias tão complexas de uma forma tão simples que não se torna nem dificil seu entendimento. Todos os plots são maravilhosos. Tudo acaba se conectando e o circulo se fechando. Queria apagar da mente só para poder ler de novo. Pensar que é um livro tão antigo, Asimov realmente era muito a frente do seu tempo. Recomendo demaais ??

Vinicius Nathan 16/01/2024

Recomendo a leitura, o início é meio confuso, mas fascinante ao mesmo tempo. Os últimos capítulos são muito envolventes e fica com um gostinho de quero mais.

LivroAleatorio 15/01/2024

Poder, história, humanidade
O que você faria se você pudesse mudar o rumo da história da humanidade? E se você pudesse evitar uma guerra? Evitar uma pandemia? Evitar um desastre?

Em "O fim da eternidade" nós acompanhamos a história do Harlan, um técnico que trabalha na Eternidade, fazendo modificações temporais em nome da felicidade e do bem-estar da humanidade. Até aí está tudo lindo, né?

Porém, quem são esses "Eternos" que trabalham na eternidade? Quem deveria ter o poder de mudar dessa forma o curso da história? Como essas pessoas são escolhidas? E... se algo der errado?

"O fim da eternidade" foi um livro diferente para mim, onde eu comecei odiando ele e terminei gostando!

Trata-se de uma ficção científica clássica, que tem alguns preconceitos sociais que me deram ódio no início, mas tentei separar um pouco algumas coisas para aproveitar melhor o enredo.

Conforme a leitura avançou, muitas coisas foram explicadas e algumas passaram a fazer mais sentido e até se justificaram, principalmente o machismo que veio com força. Afinal, os "Eternos" que mantém o poder estão preocupados com isso? Esse clube do bolinha já se questionou sobre isso? Achei muito emblemático como o ÚNICO século não patriarcal (em 150 mil séculos) foi erradicado pelos "Eternos" por ser considerado por eles como uma aberração. Isso diz muita coisa sobre o poder, quem o mantém e como o mantém nessa tal Eternidade.

Achei uma história bem interessante e quanto mais a leitura avança, mais fácil os conceitos ficaram, mesmo sendo sobre um universo totalmente novo.

O final foi diferente do que eu imaginei! Gosto quando isso acontece.

Quotes:

"? O que quer dizer com ?nós?? O homem não seria um só mundo, mas um milhão de mundos, um bilhão de
mundos. Teríamos o infinito ao nosso alcance. Cada mundo teria seu próprio período de Séculos, cada um teria
seus próprios valores, a chance de buscar a felicidade cada um a seu modo. Existem muitas felicidades, muitos
bens, uma variedade infinita. Esse é o Estado Básico da humanidade."

"A Manutenção era a fundação da Eternidade. Estranho que um pensamento tão óbvio não lhe tenha ocorrido
antes. Eles supervisionavam a importação de alimentos e água do Tempo, a remoção do lixo, o funcionamento
das usinas de força. Mantinham todo o maquinário da Eternidade funcionando perfeitamente. Se todos os
Especialistas morressem de uma só vez, no mesmo instante, a Manutenção poderia conservar a Eternidade
indefinidamente. Por outro lado, se a Manutenção desaparecesse, os Especialistas teriam de abandonar a
Eternidade em poucos dias ou morrer miseravelmente."

"? Ao eliminar os desastres da Realidade ? disse Noÿs ?, a Eternidade exclui também os triunfos. É enfrentando
da insegurança que surge a força que impulsiona a humanidade para novas e grandiosas conquistas. Você
consegue entender isso? Consegue entender que, ao afastar as armadilhas e vicissitudes que perseguem o
homem, a Eternidade não deixa que ele encontre suas próprias soluções, boas e amargas, soluções reais que
chegam quando a dificuldade é enfrentada, não evitada?"