O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Fabiana 14/11/2023

O livro é muito louco, mas cabe ressaltar que é muito inteligente. Um livro escrito em 1955, com uma visão futurista muito organizada. Precisa de fato ser um gênio. Trata-se de uma ficção científica que apresenta a possibilidade de viagens no tempo e controles, que são capazes de mudar algumas realidades.

A leitura é bem chata!

Começa o livro e os personagens são jogados sem sentido algum. Ao decorrer da leitura, você pensa que está entendendo quem é quem, e percebe que não! Acredito que tenha sido limitação de minha parte para essa leitura, já que esse livro possui uma avaliação muito boa.

Mas, é claro que foi possível refletir sobre pontos importantes apresentados no livro. Vamos lá!
Que nós como humanidade, e me arrisco a fragmentar isso em relação a educação de um ser humano. Às vezes, desejamos modificar coisas a fim de evitar situações indesejáveis aos que amamos. Poupando-lhes a dor e o sofrimento. Porém, quando fazemos isso, impedimos que o outro cresça e aprenda com tal situação.
É a ânsia de viver no futuro tentando resgatar pendências no passado, ou ainda, viver no presente, sem se fazer presente. Vivendo apenas de prognósticos.

Em resumo, o livro é bom em conteúdo, mas a leitura é bem cansativa e dá vontade de desistir a todo instante.

marcosvinni11 14/11/2023

O início da infinidade.
Asimov entrou de vez como um dos meus autores favotiros. Eu simplesmente amei esse livro. A ideia, os personagens e o plot twist no final (que realmente me pegou de surpresa). Amo histórias com viagem no tempo e realidades alternativas, e esse livro é um prato cheio.

feduartesnt 12/11/2023

Impressionante
Esse foi o primeiro livro do Asimov que li, e me surpreendi em como a leitura dele fluiu bem. É impressionante saber que esse livro foi escrito na data que foi, pois é bastante futurístico e inspirou diversas outras obras. Confesso que o final me pegou um pouco, pois foram tantos plot twists em pouco tempo, que passou a impressão que o autor correu pra acabar logo. No entanto, a história terminou bem amarrada. Claro que eu gostaria de um desenvolvimento maior, para entender melhor algumas motivações dos personagens. Mas num todo, genial.

Claudia 11/11/2023

O fim da eternidade
Simplesmente incrível. Uma aventura de viagem no tempo e de tudo que conhecemos numa perspectiva muito além do imaginado.
A história começa e a gente fica meio perdido,mas assim como nos perdemos,nos achamos e embarcamos nessa viagem alucinante de Harlan, um técnico dos tempos dos eternos e dali não queremos mais sair até saber o final. Adorei.

Naienne1 11/11/2023

Bom como sempre
De cara você é jogado em um contexto que não dá pra entender nada, mas é só insistir que melhora kkk
Achei diferente de outros livros de ficção científica que tive contato, tive a impressão que a história é muito mais sobre os personagens do que sobre o universo deles.
O cara é uma máquina, não preciso nem dizer. Asimov é sempre recomendação garantida.

Pedro 11/11/2023

O final que salvou minha leitura
A toxicidade da relação de Harlan e Noÿs e a falta de empatia que tive por Harlan fizeram com que a leitura fosse, de certa forma, massante. Entretanto, logo antes do último capítulo, um novo fato apresentado fez com que a leitura deste livro tenha se tornado muito mais interessante. Gostei bastante das ideais apresentadas no último capítulo e fizeram com que eu refletisse, assim como um livro de ficção científica deve fazer, sobre questões filosóficas em cima do cenário apresentado.

Brendo4 10/11/2023

Asimov ataca novamente
Nesse ano, li dois livros do Asimov (o outro foi Cavernas de Aço) e me impressiona que um mesmo autor seja capaz de idealizar e executar tão bem duas ideias tão distintas entre si. O título de Pai da Ficção Científica no séc. XX é merecido e meio.

Aqui, nO Fim da Eternidade, acompanhamos uma organização intertemporal ? chamada Eternidade ? cuja função é continuamente preservar a existência da humanidade através da alteração da realidade por meio de viagens no tempo. Para isso, eles mudam eventos, salvam vidas e desaparecem com países inteiros ao... mudar um livro de lugar, tirar uma alavanca ou sumir com uma chave. E fazem isso milhares e milhares de vezes eternamente.

No papel de realizar essas mudanças e alterar a realidade estão os Técnicos e deles o mais metódico e habilidoso é Andrew Harlan, o maior incel da ficção científica. Sim, isso mesmo, um INCEL. Tão celibatário que a história inteira gira em torno do fato de Harlan tornar-se obcecado com a primeira mulher seminua e simpática (ao mesmo tempo) que conhece.

Harlan fica tão maluco por essa única mulher que ele se dispõe a destruir toda a Eternidade e, em certos momentos, a própria humanidade e o mundo(!!!) só para ficar com ela.

E tudo isso em 256 páginas de intermináveis reviravoltas e novos enredos, mostrando que ninguém precisa de mil páginas para contar ótimas histórias.

Leitura recomendado para quem gosta de ficção científica, viagens no tempo e nerds virjolas apaixonados na casa dos 40 apaixonados pela primeira vez.

Gustavogl 06/11/2023

Mais uma história fantástica do gênio Asimov. Livro que se encaixa em sua mitologia tão ampla sobre o futuro da Humanidade.

Juu 06/11/2023

Quando alguém perguntar o que é alguém "topa tudo por bucet*", pede pra ler O fim da eternidade kkkkkkk Asimov era um gênio, jamais pensaria nos dias atuais o que ele pensou ainda na década de 1950.

Nii 03/11/2023

Boa mas não fez meu estilo
A história é muito bem construída asimov é um gênio, mas para mim particularmente a história foi um porre, achei chata, parada, com muita encheção de linguiça, empurrei o livro com a barriga pra não abandonar, é um daqueles que se vc não ler de uma vez torna-se pessimo, entendo a genialidade do autor e o que quis passar com a história.
Fabio909 04/11/2023minha estante
Já leu "Fundação" dele?

nandazevdo 27/10/2023

Reviravolta atrás de reviravolta
é um livro complexo, meu primeiro de ficção científica e eu não esperava por NADA do que li, simplesmente ? chocante e reflexivo DEMAIS.

demorei bastante pra terminar, achei chato e desanimei em vários pontos por causa da escrita, mas o escritor colocou plot twists nos momentos perfeitos e todas as vezes que pensei em abandonar, me bastou insistir um pouco mais na leitura para me surpreender com a história e me animar de novo. pelo que li por aí, esta é a marca de Asimov.

até saquei trechos do fim em alguns momentos, mas nada perto do que o autor escreveu! é uma história muitíssimo bem amarrada e contextualizada, um show de futurismo! recomendo muito

Alexandre 23/10/2023

Scifi Raíz é bom demais!
Como vários livros do Assimov, sempre tem o mistério e o plot Twist final! Gostei muito da evolução da história que escala rapidamente e tem uma excelente lição de moral, não só pra humanidade mas para cada um de nós que vivemos remoendo coisas do passado e pensando na possibilidade de um dia poder refaze-las de outra forma.

Ponto extra para o grande vilão da história muito bem trabalhado! Gênio!

thaiqrz 22/10/2023

Quem gosta de ficção científica e romance indico demais a leitura, mistura um pouco dos dois e trás várias reflexões filosóficas também. O plot twist do final me deixou chocada, não imaginava nada parecido.

Isa 18/10/2023

Melhor leitura do ano
No começo uma leitura um pouco complicada, já que você é inserido em um contexto diferente do habitual, mas logo se acostuma com a ideia da eternidade, estava feliz por ter descoberto parte do livro, porém o final foi surpreendente.