O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Maísa Colodel 17/10/2023

Queria fazer uma resenha decente, mas perdi onde deixei as frases que gostei anotadas. Só sei que o Asimov e o Clarke gostam de me fazer pensar nos paradoxos da ficção científica. Nunca sei o que vai sair de um livro deles

Edoarda 15/10/2023

Asimov conseguiu fazer um romance sci-fi policial com primazia dessa vez. Seu retcon conseguiu incluir O Fim da Eternidade dentro de seu universo Robôs-Império-Fundação de uma maneira muito lógica, sem cair em contradição exatamente com o que Dom conta a Trevize em ?Limites da Fundação? - afinal, era uma lenda. Escrever sobre viagens no tempo sem cair numa contradição é difícil, e Asimov acertou. Deduzir o que de fato está acontecendo, junto ou até mesmo antes de Harlan, é possível, e não tão difícil para o leitor atento - e, para aquele que gosta de ver os fatos sem pensar neles de antemão, a trama traz inteligentes reviravoltas.

kau 13/10/2023

O fim da Eternidade e o início da Infinidade
Este é o meu primeiro contato com o Asimov e fui surpreendida positivamente (no geral) com essa obra.
A história é perfeita no quesito ficção científica/viagem no tempo, toda a ciência citada pelo autor demonstra um grande conhecimento na área. Eu adorei as explicações científicas que ele deu sobre o funcionamento das coisas na obra.
Um outro ponto positivo são as diversas reviravoltas na trama, todas foram muito inteligentes e se encaixaram perfeitamente. Várias vezes eu pensava "nossa, isso que o Harlan pensou faz sentido" aí uns capítulos depois não fazia mais e o que o Twissell disse fazia mais sentido ainda e etc.
As reflexões trazidas são muito boas: as consequências das mudanças nos séculos, quem define o que é o bem maior, o egoísmo e desejo de controle intrínseco da humanidade...
Eu amei o desfecho, gostei muito da Noys e do plot relacionado a ela. E posso afirmar que a viagem no tempo nesse livro foi retratada de uma forma impressionante e nada clichê.
E agora os motivos que me fizeram tirar meia estrela apesar de ter favoritado:
1) achei o Harlan chato e houve falta de desenvolvimento dos personagens, mas isso não atrapalhou muito, até porque o foco do livro é a Eternidade e o Tempo
2) A falta de mulheres na história: achei que o autor colocou uma desculpa furada para excluí-las da Eternidade. E as mulheres Tempistas citadas só servem para satisfazerem os desejos dos Eternos. Poderia ser uma crítica do autor a sociedade de seu tempo, mas eu vi pessoas falando que ele era machista mesmo. Asimov era um produto de sua época repleta de intolerâncias, mas não dá para ignorar isso.
Por fim, recomendo muito a leitura!

Rodrigo1185 13/10/2023

Ler Asimov é sempre um deleite
Isaac Asimov fazendo o que sabe de melhor.

Abordando muito bem as questões existenciais dos seus personagens num ambiente futurista tão além da nossa realidade e, ainda assim, uma narrativa que ressoa forte com a forma como nos relacionamos com o nosso cotidiano, identidade, sociedade e com o nosso papel no mundo.

Lilian 09/10/2023

Me arrisquei nessa leitura, pois é um tipo que não costumo me interessar, mas achei muito legal e interessante , porém precisa de muita atenção para ler.

EmAlio.Freitas 07/10/2023

Os Guardiões da Eternidade...
Em uma rápida pesquisa sobre viagem no tempo e literatura acabei tendo uma surpresa: Um dos primeiros registros sobre o conteúdo encontra-se em um livro sagrado ?o Mahabharata? o Rei Revaita,que viaja para um mundo diferente para conhecer o criador Brahma . Ele fica chocado ao saber que muitas eras se passaram quando ele volta para a Terra o grande épico hindu influenciou muitas obras e creio que indiretamente a mais famosa obra sobre viagens no tempo (talvez o primeiro romance de Ficção cientifica) ?A Máquina do Tempo? (1895) de H.G. Wells,muito de seus conceitos são respeitados em temática do mesmo gênero e em outras mídias. ?Doctor Who? (1963-atual) ?De Volta para o Futuro? (1985-1990) ?Lendas do Amanhã? (2016-2022) até o fenômeno ?Vingadores: Ultimato? (2019) ?bebeu da fonte? de um dos melhores autores de ficção cientifica da literatura.

Mas o que muitos não sabem é que nos anos 50 tivemos um livro que somou ao cânone sobre viagens no tempo; Se Asimov é o pai das leis da robótica quando tratamos de falar sobre robôs em ?O Fim da Eternidade? (1955) o autor respeita o legado de Wells, mas aborda a temática de uma maneira mais ?realista? deixando de lado a ambientação fantástica e suas abordagens são bem mais reflexivas. Asimov acaba criando um ?quebra-cabeça? onde exige do leitor atenção em seus primeiros capítulos confesso que o livro demorou para ?decolar?, mas o texto é incrível e a segurança do autor ao que estava criando me desafiou a continuar lendo e a experiência foi satisfatória.

Existe uma organização onde o autor não especifica sua localização tendo profissionais chamados ?Eternos? onde existem uma hierarquia onde alguns de seus membros tem a capacidade de fazer pequenas alterações no tempo, a maioria das mudanças são feitas pelo bem maior da humanidade de acordo com os séculos que viajam. Os séculos citados têm uma descrição bem vaga e acaba que nos primeiros capítulos desmotiva a expectativa do leitor quando é citado um século 23 ou 21 fica mais ?fácil? ambientar a situação ainda existem humanos e seus conflitos. Mas a intenção do autor não é especificar ?cenários? a viagem existe e é isso... Andrew Harlan era um Eterno impecável. Mesmo num cargo não muito reverenciado, havia-se tornado o principal entre os seus colegas Técnicos, devido ao seu talento e à sua eficiência. Mas quando entra na sua vida uma não-Eterna ? Noÿs ?, condenada como tantos não-Eternos ao desaparecimento, ele se prontifica a arriscar a própria Eternidade para que ela viva. Começa a luta do protagonista para continuar com sua amada e ainda manter a sua habilidade especial.

?O Fim da Eternidade? é um livro muito seguro do autor onde estabelece conceitos e respeita os que já foi feito como citado acima, o ritmo do livro é de uma ?linha reta? sim ele é MUITO imprevisível, mas a falta de apego aos ?cenários? e alguns personagens como a motivação do protagonista não criaram uma ?emoção" maior para mim. O final do livro estabelece um easter eggs(apesar que no meio é encontrado outro) do universo Fundação a maior obra do autor e tem uma mensagem bem reflexiva sobre a humanidade e suas escolhas é um livro com suas peculiaridades e mostra o pulso seguro e criativo do autor.

Nota 7,6

Lucca 02/10/2023

Mais um livro de Asimov finalizado
Confesso que esse demorei mais para ler ler devido a correria da vida
Mas mais uma vez gostei bastante da história
O fim da eternidade nos mostra uma ansiedade tranvestida de previsão de como será a humanidade daqui a vários séculos
Na lógica de dominar o tempo
O autor nos traz a pensar o quanto isso pode ser benéfico
E o quanto isso pode ser extremamente ruim
Nos mostrando através de suas entrelinhas que a humanidade somente é única pois comete os seus erros e tenta novamente
Que somos passionais
Que sentimos
Por mais poderosos que possamos nos tornar
Os sentimentos nos envolverão por toda a eternidade da existência
Este livro é uma ficção científica de uma ansiedade febril do agora
Recomendo imensamente
Ótimo livro
??????

Brendon.Rios 28/09/2023

O fim da eternidade
Leitura fantástica, mistura de ficção científica e filosofia com uma pitada de romance. Um tanto complicada no começo pra quem não tiver certa familiaridade com termos usados, mas no decorrer da leitura tudo faz sentido e entrega um plot twist final incrível.
É a segunda obra do Asimov que leio, e pra quem é fã de ficção científica principalmente de robôs, aconselho tanto esse livro quanto outros do escritor.

Vivian.Faria 26/09/2023

Quem decide oq é o "bem maior"?
A leitura demora um pouco pra engatar, pois vc é jogado no meio das coisas acontecendo, sem muita explicação. Mas quando vc começa a entender oq tá acontecendo se torna incrível.

Essa obra me deixou com vários questionamentos pra vida: será que mudar a realidade/escolher como o futuro da humanidade deve ser por um "bem maior" é certo? Oq é um "bem maior"? Dentre outras coisas.

Em vários momentos senti raiva de Harlan, dos Eternos e toda sua soberba em se achar no direito de decidir qual rumo a humanidade deve tomar, sendo um bando de hipócritas, mas o final compensou tudo. ADOREI

Asimov me fez lembrar pq eu amo ficção científica. Maravilhoso!

Léo 26/09/2023

O fim da eternidade...
Faz um tempo que não escrevo resenhas, mas sinto que precisava falar sobre esse livro. Foi ótimo ler O fim da eternidade e a história que o Asimov escreveu me prendeu desde o primeiro capítulo.

No livro somos acompanhamos a história de Andrew Harlan, um Técnico, membro do grupo chamado de Eternos responsáveis pelo monitoramento e mudanças no Tempo. O trabalho de Harlan é iniciar Mudanças de Realidades, e para isso como todos os Eternos em suas diversas funções, passam por um treinamento rigoroso para deixar suas emoções de lados para executar esse trabalho. Mas Harlan conhece Noys Lambet, uma mulher do século 482, e sua percepção do mundo e valores começam a ser questionados, colocando a seu emprego e a História em risco.

Primeiramente, devo dizer que assim como nos contos, onde o autor consegue colocar bem suas ideias e prender o leitor, ele faz isso aqui igualmente bem. Em 256 páginas, ele traz uma forma diferente de viagem do tempo que é interessante e me deixou empolgado quando pensava em como eram os paradoxos temporais nesse universo, foi uma surpresa boa e, além disso, consegue também colocar um suspense que me prendeu juntamente com motivação e questionamentos do protagonista.

A escrita flui bem, a Eternidade é intrigante e ao longo da leitura você vai entendo como os cargos são distribuídos aos Eternos e seus objetivos. Através da jornada de Harlan e seus pensamentos o autor vai colocando questionamento sobre o comodismo, a evolução e história da humanidade, a razão contra a emoção e outros, fiquei pensando sobre como esses assuntos são colocados e o papel da Eternidade nisso tudo...

Gostei também de descobrir como o livro se conecta ao universo Asimov, mas é uma pena que ele não tenha conseguido escrever um romance ou conto que explorasse melhor essa conexão com os outros livros dele.

Recomendo a todos que gostam de ficção científica. Acho que para quem tem interesse em ler algo do Asimov, e não quer começar pelas coletâneas de contos e nem iniciar uma nova série esse livro é bom.

Ãtila 25/09/2023

Nesta ficção científica o leitor é levado par uma realidade onde a história humana pode ser manipulada. Aqui, uma história de amor luta contra o tempo e transforma o percurso humano á eternidade. Uma leitura que influencia até mesmo a visão sobre outro livro do autor, "fundação". Um livro que não desponta.

Carol.Camargo 23/09/2023

Incrível
Cheio de reviravoltas surpreendentes, eu fiquei imersa neste livro, as últimas páginas foram sensacionais, super recomendo, no início estranhei algumas coisas sobre o mundo mas no decorrer me acostumei e entendi.

Tiago 15/09/2023

Viagem no tempo como nunca vi antes
Esse livro é sensacional em muitos aspectos. Tem uma visão de viagem no tempo que eu, particularmente, nunca vi nada parecido.

Existe toda uma organização que controla o Tempo. Essa organização é chamada de Eternidade. Ela controla o avanço da humanidade através de mudanças na Realidade em momentos específicos do tempo. Por exemplo, impedir que um líder de governo inicie uma guerra fazendo com que ele não nasça.

Isso se torna uma operação tão gigante que é fascinante ver a Eternidade em ação no livro.

Mas o que mais me impressiona é como o autor consegue elevar todo esse caos a um nível tão elevado de complexidade e deixar tudo amarrado numa trama super envolvente.

O protagonista, Andrew Harlan, é uma das muitas engrenagens da Eternidade e é super interessante como ele vai se desenvolvendo ao longo da trama, principalmente por ter se envolvido com uma mulher tempista (que não pertence à Eternidade). O que ele faz por amor, faz com que sua sanidade seja levada ao limite.

Uma leitura super gostosa e interessante. Talvez alguns conceitos sejam difíceis de absorver para os menos entusiastas de ficção científica, mas o esforço é muito recompensado. Sci-fi, romance e suspense. Um livro que é muitas coisas e é excelente em todas.