O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

wendelwonka 30/06/2022

Fantástico
De longe, um dos melhores livros sobre viagem no tempo q já li. A narrativa é espetacular e o final impressionante :)

Henrique.Amon 08/01/2022

Acabei de ler mas não acredito
Estou completamente extasiado e maravilhado por esse livro.

Nunca senti tanta vontade de começar e acabar o livro em um mesmo dia. Não consegui dormir e optei por fazer a leitura contínua do começo ao final.

Leia. Só leia.
Marcy 08/01/2022minha estante
Desisti nas primeiras páginas ano passado (acho que tava em ressaca) mas ainda tenho vontade de ler, a premissa me diz que tem grandes chances de virar favorito

Henrique.Amon 08/01/2022minha estante
O livro tem muita informação no começo mesmo... a princípio você fica perdido, mas, lá pela página 60/70, as informações começam a se juntar e a leitura flui que só!

Matheus.Correa 09/01/2022

Isaac Asimov não decepciona
Eu entrei na leitura sem muita expectativa, era uma leitura despretensiosa, mas oa me deparar com o foreshadowing fiquei empolgado. Homens viajando no tempo e espaço, reparando problemas, sendo imparciais, se tornando maquinas sem empatia e no meio deles o Harlan, um eterno. As múltiplas possibilidades das viagens por meio dos séculos é tão bem explicada e a motivação romântica de Harlan tem o seu sentido. Por medo de uma análoga desconhecida de Noys, ele decide fazer o que ninguém teria permissão pra fazer. E é nesse contexto que nos deparamos com Asimov em grande estilo, com diálogos bem feitos, homogêneos e consistentes. Alguns até nos explicando os séculos mais longevos, como a partir do 70 mil. recomendo, se não quiser começar com a obra prima (FUNDAÇÃO) de Asimov, pegue essa belezinha que é de um valor incalculável de experiências. Os homens viajantes no tempo de Asimov me lembrou a serie da Marvel, Loki. Adorei com força essa obra e a genialidade das entrelinhas. Asimov não decepciona.

void_Indigo 29/10/2020

De volta para o futuro com esteróides!!
Não recordo já ter lido uma história em que viagens (plural mesmo!) no tempo fossem o aspecto mais rotineiro e menos glamuroso. São quase como uma viagem de táxi. Tem seus mecanismos explicados bem rapidamente e pronto. E não são viagens pequenas, envolvem centenas de milhares de SÉCULOS! Para o futuro E para o passado! Mas com limites. (pista importante!). A história mesmo é quase uma história de detetive, com romance, reviravoltas e suspense.

Acompanhamos Andrew Harlan, um Técnico da Eternidade, uma espécie de organização que existe fora do Tempo e que garante a continua existência da Humanidade através de pequenas modificações que evitam catástrofes maiores. Um corte no freio do carro de um político evita uma guerra nuclear, por exemplo.

Andrew é bastante considerado por causa de sua eficiência, mas, durante uma pesquisa para uma nova modificação em um dos séculos, ele conhece Noÿs, uma Tempista do século a ser modificado. Ele se apaixona e, ao descobrir que ela desapareceria com a modificação planejada, decide salvá-la levando-a para um futuro remoto.

Ao retornar ao seu "tempo de trabalho", ele é envolvido nas lutas políticas internas da Eternidade e descobre fatos fundamentais do seu surgimento e existência, cujas consequências podem levar ao fim da Eternidade.

Pequenas pistas tantalizantes das características de diversos séculos aparecem ao longo da história. Próximo ao final, há até uma referência ao Império Galático!!

Apesar do início meio confuso, pela quantidade de termos novos e estranhos e poucas explicações elaboradas, a história é muito boa e prende a atenção. Li praticamente direto madrugada adentro até o fim! Recomendo demais sua leitura!!

Li Caldas 19/06/2021

Incrível
Livro excelente, prende nossa atenção do início ao fim. Traz muitas reflexões, e quase faz nossa cabeça explodir com cada avanço no enredo. Vale muito a pena a leitura!

lumybea 18/06/2021

O Fim da Eternidade
Isaac Asimov é um gênio! Toda essa construção de mundo foi incrível! Mas os pontos de romance estragaram a história. Sem contar que o Andrew Harlan (principal) é um bebê chorão que tem mania de reizinho. A Nöys é muito básica, sem sal. Esse final feliz não colou, mano. Ficou feio.

Fabrício 25/11/2020

Genial na ficção científica, mas peca em outros pontos
Genial em diversos aspectos, como só Asimov consegue fazer. Os paradoxos abordados são trabalhados extremamente bem.
O livro peca com relação ao personagem principal, é difícil gostar dele, tem uma intuição que parece muito exagerada. Além do romance que pareceu um pouco forçado.
Quem leu Fundação pegou a referência no final.
No geral é um livro de ficção científica muito bom.

Leonardo_css 26/04/2021

Bom para relaxar
Para quem gosta de ficção científica e principalmente sobre viagem no tempo, é um ótimo livro. Durante o desenvolvimento da trama, fui de encontro com várias surpresas. Contudo, achei o final bem simplório.

Enfim, recomendo.

Yuri 17/04/2021

Uau!
Que livro incrível! O que foi isso! Apesar de uma coisa mínima no início me fazer descobrir uma coisa era a intenção do autor deixar essa pista pra fazer a gente ACHAR que sabia alguma coisa kkkkk
Ingenuo

Fer Paimel 23/01/2021

Interessante
Asimov é um autor clássico do gênero ficção científica não sem razões. O livro é bem interessante e sua base distópica é criativa.
Tive alguma dificuldade em acompanhar certos raciocínios da ficção, mas nada que atrapalhasse a compreensão da proposta do livro.
Quero ler outras obras do autor para compreender melhor sua produção.
Campos 23/01/2021minha estante
Tenho a versão clássica

Fer Paimel 24/01/2021minha estante
Bacana! Vc gostou da obra? Indica outro livro do autor?

Daniel1841 24/01/2021minha estante
Tô querendo adentrar em algo de sci fi tb. Bom ver q curtiu. Já tem contato com sci fi? Ou tá iniciando?

Campos 24/01/2021minha estante
Eu tô lendo Cavernas de Aço, que parece muito bom, e tá nos meus planos Fundação

Fer Paimel 24/01/2021minha estante
Daniel, não tive muito contato com sci fi ainda não... eu gosto, mas prefiro outros gêneros literários, aí acabo priorizando outras leituras kkkk acho que uns livros muuuito bons são os do Guia do Mochileiro das Galáxias. Humor inteligente e bem doido kkkk eu gostei!

Fer Paimel 24/01/2021minha estante
Fabio, ouvi falar bem de Fundação... acho que é uma trilogia, né? Já vi Cavernas de Aço em algum lugar, mas nem lembro sobre o que é. Obrigada pelas dicas, vou procurar informações :)

jsilveira 07/10/2021

Esperava mais
Por conhecer algumas das demais obras do autor, esperava muito mais da leitura. Não sei se pela alta expectativa, mas fiquei com um sentimento de frustração.

Leonardo.Broinizi 21/08/2022

Asimov "brincando" com viagens temporais!
Do mesmo autor eu havia lido a trilogia Fundação e o aclamado conto Ao Cair da Noite, e este livro não fica atrás em qualidade. O estilo de escrita do Isaac Asimov me pareceu muito similar em ambos os livros: narrativa clara, muitas reviravoltas na trama, o drama humano sendo preponderante nas histórias (apesar da importância do contexto futurista tecnológico, sempre são as questões humanas que ditam os rumos nas histórias do Asimov).
Ser dar spoiler, só ressalto que é muito interessante a premissa do livro, de que você tem uma especie de "guardiões do tempo", alterando a realidade pra maximizar a felicidade do maior número de pessoas.

Enfim, mais um bom livro de um dos mestres da ficção científica. Um enredo cheio de reviravoltas e surpresas. Indico tanto pra quem já gosta dos livros do Asimov quando pra quem quer conhecer sua obra.

potranca 11/12/2020

Cabeça explodindo!!
Que livro interessante!! Não foi uma leitura fácil, inclusive recomendo que assistam pelo menos uma resenha pra se familiarizar com o contexto da história, porque me ajudou bastante! Você é "jogado" no mundo do livro e meio que tem que ir se virando sozinho, não achei tão complicado assim, mas em certas partes é cansativo. Tirando isso é uma boa história, eletrizante e cheia de plot twist.

O que mais me chamou atenção é que a ficção científica é um ponto crucial, mas o jeito que o autor explora essa temática é sensacional, mostrando como nós, seres humanos, somos egocêntricos, temos desejos, inveja, ganância e amor.

John 05/06/2021

O que foi que eu fiz...
Livro sobre viajantes do tempo que funciona!
É incrível o que foi criado aqui.

Você passa 50 páginas aprendendo sobre o cenário em que a história se passa, mas depois disso se desencadeia uma série de acontecimentos muito bem escritos.

E um final muito legal.

Recomendo muito.