O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Beth 02/10/2021

Confesso que, muitas vezes, fiquei bem perdida na história. São muitos conceitos e pode acabar ficando um pouco confuso, ainda mais por se tratar de viagens no tempo e o que isso pode ou não causar. Mas, apesar disso, olhando para a história principal, é um negócio muito amarradinho e o aumento da tensão até o clímax é muito massa de acompanhar.

Camila Borges 21/03/2021

Boas reflexões
achei muito interessante esse aspecto de uma realidade mutável: nessa história os Eternos podem viajar através dos séculos e efetuar mudanças em nome de um "bem maior". É fácil fazer paralelos com a nossa realidade, afinal, quem decide o que é melhor pra todo mundo? Um mundo onde as dificuldades são eliminadas por completo é mesmo um mundo desejável? Algumas dificuldades são necessárias para o progresso? Esse livro traz muitas questões que vale a pena refletir.
Obs: gostei da construção desse mundo mas não gostei muitos dos protagonistas, achei o "romance" meio forçado na trama e as motivações deles não me convenceram muito.

Ikuchi 09/09/2022

Magnífico!
O Fim da Eternidade é simplesmente perfeito e conseguiu me surpreender a cada capítulo.
Carregado de ótimos e inteligentes plot twists, uma ótima escrita e personagens incríveis.
De certo, meu primeiro de muitos do Asimov.
Thais.Araujo 09/09/2022minha estante
Tenho esse livro há anos, porém, não tenho coragem de ler por achar que é muito difícil, ter várias referências. O que vc acha sobre isso?

Ikuchi 09/09/2022minha estante
O livro tem alguns termos ficcionais que são bem explicados no decorrer da história. Nada que venha atrapalhar a leitura ou demandar consulta externa. Super recomendo o livro vi. A história é muito bem elaborada.

Thais.Araujo 10/09/2022minha estante
Muito obrigada!

erica.leituras 09/02/2022

Uma experiência incrível!!!
Minha primeira experiência com Asimov e confesso que no começo fiquei confusa, mas foi muito bem explicado o que aconteceu a e a forma como a eternidade e os eternos "funcionavam" de uma forma que eu não me sentisse uma tola, sem contar a trama que tem muitas reviravoltas surpreendentes e o final que pra mim realmente foi inesperado!
Super recomendo!

Anderson 12/10/2020

Meu primeiro contato com o Isaac Asimov
No começo do livro eu achei que seria uma daquelas histórias em que eu não conseguiria ficar tão imerso devido a complexidade do mundo criado pelo autor, mas aos poucos ficou fácil se ambientar com a sociedade e os conceitos dessa ficção científica. O autor criou personagens complexos, embora a personagem feminina seja ridiculamente esteriotipada e não foge do modo precário em que os clássicos escritores de distopias e ficção científicas constroem essas personagens. Com relação a história, li em algumas resenhas que os plot twist foram óbvios, eu fui pego de surpresa em alguns deles e a história foi eletrizante do começo ao fim, então discordo muito. Além disso, ler esse livro com o conhecimento sobre algoritmos e manipulação do comportamento das pessoas através do controle de dados atualmente torna a obra ainda mais interessante, já que, quando o livro foi escrito, isso ainda não era uma realidade. Considero que foi um ótimo começo com o Isaac Asimov, pois agora quero ler os outros livros do autor o mais rápido possível.
Leticia 12/10/2020minha estante
Também não achei o plot Twist previsível, não suspeitei hora nenhuma, foi uma total surpresa.

Anderson 12/10/2020minha estante
Pois é, eu tbm fiquei bem surpreso, na verdade, nem conseguia formular uma hipótese final pra esse livro

Carlos531 08/01/2021

Que livro incrível!
Quando comecei a ler o livro, achei ele meio devagar no início, mas quando os confrontos acontecem. É muito maneiro, incrível!

Claro, não estou falando de confrontos físicos, mas psicológicos. E é um ponto muito importante da obra! Saber sobre viagens no tempo é pré requisito? Não. Saber sobre psicologia é necessário? Também não. E isso deixa a obra mais interessante, faz você refletir sobre como nossas ações podem afetar não só o nosso futuro, mas o de outras pessoas também. E como uma decisão, uma só decisão pode ser definitiva nas nossas vidas.

O autor escreveu, como sempre, de maneira magnífica. Para os amantes de um bom sifi, leiam. Para os que não gostam tanto, dêem uma chance! Vocês vão gostar muito!

Um detalhe curioso sobre esta versão em Kindle, é que as falas dos personagens acontecem dentro do parágrafo, e você sabe que estão falando pois tem um travessão para indicar isso. Mas é apenas uma curiosidade, não é algo que incomode.

Portanto, boas leituras para todos e até a próxima!

Fabio Pedreira 23/01/2020

Livre arbítrio
Andrew Harlan é um técnico. Ele trabalha na Eternidade, um local além do tempo, é como se fosse um local onde eles podem ver como a realidade se desenvolve, como o mundo vai se desenvolvendo. E se algum problema na realidade é detectado cabe ao técnico corrigir.

O técnico tem o poder de transformar a realidade movendo apenas um objeto de lugar. Mas não é nenhum poder sobrenatural e sim como se fosse o famoso efeito borboleta, onde diz que se uma borboleta bate asas no Brasil, ela é capaz de provocar tempestades do outro lado do mundo. Então o poder de Harlan vem do estudo e observação.

Para se tornar um técnico é preciso passar por 4 fases, a de tempista, onde você é recrutado de um período do tempo especifico, depois passa a ser aprendiz, observador e aí sim passa a ser um especialista. Os técnicos devem estudar sobre os séculos e avaliar bem a mudança que quer fazer para conseguir a mínima mudança possível.

É por isso que os técnicos devem ser sem emoções, imparciais, e são constantemente evitados, pois acabam mudando realidades que outras pessoas gostariam de experimentar. E Harlan segue tudo isso à risca, ou quase, pois certo dia ele conhece Noÿs Lambent, uma tempista no qual ele é obrigado a fazer um trabalho de observação.

Um técnico é proibido de ter filhos ou esposas, mas não quer dizer que não possa ter namoradas ou relações. Mas, para isso acontecer, ele deve pedir permissão e esperar a observação para saber se quando aquela pessoa for tirada da realidade não existirá uma mudança de realidade que afete bruscamente os outros séculos.

Porém, Harlan não quer esperar. Ele quer Noÿs para ele e a garota o quer, e com isso ele arrisca o próprio fim da eternidade levando com ele a garota que ele ama. É aí que está o plot principal do livro, entretanto, ele tem muito mais que isso.

O livro já começa um pouco avançado, confirmando que Harlan cometeu um crime grave e no decorrer da obra vamos encaixando as peças sobre o que aconteceu e entendendo como tudo ali funciona, a eternidade, as viagens através dos séculos, o que são os séculos ocultos (que são os séculos além do 100 mil) ou os séculos primitivos (os antes da eternidade).

Todas essas explicações não são difíceis de entender, então, quem não gosta de Sci-Fi por achar complicado não tem porque se preocupar. Porém, recomendo ler sem pressa para entender tudo direitinho. E é incrível como o autor tem uma linguagem simples e atrativa.

A história é muito interessante. Ela brinca com a questão do livre arbítrio e vira e mexe joga teorias para explicar até que ponto mudar a realidade pode ou não afetar a raça humana e suas consequências. Isso tudo é feito em meio a vários plot twists espalhados ao longo da trama. Vira e mexe tem alguma reviravolta na história, as maiores sendo deixadas para o final obviamente.

Se teve uma coisa só que não gostei no livro foi o comportamento do Harlan em alguns momentos mais próximo do final do livro. Muitas vezes suas ações, por mais que fossem regidas pela emoção em vez da racionalidade, foram muito burras. Talvez tenha sido uma tentativa do autor de querer dar um nó na cabeça do leitor em deixar sem saber quem estava falando a verdade ou mentindo. Mas eu achei mais irritante do que intrigante.

Ainda assim isso não tira o brilho da obra e garanto que é um bom livro tanto para quem já gosta de ficção científica como para quem quer iniciar ou arriscar. É um livro excelente e reflexivo. Foi minha estreia com o Isaac Asimov e espero ler muito mais. Abraços eternos e até a próxima.

Ica 13/03/2020

Viagem no tempo divertida e romântica
Isaac Asimov mais uma vez surpreendendo. Trama cheia de reviravoltas, com um enredo que te faz não querer parar de ler pra saber o próximo passo. Amei a trama. Nem parece que é de 1955. Livraço.
Everton Vidal 13/03/2020minha estante
Curto demais!

Bu 27/02/2022

Eitaaaaaaaa...
Até os 45% estava me perguntando o porque de continuar lendo, mas depois dessa marca, depois que introsei, e descarilhou o trem meu irmão o bagulho ficou louco, e quase terminei o livro no mesmo dia que superei essa marca.

Que trama linda, muito confusa até você pegar no tranco com ela, mas depois tudo se encaixa e o sentido das ações ficam dando tapa na sua cara, as supresas são o carro chefe dele, o plot próximo do fim do livro muito bem feito, nunca que tinha imaginado mesmo tentando adivinhar o que estaria por vim, me surpreendeu muito e já é um dos meus favoritos.

Maikel.Rosa 04/04/2021

um Técnico genioso, um enredo genial
confesso que demorei até o último capítulo pra acreditar que "O fim da Eternidade" tivesse um desfecho tão revelador, dado o egocentrismo previsível do protagonista, mas felizmente o final compensou todo o ranço que o Técnico Harlan despertou em mim!

pra quem leu a trilogia da Fundação, o livro acaba sendo um surpreendente prelúdio pra todo o universo que Asimov descreveu nessas obras, mesmo ele sendo escrito a posteriori: é só por causa de uma M.M.N. (Mudança Mínima Necessária) na realidade aqui explorada que a expansão do Império Galáctico se torna possível.

aliás, é engraçado como esse tema - o cálculo estatístico das infinitas possibilidades e as ações que podem desencadeá-las - é algo recorrente e circular nas obras dele. essa coisa d"o que poderia ter sido" e d"o que era preciso fazer" pra que toda uma realidade fosse possível, sabe? eu amo esse rolê!

enfim, fiquei feliz de constatar que o fim da eternidade é só o começo de algo muito maior pra humanidade. só lendo pra saber como tudo termina - e como tudo começa.

Fabio.Nunes 16/04/2024

Leitura que fazia parte da minha meta anual. Primeiro contato com Asimov ? e agora entendo por que ele é tão elogiado.

Quanto à obra, trata-se basicamente da Eternidade: um campo temporal que cria atalhos para o tempo comum, sem as limitações do tempo comum, onde toda uma casta de burocratas (mormente homens) trabalham com o intuito de aprimorar a realidade, aperfeiçoando a felicidade humana geral. E o fazem realizando pequenas intervenções na linha do tempo, alterando a todo momento a realidade, afetando diretamente milhões de pessoas em todos os milhares de séculos da linha temporal.
Um desses burocratas é o técnico Harlan. Um homem frio, de invejável intelecto, que aprendeu a reprimir toda demonstração de emoções, e que é convidado pelo computador Twissell a trabalhar num projeto especial, responsável por manter viva a própria Eternidade.
O problema é que Harlan quer tacar fogo no parquinho e destruir a Eternidade. Tudo por amor.
Ou talvez por que seja um ?virjão? nerdola que nunca viu uma mulher na vida ? há controvérsias.
A história é um tanto complexa, pois se trata de viagens no tempo que alteram a única linha temporal que existe. Então, aviso: evitem ler muito cansados ou com a cognição afetada.

Mas mesmo com as interrogações que este livro me deixou, o que vi foram excelentes discussões sobre a ideia de controle: o direito do ser humano ao seu tempo; o direito de os seres humanos (dentro do tempo) serem capazes de resolver seus próprios desafios, em busca de uma felicidade que não pode ser determinada por ninguém, e de escrever sua própria história sem intervenções.

Aliás, qual seria a natureza jurídica do tempo, num mundo em que a realidade pode ser alterada a qualquer momento?

Uma ótima dica de ficção científica.

"Existem muitas felicidades, muitos bens, uma variedade infinita. Esse é o Estado Básico da humanidade."
Craotchky 16/04/2024minha estante
A ideia trabalhada e as implicações dela parecem interessantíssimas. Obrigado pela dica.

Fabio.Nunes 16/04/2024minha estante
Eu que agradeço Filipe. Forte abraço.

Regis 16/04/2024minha estante
Vou deixar para ler sua resenha assim que eu ler o livro, Fábio, mas já sei que sua resenha deve estar maravilhosa. ??

Fabio.Nunes 17/04/2024minha estante
Obrigado Régis. Leia sim (o livro rsrs)

Regis 17/04/2024minha estante
Rsrsr...

Amanda 21/05/2021

Será que Asimov veio do futuro para escrever esse livro?
Minha primeira experiência com o Isaac Asimov, e simplesmente amei! Uma ficção científica digna do imaginário da cultura Nerd/Geek; atemporal e que vai permanecer por toda a Infinidade (referências kkk). Viagens no tempo é um tema recorrente no mundo ficcional da literatura ou do cinema, mas o diferencial é como essas narrativas são desenvolvidas e contextualizadas. Em "O Fim da Eternidade", Asimov expõe sua genialidade na criação de um universo em que a realidade é controlada, até certo ponto, por uma organização (definição minha) chamada Eternidade, que tem como objetivo principal manter a humanidade literalmente na eternidade. Dentro dessa organização existe uma hierarquia de funções trabalhistas, em que uma delas, fundamental para Eternidade, é desempenhada pelo nosso protagonista, Andrew Harlan. Como a sinopse menciona, a existência da Eternidade pode estar ameaçada por um dos sentimentos mais incontroláveis: a paixão. E por esse amor, Harlan promoverá muitas Mudanças na Realidade (em maiúsculo mesmo) e fará outras tantas descobertas que deixará o leitor pasmem. Nas entrelinhas várias reflexões sobre o desenvolvimento da humanidade são discutidos, através dos diálogos dos personagens. Para alguns, esses trechos de diálogos podem ser um pouco cansativos, porém é a partir deles que entendemos todos o eventos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão. A genialidade da obra também se concentra na forma da escrita, como se estivesse brincando com a viagem no tempo através das palavras, o que requer atenção do leitor para não se perder na sucessão dos eventos. Mas não se assuste se em algum momento parecer confuso, pois logo em seguida teremos uma explicação bem detalhada para não restar dúvidas. Então se você gosta mesmo de ficção científica, não perca seu Tempo lendo a minha resenha, corra e comece a ler essa obra que temos o privilégio de encontra-la na nossa Realidade. OBS: ebook disponível no Prime Reading na data da publicação dessa resenha.

Elle.Marques 25/06/2023

O Fim da Eternidade e a escrita do Asimov
O livro consegur ser leve, bem-humorado e ao mesmo tempo abordar com tanta maestria a viagem no tempo/ficção científica. Durante todo o livro o autor consegue trazer a tona reflexões sobre a evolução e comodismo humano, de jma maneira que todos entendam.
A história apresenta Andrew, um Eterno, membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História.
Rubens.Ricardo 25/06/2023minha estante
Um dos melhores que li do asimov, muito bom.

Lais Souza 29/12/2020

Que livro incrível, não achei que fosse ler mais um livro tão bom assim esse ano. Ele já começa totalmente dentro da história, como se já estivesse na página 30 e você que se vire pra acompanhar kkkkk, o ritmo é muito bom, o livro traz tudo, ficção científica, viagens no tempo e até um romance. O plot twist do final me pegou muito de surpresa eu amei porque mesmo com as dicas ao longo da história eu não consegui descobrir, enfim, eu amei esse livro, esse explodiu minha cabeça, recomendo demais!