O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Thairan Matos 16/11/2020

QUE FINAL FOI ESSE?!!!
O livro fala sobre viagens no tempo e alguns conceitos interessantes sobre paradoxo temporal e mostra como uma pequena alteração no passado pode causar uma enorme mudança no futuro (me lembrou o conceito do filme "Efeito Borboleta").
Eu achei o início do livro um pouco complicado e achei que o livro fosse ser chato, mas depois você consegue ficar imerso na narrativa e compreender alguns conceitos mais complexos. Agora, quando você chega no final do livro a sua cabeça simplesmente explode! kkkk Plot Twist muito inteligente!!!!
Rafa 16/11/2020minha estante
??parece mtt bom

Krishna.Nunes 22/02/2021minha estante
E o final dele faz ainda mais sentido para quem já leu Fundação. As histórias são interligadas.

Pipuli 04/03/2022

"por circunstâncias sob o nosso controle... o amanhã será cancelado"
Andrew Harlan é um Técnico na Eternidade, e com isso também é um Eterno. O trabalho de Harlan é determinar e executar a Mínima Mudança Necessária, ou apenas M. M. N. para os mais experientes, nas mudanças de realidade planejadas pela Eternidade, essas mudanças têm o objetivo de mudar acontecimentos desastrosos ou impedir que coisas ruins aconteçam com a humanidade...

Harlan é um exemplo de Eterno, comprometido, competente e disciplinado, mas ao conhecer uma Tempista, pessoas não Eternas que vivem na Realidade, ele começa a pensar que nem tudo são flores na Eternidade e para salvar Noÿs de uma mudança de realidade ele fará coisas que não pensava ser capaz.

Com essa premissa básica temos uma história fantástica sobre viagens no tempo, alterações de realidades e o que isso pode causar no desenvolvimento da raça humana.

Esse livro para mim teve uma leitura fluida, sem enroscos, Asimov não perde tempo em apresentar os acontecimentos e dar vazão na história. Uma coisa que pode ser um pouco estranha no começo é que ele não explica os conceitos de certas coisas assim que elas são apresentadas, mas a explicação virá dentro da história o que a torna mais interessante.

É um livro excelente na minha opinião, abrange viagens no tempo e mudanças de realidade de uma forma fácil de se entender, apenas uma coisa me deixou um pouco decepcionado, que foi o final, na história o final é incrível..., mas eu o achei um pouco mais teórico do que eu gostaria.

Dani 24/02/2020

4,5 - Meu livro favorito do Asimov até agora
Das obras do Asimov, já li "eu, robô" e a trilogia da fundação e por enquanto, "o fim da eternidade" é o meu livro favorito do autor.

Algumas ressalvas devem ser feitas considerando-se a época em que a obra foi escrita. O mesmo foi publicado em 1955 e apesar de contar uma história de uma sociedade futurística, acaba refletindo ideologias da época, com uma história centrada em homens brancos , sem nenhuma representatividade e com mulheres sendo objetificadas , com pouca autonomia ou agência no enredo.

Um outro ponto negativo é o personagem principal, que pode ser um pouco irritante: acha-se superior à todos, mas age a maioria do tempo como um garoto de 13 anos.

Se você conseguir superar essas ressalvas, "O fim da eternidade", é uma leitura muito divertida e intrigante, com algumas reviravoltas e reflexões que irão tornar a obra uma das mais memoráveis do gênero.

leonel 24/02/2020minha estante
É que o personagem principal é o Harlan Ellison.

Dani 25/02/2020minha estante
Quem é esse?

leonel 25/02/2020minha estante
amigo do asimov.

Renata Cavalcante 10/06/2020minha estante
Ahhh esse já está nas minhas metas deste ano!

Caroline457 02/03/2023

Sem palavras!
Não sou uma grande conhecedora quando o assunto são livros de ficção científica, mas devo dizer que depois deste irei buscar conhecer mais sobre o gênero. Achei muito interessante que não se trata de uma trama abstrata e de certa forma "cósmica", mas utiliza-se de uma linguagem muito técnica e bem descritiva. Houveram páginas que tive que reler para compreender, mas acho que é questão de tempo até se acostumar com este tipo de escrita.

Enfim, achei muito bom e recomendo demais!

Luis Franceschi 14/04/2021

"Incrível"
Simplesmente maravilhoso, adorei a forma do autor se expressar, sem dúvidas essa será a primeira de muitas leituras do Isaac Asimov. A cada página uma surpresa e uma reação diferente, com certeza indicarei pra geral.
Gabriel 14/04/2021minha estante
Tbm gostei bastante, recomendo dele: "Eu, Robô" e "As cavernas de aço".

Thaís 31/01/2021

ASIMOOOOOV
Que sci fi de responsaaaaa!! Bom demaaais, a história me prendeu muito e ainda teve a melhor parte: BOOOOOM ???

Alexandre 23/10/2023

Scifi Raíz é bom demais!
Como vários livros do Assimov, sempre tem o mistério e o plot Twist final! Gostei muito da evolução da história que escala rapidamente e tem uma excelente lição de moral, não só pra humanidade mas para cada um de nós que vivemos remoendo coisas do passado e pensando na possibilidade de um dia poder refaze-las de outra forma.

Ponto extra para o grande vilão da história muito bem trabalhado! Gênio!

Poliana.Albuquerque 22/06/2021

Ca-ra-cas
Eu nunca tinha lido nada do Asimov e vou te falar, que experiência! O livro é escrito de formar brilhante, cheio de reviravoltas que fazendo TODO O SENTIDO. O final me desapontou um pouco mas está de acordo com a proposta do livro. Super recomendo.

Andrea 25/06/2022

Esse livro estava na minha listinha de "vou ler" há algum tempo, mas foi graças a um amigo colocar na sua estante que me deu o estalo de lê-lo (obrigada, Jonathas!!). E, só pra avisar: ele tá disponível no kindle unlimited. ;-)

Como é de se esperar em livros de ficcção científica, você se sente analfabeta quando começa o livro. Eu até mesmo me questionei se 95 séculos queria dizer 9.500 anos. O bom é que as coisas vão sendo explicadas no decorrer da narrativa e aí você se sente menos perdida. (E sim, 95 séculos são quase 10 mil anos!!! Asimov foi tão futurista nesse livro que a história se passa, na maior parte, em datas a se perder de vista!)

Meu único porém vai para a representação feminina aqui, mas é aquela coisa né, foi escrito há décadas, e o final meio que "corrige" isso, mas mesmo assim, é entediante ler a única personagem feminina ser retratada como femme fatale. Tive um ranço pelo protagonista também, mas entendo parte do seu surto. Imagina o peso de ser um Eterno??

A história terminou de um jeito que eu não esperava, mas acho que fez sentido dentro do proposto. Teve muitas coisas que eu não entendi (e eu não sei se não entendi, pois burrita, ou se foi porque são conceitos inventados pelo autor mesmo), mas não faz muita diferença se você simplesmente aceita como verdade. Fiquei em dúvida no final...

SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER! SPOILER!
eunãoacrediteimuitonapersonagemsabe
FIM DO SPOILER! FIM DO SPOILER! FIM DO SPOILER!

E isso, pra mim, é bom, pois gosto de finais que te deixam na dúvida.

[Período de leitura: de 08 à 22/06/2022]

Sarau 20/05/2021

a história é muito boa, porem, eu me perdi muitas vezes no meio dos parágrafos e nao consegui me achar de novo depois, talvez seja um problema meu mas eu não consegui ler direito por causa disso
eu nao me senti apegada a nenhum personagem e nunca gostei das decisões tomadas pelo personagem principal, mas para quem nunca leu ficção científica é um bom começo e o final surpreende

ps: alguns meses depois que eu acabei de ler o livro eu consegui entender o que se passou, talvez eu seja lenta ou a história nao me ajudou muito

Daniel.Nery 11/05/2021

Leitura obrigatória aos amantes de Ficção Científica
Apesar da personagem central não ser, na minha opinião, tão carismática, o livro tem momentos excelentes e um universo criado pelo autor interessantíssimo e repleto de reflexões sobre a humanidade. Vale a pena a leitura!

Matheus 13/01/2021

Incrível
Simplesmente incrível, nunca tinha lido um livro do Assimov e acabo de virar fã. Difícil até escrever sobre esse livro, me lembra um pouco Fahrenheit 451 na questão filosófica mas com muita ficção científica e fantasia.

Para a resenha completa siga @cafecombooks
Guilherme Cao 13/01/2021minha estante
Já pega o embalo e vai ler Fundação. É melhor ainda.

Matheus 13/01/2021minha estante
Isso aí vai mudar toda a minha programação de livros que tinha planejado pra esse ano kkk

Guilherme Cao 14/01/2021minha estante
E quem consegue seguir a programação? Kkkk

Denise.Marreiros 17/07/2020

Asimov é considerado juntamente com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke um dos "Três Grandes" da ficção científica. Sua obra mais famosa é a série A Fundação.

O Fim da Eternidade também figura entre as suas melhores obras e é muita querida por seus fãs. O livro retrata a viagem no tempo e a engenharia social com maestria.

Não vou aqui nem tentar começar a explicar a genialidade do autor nem o quanto a obra publicada em 1955 continua atual e empolgante. Quero falar da minha experiência como leitora e o quanto me senti empolgada com a obra.

Esse é um daqueles livros em que a história continua com você mesmo após a última página (E que última página!). O leitor acolhe o protagonista, sente junto com ele e vê sua cabeça literalmente explodir ao tentar entender o funcionamento da Eternidade. Asimov nos diz sem meios termos que embora existam computadores de última geração, análises científicas e a eliminação da casualidade a mão humana sempre estará presente em cada processo e no final são nossas vontades que nos dominam.

A Eternidade é algo grande mas não estava preparada para a humanidade de um de seus integrantes.

Complexo e em alguns momentos difícil, O Fim da Eternidade é um thriller cheio de viagens no tempo e alterações de realidades, trás consigo o problema do paradoxo temporal explicado de forma brilhante. Mas também é um romance romântico com todas as suas problemáticas e implicações.

Essa foi minha segunda leitura do autor e definitivamente não será a última. Para aqueles que admiram o gênero essa é uma leitura mais que obrigatória.

Beth 02/10/2021

Confesso que, muitas vezes, fiquei bem perdida na história. São muitos conceitos e pode acabar ficando um pouco confuso, ainda mais por se tratar de viagens no tempo e o que isso pode ou não causar. Mas, apesar disso, olhando para a história principal, é um negócio muito amarradinho e o aumento da tensão até o clímax é muito massa de acompanhar.