Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Axel K 26/03/2022

Bom pra adolescência
Ouso dizer que pessoas que já saíram do ensino médio não veem a comédia neste livro, ou ao menos como alguém que o frequenta de fato.
Digo porque eu li, e achei totalmente incrível naquela época, ao ponto de mostrar aos meus amigos e ver que eles gostaram também, mas hoje em dia vejo e, não sinto metade da comédia que sentia, vejo o clichê exagerado como monotonia e insalubre.
Entretanto, talvez mantenha-se cômico e bom àqueles que gostam de um clichê de diário(um diário de alguém descolado(descolado segundo só livro mesmo, na minha opinião))

Maumau 05/10/2010

muito interessante
este livro é muito interessante, e com certeza pelo título, e pelo nome do autor desperta a curiosidade de muitas pessoas,no entanto este livro ñ é tão engraçado quanto se imagina, nele vc verá métodos para colar na prova(muito eficazes,e utilizáveis),respostas para as perguntas mais óbvias dos professores, alguns apelidos para vc zuar os amigos e muito mais, pois esses são apenas alguns dos capítulos q estão neste agradável guia.

Andrea 08/01/2011

Muito engraçado
Eu adoro livros que falam dos tempos da escola, quem nunca se meteu em uma confusão nesta época?

Isa Girotto 13/07/2011

Não é um livro com que se possa aprender muito, só se você quiser ser um ninguém na vida, mas é engraçado e o pior é que existem pessoas que fazem tudo isso.

Annie 20/12/2011

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, por Ana Nonato.
VEJA TAMBÉM EM: http://seismilenios.blogspot.com/2011/12/resenha-como-se-tornar-o-pior-aluno-da.html

Litterarum radices amarae, fructus dulces.

O livro tem como proposta ensinar os preceitos básicos para se tornar "o pior aluno da escola", baseando-se nas experiências do autor.
"Danilo Gentili foi o pior aluno da escola. Em seu histórico escolar, acumulou 78 assinaturas no livro negro, 2 suspensões e 1 expulsão."
Um currículo para ninguém botar defeito, perfeito para um "mestre" nesta "arte". O curso intensivo conta com matrícula, rematrícula, 23 lições, formatura e até diploma. Também possui dicas de carreiras possíveis para o formando e "O Grande Livro dos Pequenos Planos", onde várias travessuras são ensinadas passo a passo. As lições são as mais variadas. Desde as mais utilizadas como "Colar na prova" e "Copiar o trabalho da internet" até algumas mais inusitadas como "espalhar fofoca na escola" e "não ler livros" (lição proposta em um livro!), todos os aspectos importantes do pior aluno da escola são explorados, possuindo, inclusive, exercícios de aprendizagem. Um curso completo!
"A base disso não é a obediência, e sim a constatação: Por que devo obedecer? Essa é a única forma de propagar o caos, desafiar os limites e quebrar as regras sem se quebrar. Digo isso porque algumas regras não devem ser questionadas. Uma delas é: 'Não pule da janela da classe se ela ficar no terceiro andar.' Já quebrei essa regra uma vez. E as duas pernas junto com ela."
No quesito enredo, o livro é muito bem escrito. Por ser humorístico, a escolha e a ordem das palavras são fundamentais para gerar o riso no leitor. Escrever um livro de humor é bem mais difícil que escrever a piada e declamá-la, justamente pela última possuir como respaldo a experiência de ator e presença de palco do humorista. Todavia, este livro usa de todo o tipo de recursos para potencializar o efeito: desenhos, fotos cômicas do próprio autor, caricaturas, ideias mirabolantes... E funciona!
Outro aspecto importante deste livro é que ele possibilita a ESCOLHA. Mesmo sendo um "curso", o leitor pode escolher se vale a pena fazer o que é proposto e arcar com as prováveis consequências ou não. E tudo isto com muito bom humor!

Quanto a questões ortográficas, poucos deslizes se fazem notar, como alguns erros de colocação pronominal e de vírgulas, mas que de modo algum influenciam a leitura.

Em se tratando de aspectos físicos, há um notável capricho por parte da editora. O material da capa é bem resistente (capa dura), as cores vermelha (fundo) e preta (desenhos) combinam bem entre si, e os desenhos dão um toque especial e divertido ao livro. As contra-capas são revestidas por papel semelhante ao das páginas na cor negra, decorados com desenhos (que aparecem também nos capítulos) em cinza.
As páginas são feitas com material espesso e resistente na cor branca, estilizado como um caderno quadriculado. Algumas folhas possuem ilustrações; outras, manchas de gordura.
A grafia de maioria do texto é escrito em fonte padrão. Alguns trechos têm aspecto de letra cursiva.
Os desenhos são notadamente feitos à mão e adaptados, posteriormente, à edição. Em preto e branco.

Este livro é recomendado a adolescentes e adultos que desejem se divertir com as peripécias listadas. É possível até se recordar da época de escola!

Gostou da obra?
Se gostei! O modo com que Danilo impregnou este livro de humor me fez rir do começo ao fim. É uma leitura mais que apreciada! Ah, se todos os livros fossem assim! E aproveitando o espaço: o que acharam do novo-velho jeito de escrever as minhas resenhas? Decidi começar com um livro que certamente teria pontuação máxima, justamente pelo desafio de conseguir analisá-lo mesmo assim. Acho que consegui, certo?

Avaliação:
- Enredo: 5 (ótimo);
- Humor: 5 (ótimo);
- Ilustrações: 5 (ótimas);
- Aspectos linguísticos: 4 (muito bons);
- Estrutura física: 5 (ótima);

Nota: 4,8 (5 estrelas - ÓTIMO).

Glaucio.Oliveira 20/05/2012

Apenas bom.
Já li e vi muita coisa mais engraçada do Danilo,
mas o livro não deixa de ser bem engraçado.
Mas precisava de mais para me fazer chorar de rir, pois foi o que esperei vindo dele.

Lembrando que o livro é bem divertido e cômico, mas não aplicável.
O cara era o capeta na escola. Tenho dó do povo que esteve perto dele no ambiente escolar nessa época.

Quem curte um humor light, leia.. Não é tão engraçado, mas dá pra passar bem o tempo.
Observação: Li em menos de um dia.

Cris Compagnoni 13/01/2012

Ainda estou na fase de ler livros infanto-juvenis, e estou adorando. Esse eu ganhei de um amigo muito querido (o bom de todos saberem que gosto de ler é que sempre ganho livros), e por ser um livro escrito por um humorista, a primeira coisa que se espera dele é que seja muito engraçado!

Como se tornar o pior aluno da escola é o primeiro livro do Danilo Gentili, tentei deixar de lado a opinião que tenho sobre a carreira do autor como humorista, pois conheço pouco e pelo que conheço, posso afirmar que não é o estilo de humor que aprecio; não queria deixar que isso influenciasse a minha leitura, mas essa não é uma tarefa fácil.

O livro é dividido em várias lições do tipo: colar na prova, não fazer a lição de casa, matar aula, chegar atrasado à escola, colocar apelido nos colegas, colocar a culpa no outro, não ler livros (definitivamente, com essa eu não posso concordar), e outras coisas do tipo. Em algumas “lições” realmente vi muita criatividade, mas a maioria delas pode ser vista em qualquer filme sobre adolescentes americanos que se passa em uma escola, clichê demais.

Lembrei muito do meu tempo de escola lendo este livro, nunca fui a melhor aluna da escola, mas também passava longe de ser a pior. Eu era da turma do fundão, que conversava a aula toda, matava uma ou outra aula, levei algumas broncas, mas nunca fui mandada pra direção; sempre tirei notas boas, e as minhas técnicas para colar em provas são muito melhores que as do Danilo Gentile, creio que por sempre tirar notas altas nunca tive o fator “desconfiança” contra a minha pessoa.

É, eu já colei em provas sim, e o amigo Daniel que me presenteou com esse livro era um dos meus grandes parceiros nessa arte durante a faculdade, e há de convir comigo, depois que ler esse livro, de que nisso, o autor é um armador! Quem não cola não sai da escola mesmo, só que quem faz isso bem feito nunca será o pior aluno da escola.

Confesso que tenho certo medo de falar o que penso a respeito do livro, afinal creio se a única pessoa do meu círculo de convivência que não aprecia o lado humorista do autor, ninguém posta alguma coisa na internet espera receber represálias, só que eu também tenho o direito de me expressar, então lá vai: qual a vantagem em ser o pior aluno da escola? Eu não vejo sentido nesse livro. Algumas páginas me divertiram, mas eu não daria esse livro de presente a nenhum jovem leitor.

Gostei do capítulo “O pequeno livro dos grandes planos”, são ilustrações de algumas peças a serem pregadas na escola, umas são muito manjadas, mas a maioria criativa. Achei que o aviso em amarelo na capa “Leitura inadequada para menores de 18 anos” foi uma tentativa forçada de ser engraçado e, ao mesmo tempo, uma jogada de marketing; o que não está errado, mas creio ser desnecessário.

Esse foi um daqueles livros que, ao terminar de ler chego a concluir: eu posso fazer melhor; só que eu não o faço, eu apenas leio e escrevo sobre o que li. Apesar de não ter adorado Como se tornar o pior aluno da escola, fiquei muito ansiosa para ler o próximo lançamento do autor anunciado em um dos últimos capítulos: “Como se tornar o pior professor da escola”, o que será que o Danilo Gentili tem a nos dizer sobre essa profissão?

Léia Viana 08/10/2017

Entretenimento reflexivo
“Ser o melhor aluno da escola é para os fracos”

O livro de Danilo Gentili não é uma história, parece mais um manual de instruções na árdua arte em ser o “aluno problema”. Li em quase uma hora e me lembrei de um período muito bacana da minha vida: a escola, sim eu gostava da escola, dos alunos, dos professores, da merendeira e de todos aqueles que compunham o cenário escolar. Mas também gostava dos alunos bagunceiros, aqueles que nos despertavam de uma aula morna, que nos fazia rir e até mesmo os abominar por serem tão bagunceiros, e às vezes, tão chatos.

Durante a minha vida escolar convivi com os dois piores alunos, em épocas e escolas diferentes. Com um deles fui a primeira e única vez para a diretoria e anos depois acabei me casando com ele.

Existem alguns exageros que nos fazem parar para pensar como o de comparar a escola com um presídio, mas, infelizmente, têm lá a sua semelhança. Escola e presídio são espaços que se perderam e não acompanharam a evolução. Existe uma palestra do filósofo Cortella em que ele questiona o método de ensino da escola que continua a se repetir, educadores esqueceram que o mundo mudou, a tecnologia esta cada dia mais presente e que o aluno de hoje não é o mesmo de ontem, então por que continuar a repetir o mesmo método de aula? Com os presídios não está sendo muito diferente: celas lotadas e sem nenhum programa inteligente para tentar recuperar o preso para a sociedade. Prende, solta, prende, solta. Estamos, nos dois casos, “enxugando gelo”.

Assim como Quino, em “Quanta Bondade!, que ironiza a "bondade", "caridade" praticada pelas pessoas, muitas vezes com propósitos não tão bons, esse manual é uma piada, uma sátira para o modelo de aluno “nerd”, que todos acham que tem futuro garantido na vida, ao contrário dos piores alunos que não serão “nada” na vida. Balela pura! Aqui temos paradigmas a serem quebrados.

Gostei muito das ilustrações do livro, da diagramação e de como Danilo eleva a auto estima do pior aluno, que fique claro que não é aquele que não gosta de estudar, e sim, aquele que tem senso crítico, tem criatividade, bom humor e não se enquadra no modelo “parão” de estudante. Einstein era um deles.

Leitura recomendada!

Antonio Maluco 08/10/2017

Ansiedade
foi legal ler o livro que deu origem ao filme do danilo gentili e to ansioso em ver o filme em questão

Nat 28/09/2016

Um histórico escolar com 78 assinaturas no livro negro. 12 suspensões. Uma expulsão. Esse é o resumo da vida escolar de Danilo Gentilli. Seu manual de como se tornar o pior aluno da escola traz ilustrações e os rabiscos que fez durante seus anos de estudo quando deveria estar prestando atenção nas aulas.

Não é um livro que eu vá reler. Na verdade, só foi escolhido pelo tema e pela falta de opções. Até que eu me divertir um pouco, principalmente quando vi que, ao invés de contar a história de como Danilo Gentilli se tornou o pior aluno da escola, era um manual que mostra como se tornar o pior aluno da escola. Juro que fiquei me perguntando se ele teve mesmo coragem de fazer certas coisas. Outras vezes fiquei admirada com a criatividade pra fazer o que não prestava. Cumpre seu propósito: divertir. Bom.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/09/como-se-tornar-o-pior-aluno-da-escola.html

Felipe.Perez 02/09/2016

Ótimo
Me ensinou várias coisas interessantes para fazer na escola como colar na prova

Luise.Menestrino 05/12/2015

Crítica humorada
com muito humor acredito que por trás de todas as brincadeira tem uma crítica do sistema escolar. e no final tem um extra de pegadinhas pra usar contra os professores. Li em poucas horas e adorei bastante

TatáVasconcelos 04/08/2015

O Livro Que Nunca Será Recomendado Por Professores
Esse é o tipo de livro que, eu espero, não seja lido por nenhuma mente diabólica em idade escolar. Um livro que, contrariando toda e qualquer regra, nenhum professor em sã consciência incentivaria a leitura. Um livro que poderia gerar inúmeros protestos de professores politizados em todo o país. Enfim, um livro que os pais jamais usarão para educar seus filhos.

Primeiro, vamos falar um pouquinho do autor: ao contrário do habitual, a biografia não ressalta seus méritos acadêmicos e profissionais – por exemplo: Fulano de Tal, se formou em comunicação social, e atualmente elenca o hall dos mais reconhecidos apresentadores de uma importante emissora de TV do país. Não! Esta definitivamente não é a apresentação destacada na obra. Sua biografia nos relata que ele acumulou 78 assinaturas no livro negro, 12 suspensões e 1 expulsão em seu histórico escolar; ressalta ainda os percalços de sua vida profissional, como, por exemplo, ter sido expulso de empregos, de um zoológico, e do Congresso Nacional em Brasília, e que semanalmente, toma advertências de seu chefe no programa. Mas apesar de tudo isso, ele ajudou a erguer o cenário da Comédia Stand-up no Brasil.

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola é exatamente o que promete na capa: um manual completo de como se tornar a pior peste que sua escola já conheceu. É o tipo de livro que evoca as mais diversas recordações do período escolar (de algumas delas, admito, tenho saudade!), e que faz você parar e pensar que nunca, em hipótese nenhuma, gostaria de ser professor.

No melhor estilo “faça o que eu digo, mas não conte que fui eu que mandei”, Danilo Gentili concebeu um divertidíssimo livro de regras sobre como quebrar as regras (exceto aquela que diz para nunca pular da janela da sua sala de aula, se ela ficar no terceiro andar. De acordo com o autor, ele quebrou essa regra uma vez... E as duas pernas junto!), apresentando, inclusive, planos mirabolantes para sacanear professores e coleguinhas (a maioria deles justifica porque o livro é inadequado para menores de 18 anos, e me faz dar graças a Deus por não estar mais na escola, porque vai que alguma peste que estudou comigo tenha acesso a esse tipo de leitura tão instrutiva... Aliás, eu tenho uma sugestão a fazer: antes de deixar qualquer pessoa comprar esse livro, deviam submetê-la a um exame psicotécnico, só para garantir!).

Enfim, é um livro para rir muito, descontrair a cabeça, esquecer dos problemas (e dos horários dos seus compromissos...). Mas, CUIDADO! Se deixar influenciar por essa obra pode ser extremamente perigoso! Sobretudo para os seus colegas e professores...

site: http://admiravelmundoinventado.blogspot.com.br/2014/08/desafio-8-o-livro-que-nunca-sera.html

Nathy 12/09/2013

humor inteligente
E nada de politicamente correto...
Primeiro livro do Danilo Gentili, conta um pouco de sua historia de uma forma escrachada e extrovertida...
vale a pena ler.
Fica a dica as paginas pretas....rs

1 | 2 | 3 | 4