Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Felipe.Perez 02/09/2016

Ótimo
Me ensinou várias coisas interessantes para fazer na escola como colar na prova

Nat 28/09/2016

Um histórico escolar com 78 assinaturas no livro negro. 12 suspensões. Uma expulsão. Esse é o resumo da vida escolar de Danilo Gentilli. Seu manual de como se tornar o pior aluno da escola traz ilustrações e os rabiscos que fez durante seus anos de estudo quando deveria estar prestando atenção nas aulas.

Não é um livro que eu vá reler. Na verdade, só foi escolhido pelo tema e pela falta de opções. Até que eu me divertir um pouco, principalmente quando vi que, ao invés de contar a história de como Danilo Gentilli se tornou o pior aluno da escola, era um manual que mostra como se tornar o pior aluno da escola. Juro que fiquei me perguntando se ele teve mesmo coragem de fazer certas coisas. Outras vezes fiquei admirada com a criatividade pra fazer o que não prestava. Cumpre seu propósito: divertir. Bom.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/09/como-se-tornar-o-pior-aluno-da-escola.html

Antonio Maluco 08/10/2017

Ansiedade
foi legal ler o livro que deu origem ao filme do danilo gentili e to ansioso em ver o filme em questão

Léia Viana 08/10/2017

Entretenimento reflexivo
“Ser o melhor aluno da escola é para os fracos”

O livro de Danilo Gentili não é uma história, parece mais um manual de instruções na árdua arte em ser o “aluno problema”. Li em quase uma hora e me lembrei de um período muito bacana da minha vida: a escola, sim eu gostava da escola, dos alunos, dos professores, da merendeira e de todos aqueles que compunham o cenário escolar. Mas também gostava dos alunos bagunceiros, aqueles que nos despertavam de uma aula morna, que nos fazia rir e até mesmo os abominar por serem tão bagunceiros, e às vezes, tão chatos.

Durante a minha vida escolar convivi com os dois piores alunos, em épocas e escolas diferentes. Com um deles fui a primeira e única vez para a diretoria e anos depois acabei me casando com ele.

Existem alguns exageros que nos fazem parar para pensar como o de comparar a escola com um presídio, mas, infelizmente, têm lá a sua semelhança. Escola e presídio são espaços que se perderam e não acompanharam a evolução. Existe uma palestra do filósofo Cortella em que ele questiona o método de ensino da escola que continua a se repetir, educadores esqueceram que o mundo mudou, a tecnologia esta cada dia mais presente e que o aluno de hoje não é o mesmo de ontem, então por que continuar a repetir o mesmo método de aula? Com os presídios não está sendo muito diferente: celas lotadas e sem nenhum programa inteligente para tentar recuperar o preso para a sociedade. Prende, solta, prende, solta. Estamos, nos dois casos, “enxugando gelo”.

Assim como Quino, em “Quanta Bondade!, que ironiza a "bondade", "caridade" praticada pelas pessoas, muitas vezes com propósitos não tão bons, esse manual é uma piada, uma sátira para o modelo de aluno “nerd”, que todos acham que tem futuro garantido na vida, ao contrário dos piores alunos que não serão “nada” na vida. Balela pura! Aqui temos paradigmas a serem quebrados.

Gostei muito das ilustrações do livro, da diagramação e de como Danilo eleva a auto estima do pior aluno, que fique claro que não é aquele que não gosta de estudar, e sim, aquele que tem senso crítico, tem criatividade, bom humor e não se enquadra no modelo “parão” de estudante. Einstein era um deles.

Leitura recomendada!

1 | 2 | 3 | 4