A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - A SENHORA DO LAGO (A Saga do Bruxo Geralt de Rívia #7)

Filipe378 27/04/2020

Fim
A saga do bruxo Geralt não decepciona e se mantém ótima até o ultimo livro. Apesar de algumas coisas, pelo menos pra mim, não ficarem resolvidas e nem explicadas a obra tem um desfecho muito bom e surpreendente. Tudo acontece de uma maneira diferente do que se imagina.
Essa foi minha primeira série de fantasia e mal posso esperar para ler mais livros deste gênero. Vai deixar saudade.

Tai 06/06/2021

Agora escreve sua própria história...
Com uma das reviravoltas mais impressionantes do mundo literário, essa obra é, com toda certeza, o ápice absoluto da saga The Witcher. Do começo ao fim o livro entrega ação em sua espécie mais pura, muitas vezes tive que parar e absorver tudo, entrei em desespero junto com os personagens em vários momentos e sofri demais com as mortes. Inclusive, esse último ponto lembra muito Game of Thrones, se apegar ao elenco é um erro, mas é inevitável, passei dois meses presa nesse universo, só faltei colocar a Ciri no colo e cheguei ao fim destruída.

O livro já começa com guerra e finalmente Nilfgaard é derrotado pelos reinos do norte. Enquanto Ciri acha o tempo e o espaço certos e acaba se tornando prisioneira junto de Yennefer, sorte(ou azar rs) é que a hansa do Geralt chega ao castelo também, entretanto não tem nada glamoroso no reencontro dos três destinos, apenas dor, sofrimento e esperança. E a criatividade do autor não para por aí, mais adrenalina, lutas, reencontros e revelações nunca imaginadas.

A partir disso, a loja das feiticeiras começa a agir sorrateiramente e os reinos se organizam aos poucos. E quando pensamos que Sapkowski está apenas amarrando as pontas soltas para concluir a história, entrega mais caos. Que final, meus amigos!!! Fiquei totalmente arrepiada, de coração estraçalhado e alma assolada. Um amigo meu prometeu que Geralt e Yen ficariam juntos no fim, nunca pensei que seria dessa maneira. No entanto, ao mesmo tempo feliz pela forma como Ciri encara tudo.

E por falar em Ciri, de longe a melhor personagem da saga. Cirilla. Falka. A criança do sangue mágico. A rainha treinada pelo bruxo. A bruxa que virou guerreira. A guerreira que virou sobrevivente. Filha de feiticeira. A senhora do tempo. A senhora do lago. A senhora do destino. Tentou trilhar o seu propósito o máximo que pôde, se adaptou a situações cruéis e viveu como ninguém. Agora escreve sua própria história.

"Isso tudo ficou para trás.
E diante deles havia tudo.
FIM"

Letícia 23/08/2021

Odiei
Me arrependo amargamente de ler essa saga. O universo é incrível, com personagens ótimos mas completamente mal aproveitados. O final pra mim foi decepcionante. Horrível, uma perda de tempo. Muito triste por essa fantasia tão promissora ter terminado assim.

mavis 22/01/2022

totalmente sem palavras.
eu não sei descrever com palavras o quanto eu amo essa saga e esse final (apesar de extremamente depressivo) pra mim foi perfeito pra fechar essa história incrível e me despedir desse universo maravilhoso! foi um final triste sim mas com um parêntese bem significante que deixa os leitores com uma pulgazinha atrás da orelha, cheios de teorias e pensando o que realmente aconteceu. indico muito essa leitura maravilhosa e complexa que mexe MUITO com a nossa cabeça e com os nossos sentimentos.

Daniele 26/09/2021

Senhora do lago
Confesso que fiquei meio perdida em flashbacks mas gostei do final da série.
Claro que perdemos grandes personagens. Porém foi uma grande maravilhosa história.

Niájera 08/10/2020

E fim..
É Geralt, chegamos ao fim... Que saga foi essa, quanto sofrimento, quantas aventuras... Dona Netflix tem nas mãos um tesouro... Sobre o final, nem de longe eu esperava algo parecido, é daqueles que os fãs criam teorias sem fim, porque realmente dá margem pra várias interpretações... Uma coisa é certa, não espere um conto de fadas....
Adriano F. Zwierzykowski 09/10/2020minha estante
Com certeza um dia lerei essa série... ???

Niájera 09/10/2020minha estante
Adriano leia, os 2 primeiros livros são aquecimento, do terceiro em diante é uma evolução absurda... As batalhas, as lutas são memoráveis, a Netflix tem uma joia na mão.

Murilo.Justino 02/05/2020

Enfim a história termina...
Como em todos os outros livros, esse foi recheado de ação, aventura e reviravoltas. Ao final, uma conclusão não tão esperada, mas que foi coerente com o desenvolvimento do autor nos outros livros. Vai deixar saudades.

Victor Oliveira 01/03/2023

O fim da saga do bruxo. O começo da saga da bruxa
Adorei o último livro. O reaparecimento de personagens e o encerramento de seus arcos na história (uns felizes outros nem tanto), a descrição da guerra nos Reinos do Norte (extremamente violenta) e a politicagens tanto dos reis quanto dos magos e feiticeiras são bem amarrados e interessantes.

O reencontro de Geralt com Ciri e Yennefer é ótimo assim como o diálogo entre Geralt e Emhyr.

Mas o final é agridoce. Não esperava um "felizes para sempre" mas confesso que até torci por isso.

No final, fica uma brecha para futuras aventuras protagonizadas pela Ciri. Acho que não vai rolar, mas eu gostaria de ler.

Espero que o sucesso do game e da série da Netflix, incentive o escritor a seguir com o universo TW. Eu acompanharei, com certeza.

Gabi 05/08/2020

O livro é muito bom, a reviravolta foi sensacional, não estava esperando por aquilo que foi revelado, porém, o final me desapontou um pouco. Mas em geral, a saga é ótima.

Sarmentox 01/05/2020

O fim é sempre dolorido
Se você chegou até aqui é por que gosta muito do mundo então não há muito o que falar sobre, eu gostaria de recomendar para você que leu tudo ou vai acabar de ler agora e está com o sentimento de "quero mais" que vá atrás de outras mídias. Existe a trilogia de jogos principal, existe o Gwent thronebroker que expande a história da Rainha Mave que a gente lê nesses ultimos livros. Outra dica que eu dou é começar uma aventura RPG e criar suas proprias historias, existe até um livro de RPG oficial do mundo do the witcher.

André Hausmann 14/01/2021

E acabou a saga do bruxo Geralt.
Não comentei os livros anteriores pois queria concluir para ter uma opinião geral da obra.
Gostei muito desse romance de fantasia, principalmente os primeiros livros onde se faziam um paralelo com outros contos folclóricos conhecidos.
Os personagens são cativantes, fortes e cheios de defeitos, como qualquer pessoa normal. Somente possuem algumas características particulares.
Achei que a última parte dessa saga - os dois últimos livros chamados a A Senhora do Lago -, não me agradaram muito. Teve muitas passagens que poderiam ser refinadas para não ficar tão extenso e algumas vezes confuso com tanta ida e vindas. Em contrapartida, alguns pontos aconteceram rápido demais.
mas nada tira o brilho desse trabalho.

O Crowler 10/06/2020

Fez Por Merecer
Nossa velho, a história fechou TODAS as pontas terminando em um final "aberto" facilmente imaginável, amei...Mas fico triste...Mas amei.
É interessante como eles fazem uma referência as lendas arturianas no final, logo agora que irei começar a ler livros arturianos.