A Canção da Espada

Bernard Cornwell

Resenhas - A Canção da Espada

Morsinaldo 17/01/2021

A espada canta
Cinco anos se passaram após Ultred resolver a rixa de sangue com Kjartan e retomar a fortaleza inexpugnável de Dunholm. Agora, ele tem dois filhos e um juramento a Alfredo, rei o qual ele odeia, e é levado a Lundene (Londres), a qual está sob o controle dos irmãos Erik e Sigefrid Thurgilson. Por causa do orgulho e do ego de Aethelred (personagem que eu simplesmente não gosto dele), acontece um pequeno sequestro e nesse meio tempo, até mesmo um romance. Mas não vou me alongar para não dar spoiler. Recomendo muito a leitura do livro e da série como um todo.

Augusto Bogo 15/01/2021

Maravilhoso
Cornwell sabe prender o leitor como ninguém. Livro envolvente que li em um dia.
Continuamos acompanhamdo Uhtred com oa nervos a flor da pele, sentindo que tudo desmoronará a qualquer momento

Liah 12/01/2021

A canção da espada
"? E você vai viver entre os dinamarqueses, que, segundo me disse, você odeia.
? Você vive entre os cristãos, senhor Uhtred ? respondeu ela com um clarão de seu antigo jeito travesso.
Sorri disso."

"Porque a guerra virá para nós, desejemos ou não. Guerra é destino, e o destino é inexorável."

C.F. 11/01/2021

A história continua incrível, vemos a filha de Alfredo tomando destaque e importância no livro.
Personagens cativantes, novos e antigos, nosso protagonista nunca esteve tão feliz e acho que nunca se viu também em situações tão complicadas.
Mas seguimos em busca da solidificação da Inglaterra.

Pam 04/12/2020

"O amor é uma coisa perigosa..."
"...Vem disfarçado para mudar nossa vida".

Por falar em amor, como eu amo essa série, esses personagens, essa escrita... Feliz por pensar que tenho muitos livros pela frente antes de acabar!

"O amor também é uma viagem, uma viagem sem destino além da morte, mas é uma viagem de contentamento."

Macartiney 02/12/2020

Menos inspirado
Indo direto ao ponto.
- Achei o antagonista Sigefrid dessa série muito menos desafiador e cativante levando-se em consideração os livros anteriores.
- O mapa (pelo menos na edição que eu li) que sempre nos dá uma visão da região dos acontecimentos, dessa vez quase foi inútil, misturou nomes contemporâneos com a época da história. De difícil consulta
- No entanto temos um livro bom e cronicas saxonicas segue sendo uma puta saga

Murasakibara12 25/09/2020

Passando raiva com cristão de novo
Seria tão belo ver essa Inglaterra dinamarquesa, mas infelizmente a História nos obriga a aturar esses cristãos insuportáveis que aparecem. O livro em que o Uthred mais quase morreu.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 05/09/2020

Só melhora!
Que livro sensacional!!! Um livro que te prende do início ao fim e te deixa o tempo inteiro se preparando para qualquer coisa que possa acontecer!
Uhtred está em seu melhor! Apesar de ter amadurecido não perde o seu humor ácido ou deixa de ser cativante e engajante.
O melhor livro até agora! A série só melhora com o passar dos volumes!

Luís Gustavo 17/08/2020

Continua ótimo
Os personagens continuam a se desenvolver e a política da formação da Inglaterra ganha formas mais definidas.

Luan.Brito 04/07/2020

Série top!
Que livro bom! Quanta coisa acontece, achei o melhor livro da série até o momento.

Everton Vidal 21/06/2020

A Inglaterra agora está dividida em Wessex, gobernada pelo rei Alfredo, a Anglia Oriental, regida por Guthrum (um viking convertido ao cristianismo, que agora tem uma aliança com Alfredo) e a Mércia, uma terra sem rei dividida e disputada por nórdicos e saxões. Uhtred está casado, tem dois filhos, terra e responsabilidades, e uma vez mais estará no dilema da sua identidade ambivalente, entre seu dever e lealdade ao rei Alfredo, cuja religião ele odeia, e as suas origens vikings.
Cornwell repete a fórmula, com os melhores ingredientes de um romance histórico que cativa do princípio ao fim, embora (e talvez por ser o quarto volume da série) em alguns momentos sente-se repetitiva, mas é uma sensação passageira, logo superada pelo ritmo intenso do livro e suas descrições de enfrentamentos épicos que induzem a continuar a leitura.

Luiz 16/06/2020

A escrita desse livro n deixa d impressionar, 90% das senas apresentadas na série são mais emocionantes e mais vivas mas páginas do livro. É uma leitura rápida porém rica em detalhes e tramas

Carlos.Cauas 25/05/2020

Uhtred e seus juramentos
"Enquanto houver uma família chamada Uhtred, e enquanto houver uma reino nesta ilha varrida pelo vento, haverá guerra. Portanto não podemos nos escolher para longe da guerra. Não podemos nos esconder de sua crueldade, de seu sangue, do fedor, da malignidade ou do júbilo, porque a guerra virá para nós, desejemos ou não. Guerra é destino, e o destino é inexorável."

A Canção da Espada, é o volume 4 das Crônicas Saxônicas, que segundo ao autor, Bernard Cornwell, terá fim no décimo terceiro. No país de origem já saíram doze, com o décimo terceiro encaminhado para o fim de 2020. Aqui no Brasil a série já tem 11 livros lançados, sendo o décimo segundo previsto pela editora record para o final de 2020. Nessa minha quarta leitura apenas fiquei pensando que, infelizmente, uma hora o autor irá errar com a série, irá pisar na bola em um momento, acredito que não é possível alguém conseguir sustentar algo com tamanha grandiosidade como vem sendo ( fica a pergunta para quem já leu os 11 ou até mesmo os 12 livros lançados ). No decorrer de A Canção da Espada o sentimento que fiquei na leitura foi de raiva, raiva de Uhtred pelos seus juramentos, raiva das pessoas que usam Uhtred e por ele não perceber que está sendo usado. Um exemplo: temos uma situação em que o rei Alfredo pede para Uhtred resolver uma questão: "só que você não vai sozinho porque eu não confio em você, você vai levar alguém de minha confiança" ( algum padre ) e por ai vai. Uhtred faz favor para muita gente que detesta ele e, devido aos seus juramentos ( o livro todo eu mandando Uhtred mandar o juramento para o inferno e cair fora ) que o mantem preso, e o que ele faz ... faz mais um juramento. É pra ficar indignado. Esse quarto livro aborda isso, a fidelidade, já que muitas vezes Uhtred é posto frente a frente com seus dilemas. Além disso, diferente dos três primeiros livros que foram um seguido do outro, este quarto se passa alguns anos após os eventos do terceiro livro ( me incomodou no início, porém é possível se habituar rapidamente a tudo que aconteceu nesse hiato, já que aos poucos o autor vai pincelado a história ).

A historia foca na invasão e manutenção de uma determinada região, deixando de lado os acontecimentos no Norte que foi visitado no livro 3. E que puta final, você está lendo as ultimas 50 paginas pensando em como as coisas irão se resolver em tão curto espaço, ai 20 paginas restando e as coisas piorando ... até que, magistralmente ( não da forma que eu queria ), as coisas se resolvem por bem ou por mal. Sabe o sentimento que tudo está indo dar errado, ai você vira a página e lê uma frase, contendo seis palavras e abre um sorriso e pensa "se ferraram"... é essa sensação que temos ao final do livro e um final digno para tudo que foi proposto no livro. Cornwell é um gênio. " Nota 4,5 de 5.

v06r3br 06/05/2020

Uhtred Ragnarsson?
Uma dualidade muito forte vivida pelo personagem. England or Danmark ?