Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Fabio Shiva 25/10/2011

- Sutil, meu caro Poirot!

Muito sutil!!!

Esse foi um dos primeiros livros que li de Agatha. Na primeira leitura, impactado como estava por obras como O Caso dos Dez Negrinhos, O Assassinato de Roger Acroyd e A Casa Torta, achei a história dos porquinhos chata que só...

Ao ler pela segunda vez, anos e anos depois, quanta coisa mudou!

Mais uma vez, foi preciso que eu mesmo evoluísse como leitor para poder apreciar devidamente o valor desse grande clássico do romance policial, que hoje coloco junto com os melhores escritos por Agatha Christie.

Poirot investiga um crime ocorrido há dezesseis anos. Não há mais evidências a serem colhidas, somente a análise psicológica das pessoas envolvidas. Creio que em nenhum outro livro Agatha demarcou tão bem as diferenças entre o seu Hercule Poirot e o Sherlock Holmes de Conan Doyle.

O que me fez achar a leitura chata da primeira vez é que os acontecimentos que levaram ao crime são repetidos pela ótica de cada uma das cinco pessoas diretamente envolvidas. A mesma história é contada nada menos que dez vezes! Pois há primeiro uma entrevista de Poirot com cada um dos cinco porquinhos e depois o relato escrito que eles fazem a pedido do detetive.

Mas é justamente aí que está o grande fascínio de Os Cinco Porquinhos. Uma trama sutilíssima e habilmente montada pela Rainha, com uma profundidade psicológica raramente alcançada em seus livros.

Bom demais!!!

(24.10.11)

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Jaque - Achei o Livro 28/08/2013minha estante
Perfeita sua resenha, adorei!!!
Esse livro é realmente excelente... li há muitos anos, na adolescência, e agora comprei pra ler novamente.

Fabio Shiva 29/08/2013minha estante
Oi Jaque!
Esse livro é mesmo genial né!
Valeu pelo comentário!
beijos e boas leituras!

Junior.Stornelli 28/09/2015minha estante
Adorei a resenha. Eu fiquei extremamente envolvido na história. Os personagens me cativaram. Esse livro é muito bom.

Anienne 27/04/2020minha estante
Amei!!!!!!!

Deise 03/04/2021

Caí novamente no genjutsu dessa veia ?
Pelo crime ter sido cometido há 16 anos, o livro basicamente é só de interrogatórios longos. Não é um dos melhores que já li dela, mas também não é ruim. O ponto negativo é só os capítulos serem enormes (não gosto de capítulos grande porquê acabo ficando entediada). Enfim, não consegui descobrir quem matou, mas fui enganada direitinho. Tava na cara, mas essa veia manipuladora me fez mudar de ideia kkk?.
Jão 05/04/2021minha estante
Kkkkkkkkk maior diversão é chegar no final e perceber que mais uma vez o golpe veio.

Deise 05/04/2021minha estante
Com certeza kkk

Gabi 27/04/2021minha estante
E eu convencida de que sabia quem era o culpado hahahaha que dó de mim

Nicole.Gorni 22/04/2021

Minha primeira vez com Agatha Chritie
Meu primeiro livro da rainha do crime, e agora eu realmente entendo como essa mulher era genial!
A narrativa é extremamente envolvente, depois de 50% eu simplesmente respirava esse livro.
É verdade o que falam de como ela te faz de idiota e depois joga tudo na sua cara, eu simplesmente não acreditava que eu não tinha percebido coisas cruciais para resolver o crime.
Eu devo ter conseguido acertar uns 5% no máximo do que realmente aconteceu kkkkkkkk.
Já estou pensando no próximo para ler, eu realmente estou apaixonada pelo modo que a Agatha pensava e conseguia construir suas histórias com perfeição.
Aline.Rodrigues 30/04/2021minha estante
Bem-vinda ao clube dos que são apaixonados pela dica do crime.Como esse foi seu primeiro livro indico ler os próximos.
E não sobrou nenhum
Assassinato no expresso Oriente
Convite para um homicídio

Nicole.Gorni 01/05/2021minha estante
Obrigada ?? já estou ansiosa pra ler todos kkkkkkkk

Aline.Rodrigues 01/05/2021minha estante
Você vai amar

Max 03/09/2023

Porquinhos...
Nesta obra a Rainha do Crime se encontra particularmente inspirada, escrita elegante, personagens interessantes e, claro, Hercule Poirot usando de sua inteligência e charme para desvendar um crime ocorrido há 16 anos.
Os personagens são interessantes, e juro, tinha certeza que sabia quem era o assassino.
Que ilusão! hahahaha?
A autora vai nos manipulando de forma muito sutil nos envolvendo e ao final, dá-nos uma rasteira e caímos igual bobos ao chão!
Um dos melhores da autora, super recomendo!
Sans 03/09/2023minha estante
Foi meu primeiro livro da Agatha!! Gostei bastante também ?

HenryClerval 04/09/2023minha estante
Quero muito ler esse livro. Gostei muito da resenha. ??

Max 04/09/2023minha estante
Obrigado, Henry! Leia, é diversão pura!?

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Formulei minha teoria
Poirot falou sobre ela
Pensei que tinha acertado
Poirot falou que só um idiota poderia pensar nessa hipótese
Me senti humilhado
Recomendo!!
Igorsiecz 05/07/2020minha estante
Eu tô rindo muito kkkkkkkk, comecei a ler esse livro hoje, vamos ver o que vou achar hahshssjj

Rodrigo Silvestre 05/07/2020minha estante
kkkkkkkkkk é muito bom!!

Gabi 27/04/2021minha estante
Essa resenha me representa hahahahaha Agatha é fantástica!

Jozy Lopes 04/06/2023

Os cinco porquinhos
Primeiro livro da Agatha Christie que leio e olha, fiquei sem palavras viu?!

Amei a escrita, o livro me prendeu do início ao fim, uma leitura muito fluída, amei a construção de todo o contexto, a forma como foi narrada toda história e personagens...

Acertei o assassino? Não! Kkkkk
A todo momento eu mudava de opinião, foi um livro que eu fiquei refletindo e montando um quebra cabeça, tentando deduzir as coisas e eu amei essa experiência.
O assassino em questão eu cheguei a desconfiar em um momento, depois mudei de idéia, em fim...

Amei e super recomendo. Favoritado!!!
Luis1010 04/06/2023minha estante
Já vou adicionar em minha lista, me deixou curioso

Jozy Lopes 04/06/2023minha estante
É muito bom ;)

Lay 04/08/2017

Mais uma vez a Agatha Christie faz jus ao pseudônimo de Rainha do Crime.
Os cinco porquinhos é um romance policial que foi originalmente lançado em 1942. Apesar de terem se passado décadas, a escrita da Agatha continua mais e mais presente na vida de cada leitor que curte uma boa dose de sangue, crime, investigação e baixaria. Este livro, retrata uma história envolvendo o honroso detetive Hercule Poirot, que por falar nisso, que homenzinho fenomenal. No entanto, o enredo desta obra foi completamente diferente dos romances da Agatha que eu já tive o prazer de ler.

Aqui iremos conhecer a história da Carla Lemarchant, uma jovem que teve seus pais envolvidos em um crime que acontecera dezesseis anos atrás. Afim de encontrar respostas, Poirot é contratado para investigar um crime que para os tribunais já está resolvido, mas que para uma parcela dos envolvidos ainda possui cordas com muitas pontas soltas. Diferente das suas narrativas, Os cinco porquinhos, possui um aspecto mais psicológico, já que iremos conhecer o lado de cada personagem envolvido. Além de ser desenvolvido em 1ª e 3ª pessoa, somos levados a construir a cena do crime juntamente com os relatos dos suspeitos o que torna a investigação muito mais densa e difícil. Quando você acha que descobriu o verdadeiro assassino, hipóteses e possibilidades quando levantadas tornam-se excludentes. Isso me deixava louca! Todavia, o livro precisa de muita cautela para ser lido, a história foi recontada, imagino eu, umas 30 vezes, ou foi o que deu pra parecer. Os flashes backs tornaram a história um tanto cansativa, mas acho que isso não perdeu a beleza da trama envolvente que a senhora Agatha criou.

Não é o melhor dela ao meu ver, mas recomento muitíssimo!!
E ahhh como eu queria tomar uma xicará de café com esse detetive Poirot....
Silas Jr 04/08/2017minha estante
Quando cita baixaria é comigo mesmo, já quero ler kkkkkkk

Alê 05/08/2017minha estante
Nunca tinha lido Ágatha e comecei justamente com esse livro, me decepcionei bastante. Achei repetitivo, cansativo, e achei o desfecho óbvio

Shaiane.Nascimento 24/08/2023

Primeiro dela
Demorei muito pra começar o livro pois, achei o início muito lento. Porém, para mim que amo o gênero, não foi surpresa gostar da escrita de Agatha.
jinrmance 24/08/2023minha estante
eu nunca li um livro da Agatha?mas vou ler

Shaiane.Nascimento 24/08/2023minha estante
Eu indico Assassinato no Campo de Golfe, achei bem tranquilo a leitura, se eu tivesse começado por ele teria demorado menos. Kkkkkk

Nath 28/08/2020

Estou impactada!!!
Meu primeiro livro da Agatha Christie e me bate uma certa decepção por não ter começado a dar uma chance para a escritora antes. Já fazia algum tempo, desde que eu li Verity que um livro não me prendia tanto. Só sei que cheguei ao final suspeitando até da Carla rsrsrs... Eu até me achei super inteligente por ter desvendado até onde Caroline achava quem tinha matado Crale. Eu achei que o livro acabaria ali mas ainda bem que tive uma ótima surpresa na reviravolta ao final do livro. Só tenho aclamações, nada mais.
Helenapessoa 28/08/2020minha estante
Recomendo os mistério dos sete relógios e os crimes ABC dela! São meus favoritos!

Nath 28/08/2020minha estante
muito obrigada pelas recomendações, eu com certeza vou ler, estou bem empolgada!!!

Débora Galter 28/06/2020

" Deve-se ter a coragem de enfrentar a realidade. Sem essa coragem, a vida não tem sentido. Logo, as pessoas que mais nos causam danos são aquelas que nos protegem da realidade". P. 248
Marcelo.Oliveira 28/06/2020minha estante
Olá moça, adorei sua resenha e te mandei uma proposta no privado!

Débora Galter 29/06/2020minha estante
Obrigada, vou verificar! ??

LetAcia20 28/02/2023

Artistas: seres complexos?
Meu primeiro livro da rainha do crime, e sim, foi um plot que me deixou de boca aberta, mas isso não foi o que mais me impressionou. Sua contrução de diálogos e dizeres sobre a natureza humana me pegou, não se trata apenas de desvendar pistas, mas entender a complexidade que é cada ser humano, não apenas do pintor, como todos os pernonagens alegam no livro....
bella 28/02/2023minha estante
Amei ler com vc!!!!

LetAcia20 28/02/2023minha estante
amei demais ???

Gabriele 24/11/2012

Os Cinco Porquinhos
Uma mulher condenada pela morte do marido, ao morrer na prisão, deixa uma carta para que seja entregue a filha quando esta completasse 21 anos, que na época tinha apenas cinco anos. Na carta, sua mãe afirma que é inocente. A jovem então procura um reconhecido detetive, Hercule Poirot, para ajudá-la em busca da verdade, este aceita sua proposta de voltar dezesseis anos atrás e reconstituir um crime que até então não deixava dúvidas de quem era a culpada.
Partindo de uma cantiga de ninar inglesa – Os Cinco Porquinhos - que dá título à obra, Hercule Poirot entrevista as cinco pessoas que estavam presentes na casa quando ocorreu o assassínio e pede que cada uma faça a própria reconstituição do crime, a partir do que sabe.
Analisando os fatos dessa incrível história de amor, ódio e ciúmes intensos, Hercule Poirot adentra as profundezas da alma, trabalhando com a psicologia e explorando a personalidade dos personagens, mostrando como o remorso pode ser devastador e o que uma pessoa é capaz de fazer quando odeia e ama.
Will 26/11/2012minha estante
Vale a pena pelo final e pelo roteiro bem trabalhado, além dos personagens, mas concordo que foi muito cansativo, ainda mais no começo, situações e fatos irrelevantes pra história como se a autora quisesse apenas encher linguiça, não que os diálogos não sejam bons, pelo contrário, mas os fatos narrados até a metade do livro não conseguiu manter a expectativa da maioria dos livros da Agatha. O final por ser um tanto diferente e até surpreendente (mesmo que eu já tenha descoberto o assassino na metade) acaba valendo a pena.

Gabriele 01/12/2012minha estante
Concordo! Realmente, há livros melhores da autora.

Natalia Moura 16/08/2020

Cold Case. É possível descobrir a verdade sobre um caso encerrado há 16 anos?
Esta é uma história de Hercule Poirot, o detetive famoso por sua abordagem psicológica durante as investigações. 16 anos após o assassinato do célebre pintor Amyas Crale, sua filha (Carla) contata o detetive pedindo que uma nova investigação seja feita. A moça deseja provar a inocência de sua mãe, Caroline, e traz como amparo uma carta escrita por Caroline pouco antes da sua morte, afirmando que era inocente! Num caso de cold case, onde já não existem evidências e provas físicas do crime, Poirot mostra toda sua genialidade e habilidade em construir e identificar personalidades para desvendar o crime.

Este foi meu primeiro contato com a obra da Agatha Christie, e já revelou a capacidade e a perspicácia da autora em desvendar crimes apenas analisando comportamentos. Passei todo o livro me questionando como ela juntaria todos aqueles relatos, que à primeira vista podem parecer repetitivos e pouco reveladores, e desvendar o crime. Porém, quando na parte final Poirot reúne todos os relatos e traz as deduções feitas sobre eles, tudo fica claro. Todas as pontas se unem e você percebe como ele usou as informações colhidas para traçar o perfil dos 5 suspeitos (os 5 porquinhos).
Em alguns momentos a obra pode parecer maçante, pois as duas primeiras partes do livro trazem depoimentos das 5 testemunhas oculares, totalizando 10 depoimentos, visto que, cada um deles faz uma narrativa oral e uma, escrita para o investigador. Porém, são através desses relatos que aparecem as sutilezas necessárias para que o caso seja solucionado. Cada depoimento atiça nossa curiosidade pois, apesar de nenhum dos cinco acreditar na inocência de Caroline, suas falas levantam pontos e comportamentos suspeitos sobre os outros. Ao final de cada depoimento minha opinião sobre quem seria o assassino mudava. E o desfecho foi incrível! Ele juntou aspectos da personalidade, comportamentos, hábitos e outras pequenas trivialidades para reconstruir a cena do crime, dando perspectiva e motivações aos envolvidos; tudo isso, com nada além de palavras para provar quem cometera o assassinato de Crale.
Adorei a autora, o livro e já estou ávida pela próxima obra dela, que ainda não sei qual será hahahaha
Milena.Medeiros 16/08/2020minha estante
A escrita dela é fantástica!

Natalia Moura 18/08/2020minha estante
Simm, sem falar na inteligência pra montar um caso e resolvê-lo tão bem.

Alice 16/03/2021

Rainha do crime
Mais um livro maravilhoso da rainha do crime, eu consegui acertar quem era o culpado, porém a construção dos fatos foi totalmente surpreendente e coerente
manu 16/03/2021minha estante
oii, como você consegue dar a nota e a sua opinião juntas?

Alice 16/03/2021minha estante
Na parte onde vc faz o histórico de leitura, tem a partir de resenha, assim q clica aparece para dar nota e resenha

Duane.Eckermann 31/08/2021

Interessantíssimo!!
Não fazia idéia de quem havia matado.. o final me surpreendeu muito, não imaginei .. nossa odiei aquele Mr. Crale, e a esposa dele era uma Tonga .. kkkkkk
Livro muito bom, recomendo!!
Ana 31/08/2021minha estante
Acho que foi esse que me fez amar Agatha Christie, quando era criança..minha vó tinha toda a coleção e temos exatamente essa edição em casa!

Duane.Eckermann 31/08/2021minha estante
Ahhh q lega!!! Então eu nunca tinha lido nenhum livro dela, eu fui na casa de um amigo semana passada e o livro estava abandonado lá .. eu peguei na mão pra dar uma olhada e ele disse "leva vc vai gostar", dito e feito.. comi o livro .. kkkkk agora quero ler outros dela .. é super legal ficar tentando adivinhar o q está acontecendo.. e nessa eu descobri q sou uma péssima detetive .. kkkkkk