O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

oviniciussilveira 18/11/2021

Família IMPORTA!
Sou fã de dramas familiares, seja em livros, séries, novelas ou em filmes. Exatamente por isso, quando soube da existência deste livro, tive imenso desejo de lê-lo. Que grata e agradável surpresa! Com sua escrita leve, somos conduzidos à uma interessante e mágica história familiar que perdura por 100 anos. Conflitos típicos de famílias são expostos junto à reflexões profundas sobre o papel de cada membro de um núcleo familiar e sobre o valor e a importância desta instituição.

"Arroz de Palma" me ajudou à valorizar ainda mais minha casa e os meus parentes, ao mesmo tempo que, ao vermos as situações de ciúmes, mágoas, invejas, trairagens, amores e alegrias em que os personagens se metem, aprendemos nós mesmos a se relacionar com as pessoas, a gerir nossos próprios sentimentos e a entender melhor o comportamento humano.

É engraçado ver também como características de sua família não são particulares ou exclusivas sua, elas se repetem "na casa do vizinho", digamos. São jargões típicos que aparecem sempre que as pessoas se reúnem em um almoço de domingo, por exemplo. Comentários engraçados, outros desagradáveis, mas típicos de famílias. Como o autor sempre ressaltou ao longo do livro: "Família é prato difícil de preparar". E como.

Visto tantas qualidades que encontrei nesta leitura, estava pronto para dar cinco estrelas aqui no Skoob e colocar "Arroz de Palma" no hall das minhas leituras prediletas. Que decepção!

Se o título do livro fala de arroz e a culinária é usada como analogia, digamos, então, que o autor "perdeu a mão" na metade da história. As reflexões passaram a ficar cada vez mais superficiais, tudo começou a soar repetitivo, cansativo, até. As saídas que ele encontrou para dar desfecho a história dos personagens não foram nada criativas. Esperava mais. Esperava outros arranjos, outros assuntos, outros conflitos, que nunca vieram, infelizmente.

Termino o livro frustrado e recomendando apenas que os leitores futuros o leiam até a metade (na história, até o ano de 1957) e os assegurando que podem saltar com tranquilidade direto para o fim.. Assim, manterão o amor e o status de cativante história familiar em suas mentes.

Bia 22/12/2021

Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete
Que delicia de livro. Acompanhar a trajetória dessa família de imigrantes portugueses, tia Palma e seu arroz magico, por meio das memórias e devaneios de Antonio foi uma grata surpresa. Livro leve que mostra de forma muito bonita a passagem do tempo, as relações que se constroem (ou destroem) e os laços familiares que resistem, apesar de tudo. Lindo livro!

alvarengamarina 20/03/2022

Li esse livro por indicação da minha mãe, e a todo momento da leitura lembrava dela. Da sua vontade de reunir a família, de seus conflitos internos, de relevar crendices em prol do amor e união.

Porque realmente, família é prato difícil de preparar.

Gigi 27/05/2022

Leitura cativante sobre família. Uma obra com cunho poético e dramático que nos remetem a reflexões.

Ana 12/06/2022

?Família é um prato difícil de preparar?. Um livro levíssimo e despretensioso para falar sobre família. A família como ela é. Adorei essa leitura.

skuser02844 09/05/2023

Muitooo gostoso de ser lido!
Uma história leve e cativante, Realmente feitos para todos aqueles que tem alguém para chamar de família! ??

Maria Amélia 09/05/2023

"O arroz de Palma", de Francisco Azevedo ??

"O texto ?Família é prato difícil de preparar?, extraído do primeiro capítulo do livro, começou a circular de forma espontânea pelas redes sociais e transformou o livro em um fenômeno do boca a boca ? prova, talvez, de que família é mesmo prato de complicadíssima elaboração e que, como diz o velho cozinheiro Antonio, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, temos de experimentar e comer."

Leticiaos 10/05/2023

Lindo
Que livro lindo!
Gostoso, pra ler com calma e se deliciar com a poesia...
Achei emocionante, cativante, leitura leve que não dá vontade de terminar.

Larissa 19/05/2023

Encantador!
?Familia é prato que emociona e a gente chora mesmo, de alegria, de raiva, de tristeza.?

100 anos completos de história de uma família portuguesa, que veio morar no Brasil logo após o casamento da matriarca.

Anos vivenciados ou contados ao narrador, que nos aproxima da complexidade e naturalidade do enredo de sua família (e da nossa própria), com uma imensidão de detalhes.

Um livro para entender que ?familia é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete? e, por esse motivo, deve ser aproveitada, saboreada e comida ao máximo.

Nani84 18/06/2023

Que livro mais lindo, poético e sentimental. Veio para confirmar que eu amo sagas familiares. Por enquanto o melhor do ano, aqueceu meu coração.

Vitor 07/08/2023

Um amor de livro
Arroz de Palma é um livro afetuoso. É amor em forma de livro. Singelo, meigo, intenso, forte? Mistura de sentimentos mas, acima de tudo, um retrato familiar interessante e comovente.

Com tranquilidade, o autor nos leva numa viagem no tempo diante da narração de uma personagem riquíssima, Antônio.

Mesmo com a escrita em alguns momentos até rebuscada, a literatura de Francisco não é excludente, não repele, pelo contrário. A riqueza atrai por casar perfeitamente com todos os detalhes da historia e de nos colocar ali dentro da cabeça do narrador-personagem.

Um livro médio em tamanho, mas grande em intenções.

Dribuen 27/08/2023

Um livro muito afetuoso e extremamente poético!
Para ser lido aos poucos, apreciando a forma especial como o autor descreve momentos corriqueiros da vida!

Virgí­nia 13/09/2023

?Família é prato que emociona?
Termino este livro com lágrimas nos olhos?
Tudo nele é poesia. Tudo nele mexe comigo. A imigração Portugal-Brasil, a culinária, o amor, a tia Palma e os pensamentos do Antônio. Que livro lindo. Que afago no coração.

?Família é prato que emociona?

Silvia Schiefler 31/10/2023

Família... prato difícil de se preparar.
Mais uma história linda de um autor brasileiro... "Arroz de Palma" é o primeiro de uma tetralogia... Narrativa encantadora, poética e que recomendo para quem gosta de belas histórias. "Afluentes de um só rio somos todos, eu disse a ela. Artérias de uma só veia que deságua no coração: a veia artística. Criadores de nós mesmos nos inventamos e reinventamos sem trégua, diariamente. A cada experiência, boa ou má, nasce um outro eu de nossa própria autoria. Família é prato difícil de se preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema."

Maria.Thereza 21/11/2023

Maravilhoso. Uma mistura de gabriel garcia marquez e valter hugo mae ? esse livro eh poesia pura !! E faz a gente se apegar aos personagens como se fossemos da familia ?familia somos todos?. Eu amei demais , a passagem do tempo, as gerações de personagens?